Configurando o PCSX2

Se mesmo após ler todo o post e seguir as recomendações nele os problemas com o PCSX2 continuarem, por favor, leia a seção Resolução de Problemas no final do post antes de comentar.

O PCSX2 é um emulador de PlayStation 2 para que você possa rodar jogos de vídeo-game no seu computador.

Ele é bom, mas dificilmente funciona bem com as configurações padrões que o acompanham. Precisamos configurar os gráficos para que o jogo rode o mais fluído possível (seu jogo deve estar travando e você achou este post no Google, certo?), achar uma tal de BIOS, configurar o controle, resolver problemas com o som, travamentos, etc.

Para este post, a versão utilizada do PCSX2 é a 1.0.0 (a mais recente no momento que escrevo) que pode ser encontrada no site oficial do emulador para download. (Standalone Installer)

Após a instalação com as opções padrões, abra o PCSX2 no Menu iniciar para iniciarmos o assistente que nos ajudará a configurarmos o PCSX2.

Se você já instalou o PCSX2 anteriormente, precisamos restaurar as configurações padrão (para evitarmos conflitos ou problemas com uma configuração que você selecionou anteriormente), abrindo o menu “Configuração” e clicando em “Apagar todas as configurações…“. Com isso, iniciará o assistente de configuração do PCSX2 que usaremos no post.

A escolha dos plugins é importante por que dependendo dos plugins que selecionamos, podemos melhorar a performance do PCSX2 (por exemplo, escolher o plugin de vídeo de acordo com o poder do nosso processador). Você pode configurar os plugins como na imagem abaixo, mas…

Vídeo

Há 3 plugins de vídeo (GS) com o mesmo nome! E agora?

A diferença entre eles é a seguinte: As instruções do processador (SSE) que elas suportam. Com isso, o processador executa o processamento normalmente, mas opera sobre vários dados por vez (por exemplo: Um programa precisa somar 4 números. Sem SSE, ele somará os dois primeiros, guardará este valor, somará com o terceiro, guardará o valor, e somará com o quarto. Com SSE, ele soma o primeiro e segundo valor e, ao mesmo tempo, soma o terceiro e quarto valor). [1] Com isso, pode retornar o resultado até 20% mais rapidamente. [3] Instruções nada mais são do que dicas dadas ao processador de forma a chegar ao mesmo resultado, mas de forma muito mais rápida.

Se você escolher uma menor que seu processador suporta, estará perdendo desempenho. Se selecionar uma maior, o PCSX2 pode não funcionar.

Para vermos as instruções que nosso processador suporta, abra o menu Misc do PCSX2 e clique em Exibir Console.

ScreenShot007

No PCSX2, selecione na lista a maior instrução que o processador suporta no plugin de vídeo.

Após isso, no plugin de vídeo (GS), clique em Configurar…. Aparecerá uma nova janela, deixe-a como na imagem abaixo:

Em Renderer, você pode escolher entre Direct3D9 ou Direct3D10.

  • Direct3D9: Ela possui a melhor performance em relação ao Direct3D10. Selecione-a se você possui um computador com placa de vídeo onboard (Intel, VIA).
  • Direct3D10: Possui gráficos mais realistas, onde a fumaça possui cores mais vivas e a iluminação e reflexos em água e vidro são mais vivos. Somente selecione se você possui um bom processador e uma boa placa de vídeo.

Há também a escolha entre Hardware e Software:

  • Hardware: Todo o processamento gráfico é repassado para a placa de vídeo, melhorando a performance. Usar a placa de vídeo aumenta a performance consideravelmente. [6]
  • Software: O processador assume o processamento gráfico. Se você possui uma placa de vídeo onboard ou antiga mas um bom processador, esta opção pode ser a melhor para você.

Interlacing corrige problemas na tela, por exemplo, Screen Tearing. Você pode usá-la quando estiver jogando ao pressionar a tecla F5. Você dificilmente precisa usá-la, por ser um problema mais comum com monitores de tubo/CRT. Ele pode diminuir a performance ou causar imagens apagadas (com a vista “nublada”, como em um vidro de carro após a chuva), por isso, use-o apenas se necessário. [4]

D3D Internal Resolution permite você usar uma resolução diferente da padrão do vídeo-game. Quando você usa outra resolução, há uma perda considerável na performance e alguns objetos podem não aparecer na tela ou a imagem pode aparecer distorcida em alguns jogos. Quanto maior a resolução selecionada, maior a perda de desempenho. [4]

MortalKA1

Imagem distorcida em “Mortal Kombat: Armageddon” ao utilizar uma resolução customizada.

Enable Shade Boost nada mais é do que mudarmos a cor e nitidez da imagem. Com ela, podemos mudar o contraste, brilho e saturação como faríamos na nossa televisão. Não muda a performance, e pode ser interessante caso você não gostou do brilho ou cor da imagem.

matiz 100% puro 75% de saturação saturação média 25% de saturação 0 de saturação

(Reprodução)

Texture Filtering: Remove serrilhados dos personagens e objetos do jogo. Se você não possui uma boa placa de vídeo, mantenha estas opções desmarcadas, por diminuir muito a performance. Ele possui 3 opções:

  1. Marcado: Remove curvas e serrilhados com filtro bilinear (torna a transição entre cores mais suave). [10]
  2. Preenchido: Usará a filtragem como a do console. Se usar, recomendo esta.
  3. Desmarcado: Não removerá curvas e serrilhados, aumentando a performance.

Logarithmic Z faz com que objetos, mesmo que longe do alcance de visão do personagem, continuem com bons detalhes. A perda de performance se dá com jogos onde há um cenário muito grande. [4][5]

Allow 8-bit textures: Selecionando esta opção, pode haver perda ou ganho de performance dependendo do jogo que você jogar. Exemplificando: Quando você marca esta opção, ele usará texturas de 8-bit, que usam menos memória da placa de vídeo mas requerem um processamento especial, levando mais tempo para serem mostradas na tela. Quando não marcamos, ele usará texturas de 32-bit, que possuem uma melhor qualidade e usam mais memória da placa de vídeo, mas não precisam de processamento especial, aparecendo de forma instantânea. Se você for jogar um jogo que é em 2D (que não possui profundidade, como o GTA Vice City) ou possui uma placa de vídeo com pouca memória (onboard), marque esta opção e terá uma melhor performance.

Alpha correction (FBA) (Funciona apenas se você usar Directx 9 em Renderer): Processa superfícies transparentes, como vidro ou água. Usa maior processamento, causando perda de performance. Mantenha marcada somente se você possui uma boa placa de vídeo.

Enable HW Hacks: Hacks são, em sua maioria, funções em testes ou melhoramentos para o PCSX2. Nenhum hack da lista apresenta melhoria significativa na performance, mas corrigem problemas gráficos ou qualidade da imagem. Ele possui as opções:

  1. MSAA: Nível de anti-aliasing, diminuindo o número de serrilhados nos personagens e objetos do jogo. Se você possui uma boa placa de vídeo e performance não é um problema para você, aumentar o nível de anti-aliasing pode ser interessante. Se sua placa de vídeo não possuir memória suficiente, o PCSX2 pode parar de responder e fechar. [7]
  2. Skipdraw: Usado para definirmos o número de texturas que não serão processadas após uma superfície não conseguir ser processada. Melhora a performance (use entre 1 e 3 se estiver com problemas; quanto maior o valor, menor as superfícies visíveis). Isso não resolverá o problema e deixará o jogo quase impossível de ser jogado de tão horrível que ficará. Considere a compra de uma nova placa de vídeo, ok? (Reprodução)
  3. Alpha: Se mesmo após habilitar a opção Alpha Correction (FBA) continuar encontrando problemas em superfícies transparentes (como imagem preta em frente a um espelho, neblina ou poça d’água), esta opção pode ser útil. [7]
  4. Half-pixel Offset: Ele ajuda a corrigir problemas de posicionamento de superfícies transparentes [leia Alpha] (fog effect), luz [usado para esconder imperfeições] (bloom) e transição harmônica entre cores (blend). Use-a se algum dos itens acima estão em uma posição que não deveriam estar, sobrepondo outros objetos.(Bloom Reprodução)(BlendReprodução)
  5. Sprite: Usado para corrigir problemas de visibilidade em jogos que usam personagens processados por sprite. Um sprite nada mais é do que uma imagem que agrupa todas as outras, e suas sequencias criam os movimentos dos personagens. (Exemplo: http://cyberwolfjv.deviantart.com/art/Ryu-Street-Fighter-III-Sprites-145310629)(Reprodução)
  6. Wildarms: Corrige problemas específicos com os jogos Ar Tonelico (marcado, corrige problema com personagens) ou Wildarms (preenchido, corrige problema com textos).
  7. Agressive-CRC: São scripts escritos pela comunidade do PCSX2 que corrigem problemas gráficos em jogos específicos, que podem impedir o progresso do jogo. O CRC é uma identificação única do jogo, como se fosse nosso CPF ou RG. O PCSX2 identifica o jogo que está sendo rodado através do CRC e, se o jogo possuí um patch, ele o usará caso você tenha marcado esta opção.

Lista dos jogos que possuem correção por CRC (se for jogá-los, recomendo habilitar esta opção): FFX, FFX2, FFXII, GOW2, ICO, SoTC, SSX3.

NOTA: As opções abaixo somente terão efeito ao usar o modo Software do Direct3D.

Extra rendering threads: Ele aumenta a performance aumentando o número de núcleos do processador dedicados ao vídeo. Se você possui um processador com múltiplos núcleos (mais de 2), pode ser interessante aumentar o número de núcleos utilizados.

Edge anti-aliasing (AA1): Assim como o Texture filtering, esta opção remove serrilhados dos personagens e objetos por Software, ou seja, removerá com ajuda do processador, poupando a placa de vídeo. Ela ainda está em fase experimental, por isso, use-a se você possui um bom processador e uma péssima placa de vídeo, mas gostaria de possuir uma imagem de melhor qualidade. [7]

Controles

Alguns controles são desenvolvidos para gamers. Em geral, o controle para gamers possui botões a mais que o padrão, justamente para que os amantes de jogos possam deixar o controle de acordo com sua necessidade. O problema disso é que muitos controles vem pré-configurados e nem sempre você consegue mudar esta configuração (Por exemplo, o Cássio (item 2) e o Thiago, que possuíam controles nos quais o analógico esquerdo está configurado para usar o X, QUADRADO, TRIÂNGULO e BOLINHA no lugar dos direcionais).
Recomendo ler o comentário que escrevi ao Thiago para tentar remediar a situação. Caso não dê, compre ou troque na loja o controle que você comprou (caso seja novo) por um modelo no padrão PS2.

Após configurarmos o vídeo, precisamos configurar os controles, independente de jogarmos no teclado ou em um controle de vídeo-game. Se puder, compre um controle USB, ok? É investimento, e torna o computador muito mais próximo de um console.

Em PAD, clique em Configure…. Mostrará a tela abaixo:

Não há muito para comentar sobre ela: as opções são auto-explicativas. Se você possui um controle, ele deverá estar listado em Device Diagnostics (DX Generic USB Joystick). Se não possui, apenas o teclado (WM Keyboard) estará na lista. Se você tem um controle mas ele não está na lista, veja se ele está conectado ao computador e se o botão de ligar o analógico liga a luz vermelha.

É importante notar que, ao adicionar o controle, o Gerenciador de Dispositivos (Abra o Menu iniciar e digite devmgmt.msc) deve atualizar a lista de dispositivos.

Ao adicionar um controle, a lista no Gerenciador de Dispositivos é atualizada.Se ao adicionar o dispositivo a lista atualize mas mostre um ponto de interrogação amarelo Ponto de Exclamação Gerenciador de Dispositivos do Windows XP, isso significa que o controle pode estar com mau-contato no cabo (notamos isso ao enrolar o controle e a luz do analógico acender, mas ao mexer no fio ela voltar a apagar) ou a porta USB na qual o controle está conectado não forneça energia suficiente a ele (recomendo usar o controle na porta de trás do computador, localizadas na placa-mãe, ao invés das portas USB localizadas na frente do gabinete).

Portas USB traseiras

Caso a luz não tenha ligado mesmo após usar a porta USB traseira, você pode testar com outro controle ou comprar um HUB USB. Um HUB USB estabiliza a tensão que sai da porta USB. Caso haja oscilação na energia que o controle recebe, ela tende a se estabilizar e o controle será identificado e funcionará corretamente.

Depois disso, clique em Refresh para atualizar a lista. Ele deverá estar lá.

Deixe o LilyPAD com os padrões. Se você for Forever Alone, pode jogar um jogo de 2 e habilitar a opção Allow binding multiple PS2 controls to one PC control. Com isso, todos os botões que você apertar no controle 1 serão “apertados” no controle 2.

Se precisar de ajuda sobre o LilyPAD, leia a documentação (em inglês): http://wiki.pcsx2.net/index.php?title=LilyPad (ou http://megagames.com/emulators/lilypad-v092-plugin-pcsx2).

Entre na aba Pad 1. Agora, você precisará mudar os controles. Precisará fazer o mesmo em Pad 2 caso possua 2 controles.

Ao apertar para configurar um botão, é preciso aguardar alguns segundos (veja na imagem abaixo, principalmente quando é pressionado Left (Esquerda)), há uma certa demora até ele estar pronto para você pressionar um botão para adicioná-lo a lista.

Para configurar o L3 e o R3, pressione o Analógico esquerdo (L3) para baixo e o Analógico direito (R3) para baixo. Você deverá ouvir um ‘estalo’ e verá 2 novos itens na lista. Se não houve estalo ou não houve novos itens na lista, seu controle não considera o analógico como sendo um botão. Use teclas do teclado para substitui-los.

Caso ainda encontre problemas, o Zeca passou 2 conselhos que podem ajudar quem não conseguiu ter o controle funcionando ainda:

Após se certificar que seu controle está listado em Device Diagnostics (já comentado anteriormente), rode seu jogo (use a iniciação completa e não rápida). Durante o Jogo, abra as configurações do Lilypad (SEM FECHAR O JOGO) novamente e entre na aba Pad 1. Agora, configure seu controle. Após configurá-lo, clique em OK e continue a jogar.

Caso o controle mesmo assim não funcione no jogo (e você foi capaz de configurá-los na aba Pad 1), experimente selecionar a opção Port 1 Multitap no Lilypad. O Multitap é um adaptador que permite ao PS2 conectar mais de 2 controles no console. De acordo com o Zeca, selecionando esta opção (mesmo não usando um Multitap), o PCSX2 reconheceu os botões pressionados no controle.

Caso o problema continue, o melhor é trocar na loja (caso a compra seja recente) ou comprar um controle mais simples no padrão PS2 (com porta USB, claro! Ou compre um adaptador que converte a entrada do PS2 para USB).

Som

Mudar ou desabilitar o plugin de som muda a performance em menos de 3% e o som ficará horrível [6][Experiência própria].

Se você está notando problemas no som, como som dessincronizado com a imagem, procure ler a parte onde comentamos sobre os hacks de velocidade (logo abaixo) e sobre as configurações de vídeo; dificilmente o problema está no plugin de som. Quando isso ocorre, geralmente há lentidão não somente no som, mas no jogo como um todo.

