ERROR 1612: INSTALL_SOURCE_ABSENT Windows Installer (MSI)

O Windows Installer mantém os arquivos de instalação de um programa MSI no diretório C:WindowsInstaller. Assim como eles são usados para instalação, são usados para desinstalação. Este erro ocorre por que os arquivos de instalação foram deletados do diretório.

Após 2 dias de procura em blog’s, encontrei as seguintes respostas, mas todas elas requerem a reinstalação do programa afetado, por isso, tenha em mãos a mídia de instalação do mesmo.

Windows Installer Cleanup (download)

Ele limpa o banco de dados do Windows Installer, possibilitando a reinstalação do programa. Você pode selecionar mais de um item da lista pressionando a tecla ‘Ctrl’.

Após selecionar os produtos que deseja desinstalar, clique no botão ‘Clear All’.

Windows Repair (download)

wr_repairs

Caso você tenha executado o Windows Installer CleanUp mas o programa permaneceu na lista, use o Windows Repair.

O Windows Repair é um programa que ajuda a corrigir uma série de problemas conhecidos no Windows, incluindo permissões de arquivos/registro, problemas com o Internet Explorer, Windows Update, Firewall do Windows, Windows Installer (MSI), etc.

Se a chave do programa que você desinstalou é somente leitura (comum em anti-virus, por exemplo, para evitar que um vírus modifique as informações do anti-virus a ponto de desativa-lo), o Windows Installer CleanUp é incapaz de deleta-la do registro. Você precisa tomar posse dela para deletá-la.

Após executar o Windows Repair com a opção “Reset Registry Permissions” marcada, abra o Windows Installer CleanUp e tente removê-lo novamente da lista ou então reinstalar o programa em questão, onde o instalador poderia estar apresentando falha somente por que não conseguia ler a chave do registro e cancelava a instalação.

Remova a referência do instalador MSI manualmente.

Ás vezes, mesmo usando o Windows Installer Cleanup, ele continua listado no programa. Quando você tenta reinstalá-lo, o instalador verifica a chave de instalação e pensa que o programa já está instalado, mostrando uma mensagem de erro e não instalando nada. Para resolver isso:

Pressione “Windows + R” e digite regedit.

Na barra lateral esquerda, procure pela chave HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareClassesInstaller

Procure na lista o programa que você deseja remover, de um em um. Você pode ler o nome do programa no campo ‘ProductName’, como mostra a imagem abaixo:

Exclua a chave (0000 […]) que possui o ProductName do produto que você deseja remover do sistema dando botão direito nela e selecionando “Excluir“.

Referências:

Anúncios

4 comentários sobre “ERROR 1612: INSTALL_SOURCE_ABSENT Windows Installer (MSI)

    1. Passei por problema semelhante Felipe! Quando tinha este erro, pensava que a única solução era a formatação. Após alguns dias estudando o problema descobri como resolvê-lo e compartilhei aqui no blog. Fico feliz que pude ajudá-lo!
      Um abraço!

      Curtir

  1. cara, você é muito foda. muito mesmo. dois dias procurando a solução e, umas passavam na trave, mandavam eu ir no regedit, mas não no lugar certo.
    deu certo na mesma hora. obrigado, meu amigo!

    Curtir

    1. Mas pior que tbm passei dias procurando. Até estava pensando em desistir quando encontrei um post sobre o SQL Server (citado nas Referências no final do post) de pessoas que estavam tentando desinstalá-lo e n conseguiam e só assim encontrava solução. Antigamente quando n conseguia resolver este erro eu deletava o diretório onde o programa estava instalado em “Arquivos de Programas” e removia todas as referências com o nome do programa do regedit.
      Um grande abç, fico feliz que pude ajudá-lo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s