Podemos mudar apenas a qualidade do áudio, como Interpolação (filtros que tornam o som mais limpo usando pouca memória RAM) e Effect Processing (que simula som de salas, reuniões, etc. [9]), influenciando pouco na performance e MUITO na qualidade do som, não causando incompatibilidades, sobreposição de som ou outros problemas que podem estar acontecendo com você.

BIOS

A BIOS é o “coração” do PlayStation 2. Ela é responsável por checar se o disco que você usou é de vídeo-game, checar se ele é original (mudamos para uma que remove esta checagem ao desbloquearmos o aparelho), verifica se os controles estão plugados (quem nunca viu aquela mensagem ‘Insert controller for player 2’?), se o Memory Card está no slot… Praticamente TUDO é por conta dela.

O PCSX2 não acompanha uma por que é proibido distribui-la, sendo necessário ter um leitor de ROM em casa e um vídeo-game sobrando para poder retirar a BIOS do seu próprio aparelho. Como você, eu também não possuo nenhum dos dois (Por que diabos eu estaria usando um emulador de vídeo-game se tivesse um? u-u), sendo necessário usar uma BIOS encontrada na internet.

Uso a BIOS americana de 2006 (2.20), possivelmente a última disponível. (download)

Após o download, abra-o, mas NÃO EXTRAIA AINDA!

Abra o PCSX2 e no topo da janela clique em “Configuração > Seleção de Plug-in/BIOS“, como na imagem abaixo:

Nela, entre na aba “BIOS“. Nela, em “Caminho para pesquisa de BIOS“, anote o endereço (no meu caso, C:UsersEduardoDocumentsPCSX2bios).

Volte ao programa que extrairá o BIOS (não feche o PCSX2!) e escreva em “Pasta de destino” o endereço que encontramos no PCSX2.

Após isso, volte ao PCSX2 e clique no botão Atualizar lista. Mostrará um item na lista. Selecione-o e clique em Ok.

EE/IOP e VUs

Abra o PCSX2, entre em Configuração > Configuração de Emulação. Nesta tela, podemos configurar como o PCSX2 processará nossos jogos. Podemos aumentar a velocidade de processamento e diminuir o travamento.

EE/IOP e são os processadores do PlayStation 2.

Um processador de PS2 pode, por exemplo, dividir o infinito por 2 (isso por que, para o PS2, não existe número infinito, mas sim 34359738367), realizar a raiz quadrada de números negativos (a raiz quadrada de -4 é 2. Ele considera somente o número, não o sinal). [8]

Em um processador de computador, ao dividirmos infinito por 2, continua sendo infinito. Ao realizarmos a raiz quadrada de -4, ele diz que não existe.

São essas pequenas diferenças que o Modo Clamping procura resolver, para que o processador do computador se aproxime do processador do console. Com isso, ele pode dividir números infinitos e realizar a raiz quadrada de -4.

Estes cálculos ocupam maior processamento e, consequentemente, perda de performance. Por quê? Porque o processador precisa calculá-los. Ele deixa de considerar infinito como infinito, e deixa de considerar a raiz de -4 inexistente.

Selecione Nenhum nas abas EE/IOP e VUs para melhorar a performance como um todo e desabilitarmos o processamento de cálculos como o console, o que provocar incompatibilidade com alguns jogos que possam realizar cálculos que um processador de computador pode não conseguir resolver.

Quando usamos Normal ou Nenhum, alguns jogos (como o FFXII), que aproveita bem o potencial do console pode possuir algumas de suas texturas ausentes (efeito parecido com o Skipdrawn).

FFX-2 texture

(Reprodução)

Isso acontece por que o PCSX2 não calcula a posição da imagem na tela para poupar processamento (e melhorar a performance) e, por não calcular a posição, não a aloca corretamente na tela. Usando Extra nos certificamos que todos os cálculos (como o de posição das texturas) será realizado. Recomendo fortemente usar Extra caso possua um bom processador e placa de vídeo ou se está enfrentando problemas com a exibição de texturas.

Hacks de Velocidade

Agora, entre na aba “Hacks de velocidade” e selecione a caixa “Habilitar hacks de velocidade“.

Hacks de velocidade nada mais são do que cartas na manga para ganharmos maior velocidade no jogo mas, como toda trapaça (do inglês, hack), pode trazer efeitos colaterais, como som dessincronizado com a imagem, travamentos, etc.

Você pode deixá-la como abaixo:

Taxa de Ciclo EE: Ele diminui o poder de processamento gráfico (EE) usado. O processador do console pode processar o dobro de dados que um processador de computador (ele processa 2^128 operações por segundo [128-bits], contra 2^64 [64-bits] de um computador).

Para processar 1 segundo de vídeo, o PS2 leva 1 segundo. Para um computador realizar o mesmo, leva 2 segundos. Diminuindo o poder de processamento do console em 33%, aumentamos o tempo que o PS2 leva para mostrar a imagem na tela para ~1,4 segundos, se aproximando do tempo que o computador leva para processar a imagem.

Assim, ao movermos nosso personagem no jogo, notaremos que ele aparentará estar se movendo mais rapidamente, quando na verdade não está, está mais lento, mas está mais sincronizado com o processamento que o computador pode oferecer.

O único porém desta opção é que o som pode sair antes do movimento se aumentarmos demais. [7] Isso por que a imagem mostrará mais lentamente, mas o som não, continua sendo o dobro mais rápido.

Roubo de Ciclo VU: Muda o Frame Skipping. O Frame Skipping “pula” parte do processamento quando percebe que o computador está “pedindo água”. Com isso, você poderá notar uma pequena travada e logo seu personagem reaparece, mas em outro canto. O jogo travou, o Frame Skipping foi acionado e, ao invés de ficar tentando processar a cena, o PCSX2 simplesmente a pulou, dando sequência ao jogo.

Habilita Detecção de Rotação INTC e Habilita Detecção de Loop de Espera: Usando estas opções, o processador nunca descansa. [7] Quando ele notar que não há processamento (útil) ocorrendo, ele procura por novos cálculos para realizar.

Hack de Sinalizador de mVU: Realiza cálculos somente quando necessário, diminuindo a sobrecarga do processador. Pode provocar mal-posicionados no cenário ou mal-acabados devido a cálculos não terminados a tempo.

MTVU (Multi-Threaded microVU1): Usa um núcleo do processador especialmente para o PCSX2. Se você possui um bom processador, com 3 ou mais núcleos, pode se tornar uma opção interessante. Com um Core i3, ao habilitar esta opção, o jogo tornou-se extremamente lento. Pode ser que no futuro melhore, ou meu processador está se defasando u_u’

Você pode verificar o número de núcleos do seu processador, pressione as teclas Windows + R e digite devmgmt.msc. Abrirá o Gerenciador de Dispositivos do Windows. Expanda “Processadores”.

ScreenShot001

Considerações finais

Agora, podemos começar a aproveitar o PCSX2. Recomendo fortemente, se você possui o jogo em DVD, convertê-lo para ISO antes de jogar. Isso por que a velocidade média de leitura do drive de DVD é de 21MB por segundo (16x), enquanto um HDD pode alcançar velocidades de 300 MB por segundo.

Um arquivo .ISO é uma cópia fiel de um CD ou DVD salva em seu computador. Toda vez que você for ver um filme, por exemplo, não precisa por o CD no drive, usando apenas a ISO, o que é muito mais cômodo e causa menos desgaste no gravador: economia a longo prazo. Não é crime você possuir uma ISO em seu computador, já que o governo a caracteriza como uma cópia de segurança na condição de você possuir o CD ou DVD original em mãos.

Se você já possui a ISO em seu computador, basta abrir o PCSX2, no menu selecionar CDVD > Seleção de ISO > Procurar… e procurar pela imagem no seu computador.

Caso não possua, precisamos criar uma. Para fazermos isso, precisaremos do WinCDEmu [download]. Insira o disco no drive de CD/DVD, dê botão direito nele e selecione Create ISO image.

Fazendo uma ISO com o WinCDEmu

Resolução de problemas

Seu computador possui os requisitos mínimos para rodar o PCSX2?

Processador:  Intel Core 2 Duo (3.2Ghz). (O PCSX2 usa apenas 2 núcleos, independente de você possuir um processador com 4 núcleos ou mais [6]).

Ordem dos processadores Intel: Dual Core < Core 2 Duo < Core i3/i5/i7

Vídeo: Nvidia 8600GT, Intel HD Graphics ou melhor (com suporte a Pixel Shader 2.0).

Memória RAM: 2GB ou mais.

Caso você esteja enfrentando travamentos (apenas travamentos, o jogo abre OK, apenas fica lento), tente diminuir as configurações de vídeo (pode deixar como as imagens do post, que são as que menos consomem recursos de hardware) e tentar aumentar os hacks de velocidade.

Regra geral: Quanto mais recente o jogo que você quer jogar, mais ele exigirá do hardware. Isso explica por que alguns jogos rodam tão bem no seu computador e outros não, justamente pela diferença da Data de Lançamento. As fabricantes de jogos vão retirando cada vez mais do potencial do PS2 à medida que o tempo passa e exibindo gráficos melhores (o mesmo ocorre com o PC), mas seu computador precisa estar preparado para isso.

Se você possui um processador Intel Dual Core (inferior aos Requisitos Mínimos) muitos jogos rodaram com lag (travamentos).

Escrevi 2 posts no blog que ajudam na performance do computador como um todo (não apenas no PCSX2). Se estiver enfrentando travamentos eles podem ajudar um pouco, mas não espere milagres. Não há muito o que fazer neste caso, já que os travamentos, em geral, não está relacionado ao software, mas aos componentes físicos (hardware).

  1. Melhorando o desempenho do Windows: Apesar do foco ser o Windows 7, muitas dicas podem ser aplicadas em versões mais recentes do Windows, como remover programas da iniciação, desabilitar serviços e diminuir efeitos visuais.
  2. Instalando/Atualizando drivers no Windows: Atualizar os drivers, principalmente o de vídeo, melhora a performance de programas gráficos, como jogos ou programas de edição de imagem/vídeo. Recomendo ler todo o post e atualizar o maior número de drivers possíveis.

Problemas como distorções no vídeo ocorrem principalmente quando a placa de vídeo está abaixo dos Requisitos Mínimos (não possuindo Pixel Shader 2.0, por exemplo). Podemos usar o processador no lugar da placa de vídeo e verificar se o problema desaparece entrando nas configurações de vídeo e mudando Renderer para DirectX 9 (Software).

Quando mudamos Renderer para Software, o Processador assume o papel que a placa de vídeo deveria assumir, virtualizando o Pixel Shader no Software e fazendo o jogo rodar sem problemas.

Lembrando que usar Software somente será rentável caso o processador seja bom, caso contrário, o problema será resolvido mas o jogo ficará impossível de ser jogado de tão lento.

Como usar a lista de compatibilidade

Caso você encontre problemas (como tela dividida ou com listras cinzas, por exemplo), recomendo procurar na lista de compatibilidade oficial se o jogo que você está tentando rodar é compatível.

A lista é importante não apenas por que lista os títulos testados no PCSX2, mas é como a Wikipedia: As pessoas cooperam comentando sobre as configurações que usaram nas quais o jogo rodou bem.

No site da lista de compatibilidade, há uma barra de pesquisa no canto esquerdo. Digite nela o nome do jogo que você deseja verificar informações se ele é ou não compatível com o PCSX2.

Usando a Lista de Compatibilidade do PCSX2

Caso o jogo que você procura não foi encontrado, verifique se não há erros de ortografia. Por exemplo: Pesquisar por “Residenti Iveu” no lugar de Resident Evil. Na dúvida de como se escreve o nome do jogo, procure pelo nome do jogo no Google e ele o corrigirá para você.

sendo-corrigido-pelo-google

Procure também pesquisar apenas o nome principal da franquia, e não sua expansão. Ao invés de procurar por Crash Bandicoot, por exemplo, procure apenas por Crash. Isso por que o nome do jogo na lista de compatibilidade pode estar listado de outra forma (por exemplo, Crash – Bandicoot) e o jogo acabar por não ser encontrado. Digitar apenas Crash evitaria também um erro de ortografia ao escrever Bandicoot.

Se mesmo digitando o nome do jogo corretamente o jogo não aparecer, leia a seção “Como usar a Wiki do PCSX2“. Alguns jogos não listados na lista de compatibilidade oficial estão listados lá.

A lista possui uma coluna chamada “Status”, que indica a compatibilidade que o jogo possui com o PCSX2 através de cores. São elas:

Verde: O jogo roda sem problemas. Pode encontrar problemas de lentidão em algumas partes, mas nada que impeça a jogatina.

Azul: Você pode navegar por entre os menus e jogar, mas há problemas de compatibilidade que podem impedi-lo de ir até o final.

Amarelo: Você pode navegar entre os menus, identifica os jogos salvos no Memory Card, mas não carrega o jogo.

Laranja: Carrega os vídeos iniciais, mas não mostra o Menu.

Vermelho: O jogo falha antes de mostrar gráficos ou sons.

Alguns jogos precisam de modificações no Emulador para rodar (mesmo jogos que apareçam com cor Verde na tabela podem precisar de modificações na configuração do PCSX2!). Para verificarmos se é necessário modificações, precisamos apenas clicar em um item da lista. Com isso uma nova linha surge na lista de compatibilidade e, abaixo da bandeira do país (que indica a linguagem do jogo), há escrito: “Notes – Settings Used. Click Here” (Notas – Configurações usadas. Clique aqui).

como-usar-a-lista-de-compatibilidade-do-pcsx2-2

Ao clicar no link, você será redirecionado a uma postagem no fórum do PCSX2. Lá terá o relato de um jogador das configurações que ele usou no PCSX2 para que o jogo funcionasse bem.

Infelizmente, o fórum é apenas em inglês (já que o inglês é uma língua universal), mas caso você precise de ajuda, use um tradutor online ou comente aqui no blog!).

Como usar a Wiki do PCSX2

Mesmo que o jogo não possua notas na lista de compatibilidade oficial, é interessante checar a Wiki do PCSX2. Ela possui alguns títulos que não estão listados na lista de compatibilidade oficial e mesmo títulos que estão na lista podem possuir observações na Wiki.

A Wiki, diferentemente da lista oficial, pode ser editada por qualquer pessoa. Por isso possui um número maior de títulos catalogados.

A Wiki é separada por ordem alfabética. Para encontrarmos um jogo, precisamos clicar na primeira letra correspondente ao nome do mesmo (Resident Evil seria a letra ‘R‘).

usando-a-wiki-do-pcsx2

Agora, role a página até encontrar o nome do jogo que você procura.

usando-a-wiki-do-pcsx2-2

Na página que se abre, há um resumo da configuração usada para que o jogo rodasse e observações (por exemplo, como resolver problemas com linhas que aparecem na tela). A página está disponível apenas em inglês. Na dúvida, use um tradutor online ou comente aqui no blog!

como-usar-a-lista-de-compatibilidade-do-pcsx2-3

Caso o problema continue após testar todas as dicas repassadas nesta Resolução de Problemas e testar as opções citadas na lista de compatibilidade e na Wiki, comente! Mas antes de comentar certifique-se que:

  1. Seu computador possuí os Requisitos Mínimos necessários para executar o PCSX2.
  2. Caso use Notebook, certifique-se que ele está conectado a tomada. (O por quê foi respondido em comentários anteriores).
  3. Recomendei anteriormente ler dois posts que melhoram o desempenho do Windows. Leia-os e siga as dicas (se possível).
  4. Antes de comentar, use o AIDA64 para repassar, junto ao seu comentário, um relatório completo sobre seu computador (Como Memória, Placa de Vídeo, Versão do Windows e Processador). Sem estes dados, fica muito difícil ajudar, já que o problema pode estar tanto no PCSX2 quanto no hardware do seu PC. Após a instalação, abra o AIDA64, expanda Computador (localizado na barra lateral esquerda), dê botão direito em Sumário e selecione Relatório rápido > Formato de texto simples.


Referências:

  1. [blog] Whats clamping? And why do we need it?
  2. O que significa o Reverb no som e para que serve?
  3. Filtragem bilinear – Wikipedia, a enciclopédia livre
  4. Understanding Recordable and Rewritable DVD

295 comentários em “Configurando o PCSX2

    1. Não é exatamente normal Otávio. Qual jogo você está tentando rodar? Quais configurações/plugins você está usando no PCSX2? Qual sua configuração (no final do post comento sobre como obter um resumo da sua configuração através do AIDA64). Abraço!

      Curtir

  1. Meu pc é i5 , 8 gb ram , dx 12 e windows 10 tem duas placas de video dedicada de 1 gb da intel e 2 gb da nwidia, pelo que já acho que este emulador não roda no windows 10 pois parece que só é renderizado pelo dx 9 e dx 10, sempre que vou carregar a ISO (jogo ) o emulador pede pra atualizar o directx, sendo que o meu é o mais atualizado o dx12. Como faço pra rodar nessas condições?

    Curtir

    1. Boa noite Leonardo,

      O instalador Standalone do PCSX2 oferece durante a instalação a instalação de bibliotecas faltantes do DirectX. Ainda que o Windows 10 acompanhe o DirectX 12, a Microsoft não inclui todas as bibliotecas do DirectX (necessária para renderizar gráficos, configurar controles, etc) na imagem de instalação do Windows para poupar espaço.
      Caso o download das atualizações do DirectX falhem através do instalador on-line disponibilizado pelo instalador Standalone do PCSX2, você pode obter o instalador offline das bibliotecas faltantes do DirectX no link: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=8109

      Um abraço!

      Curtir

  2. cara eu baixei emulador e estou tendo um problema, na hora do configurar o controle o analógico direito substitui os botões xis, quadrado, triângulo e circulo, como faço pra resolver?

    Curtir

    1. Alguns controles substituem os botões “X”, quadrado, triângulo e “O” pelos analógicos (comentei sobre essa observação no post, na parte de configuração dos controles). O controle que você está utilizando é padrão “PS2”? Por incríve que pareça, os controles mais simples (como os da Leadership) de R$ 20,00 são os que menos dão problemas na configuração, kkk.
      Não há muito o que fazer nesse caso Alex, infelizmente não conheço nenhuma solução para esse problema. Você pode tentar utilizar o “Pokopom” (outro plugin de controles) disponível na página de plugins do PCSX2 em http://pcsx2.net/download/viewcategory/9-plugins.html Existe também o “MegaPad” (disponível na mesma página), mas não possuo certeza se ele é compatível com controles (acredito que somente com Teclados), mas como utiliza DirectInput (mesma API responsável por gerenciar controles), ele pode funcionar.
      Você pode fazer um teste também no Painel de Controle clássico do Windows. Abra o Windows Explorer, na barra de endereços (no topo da janela) digite “Painel de Controle”. Deverá exibir a opção “Painel de Controle” a medida que você a digita. Clique nela. No topo esquerdo da tela, em “Exibir por”, selecione a opção “Ícones grandes”. Na lista, clique em “Dispositivos e Impressoras”. Dê botão direito no Controle e clique em “Configurações do controlador de jogo”. Verifique se, ao mover o analógico direito, a “mira” se movimenta de acordo com a posição do analógico direito (ex: Se ao mover para cima o analógico direito, a mira sobe para cima). Caso não se mova, isso ocorre devido ao controle ser customizado (alguns controles profissionais, para gamers, são customizáveis). Você pode tentar entrar no site do fabricante do controle e tentar encontrar um driver/programa que permita mudar isso. Caso não exista, recomendo trocar o controle por um modelo mais simples.
      Um abraço!

      Curtir

  3. Ei amigo, estou tendo um problema, configurei tudo certo porém quando tento abri o jogo aparece esse erro: Arquivo não encontrado. Caminho: IsoFileSystem

    Curtir

    1. Este problema geralmente ocorre quando o arquivo ISO não existe ou o programa não possuí permissão para ler o arquivo (por exemplo, salvar o arquivo ISO em uma pasta protegida do sistema, como na raiz do Drive C: [onde o sistema está instalado] ou em “Arquivos de Programas”). Recomendo mover a ISO para outro local que você possuí permissão para leitura/escrita, como a Área de Trabalho.
      Caso o problema persista e você se certificou que o arquivo existe e que você possuí permissão para ler o arquivo, você está usando o Plugin para ISO ou carregando ela direto pelo menu do PCSX2?
      Note que há diferenças. O PCSX2 suporta plugins para carregar a ISO, mas ele possuí essa capacidade “built-in” (ou seja, incluída no próprio emulador, disponível pelos menus).
      Recomendo resetar a configuração do PCSX2 (como demonstrado no início do post) e com as configurações padrões, tentar carregar a ISO pela capacidade “built-in”, disponível no menu “CDVD”.
      Caso a capacidade “built-in” falhe, você pode tentar usar o plugin de ISO do PCSX2 para carregar a ISO (como o Linuz Iso). Abra a tela de configuração do PCSX2.

      Nela, em CDVD, clique em “Configurar” e selecione o arquivo ISO.
      Seria interessante também tentar com outra ISO com ambos os modos (primeiro com a opção “bult-in” e depois com o plugin) para certificar-se que o problema não é a ISO que você está utilizando. Ela pode ter sido corrompida por algum motivo (desde vírus até problemas no disco rígido, desligar o computador direto sem usar a opção “Desligar” do Menu iniciar, etc).
      Abraço!

      Curtir

    1. Isso se refere ao modo de exibição do jogo na tela. Nenhuma das opções fará diferença na performance. No Brasil e nos países Europeus, o padrão utilizado é o PAL-M. Mas, em geral, utilizamos NTSC por que a maioria dos jogos são Japoneses ou Americanos, e ao utilizar “PAL-M” a imagem fica preta e branca nesses jogos.
      Sobre a performance, você pode utilizar as imagens do post como referência, elas são as configurações mais leves possíveis. Mas o melhor é configurar o PCSX2 de acordo com o poder do seu PC. O post vai guiando você nesse processo. Qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntar!
      Abraço!

      Curtir

  4. Cara, Você me ajudou MUITO consegui fazer o God Of War II rodar no meu PC Lixoso a mais ou menos 30 FPS. Não lembro a configuração que eu usei (Porque estou pelo celular) mais lembro da configuração do Meu PC:
    Intel Celeron Dual Core 2.4 GHz
    2GB de RAM
    Intel Graphics 4000 64 MB de Memória de vídeo.
    Memória compartilhada de Mais ou Menos 150 MB

    Curtir

    1. Chato que aqui não funciona, meu pc é um pouco melhor que o seu e o emulador nem abre falando que o gs falhou ao carregar, não chega nem a abrir a tela de obs do ps2, meu ps2 estragou e eu queria continuar jogando, mas nesse pc não funciona =\

      Curtir

      1. Oi Eliza!
        Você usou o instalador off-line do post? Se sim, realizou a atualização do DirectX? (o próprio instalador do PCSX2 oferece a opção de atualizá-lo durante a instalação) Você instalou o driver de vídeo da sua placa de vídeo? (normalmente o Windows Update, no Menu iniciar > Todos os programas, em Atualizações opcionais, fornece atualizações para o driver de vídeo) Se o problema continuar, poderia tirar um print screen da tela (eu normalmente uso o Lightshot, que permite tirar um print screen da tela pressionando a tecla Print Screen do teclado e permite realizar o upload da mesma para a Internet – você pode copiar o link da imagem e colá-lo aqui nos comentários) ou copiar a mensagem de erro exata e colá-la aqui?

        Curtir

  5. Quando eu vou abrir a ISO do F1 2002 aparece uma mensagem assim: “No controller in port 1” e não consigo prosseguir pois o jogo não passa desse ponto,o que devo fazer?

    Curtir

    1. De acordo com a Wiki do PCSX2, o jogo inicia normalmente, mas não identifica o controle com esta mensagem de erro que você comentou. Este é um problema conhecido, mas não solucionado ainda. 😦
      Algumas pessoas reclamaram de problemas na exibição da cutscene de abertura também, tanto em modo Software/Hardware.
      Recomendo tentar um jogo de outro ano de F1.
      Abraço!

      Curtir

    1. Você não consegue enviar um print ou então escrever a mensagem que aparece para você?
      Você poderia tentar instalar o PCSX2 em outro local que seu usuário possui permissão total de leitura e escrita (como em C:UsersSeu nome de usuário).
      Abraço!

      Curtir

  6. no meu pc da que o plugi-in Gs falhou em carregar . seu computador deve ter recursos insuficientes, ou hardware/drives incompatíveis oque que eu faso mano pfv responde rapido aew vlw

    Curtir

    1. Precisaria ver a configuração do seu PC para confirmar, mas como a mensagem diz, provavelmente seu computador não possuí os Requisitos mínimos para executar o PCSX2.
      Para confirmarmos esta hipótese, no final do post mostro como utilizar o AIDA64 para criar um resumo da configuração do seu PC. Você pode utilizá-lo para realizar um Sumário do seu PC e mandá-lo pra gente.
      Um abraço!

      Curtir

  7. Eae Eduardo!
    To com um problema:
    Eu tenho muitos games de ps2, e eu baixei o PCSX2 0.9.6 no meu pc:
    Windows 8
    Processador:Intel(R) Celeron (R) CPU G530 @ 2.40GHZ
    Tipo de processador:Sistema operacional de 64 bits, processador com base em x64.
    Então, no meu só ta rodando bem o Mortal Kombat 3, eu queria que todos pegasse sem travar.O meu Mortal Kombat Armageddon que eu mais quero que pega, trava bem no símbolo do Dragão.
    Então POR FAVOR me ajuda me indicando qual os graphics, cdvd, Gsdx resolution, render, shader.Enfim! Tudo que for preciso para fazer rodar o Moral Kombat Armageddon.
    Obs:Eu li todo o post mais ñ consegui fazer rodar o Mortal Kombat Armageddon.!
    Se ñ for Encomodo cláro, por favor me ajude !!!

    Curtir

    1. Eae Alex! Tudo certo?
      Estava verificando a Wiki do PCSX2, e o jogo roda sem problemas (somente distorções na tela ao usar uma resolução de tela customizada no Gsdx). Provavelmente o problema de lentidão está relacionado ao seu processador (Celeron) e placa de vídeo (provavelmente você utiliza placa de vídeo on-board). Não há muito o que se fazer nesse caso. 😦 Recomendo a troca do processador por um da família Core i3/i5/i7.
      Mas caso a troca não seja possível, você pode ler a seção Hacks de Velocidade do post. Pode ajudar!
      Tente usar a configuração de vídeo do Gsdx como a imagem do post. Ela é a mais leve possível.
      Abraço!

      Curtir

  8. Tenho noteboom hp dv6 3090bdv6 3090br amd phenon x4 1.6ghz 6gb de ram e placa de video radeon hd 5650 1gb sera que roda pelo menos o final fantasy 12 No pcsx2???

    Curtir

    1. Bom dia Rafael!
      A configuração do seu note é boa! Nada deve impedi-lo de rodar o Final Fantasy XII. Ele possuí alguns problemas relacionados a exibição de sombras, mas utilizando o modo “Software” no Gsdx corrige estes problemas (apesar dele possivelmente causar outros, como lentidão. Caso fique muito lento, você pode utilizar o modo “Hardware” e deixar as sombras como estão. O importante é rodar o jogo bem). Por ser Notebook, lembre-se de conectá-lo a tomada ao jogar. O processador, quando em bateria, entra em modo de baixo consumo de energia, o que pode diminuir o clock do processador ou desativar um ou mais núcleos para poupar energia a custo da performance.
      Nos testes da comunidade, de acordo com a Wiki, você pode utilizar alguns Hacks de velocidade para melhorar a performance, como aumentar o MTVU (por possuir um processador com 4 núcleos) e a Detecção de Loop de Espera. O Hack de Sinalizador mVU também pode ajudar, apesar de não tanto quanto os outros. De acordo com a Wiki, os outros Hacks de velocidade (além destes) não possuem muitos efeitos práticos, por isso não os recomendo para evitar glitches ou outros problemas.
      Como configurar os Hacks de velocidade foi comentado no post! Qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntá-las! Estamos aí pra ajudar no que for possível!
      Um abraço!

      Curtir

  9. Eduardo, fiz tudo certinho; porém a minha tela fica preta. sai apenas o som. meu notbook é um lenovo z400 touch. placa integrada intel graphic, 8gb de memória, 1tb hd, windows 8. tento jogar o pes14, estou baixando o pes12 pra ver se não é a iso. me ajude please….

    Curtir

    1. Raphael, este pode ser um problema específico do game ou das configurações do PCSX2 em relação ao seu hardware. Genericamente, você pode tentar habilitar (ou desabilitar, caso esteja habilitada) nas configurações de vídeo do PCSX2 a opção “Interlacing”. Conseguiria te ajudar melhor caso soubesse qual jogo você está enfrentando este problema. Ele pode conter algum problema de compatibilidade conhecido que pode estar documentado na Wiki do PCSX2.
      Um abraço!

      Curtir

    1. Murilo,
      Poder até posso – mas preciso que você se esforce e leia o post.
      Qualquer dúvida que você tiver em relação ao post, pode perguntar aqui, nos comentários. É importante que adicione, junto ao seu comentário, informações como o sistema que você usa (XP, Vista, 7, etc.) e as especificações do seu computador (Memória, Processador, etc.). No final do post mostro como você pode obter estas informações.
      Um abraço!

      Curtir

  10. Quando eu tento instalar o PCSX2 ele pede para atualizar o DirectX, mas eu já possuo a última versão dele. Eu tenho os requisitos mínimos para rodar esse emulador, me ajude por favor.

    Curtir

  11. amigo já fiz de tudo o que eu conhecia.mas nenhum sucesso preciso de sua ajuda,fiz todo o procedimento o único erro e esse ´´inserir um disco no formato para´´ja criei varias iso e nada.espero sua ajuda.

    Curtir

    1. Nazareno, tudo bom?
      Esse erro acontece em 2 casos (até onde sei):
      1 – Você está usando um DVD físico (ou seja, não uma imagem ISO). Você configura o PCSX2 para usar o drive de CD/DVD físico. Ao começar o jogo, o leitor até mostra alguma atividade, mas logo para e esta mensagem aparece.
      2 – Você está usando uma imagem ISO criada por você (ou seja, não baixada da internet).

      O problema #1 é fácil de explicar: Provavelmente o DVD está muito riscado e não pôde ser lido, ou então seu leitor de CD/DVD é velho de guerra e não está dando conta de ler o DVD.
      O último caso é bastante provável caso o DVD funcione em outro computador ou no PS2 mas não no seu computador.
      Se o DVD estiver muito riscado, é possível usar pasta de dente para tentar recuperá-lo. Há tutorias no YouTube sobre isso, dá uma procurada!

      O problema #2 é um pouco mais difícil de explicar, mas vamos lá.
      Essa mensagem aparece pra ti quando você cria seu próprio arquivo ISO por que você está criando a ISO copiando apenas os arquivos para o DVD.
      Sim, os arquivos estão lá. Mas tem uma parte muito importante faltando: O setor de iniciação do CD/DVD.
      O setor de iniciação permite que o PlayStation saiba diferenciar um DVD de jogo de um DVD de filmes ou música, por exemplo.

      O HD do nosso computador também possui um setor de iniciação. Ou seja: Não basta simplesmente eu pegar uma máquina com Windows rodando e copiar todos os arquivos deste HD para um HD novo. Não vai funcionar. “Mas por quê? Não são idênticos? O Windows não está lá?” Sim! O conteúdo de ambos os HDs são iguais. Mas o computador, ao ligar, pensa que não há nada instalado no HD (pensa que são apenas dados) justamente por que o setor de iniciação está faltando.
      O setor de iniciação (que fica no HD) permite ao computador saber se o Windows está instalado ou não. Assim como o setor de iniciação permite saber se o DVD inserido é de vídeo-game ou não.

      A resposta curta para o caso #2 é: Não é possível criar suas próprias ISOs simplesmente tendo os arquivos do DVD em mãos. É preciso realizar uma cópia exata do DVD do jogo (que inclui o setor de iniciação). Escrevi no final do post como obter uma imagem ISO de uma mídia física de DVD ou CD.

      Outra solução (caso você baixe os jogos de algum site) é procurar outros sites que já ofereçam o jogo em ISO, pronto para uso no PCSX2 e para ser gravada em DVD (caso queira usar em um PS2 de verdade algum dia).
      Um abraço!

      Curtir

  12. Cara, meus comentários tão sendo apagados né? Que erro tou cometendo? me diga que eu conserto! Tenho as msgs aqui gravadas no Word, posso copiá-las quantas vezes quiser!

    Curtir

    1. James, suas msgs não estão sendo apagadas. Estão na moderação.
      Quero muito responde-las mas tem gente na frente e, para não deixar ninguém para trás, respondo primeiro quem está esperando mais tempo. Mas ultimamente está difícil entrar no blog.
      Para você ter uma ideia, posso entrar apenas entre 12:00 e 13:00 (intervalo do trabalho). Em casa não tenho computador. E não são todos os dias que entro no blog (ás vezes vejo uma série ou vídeos no YouTube no horário de intervalo).
      Responderei na medida do possível.
      Um abraço!

      Curtir

  13. Opa, antes de mais nada queria parabeniza-lo pelo conteúdo do site, de muita qualidade.

    Vi que você tinha a room do Rule of Rose, queria saber se conseguiu jogar bem sem cortar as Cutscene.

    Eu baixei uma vez para jogar, mas ele cortava todas as cutscenes, o que é desanimador.

    Curtir

    1. Febaxmann,
      Quando joguei Rule of Rose, joguei no PS2 e não no emulador. Fico feliz que quer jogá-lo. É um jogo com uma história muito envolvente!
      Não posso ajudá-lo por experiência própria, apenas por pesquisas na lista de compatibilidade e na Wiki da comunidade do PCSX2.
      Vendo na Wiki, a tela fica preta e apenas o som das cutscenes funcionam, isso?
      O FFXII possui um problema parecido. Assim como a Wiki, recomendo que você pressione [F9] quando começar as cutscenes. Com isso, o processamento da cena passa para o processador e não para a placa de vídeo.
      Usar o processador é mais compatível que usar a placa de vídeo por que o processador pode emular instruções que a placa de vídeo pode não suportar nativamente (por exemplo, o processador pode emular Pixel Shader 2.0, útil para placas de vídeo que não possuem suporte a este padrão).
      Você pode notar lags durante a Cutscene, é normal. Isso ocorre quando sobrecarregamos o processador. A placa de vídeo não está mais o ajudando a dividir a carga.
      Após a reprodução das cutscenes, pressione [F9] novamente para voltar a usar a placa de vídeo e melhorar a performance.
      Um abraço!

      Curtir

  14. Showww de bola amigo, pelo tanto que já lí sobre esse software na net… Te digo que esse teu tutorial é o melhor velho… Consegui rodar direitinho aqui no 9.8… Mas quando eu peguei o 1.0.0 deu um defeito, assim do nada… A tela ficou preta mas o som saia, sei que não é nada de hardware porque já rodei muitos jogos aqui de boa… você sabe me explicar e me dizer uma solução pra isso? Tela preta mas sai som, assim do nada? Eu sempre crio pontos de restauração, e só tou jogando de boa ainda porque quando o problema aparece eu ponho a configuração de volta… Eu fuçei quando a tela ficou preta, mas não resolvi, acho que vou desinstalar mas vou mandter o arquivo dos cartões de memórias, se não eu perco meus jogos né? kk

    Meu Notebook: LG N460
    Win 8
    Core i5 3210M (2.5 ghz normal e 3.1 ghz no turbo boost, quando jogo eu sempre ponho em alto desempenho e ponho na tomada, meu processador tem dois núcleos reais, mas o sistema reconhece 4 virtuais)
    Placa de vídeo off-board ATI Radeon 7650M 1gb dedicado 500×800 (faço um over de 100×100, sabendo que poderia esquentar adquiri um suporte pra meu note, da Cooler Master, pra não esquentar…)
    Memória Ram de 4gb
    HD de 500

    Vlw amigo!

    Curtir

    1. James, você é estrangeiro? Seu nome é bem incomum. Sempre quis conhecer um estrangeiro 😀
      O que posso te recomendar é desinstalar a versão atual do PCSX2 antes de instalar a nova. Ou seja, se você possuí a 0.9.8, desinstale-a ANTES de instalar o PCSX2 1.0.0. Isso por que você pode possuir correções de jogos ou algum plugin customizado incompatível com a nova versão, o que gera a tela preta. Outra possibilidade é que o instalador está tentando atualizar um plugin antigo mas falha, mantendo o antigo.
      Depois de desinstalá-lo, abra Documentos (C:Usuários[NOME-DE-USUÁRIO]Documentos ou apenas abra o Windows Explorer e selecione Documentos) e delete o diretório PCSX2 (lá estão seus cartões de memória! Salve-os antes, se precisar).
      Agora, abra o diretório C:Arquivos de Programas (x86). Delete o diretório PCSX2.
      Agora, use o instalador do PCSX2 oficial e instale usando as configurações padrões (selecionando DirectX e C++ 2010).
      Abra o PCSX2, configure-o de acordo com as imagens do post (depois você o deixa do seu jeito. As imagens do post mostram a configuração mais compatível e leve possível) e veja se o problema continua acontecendo.
      Um abraço!

      Curtir

  15. Opa , tudo bem ?? Baixei novamente o PCSX2 , após tentativas frustradas de faze-lo rodar o FFXII ( sei que é um jogo bem pesado ) , mas esse foi o melhor tutorial que eu ja vi para o programa… apesar de tudo , ele ainda continua lento. Gostaria de saber como resolver isso…

    Meu processador é p CENTRINO 2 , tenho 3GB de RAM…

    Essas configurações são aceitaveis ?

    Curtir

    1. Ian, tudo certo por aqui. E contigo? 😀
      Bah, a memória é boa. Mas o que “mata” é o processador: Centrino. É um modelo econômico e fora de linha (deu lugar ao Atom). Provavelmente ele é o responsável pelos gargalos.
      Com este processador não dá :/ Como acredito que este seja um notebook e não um computador de mesa (por ser um processador focado neste mercado), recomendo usá-lo apenas para o dia-a-dia e não para jogos.
      Precisaria ter um computador um pouco melhor para poder rodar o PCSX2. Dependendo do caso, comprar um console (como PS3) pode ser mais interessante que investir em um PC para jogos. Principalmente devido aos exclusivos (como gostaria de poder jogar The Last of Us e Beyond Two Souls…).
      Sinto muito não poder te dar uma resposta positiva. Mas não desanime! Há muitos jogos que rodam no seu notebook, como Rainbow Six e Max Payne (sempre os recomendo. São de tiro, mas com histórias envolventes!).
      Um abraço!

      Curtir

  16. Eu queria saber como instalar o PCSX2 porque quando vou instalar-lo, ele instala no java e no final nem tá instalado no computador. Dá muita raiva quando gasto dinheiro na lan house pra baixar alguma coisa e a merda nem funciona. Alguém sabe como intala-lo?

    Curtir

    1. Breno,
      Como assim, instalado no Java? Está usando Linux, isso? O PCSX2 (ao menos no Windows) não usa Java, mas C++. (Ambas são linguagens de programação, ou seja, como o programa foi escrito).
      Se estiver no Windows 7, você precisa possuir privilégios Administrativos para instalar o PCSX2. Você consegue instalar outros programas normalmente?
      Instale o PCSX2 com todas as opções padrões, nas quais tanto o DirectX e C++ 2010 estão marcadas.
      Se a instalação mostra uma mensagem de erro, tire um print da mesma e hospede a imagem no imageshack para que possamos te ajudar!
      Um abraço!

      Curtir

  17. Olá amigo!!
    Seu post é incrível, e eu estou com uma duvida, passei olhando por todos pra ver se ela já tinha sanada, mas eu acredito não ter visto..
    Eu quero jogar um game baixando a iso pela internet, correto? Sites como theisozone, emuparadise e por ai vai..
    Depois de baixar, eu preciso convertê-las ou algo do tipo, ou simplesmente seleciona-las e jogar? Tentei com DBZ Budokai Tenkaichi 3 e não deu muito certo. Nesse procedimento de fazer o game funcionar, você poderia me ajudar? Se possível, responda ao meu email também!! Um forte abraço e mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    Curtir

    1. Marcelo,
      Obrigado pelas sugestões de sites! Gostei bastante do theisozone. Arquivos de 800 MB por link direto, de graça e com velocidade boa! “Oh Meu Deus que beleza!”, hehe.
      O site do EmuParadise travou aqui. Não pude verificar como o arquivo é distribuído. Mas caso você tenha baixado no theisozone, o arquivo está compactado como 7z. Compactamos arquivos na internet para que o tamanho do download seja menor.
      Você precisa ter o 7-zip (ou WinRAR) instalado, dar botão direito no arquivo e selecionar Extrair aqui… ou Extrair para….

      Com isso, você deverá ter um arquivo ISO de 2~3GB que você pode usar no PCSX2.
      Apenas entre no menu CDVD > Seleção de ISO > Procurar… e selecione a ISO.

      Por coincidência, quando tirei o print acima, também estava jogando DBZ Budokai 3 com meu primo mais novo. Posso confirmar que funciona bem no PCSX2 com as configurações usadas nas imagens do post.
      Caso não dê, recomendo baixá-lo pelo The Pirate Bay. Apesar de possuir um tamanho maior (3 GB), ela não sofre compactação e pode ser selecionada diretamente pelo PCSX2. Além disso, você ajuda a compartilhar o arquivo na internet e a mantê-lo vivo. Há muito tempo que abandonei sites de download em favor do torrent. Apenas arquivos raros (não encontrados em torrent) baixo em sites de compartilhamento.
      Um abraço!

      Curtir

  18. Olá eu coloquei o dave mirra freestyle e a tela fica preta e se fizer sempre x e quando é para jogar fica tudo azul. O que faço?

    Curtir

    1. Que show, não sabia que tinha jogo de bike ao estilo Tony Hawk para o PlayStation!
      João, sei que posso parece rude mas não sou uma bola de cristal. Sem a configuração da sua máquina, não posso ajudar. Além disso, preciso saber quais configurações está usando no PCSX2 e tudo o que já tentou fazer até agora para tentar rodar o jogo.
      Seu comentário demonstra que não leu o post e não deu a atenção que o post precisa. Se você ler e ajustar o PCSX2 para sua necessidade e configuração de máquina, pode ser que o jogo rode.
      O jogo está marcado como Verde (jogável) na lista de compatibilidade do PCSX2. Ele deveria estar rodando normalmente. Problemas de tela preta são relacionados a má-configuração do PCSX2 ou hardware insuficiente (ou seja, seu PC pode não possuir os Requisitos Mínimos para rodar o PCSX2).
      Comente seus resultados após ler o post! Se preciso, posso tentar ajudá-lo.
      Um abraço!

      Curtir

    1. Gabriel,
      Qual a configuração do seu computador? (No final do post comentei como obtê-la)
      Provavelmente ele não possuí memória suficiente para executar o PCSX2 e por isso não se encaixa nos Requisitos Mínimos. 😦
      Mas nada de desânimo! Tem muito jogo bom para PC que você pode jogar. Sempre recomendo Max Payne e Rainbow Six (caso seja fan de jogos de tiro).
      Um abraço!

      Curtir

    1. slash,
      Você precisa converter o CD para ISO. ISO não é um arquivo no CD, mas sim uma cópia fiel de um CD/DVD salva no nosso computador. Escrevi no final do post como obter uma imagem ISO de uma mídia física de DVD ou CD.
      Então você pode usa-la abrindo o PCSX2, entrando nos menus CDVD > Seleção de ISO > Procurar… e selecionar o arquivo ISO que criamos.
      Usar uma ISO é recomendável devido a problemas de performance. Enquanto o DVD lê a uma taxa de 21 MB por segundo, um HDD lê a 300 MB por segundo. Além disso, evita o desgaste do laser do CD/DVD (já que usaremos a ISO no lugar do drive) e aumentamos a vida útil do nosso leitor de CD/DVDs.
      Qualquer dúvida, comente!
      Um forte abraço!

      Curtir

  19. Eduardo me ajuda pf cara.
    Primeiramente parabéns pelo post, muito bom e ajuda muito, mas vamo lá.
    Eu sei que vc ja respondeu mil vezes o pessoal ai sobre o erro: “Arquivo não encontrado. Caminho: IsoFileSystem.”, mas ja fiz tudo que vc respondeu para eles e continuo com o mesmo problema.
    Meu windows é o xp e tem os requisitos mínimos para rodas o emulador, ja tentei mudar os plugins do CDVD para Linuz ISO, selecionar a ISO (a proposito, esse erro pode ocorrer por causa da ISO “malfeita”?) quando clico em configurar, to usando tudo que vc disponibiliza no post (versao do pcsx2, a bios…).
    Agradeço desde já pela atenção

    Curtir

    1. Lukavi,
      É que este erro é muito genérico, e é muito difícil ajudar. Pode ser desde componentes corrompidos no PCSX2 quanto problemas na ISO.
      Minha recomendação seria testar outra ISO do jogo (de preferência, baixe-a de outro local) ou testar outras ISOs. Reinstalar o PCSX2 com todas as opções padrões também pode ajudar (Ele instala dependências do PCSX2 como o DirectX e o C++ 2010).
      Qual a Configuração do seu computador? Por que ainda usa o Windows XP? (Se seu computador pode rodar o PCSX2, ele pode tranquilamente rodar o Windows 7).
      Para que o PCSX2 use o plugin de CD/DVD (e não o interno), você precisa especificar, em CDVD, para que ele use “Plug-in“. Recomendo que você use o Linuz (ele é bem antigo, acompanha o PCSX2 há anos).

      Para que você possa usar o Plugin, não use a Seleção de ISO. Você precisar abrir a ISO diretamente pelo Plug-in. Para fazer isso, abra CDVD > Menu de Plug-ins… e clique em Configurações do Plug-in…. Clique em Select ISO e selecione a ISO.

      Caso use o cdvdGigaherz, você precisa usar o DAEMON Tools para montar a ISO (caso use o Windows 8, ele possui suporte nativo a ISO e a monta automaticamente quando damos 2 cliques nela) e então selecionar o drive virtual nas configurações do plug-in (mesmo procedimento acima, de entrar nas configurações de plug-in).
      Lembrando que nem todos os jogos são compatíveis. Se seu jogo estiver na lista de compatibilidade como Vermelho, por exemplo, o PCSX2 pode não reconhecer o jogo como válido e mostrar esta mensagem de erro. Informações como a configuração do seu PC (instala o Windows 7 jovem!) e o jogo que está tentando rodar podem me ajudar a te ajudar.
      Um abraço!

      Curtir

  20. Eu baixei o bios, só que na tela de primeiras configurações(a qual eu não consigo sair) aparece: Favor selecionar uma bios válida, mesmo eu botando aqui eu baixei do site que vc baixou, pq isso acontece??

    Curtir

    1. Victor,
      Este erro ocorre por que o PCSX2 não pode achar o BIOS do Playstation 2. Ela é responsável por controlar tudo do vídeo-game, como os controles, o vídeo, etc. É o coração do sistema. Nosso computador também possui uma BIOS, que é responsável por controlar o teclado, mouse, hdd, etc. Precisamos dela para rodarmos nossos jogos.
      Leia o post novamente, principalmente na parte onde há a instalação do BIOS. Há imagens mostrando como passar desta parte.
      Não é apenas baixar o BIOS e apertar o botão “Extrair”. Precisamos digitar o local correto para extrairmos o BIOS no local certo, onde o PCSX2 pode encontrá-la.
      Tudo está passo-a-passo com imagens no post. Qualquer dúvida, comente novamente com sua dúvida!
      Um abraço!

      Curtir

  21. Valew! Cara sinceramente, nunca vi em lugar nenhum na internet uma explicação tão bem feita, com muita informação tão útil em toda minha vida!
    incrível.
    Parece que o meu Call of Duty 3 não roda direto mesmo. ele fica tipo em slow motion. Já fiz vaaaaaaarios testes de hacks de velocidade e outras configurações mas não fez o jogo rodar em velocidade normal.

    Configurações do meu PC:
    – Processador: AMD FX-8320 (8 núcleos físicos) 3.5Ghz (4GHz turbo)
    – Placa mãe: Gigabyte GA-990FXa-UD5
    – Memória: 2 x 4Gb Kingston 1333Mhz Rodando em Dual Channel
    – Placa de vídeo: 2 x nVidia EVGA e-Gforce 9800GT (256bits – 1Gb)
    – Fonte: Seventeen 850W V-Force
    – HD: Seagate Barracuda 1Tb.

    Curtir

    1. Bomber!
      Sua máquina é muito boa! Apenas o COD 3 que é bugado no PCSX2 :/
      Ele está marcado como Azul na lista de compatibilidade (ou seja, você pode navegar entre os menus, mas encontrará problemas na jogabilidade).
      Na lista de compatibilidade cita problemas de performance (“slow motion”) e travamentos nos menus. Algumas pessoas sequer conseguiram passar do vídeo de introdução.
      Mas há comentários em um vídeo do YouTube que pode ajudá-lo (aqui).
      Abra a configuração do Plugin de vídeo. Use Direct3D9 Software. Em Extra Rendering Threads use 4. Com isso, passamos a usar o processador no lugar da placa de vídeo. Algumas pessoas relataram que isso resolve problemas com texturas e também que puderam jogar o jogo a 60/30 fps, com quedas em certas cenas a 7 fps.
      Em Hacks de velocidade (Configuração > Configurações do Emulador), deixe como na imagem do post.
      Agora, ainda na mesma janela, selecione Correções do jogo, marque a opção Habilitar correções de jogos manuais e na lista selecione Hack para pular MPEG (caso o jogo trave na reprodução da cutscene da introdução).

      Pode usar ainda, na aba EE/IOP e VUs, o Modo Clamping como Extra. (para corrigir problemas nas texturas).
      Espero que possa jogar, ainda que haja travamentos. Se não der, não se frustre. O COD 3 é problemático no PCSX2 mesmo, infelizmente. :/
      Um abraço!

      Curtir

  22. Caraca mano!!! Você fez um post impecável, está de parabéns!
    Pra resolver meus problemas, preciso só de um controle, não curti jogar no teclado. Mas o resto, tudo certo!
    Parabéns!

    Curtir

  23. Oi Eduardo, esses dias resolvi jogar o FFXII, tipo os graficos tão meio estranhos, estão meio embaçados, meu pc é Intel(R) Core(TM) i5-3570k cpu @ 3.40GHz, placa de vídeo GTX 560, acredito q n era pra ter problemas com o game, bom travamento eu n tenho nem um,o problema é q fica meio serrilhado e embaçado, eu ja tentei aumentar o MSAA deixei x16, e o Skipdraw deixei 1, ja marquei a opção Agressive-CRC x.x, mas n sei se deixei algo pra traz ou esqueci de fazer algo ou fiz algo errado, se n for pedir muito vc poderia dizer o que esta errado e o que eu poderia fazer pra rodar ele tipo na melhor qualidade( acredito eu q meu pc aguenta de boa), bom agradeço desde ja, e o parabenizo por ter feito um trabalho realmente trabalhoso e q esclarece muita coisa.

    Curtir

    1. Warley!
      A configuração do seu PC é ótima! Se eu te ajudar você me doa sua placa de vídeo? 😀
      As configurações que você está usando (MSAA = x16, Skipdraw = 1, Agressive-CRC) estão OK. Em geral, problemas com serrilhado estão relacionados ao plugin de vídeo.
      Use, em Renderer, Direct3D10 (Hardware). Deixe a opção Logarithmic Z marcada e desmarque a opção Allow 8-bit textures. Para que o MSAA seja aplicado, é necessário que a caixa Enable HW Hacks esteja marcada.
      No Hacks de Velocidade, certifique-se de desmarcar a opção Hack de Sinalizador de mVU.
      Caso continue com serrilhados, você pode verificar se a configuração da placa de vídeo não está sobrepondo a configuração do PCSX2 (você pode ter selecionado como Desempenho no Painel de Controle da nVidia, por exemplo, e com isso o Anti Aliasing [AA] não é aplicado).
      Para verificarmos isso, dê botão direito na Área de trabalho e selecione Painel de Controle nVidia.

      Agora, selecione a terceira (e última opção) e mova a barra para Qualidade.

      (Reprodução)
      Com isso, o AA será definido para o maior valor possível, melhorando a qualidade da imagem. Caso haja travamentos, na barra lateral esquerda, clique em Manage 3D Settings e diminua o AA (o que acredito não ser o caso).
      Pesquisando na lista de compatibilidade, pude encontrar algumas pessoas que sequer conseguiram passar do vídeo de introdução do FFXII. Considere-se um homem de sorte por ter apenas os serrilhados como incômodo! Caso continue com serrilhados, não sei mais o que te recomendar que possa te ajudar. Mas acredito que estas configurações devem resolver seu “problema”. Não se incomode muito com isso – apenas aproveite a jogatina jovem. Lembrando que quando o PS2 foi lançado, monitores Widescreen ainda não eram tendência, então todos os jogos para PS2 são 4:3 e não 16:9. É normal ocorrer distorções em monitores Widescreen.

      Algumas dicas que pude encontrar na lista de compatibilidade (não estão relacionados aos gráficos, mas pode ajudá-lo a ter uma melhor jogatina):
      A tela pode “piscar” durante a reprodução das cutscenes. Caso este problema ocorra contigo, pressione [F9] durante a cutscene para usar a renderização por Software (mais compatível, porém mais lenta). Após a reprodução da cutscene, pressione [F9] novamente para voltar a usar Hardware.
      Use, no Modo Clamping, a opção Extra pode ajudá-lo a evitar problemas de renderização das texturas do terreno.
      No plugin de vídeo, procure usar a resolução nativa do PS2. Usar resoluções maiores podem causar lentidão ao acessar os Menus do jogo.

      É isso que posso te sugerir. Espero ter te ajudado.
      Um abraço!

      Curtir

  24. Olá, amigo, baixei esse emulador já com as bios e plugins de um outro site, mas segui a sua configuração. Uso um notebook com core i7 @2.00 GHz, 4Gb RAM, 500 Gb HD placa onboard Intel. Fui jogar Kingdom Hearts 1, que é compatível com o emulador, mas percebi que ele ficou meio serrilhado no jogo mesmo. Sei que tem umas opções do tutorial que podem melhorar o desempenho de quem tem onboard, e gostaria de saber se há algo que pode ser feito para retirar ou amenizar o serrilhado. Ah, e notei um pouco de trava no som durante os vídeos de apresentações (aqueles “computadorizados”). Obrigado pelo tutorial e por qualquer ajudar que eu vier a receber. xD

    Curtir

  25. No meu aparece uma tela preta ou a seguinte mensagem, “o pcsx2 encontrou um problema e precisa ser fechado”. Porque será?

    Curtir

    1. Leia a resposta que escrevi ao Diogo.
      Infelizmente este problema é muito difícil de diagnosticar :/
      Este problema aparece quando você executa um jogo, isso?
      Qual o jogo? Nem todos são compatíveis e podem tornar o PCSX2 instável a ponto dele fechar. No final do post tem sugestões de solução de problemas. Recomendo você verificar se seu computador é compatível com o PCSX2 e se o jogo que você está tentando rodar está na lista de compatibilidade. Tudo isso está bem detalhado no final do post.
      Um abraço!

      Curtir

  26. Opá! Encontrei muitas coisas uteis aqui, agradeço dez de já a ajuda Eduardo, mas recentemente eu baixei o game Guitar Hero 80s para jogar com meu pai (tenho 24 anos e ele 53 e sim jogamos juntos) Mas em fim resolvemos jogar uma carreira pra ver quem vai mais longe mas acontece o seguinte cada vez que tento salvar o jogo

    #: pcsx2/gui/Dialogs/McdConfigDialog.cpp:41
    msgid “!Panel:Mcd:EnableEjection”
    msgstr “”
    “Evita corrupção de cartões de memória forçando jogos a reindexar o conteúdo ”
    “dos cartões após carregados os savestates. Pode não ser compatível com todos ”
    “jogos (ex: Guitar Hero).”

    Já desabilitei esta função e ate tentei criar um novo “card” para salvar mas ainda sim o erro persiste, espero muito que possa me ajudar tem uma competição sendo perdida entre pai e filho devido este problema rsrsrsrsrs

    Abraços ate breve !

    Curtir

    1. Rony, que incrível!
      Fico feliz que você e seu pai jogam juntos! Queria muito que meu pai fosse mais apaixonado por jogos, hehe.
      Quando não consigo salvar um jogo (ou quando posso salvar apenas em pontos específicos mas este ponto está longe e tenho de sair de casa logo – como o Resident Evil, que somente é possível salvar nas máquinas de escrever) uso a função “Salvar estado” do PCSX2, que não salva o progresso do jogo no memory card mas sim no disco rígido do seu computador.
      Você pode usar esta função nativa do PCSX2 para salvar seu progresso em qualquer jogo acessando o menu “Sistema e selecionar a opção “Salvar estado“. (no mesmo menu você consegue carregar o estado que você salvou).

      Caso a mensagem apareça mesmo quando você não salva um jogo (alguns jogos, ao iniciar, já carregam os dados do Memory Card automaticamente, o que pode fazer o jogo travar antes de iniciar), ejete o cartão de memória antes de rodar o jogo, assim o jogo pensa que o vídeo-game não possui memory card e pulará esta parte.
      Pode encontrar esta opção no menu “Configuração > Cartão de Memória“.

      Um abraço!

      Curtir

  27. eu configurei tudo certinho. a velocidade e os controles estão ótimos.
    Meuunico problema é que na hora de jogar os personagens ficam com umas partes pretas. da pra corrigir ?

    Curtir

    1. Qual o jogo? Qual a configuração do seu computador? (para obter a configuração do computador, leia no final do post como usar o AIDA64 para obter estes dados).
      Este problema pode ocorrer quando sua placa de vídeo não suporta Pixel Shader 2.0 ou quando o jogo precisa de uma correção específica.
      Antes de julgarmos a placa de vídeo, abra as configurações de vídeo e marque a opção Sprite e veja se o problema persiste.
      Pode usar o modo Wildarms ou Agressive CRC (apenas se o jogo que você está tentando rodar seja um dos jogos citados na descrição destas opções no post!).
      Caso o problema persista, você pode tentar mudar, ainda nas configurações de vídeo,do modo Hardware para Software, o qual passará o processamento da imagem da placa de vídeo para o processador (o processador é mais compatível que usar a placa de vídeo, já que ele pode emular algumas funções ausentes da placa de vídeo, como o Pixel Shader).
      Quando usamos o modo Software, o jogo pode ficar lento, mas isso é normal, já que o processador não foi feito para processamento gráfico.
      Se os personagens apareceram de forma correta, provavelmente o problema está na placa de vídeo (como a ausência do Pixel Shader) ou incompatibilidade do jogo com o PCSX2.
      Você pode verificar ainda a compatibilidade do jogo na lista de compatibilidade do PCSX2 ou na Wiki, que também pode conter instruções de como contornar este problema. Como usar a lista de compatibilidade foi explicado no final do post.
      Um abraço e boa sorte!

      Curtir

  28. Eu tive alguns probleminhas com a configuração do emulador mas agora tudo tá rodando perfeitamente ^^
    Muito obrigada mesmo, esse tutorial é perfeito!
    Abraços o/

    Curtir

  29. esquecir de postar a configuração da minha maquina….rsrsr

    Sumário
    Operating System
    Windows 7 Ultimate 64-bit SP1
    CPU
    Intel Core i3 2100 @ 3.10GHz 34 °C
    Tecnologia Sandy Bridge 32nm
    RAM
    4,00GB Single-Channel DDR3 @ 665 Mhz (9-9-9-24)
    Placa mãe
    LOGIN H61H2-M2 (SOCKET 0) 28 °C
    Gráficos
    SyncMaster (1152×864@75Hz)
    Intel HD Graphics (Elitegroup)
    Discos rígidos
    466GB Western Digital WDC WD5000AAKX-003CA0 (SATA) 38 °C
    Drives óticos
    Optiarc DVD RW AD-7280S
    Áudio
    BEHRINGER USB WDM AUDIO 2.8.40

    Operating System
    Windows 7 Ultimate 64-bit SP1
    Computer type: Desktop

    Curtir

    1. Oi Rangel,
      Não sei te passar uma configuração exata (até por que o objetivo do post é ajudá-lo a encontrar a melhor configuração do PCSX2 por conta própria) mas posso comparar tua configuração de hardware com a minha.
      Também possuo um Core i3, mas o meu é da 1ª geração (o seu é da 2ª). Como possuo uma placa de vídeo offboard (uma GT 220, paguei R$ 120,00 na época, agora deve estar ainda mais barata. É um modelo super econômico e é boa até), o processador não fica sobrecarregado, mas mesmo assim alguns jogos apresentam lentidão em certos pontos.
      O processador é muito importante para o PCSX2, muito mais importante que a memória RAM e a placa de vídeo (A placa de vídeo do PS2 possui apenas 4 MB e a memória RAM é de apenas 32 MB [1]). O principal diferencial do PS2 e que faz ele ser capaz de rodar jogos com gráficos tão bonitos é o processador dele. O processador dele processa 2^128 [128 bits] informações por segundo, enquanto um processador de computador pode processar, no máximo, 2^64 [64-bits].
      Como o processador do seu computador estará sobrecarregado, e como sua placa de vídeo é integrada ao processador (onboard), ele terá de processar, além dos movimentos dos personagens, as texturas deles (papel que deveria ser da placa de vídeo). [2]
      Provavelmente haverá lentidão sem uma placa de vídeo dedicada mas nada nos impede de tentar!
      Recomendo, antes de tudo, atualizar o Windows e o driver da sua placa de vídeo. Você pode obter atualizações para Windows e drivers através do Windows Update. Você pode encontrá-lo no Menu iniciar > Todos os programas > Windows Update. Pode encontrar atualizações para drivers nas atualizações opcionais. Apesar do Windows Update ser eficiente, recomendo atualizar os drivers manualmente (se possível, não apenas o de vídeo, mas de áudio, rede, etc). Você pode obter informações de como realizar a atualização manual em outro post aqui do blog.
      Outra sugestão é diminuir o número de processos, liberando o processador, melhorando não apenas a performance do PCSX2 mas do computador como um todo (link. Apesar de ser focado no Windows XP, também é aplicável ao Windows 7).

      Em relação ao PCSX2: Recomendo usar as configurações que passei nas imagens do post. São estas as configurações que uso aqui e são as mais baixas possíveis.
      Caso haja travamentos, recomendo comprar uma placa de vídeo, ainda que seja de modelo econômico (para desafogar o processador) ou deixar o PCSX2 de lado por enquanto. Lembrando que seu computador não é ruim – Mas o processador tem que processar, além dos movimentos e ações dos personagens e do cenário, as texturas dos mesmos, o que o sobrecarrega e causa lentidão.
      Um abraço!

      [1] PlayStation 2 – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://en.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2#Specifications.
      [2] Placa de vídeo dedicada Intel® HD Graphics é boa para jogos? – Fórum TechTudo http://forum.techtudo.com.br/perguntas/21417/placa-de-video-dedicada-intel-hd-graphics-e-boa-para-jogos

      Curtir

  30. primeiro site q encontro tão explicativo em relação ao psx2 mais sou cabeçudo, queria saber se meu computador atende aos requisitos, para instalar o psx2, e caso atenda é possível me dar uma ajuda qual melhor configuração pra poder jogar?…..lembrando que a placa de vídeo é a padrão de fábrica onboard…..eu até já li os comentários e o post mais estou confuso…..se puder me passar a melhor confg……desde já agradeço.

    Curtir

  31. Windos 7 64 Bits. Directx 10.1. SSSE até o 4. E tbm o AVX. Processador Intel Core i5. Placa de video Intel(R) HD Graphics 3000. No momento o unico acesso que tenho a internet é pelo meu celular. Por isso nao tenho como baixar o AiDA64. Instalei a ultima versao do emulador. E configurei tudo direitinho. Mas a imagem nao aparece. So escuto o som. O problema é no meu note? Ele nao suporta o emulador? Eu ja tentei o que vc falou antes sobre a imagem nao aparecer. É normal o UI ficar so em 1%? Obrigada pela atencao. E parabens pelo post.

    Curtir

    1. Laianne!
      Fico feliz que tenha gostado do post e pude ajudá-la até aqui ^^’
      Tudo bem. Você me passou todas as informações que eu precisava para poder te ajudar.
      Seu notebook é bom. É normal apresentar travamentos em algumas partes (devido ao vídeo onboard), mas deveria ao menos mostrar imagem. Você já tentou atualizar o driver da placa de vídeo e o DirectX? (Está tudo comentado no final do post!). Como você está usando um Notebook, você se certificou que ele está conectado a tomada e o plano de energia está em Alto Desempenho? Como você está usando Windows 7, use o Windows Update (Menu iniciar > Todos os programas) e procure por atualizações. Após a procura, entre em atualizações opcionais e procure pela atualização do driver de vídeo da Intel (se houver). Apesar do Windows Update facilitar a procura por drivers, recomendo fortemente que você atualize o driver manualmente. Pode ser uma tarefa complicada, mas em geral vale a pena. Pode ler sobre no post Instalando/Atualizando drivers aqui no blog. O Windows Update leva meses para atualizar os drivers disponíveis. Para você ter uma ideia: Ele oferece drivers da placa de rede Realtek de Jan/2012 quando a última atualização foi em Set/2013. Após a instalação do driver, abra o Painel de Controle (no Menu iniciar) e procure por Gráficos e Multimídia Intel(R). Há também um ícone na área de notificação (próximo ao relógio).

      Agora, entre na seção 3D e mude a barra para Desempenho. Você poderá notar que a suavilização de vídeo/borda em jogos estará desabilitada, mas jogos e reprodução de vídeo usarão menos recursos da máquina.

      Veja se a imagem aparece agora. Caso contrário, precisamos alterar as configurações do PCSX2 para o Plugin de Vídeo.
      Deixe como na imagem do post (use apenas DirectX 9 em Hardware). Caso continue não mostrando imagem, tente mudar para Software.
      Caso continue não dando, pode ser uma configuração do PCSX2 ou uso de algum hack nas configurações. Minha recomendação é resetar as configurações do PCSX2 (como mostrado no início do post) e mudar APENAS o plugin de vídeo para Software e rodar o jogo com as configurações padrões do PCSX2. Se rodar, vá alterando as configurações ao pouco até descobrir a culpada.
      Pode ser também um problema na ISO do jogo que está tentando rodar ou simplesmente por que o jogo não é compatível com o PCSX2. Chegou a verificar na lista de compatibilidade se o jogo é compatível? No final do post mostra como realizar esta pesquisa.
      Um abraço Laianne, e boa sorte!
      Comente seus resultados!

      Curtir

  32. Olá amigo! O meu problema é o seguinte, se eu deixar em direct3d software o emulador funciona mas fica muito lento, e se eu deixar em direct3d hardware acontece duas coisas, ou fica só uma tela preta que não dá pra enxergar nada ou aparece a seguinte mensagem: o pcsx2 encontrou um problema e precisa ser fechado. Não acho que minha placa de vídeo seja imcompatível pois ela é a intel g33/g31 express chipset family, suporta pixel shader 2,0 e tem 256 mb de memória de vídeo, então como corrigir esse problema?

    Curtir

    1. Corneto, sua placa de vídeo é muito básica. Sei que a notícia é triste, mas os computadores que veem com este chipset de vídeo em geral são apenas uma forma de aproveitar os antigos Pentiuns que sobraram da geração passada (anterior a primeira geração do Core i3/i5/i7). Qual seu processador? Provavelmente é Pentium. O processador também não é muito bom.
      Apenas memória de vídeo não é suficiente. Lembrando que o processador, além de ter de processar ações da cena (como mover o personagem), ele também tem que processar as texturas dos objetos da cena (já que não possuí uma placa de vídeo dedicada a este papel). Ou seja: Acaba sobrecarregando o processador. Mesmo um Pentium Dual Core sofre muito. A única “chance” de rodar o PCSX2 bem (caso seja computador, e não notebook) é comprar uma placa de vídeo offboard e tentar jogar. Mas somente se for um Pentium Dual Core. Se for um Pentium com apenas um núcleo, mesmo com uma placa de vídeo offboard, o desempenho não seria bom 😦 Mas ao menos rodaria como Hardware.
      Para vídeo onboard, recomendo ao menos uma placa de vídeo Intel HD (que acompanha a família Core da Intel. Mesmo assim ela é um lixo para jogos. Notebooks com processadores AMD são melhores. Enquanto a Intel foca em reprodução de vídeo em HD em sites como YouTube, a AMD foca nos jogos). Mesmo com um processador da família Core e placa de vídeo dedicada (uma GT 220, de baixo custo) há travamentos aqui.
      O que posso te sugerir é fechar todos os programas em segundo plano e tentar executar novamente como software (DirectX 9). Atualize o driver da sua placa de vídeo e o DirectX. Está usando o plano de alto desempenho de energia? Diminuir a resolução de tela (botão direito na Área de trabalho > Resolução de tela) pode ajudar (já que diminui o número de pixels que serão expostos na tela, melhorando a performance de vídeo). Tudo isso está comentado no final do post, na seção de Solução de Problemas.
      Como hardware não vai dar, infelizmente (devido aos motivos já citados acima). Você pode voltar a usar o Windows XP e usar o PCSX2 (O Windows XP é mais leve e por isso deve apresentar menos travamentos).
      Comente seus resultados e tudo o que você já tentou fazer.
      Um abraço!

      Curtir

  33. Meu amigo, vou te falar, são uns caras como você que fazem a diferença na internet quando o assunto é perguntas e respostas.
    Muito obrigado mesmo. É sério cara, ficou muito bom o seu post, realmente, parabéns.
    Infelizmente meu notebook é muito fraquinho pra rodar o único jogo que eu queria que é o Final fantasy xii, mas só de ler seu post já consegui entender o porque.
    Brigadão mano.

    Curtir

    1. Felipe Lobo,
      Pois é :/ Sua pergunta é muito genérica. Qual a configuração do teu computador? É notebook? Seguiu as dicas no final do post?
      Qual jogo está tentando jogar? Nem todos os jogos são compatíveis com o PCSX2, já que ele é um emulador e não um PS2 de fato.
      Um abraço!

      Curtir

  34. oi eu instalei o pcsx2 1.0.0 e configurei mais não apareceu o video por que sera ..
    computador windows
    processador::via c7-D processor 1600MHz 1.6 Gbz
    memoria instalada (RAM) 2GB
    tipo de sistema : sistema operacional 32 bits
    por favor mim ajuda estou quase louco….estou aguardando…

    Curtir

    1. Geovane, se você ler a Resolução de problemas no final do post, verá que seu processador é abaixo dos Requisitos Mínimos 😦
      Não mostrar imagem e travamentos é apenas consequência disso. O processador, no PCSX2, é mais importante que os gráficos. Isso por que o processador é o coração do PS2.
      Se o seu computador não suporta Aero do Windows ou roda o Aero com lentidão, provavelmente é devido a falta de uma boa placa de vídeo, o que impacta no PCSX2 também.
      * Se você ainda usa Windows XP, atualize para o Windows 7 o quanto antes! (ainda que seja a versão Starter, que é a básica – roda em 512 MB de RAM e processadores de 1 GHz). O Windows XP perde suporte em menos de 10 meses.
      O que posso te recomendar é o que recomendo para todo mundo:
      * Use o Windows Update para procurar por atualizações de drivers (peça para procurar atualizações e verifique nas Atualizações opcionais. Se usa o Windows XP, abra o Windows Update no Menu iniciar e use a opção Personalizada, e na barra lateral esquerda clique em Atualizações de driver, opcional), ou se possuir maior conhecimento (ou deseja aprender mais) sobre informática, recomendo aprender a atualizar os drivers sozinho lendo este post, já que os drivers do Windows Update nem sempre são os mais atuais. A importância de manter os drivers atualizados foi citada no post que lhe recomendei. Se possível, instale todas as atualizações importantes do Windows também!
      * Tenha certeza de estar usando a última versão disponível do PCSX2 (é a versão 1.0 no momento que te escrevo este comentário). Isso é importante por que as atualizações trazem correções para bugs e problemas encontrados no PCSX2 por pessoas ao redor do mundo. O instalador pode ser encontrado no topo do post. Instale-o com as opções padrões para que as dependências do PCSX2 (como o Visual C++) e o DirectX possam ser atualizados. O DirectX é o responsável por controlar os gráficos e sons do computador, por isso, mantê-lo atualizado é fundamental assim como manter o driver de vídeo (que controla sua placa de vídeo e pode melhorar a performance do seu computador em jogos).
      * Escrevi um post aqui no blog sobre Remoção de vírus. Sei que não é o seu caso, mas no post foi comentado como desabilitar serviços e programas na iniciação que consomem recursos do PC. Pode ajudar. Se te interessar, o post está aqui.
      * Por último. no PS2, nas configurações de vídeo, mude Renderer para DirectX 9 (Software). Se aparecer imagem, o problema está na sua placa de vídeo, que não suporta o PCSX2. Isso se deve a falta de um recurso chamado Pixel Shader, responsável por mostrar as texturas na tela. Se sua placa de vídeo não suporta (por exemplo, se é um computador com vídeo onboard [integrado, sem placa de vídeo dedicada] ou um notebook de baixo custo [com placa de vídeo VIA, SiS]), problemas como estes são comuns de ocorrer, já que são máquinas destinadas a pessoas que apenas querem usar Facebook, e não para amantes de jogos.
      * Lembrando que no modo software o PCSX2 usa o processador do computador no lugar da placa de vídeo. Mesmo que rode, seu processador não é bom o bastante para usar o modo Software e travamentos serão frequentes. Comprar uma nova placa de vídeo e voltar a usar o modo Hardware ajudará, mas o problema da lentidão provavelmente continuará devido ao baixo poder de processamento do teu processador.
      Amigo, se possível, compre um novo processador + placa de vídeo ou pense em adquirir um novo computador. Seu computador é bom? Sim, ele é. Mas apenas para o dia-a-dia. Para jogos atuais (e para simular um PS2) ele não é bom o bastante 😦
      Se não der, nada de desânimo! Existem ótimos jogos para computadores não tão recentes, como Max Payne 1, Rainbow Six, etc. (Meus favoritos são jogos de tiro, hehe. Mas também tem Croc, que é focado em um público mais infantil, mas é divertido! Tem também Outlive, um jogo brasileiro de estratégia muito bom, ao estilo Starcraft com a diferença que é focado na realidade e não na fantasia e possuí uma história ótima!). Procure em sites sobre jogos mais antigos que se encaixem na configuração do teu PC.
      Um abraço!

      Curtir

  35. Cara, eu já fiz de tudo mesmo, o jogo é 100% compatível, porém meu problema é no boot do próprio emulador…ele sempre demora um pouco a responder, e quando eu clico dá aquele velho erro em que o aplicativo parou de funcionar e você opta por fechá-lo..Sinceramente não sei o que fazer..

    Curtir

    1. Diogo!
      Já tentou atualizar o PCSX2? Recomendo usar a versão disponibilizada do post, que é a oficial. Use a versão Standalone, que possui um instalador que instala todas as dependências do PCSX2. É importante que você não desmarque nenhuma das opções que o instalador trás (como a instalação do DirectX e do Visual C++), já que a falta delas pode trazer travamentos ou o PCSX2 fechar sem motivos.
      Caso o problema persista, pode ser interessante resetar as configurações do emulador (como pode ser visto no topo do post) e selecionar outro plugin de CDVD (Eu uso o “Linuz” no lugar do plugin padrão, por exemplo).
      Pode ser algum programa ou o próprio antivírus que esteja entrando em conflito com o PCSX2. Recomendo você remover todos os programas da iniciação e desativar “serviços” (programas que rodam em segundo-plano mas não mostram ícones próximo ao relógio) que não sejam da Microsoft. Você pode desabilitá-los pressionando as teclas Windows + R e digitar “msconfig”. Recomendo também desabilitar o Antivírus e tentar de novo.
      Recomendo fortemente você usar o formato ISO ao invés de usar o próprio DVD no drive. Isso por que o HDD tem acesso ao conteúdo da ISO muito mais rápido do que lendo o leitor de CD/DVD. No final do post tem instruções de como converter seu DVD para ISO caso seja o caso.
      Pode também verificar se o DEP está ativado. A DEP verifica todos os dados que são enviados ao processador, e quando uma informação tenta acessar um recurso do processador que não é permitido ou que possa trazer instabilidade ao sistema, ele fecha automaticamente a aplicação. Lembro que ao tentar jogar The Sims 3 no meu computador ele mostrava uma mensagem do Relatório de Erros do Windows e fechava sozinho somente por que a DEP estava habilitada para todos os programas e serviços. Para verificar se a DEP está em execução, abra o Menu iniciar > botão direito em Computador > Propriedades (se usa o Windows XP, dê botão direito em Meu computador > Propriedades). Do lado esquerdo da tela, clique em Configurações avançadas do sistema. Na aba Avançado, em Desempenho, clique em Configurações…. Em Prevenção de Execução de Dados, certifique-se que a primeira opção esteja marcada (“Ativar a DEP apenas para programas e serviços essenciais do Windows”).
      Se ainda usa Windows XP, recomendo fortemente um upgrade para uma versão mais recente do Windows, como o 7.
      Recomendo também usar o Windows Update e instalar todas as atualizações importantes (principalmente o SP3 [XP], SP2 [Vista] e SP1 [7]!). No Windows Update, em Atualizações Recomendadas (somente Vista+) você pode encontrar atualizações para o Hardware do seu computador (como atualizações para placa de vídeo e som) que podem ajudar a solucionar o problema! (O Windows Update do XP também possui atualizações de hardware, mas são mais restritas). Apesar do Windows procurar por drivers sozinho, recomendo fortemente, caso o problema não seja solucionado até aqui, você realize esta atualização de forma manual. Você pode ler mais sobre isso em outro post aqui do blog (http://documentosdoadm.wordpress.com/2013/01/08/atualizandoinstalando-drivers-no-windows/).
      Se o problema ainda persistir, comente com um print screen do erro e o passo-a-passo que você faz para que ele ocorra.
      Um abraço!

      Curtir

  36. Estou com um grande problema , estou tentando jogar com 2 controles usb , só que funciona um. quando configuro 1 dos 2, a configuração de 1 apaga quando clico em aplicar. ajudem :/

    Curtir

    1. Wellington, atualizei o post recentemente na seção dos controles. Procura dar uma olhada.
      O PCSX2 suporta 2 a mais controles. Verifica se ao conectar o Windows mostra uma mensagem de Dispositivo Desconhecido ou se a luz do analógico não acende.
      Se isso acontecer, há um problema no controle ou na porta USB na qual você colocou o controle. Dá uma lida na seção dos controles e tenta fazer o que está escrito lá. Comente com seus resultados!
      Um abraço!

      Curtir

    1. Tenta reinstalar o PCSX2. No começo do post tem o link para download da versão Standallone Installer, que possui todos os componentes do PCSX2 (instale com as opções padrões, OK?).
      Caso o problema persista, na tela de configurações dos plugins, mude o plugin CDVD para outro na lista.

      Esse problema ocorre por que o leitor de CD/DVD do PCSX2 está corrompido ou ausente, por isso esta mensagem aparece somente quando você vai tentar rodar um jogo. Provavelmente a reinstalação do PCSX2 deve resolver!
      Um abraço!

      Curtir

        1. Acredito que este problema seja relacionado a BIOS. Provavelmente você baixou uma versão customizada (não original) do PCSX2. Remova-a pelo Adicionar/remover programas (ou Programas e Recursos) disponível no Pajnel de Controle e leia este post desde o início, instalando o PCSX2 com o instalador Standallone e com as opções padrões. Com isso o problema deve sumir.
          Um abraço!

          Curtir

  37. ei estou com alguns jogos estão lentos outros estão rodando legais por que ?
    Diga-me um porquê no windows XP roda melhor do que no Windows 8 pro 64 bits.
    minha configuração :

    Inter i5 650 3.2 GHz
    geforce 9800gt pcie 1gb ddr3
    6 gb ddr3 1333

    Curtir

    1. Isso foi comentado no final do post (em “Resolução de Problemas”), dá uma lida lá. Em resumo: Jogos de PS2 mais recentes tendem a usar mais potencial do PS2. Quando tentamos jogá-los no PC, o PCSX2 tem que fazer um “esforço” maior, o que gera travamentos.
      Além disso, sua placa de vídeo é muito fraca para o potencial do teu PC. Pense urgentemente em trocá-la.
      Alguns jogos rodam melhor no XP por 2 motivos:
      1 – Ele é um sistema mais antigo, por isso, consome menos recursos do PC, deixando o processador mais livre para lidar com o PCSX2.
      2 – Ele não possui suporte a DirectX 10. Com isso, você é obrigado a jogar no modo DirectX 9, que usa menos recursos da placa de vídeo (por isso recomendei usar este modo no PCSX2, já que é o que menos usa recursos de hardware).
      Dá uma lida no post, faz todas as dicas, habilita os hacks de velocidade e testa cada opção individualmente. Cada configuração é única, por isso, não posso ajuda-lo além disso.
      Possuo um Core i3 e aqui também ocorrem travamentos, infelizmente. Ás vezes não é culpa do teu PC, mas do PCSX2, que não suporta todos os jogos disponíveis para PS2 ou roda com travamentos (isso ocorre por que o PCSX2 EMULA um PS2, não é UM. Por isso postei o link para a lista de compatibilidade no final do post, para você ver se seu jogo é compatível com o PCSX2 ou possui observações. Vale a pena dar uma lida).
      Um abraço!

      Curtir

  38. Boas, venho aqui explicar o meu problema… Instalei tudo tal e qual cmo esta neste website… Tentei rodar o ” Gran Turismo 3 A-Spec ” acontece que roda tudo direitinho nos menus, mas quando entro para fazer uma corrida fica bastante lento praticamente parado… Se puderem ajudar, agradeco

    Abraco

    Curtir

  39. blz minha placa de video é intel (R) hd graphics
    processador intel (R) pentium
    memoria ram de 2 GB
    HD de 320 GB
    oq eu faço pra rodar o fifa 13 sem ficar lento

    Curtir

    1. Recomendo você usar o FIFA 13 para PC e não para PS2, como recomendado ao Lucas.
      Sua placa de vídeo não é mais suportada pela Intel e seu processador também não. Provavelmente não conseguirá rodar o Fifa 13 sem travamentos nesta máquina sem um upgrade de processador + placa de vídeo.
      Comprar uma nova placa de vídeo pode ajudar, mas acredito que o problema de travamentos está relacionado ao fraco poder de processamento do Pentium (foi sucedido pelas familías Dual Core, Celeron, Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core i3/i4/i5). Seu computador possuí pouca memória também. Seria interessante realizar um upgrade para ao menos 4 GB. Caso não possa, aplicar o 4GB Patch (como fazer isso está na Resolução de Problemas no final do post) pode ajudar).
      Seu computador é bom para o dia-a-dia, mas não para jogos. Para tantos upgrades, recomendo comprar um computador novo caso o PCSX2/Jogos seja prioridade para você (espero que não seja! Olhe filmes, séries, jogue jogos não tão recentes [amo Rainbow Six de antigamente, hehe] ou saía com os amigos no cinema; tem tanta coisa pra fazer na vida além de jogar no computador). Ou compra um XBOX 360. Ou um PS2, que hoje em dia está barato já que saiu de linha. /O/

      Curtir

    1. No começo do post tem o link para Download do PCSX2. Baixe a versão “Standalone Installer” e use as opções padrões; com isso o DirectX será atualizado automaticamente.
      Mas erros relacionados ao DirectX são raros. Em geral, quando acontecem, o PCSX2 sequer abririria (mostraria apenas uma mensagem de erro).
      Recomendo ler a Resolução de Problemas caso esteja tendo problemas (como determinado jogo não rodar ou ficar lento).
      Qualquer dúvida, estamos aí!
      Um abraço!

      Curtir

  40. Tenho notebook, Windows 8
    processador: Intel(R) Core(TM) i5-2410M CPU @ 2.30GHz 2.30GHz
    Tipo de sistema: Sistema Operacional de 64 bits, processador com base em x64
    Memoria Ram: 4GB
    versão do directx: DirectX 11.

    Jogava GTA San andreas de boa com umas configurações que eu fiz q nao me lembro mais , kkkk , mas dps q mudei para tentar jogar Crash Tag Team Racing, não consigo nem jogar ele nem o GTA. por favor me ajude a tentar achar uma configuração boa pra mim jogar…

    Curtir

    1. Lucas!
      kkkk, também passei muito por isso. Ficava muito p*** quando configurava o PCSX2 para um jogo diferente aí quando tentava jogar outro a configuração que eu tinha mudado dava pau, hehe. Aí passei a usar o Bloco de notas e ia anotando as mudanças que fazia para poder voltar ao normal depois.
      Em relação ao GTA, te recomendo baixar a versão para PC (você encontra versões do GTA San Andreas super compactadas na internet com menos de 20 MB, então internet lenta não é desculpa, hehe). Isso por que toda emulação é mais lenta que um jogo nativo para Windows, já que seu processador tem que emular um processador de vídeo-game.
      É como nós: É muito mais fácil ser nós mesmos que fingirmos ser algo que não somos. É muito difícil e exige muito esforço mantermos esta falsa “imagem”.
      Para o computador segue a mesma analogia: É muito mais fácil processar o GTA para computador (que é nativo para Windows) do que o computador ter de fingir que é um PS2, o que leva a travamentos e mensagens de erro.
      Em relação ao Crash: Todos os jogos do Crash são problemáticos no PCSX2, infelizmente. Na lista de compatibilidade (disponível no final do post. Você bem que podia ter consultado ela, aff) o pessoal comentou que apenas é possível navegar entre os menus, e ao começar a jogar o jogo trava. O que eles recomendaram é nas opções do jogo desabilitar o Sound FX (de acordo com o pessoal isso remove “beeps” que acontecem). No post tem uma seção chamada “EE/IOP e VUs” e mude VU0 e VU1 para SuperVU (com isso, o PCSX2 se tornará mais lento! Lembre-se de trocar após jogar o jogo!).
      Dei dicas ao Fernando em relação ao Crash que podem ajuda-lo a fazer o jogo rodar. Vale a pena tentar!
      Caso não dê, paciência! Na lista de compatibilidade apenas uma pessoa comentou que o jogo funcionou, mas ela não disse o que mudou para que isso acontecesse.
      Um grande abraço e boa-sorte!

      Curtir

  41. Olha tento jogar Fifa Street 2 e as texturas ficam coloridas as vezes lento mas ja zerei God of War 1 e 2 por ele, alguem tem alguma sugestão?

    Curtir

    1. Leia o final do post, em “Considerações Finais” ensina como fazer uma ISO e como usá-la no PCSX2 (o por quê de usarmos uma imagem no lugar do DVD também foi comentado!).

      Um abraço!

      Curtir

  42. Aí valeu mesmo, o seu poste é muito bom, consegui fazer tudo, e os jogos rodam com normalidade, mas o Pes12 roda um pouco lento, mas é bweda fixe, continua assim mano obrigado um abraço!

    Curtir

    1. Luís, sempre fico feliz quando recebo comentários como o seu!
      No final do post tem uma seção chamada “Resolução de Problemas”, tentou dar uma lida nela? Pode ser que seu PC não possua os requisitos mínimos (o que se resolve apenas compra do peças novas) ou os gráficos e hacks de velocidade estão mal configurados em relação ao poder do teu PC! Tenta deixá-los que nem os do post (que usam o mínimo de hardware e são as mais compatíveis possível). Caso apenas o PES trave não há muito o que ser feito! Jogos mais novos usam muito do potencial do PS2. Quanto mais novo o jogo é melhor deve ser seu PC, já que os gráficos são melhores.
      Não pude encontrar nenhum comentário na Lista de Compatibilidade do PCSX2 em relação ao PES, por isso é provável que seu caso seja isolado.
      Qualquer dúvida estamos aí!
      Um grande abraço!

      Curtir

  43. Mano aki tá dando um erro faço tudo direito faço akele bagulho de abri com iso da tudo certo só q quando incio aparece akeles quadrados e depois aparece akeles quadrados vermelhos dizendo “Please Insert a Playstation or Playstation 2 format disc” o jogo é Naruto Ultimate Ninja 4 pf me ajuda

    Curtir

    1. Fala Adrian!
      Esse problema geralmente acontece quando o disco n é de PS2. Você está tentando usar uma ISO ou um DVD (pelo que pude entender está usando uma ISO). Tenta o seguinte: Ao invés de usar uma ISO, tente usar diretamente o DVD (a opção de usar o drive de CD/DVD está no mesmo menu de selecionar uma ISO. Em último caso, você precisa testar o DVD em um PS2 de verdade para verificar se ele funciona. Se funcionar, daí pode ser um problema na ISO e será preciso refazê-la (foi comentado no final do post como fazer uma).
      Um abç e desculpa a demora! Estava procurando emprego e nesse meio tempo ajudando minha mãe no Brechó para não ficar parado e ganhar um dinheirinho.

      Curtir

  44. Ow meu controle nao ta indo o joystick direito, ele só acrescenta 16 teclas, ai vai subistituindo os direcionais do joystick da direita pelo X O QUADRO e TRIANGULO.

    Ajuda plz = /

    Curtir

    1. Thiago!
      Tive um caso EXATAMENTE IGUAL ao seu no passado, no qual o Cássio comentou (no item 2) que comprou um Joystick no qual o analógico esquerdo (L3) substitua o X, QUADRADO, TRIÂNGULO e BOLINHA.
      Geralmente isso ocorre apenas com controle para Gamers. Em geral, o controle para gamers possui botões a mais que o padrão, justamente para que os amantes de jogos possam deixar o controle de acordo com sua necessidade. O problema disso é que muitos controles vem pré-configurados e nem sempre você consegue mudar esta configuração.
      Pode ser que seu controle acompanha um CD de instalação com um programa de configuração (ou você pode baixá-lo no site do fabricante) que permitem tornar os analógicos “direcionais” normais como eles deveriam ser.
      Caso não possua, o Windows também possui um gerenciador GENÉRICO de Joystick que pode ajudar. Abra o Painel de Controle. Na Pesquisa (no topo da janela, próximo do botão X de fechar a janela) digite joystick. Clique em Configurar controladores de jogos USB.

      Minha recomendação é trocar este controle (caso seja novo) na loja e comprar um modelo mais simples. Caso não possa trocar, comprar um modelo simples é bem barato (aqui na minha cidade comprei um controle padrão-PS2 por R$ 20,00). Claro, é de marca desconhecida, mas já faz uns 5 meses e está durando, hehe. É só saber cuidar.
      Um abraço!

      Curtir

  45. Eduardo, desculpe ser mais um aqui a te importunar, mas eu consegui baixar os jogos de ps2 que mais amo (a série champions os norrath e o primeiro balduur’s gate) pra jogar, já que meu ps2 deu pau há uns anos (eu tô no ps3). Baixei, mas parece que, não sei se por problema do meu PC ou por erro meu em seguir (ou entender) tuas cuidadosas instruções, os jogos aparecem apenas na metade da tela. Parecem estar rodando normalmente, inclusive no que diz respeito ao som e aos controles (uso os do Xbox 360), mas a meia tela continua. Você saberia me ajudar a resolver isso? Grato de antemão, você ajudará a um grupo de nerds pouco geeks a ter um feriado mais feliz… hahaha…. Um Abraço.

    Curtir

    1. Ramon,
      Que importunar nada, hehe. Tudo o que um blogger quer é comentários sobre seu trabalho. Sempre fico feliz quando recebo um comentário aqui no blog, independente de ser uma pergunta ou agradecimento. Gosto de ajudar as pessoas o/
      Vamos tentar fazer sua páscoa mais feliz então, haha.
      Hoje no final da tarde atualizei o post na parte de Resolução de problemas e inseri uma nota no início do post indicando que as pessoas lessem esta parte do post antes de comentar.
      Fiz estas mudanças por que percebi que tem muita gente comentando sobre problemas com o jogo X ou Y, e tudo que faço é ir na lista de compatibilidade do PCSX2 (listada em Resolução de Problemas) e ver as sugestões que o pessoal dá para resolver o problema no jogo X ou Y. As pessoas não precisavam comentar – apenas ler a lista de compatibilidade.
      Vendo a lista de compatibilidade, vi que os dois jogos que você citou rodam apenas em modo Software em Renderer nas configurações de vídeo. Tenta mudar lá e ver se ajuda. Importante ler as notas do final do post em relação a esta mudança. (Em resumo: Se você possui um processador muito fraco, o problema será resolvido, mas o jogo ficará muito lento!)
      Em ambos os jogos, as pessoas comentaram que precisaram aplicar o 4GB Patch para que o PCSX2 não fecha-se sozinho ou trava-se. Como usar este patch (e onde encontrá-lo para Download) está no final do post (agora atualizado).
      Qualquer dúvida, estamos aí.
      Um abraço e Feliz páscoa!

      Curtir

  46. Vlw pela dica brother, o PCSX2 não era prioridade pra mim, eu só queria baixar pra jogar o Final Fantasy XII mesmo, sem falar que eu jogo outros jogo nesse not como Dota 2, CS 1.6, AoM, RaiderZ, entre outros. Eu só quis baixar o emulador porque aparentemente não tem uma versão do FF pra pc e sem falar que não tem loja nenhuma aqui que venda esse jogo, mas no caso eu estou quase comprando um computador de mesa que tem as configurações bem parecidas com a do seu, dai quem sabe eu não possa jogar quando comprar! xD

    Curtir

  47. Cara, muito bom teu guia, mas eu queria saber se o meu not consegue rodar o emulador com essas especificações: Processador: Dual Core CPU T4500 2.30 GHz
    Memória RAM 2 GB
    Processador eu não sei, e aparentemente não é muito bom… ‘-‘

    Curtir

    1. Outra coisa que eu esqueci de falar. Antes de usar essa configuração eu estava usando uma outra, que era para jogar o GoW 2, eu pensei que eu poderia usar para jogar o FFXII, mas quando usei a imagem estava com uma mancha cinza em alguns lugares, e o jogo travava bastante (isso no gameplay, porque nos CG’s iniciais do jogo estava ótimo). Mas depois de usar essa configuração aqui a mancha sumiu, aquele dedinho que é o selecionador eu acho apareceu (antes estava invisivel), e a mancha cinza sumio no gameplay também, a única coisa que ficou foi os travamentos no jogo, e o som que também trava bastante. Tirando isso creio eu que tá tudo ok!

      Curtir

      1. Bom dia Gabriel!
        Cara, é o seguinte: Comentei sobre o Processador Dual Core no passado (como você pode ler nos comentários anteriores), mas vou resumir aqui: Seu processador é bom e continua sendo bom, assim como ainda pode ser encontrado no varejo (como Magazine Luiza e Ponto Frio), mas saiu de linha há anos para dar espaço para a linha Core 2 Duo (que nunca mais vi a venda) e finalmente a família Core (i3, i5, i7) da Intel. Para o dia-a-dia (como Facebook, jogos de 2008-2009 [como Crysis 1 e DmC 4] e para digitar textos ou realizar cálculos no Excel) ele é ótimo, mas para o PCSX2 ele não é suficiente. Tanto que nos Requisitos Mínimos (no final do post) ele pede um Core 2 Duo, que é uma família após seu processador.
        Lembrando também que seu computador é um notebook, que perde em performance em relação a um computador de mesa da mesma configuração (devido a fatores como: melhor ventilação e de gasto de energia).
        O que posso te recomendar é sempre usar o notebook na tomada quando for jogar ou usar aplicações pesadas, como Photoshop ou CorelDraw. Algumas fabricantes (como a Acer e a HP) diminuem o clock (potência) do processador para poupar energia e a bateria durar mais caso o notebook esteja fora da tomada. Mesmo que você use o plano de Alto Desempenho do Windows, ele continuará diminuindo o Clock. Isso por que este controle não é a nível de software, mas de hardware (peças), no qual o Sistema Operacional não tem controle.
        Mas isso não significa que o plano de Alto Desempenho não funcione, pelo contrário. O Windows pode sim diminuir (ou aumentar) o uso da potência do processador e outros componentes, como vídeo; ele somente não tem controle sobre a diminuição a nível de hardware da potência do processador. Você pode mudar o plano de energia clicando no ícone da bateria próximo ao relógio e selecionando Alto Desempenho nas opções que aparecem.
        Outra dica é diminuir o número de programas abertos (como Skype e até Antivírus [caso use o Norton, esta dica é mais do que bem-vinda]), para que o processador foque no que é preciso: No jogo.
        Outra dica é atualizar o driver da sua placa de vídeo. É um pouco trabalhoso, mas vale a pena. Se puder atualizar todos os drivers citados no post, a performance aumenta muito! Principalmente se você está usando os drivers genéricos do Windows.

        Sim sim, o Final Fantasy rodou bem por que a configuração do post é a mais genérica e compatível possível. Com isso, a maioria dos jogos rodão sem problemas (com algumas exceções, como Crash Bandicoot e outros que precisam de algumas alterações, como pode ser lido nos comentários anteriores).
        O PCSX2 possuí uma lista de compatibilidade de títulos no final do post. Pesquisei o título Final Fantasy e lá estava comentado que algumas pessoas encontraram problemas como listras. A solução seria pressionar [F9], que muda o Renderer do Gsdx para Software (que é ainda mais compatível que o Directx9 [recomendado no post], mas é um pouco mais lento por que usa o processador e não a placa de vídeo). Mas como o problema foi resolvido, deixe assim.
        Algumas pessoas conseguiram melhorar a performance não usando o MSAA (Anti-Aliasing) no Gsdx.
        Mas sim, é o processador o maior gargalo do teu PC. Tenta as dicas que te passei neste comentário, com certeza melhorará um pouco, mas não tem muito o que ser feito se não a compra de um novo notebook caso o PCSX2 seja prioridade para você (espero que não seja!). Use seu PC para jogar jogos mais antigos (não necessariamente ruins. Gosto muito dos antigos Rainbow Six e jogo eles em um netbook com processador de um core de 1,2Ghz!) e ver filmes e seriados caso não dê. Nada de desanimo!
        Um abraço!

        Curtir

  48. Entrei em vários sites mais não me ajudaram em nada, mais o seu post me ajudou bastante MESMO vlw cara !!! (: Agora jogo God of War tranquilo ^^

    Curtir

  49. O brother parabens pelo seu post ajuda mesmo então a configuração do meu pc(nootebook).
    Tipo de Computador ACPI x64-based PC (Mobile)
    Sistema operacional Microsoft Windows 7 Ultimate
    Service Pack do Sistema Operacional [ TRIAL VERSION ]
    Internet Explorer 9.0.8112.16421 (IE 9.0)
    DirectX DirectX 11.0
    Nome do Computador TIAGO-PC
    Nome do usuário TIAGO
    Nome do domínio [ TRIAL VERSION ]
    Data / Hora 2013-02-27 / 19:13

    Placa mãe:
    Tipo de processador Mobile DualCore Intel Pentium T4500, 2300 MHz (11.5 x 200)
    Nome da Placa Mãe Positivo M14
    Chipset da Placa Mãe Intel Cantiga GL40
    Memória do Sistema [ TRIAL VERSION ]
    DIMM1: Smart Modular SH564568FH8NZPHSCR 2 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (9-9-9-24 @ 666 MHz) (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz) (5-5-5-14 @ 380 MHz)
    DIMM3: Smart Modular SH564568FH8NZPHSCR [ TRIAL VERSION ]
    Tipo de BIOS AMI (12/02/10)

    Monitor:
    Adaptador gráfico Mobile Intel(R) 4 Series Express Chipset Family (1849946 KB)
    Adaptador gráfico Mobile Intel(R) 4 Series Express Chipset Family (1849946 KB)
    Monitor AU Optronics B140XW01 V8 [14″ LCD]

    Multimídia:
    Adaptador de som IDT 92HD81B1X @ Intel 82801IB ICH9 – High Definition Audio Controller [A-3]
    Adaptador de som Intel Cantiga HDMI @ Intel 82801IB ICH9 – High Definition Audio Controller [A-3]

    Armazenamento:
    Controladora IDE Intel(R) ICH9M-E/M SATA AHCI Controller
    Controladora IDE JMB38X MS Host Controller
    Controladora IDE JMB38X SD Host Controller
    Controladora IDE JMB38X SD/MMC Host Controller
    Disco rígido SAMSUNG HM500JI (500 GB, 5400 RPM, SATA-II)
    Drive óptico Slimtype DVD A DS8A4S
    Status dos discos rígidos SMART OK

    Partições:
    C: (NTFS) [ TRIAL VERSION ]
    D: (NTFS) 407.2 GB (386.7 GB livre)
    Tamanho total [ TRIAL VERSION ]

    pelo que eu vi no post a configuração dele e muito pequena pra rodar filé né .So que o jogo velozes e furiosos tokio drift que é compativel tbm rodo filé e até eu zerei ele usando o pcsx2 no meu pc,ou varia de jogo pra jogo?

    Curtir

    1. Sim, varia de jogo pra jogo.
      Essa variação ocorre por que, a medida que o tempo passa, mais as desenvolvedoras de jogos aproveitam o potencial do Console. O Batman Begins (2005) roda bem aqui, já o DBZ 3 (2007) apresenta pequenas travadas ás vezes. Quanto mais recente o jogo, menor a probabilidade do jogo rodar legal.
      O que justifica o D1 não rodar no teu PC é teu processador e o vídeo onboard (o vídeo onboard da Intel anteriores ao HD Graphics [que acompanham os novos processadores Core i3, i5 e i7] nunca foram bons para jogos). Sinto muito 😦
      Como é um Notebook, um upgrade de peças se torna inviável. Teu notebook é bom, mas sua placa de vídeo não é boa o suficiente para o PCSX2. O teu processador está abaixo dos Requisitos Mínimos também 😦
      Como é um Notebook, durante a jogatina, recomendo conectar ele a energia e usar “Alto Desempenho” no Windows, assim como seguir as dicas que te passei no outro comentário pra ver se vai.
      Tirando isso, o que justifica o D1 não rodar é justamente tua configuração. Alguns jogos vão rodar, outros não. Nem aqui todos os jogos rodam bem, por que sei que meu PC não é tãão bom quanto um dia ele foi.
      Seu notebook é ótimo, ok? Mas para o PCSX2, ele não é bom o bastante para ESTE jogo. Isso só significa que alguns jogos não vão rodar, mas é normal. Procura outras alternativas, sei lá. Jogos de corrida bons (tanto para PC e PS2) tem aos montes por aí.
      Qualquer dúvida, estamos aí. 😀
      Um abraço!

      Curtir

  50. o cara tu manja demais me ajudo bastante, só que baixei a ISO do jogo D1 GP Professional e o jogo roda filé os menus tudo na hora de jogar a tela fica preta e não aparece os carros fica só o velocímetro funcionando e o carro não aparece nem a pista o que fazer se puder me ajudar, o que posso fazer??

    Curtir

    1. A primeira coisa que você tem que fazer quando um jogo apresenta problemas, é ver se na lista de compatibilidade ele está listado e é compatível. Saberia disso caso tivesse lido TODO o post ou somente o final, com o título grande “Resolução de problemas“.
      Mas felizmente, seu jogo está lá.
      Isso indica que possivelmente o problema é a configuração do teu computador ou a do plugin de vídeo.
      Se puder me passar as configurações do teu computador, recomendo ler este comentário que escrevi de como obtê-lá.
      Você pode ver no final do post que tem os Requisitos Mínimos. Caso seu computador não se encaixe, o PCSX2 não vai rodar bem e problemas como o seu podem ocorrer. Após obter a configuração do teu PC, procura ver no final do post se o seu computador é compatível.
      Sobre o vídeo: Leia a seção de vídeo do post novamente e configure-a como nas imagens. Elas possuem a configuração mais leve e compatível possível.
      Se o problema continuar, experimenta atualizar teu driver de vídeo (ou todos, se puder!). O por quê e como fazer isso está em outro post aqui do blog: http://documentosdoadm.wordpress.com/2013/01/08/atualizandoinstalando-drivers-no-windows/
      Procura ler os comentários anteriores e todo o post antes de comentar. Sei que é muita coisa, mas vai pulando os comentários que não interessam. Tem dicas valiosas que te ajudariam muito mais rápido do que esperar por uma resposta, seu problema é bem comum por aqui.
      Um abraço brother!

      Curtir

  51. Zeca, obrigado pelos comentários! Atualizarei o post com seus conselhos!
    Eu iria te recomendar usar um HUB USB (ele diminui a carga que vai até o controle). Poderia ser que a Placa-Mãe estava dando uma voltagem maior ou menor que 5 volts. O HUB estabilizaria a voltagem e provavelmente o controle funcionaria (no meu computador funciona apenas com HUB USB).
    Comentaria também que os computadores são ótimos e que problemas com controle não é relacionado a performance ^-^’
    Mas é isso, fico feliz que tenha conseguido rodar, mas ainda estou longe de ser Senhor, hehe ^-^’
    Peço desculpas pela demora para responder, minha vida está muito corrida!
    Abraço!

    Curtir

  52. Outro adendo: Sr Eduardo, acho q descobri o problema. Não tem nada a ver com a potência dos micros. Eles emulam perfeitamente os jogos, pois reinstalei as roms de cada game e eles entraram e rodaram certinho. Parece q o problema reside no driver do joystick q só funciona após configurá-lo depois q o jogo já está aberto no pcsx2. Preciso tb teclar na opção multitap na aba de configuração do pad. De qualquer forma valeu.
    abs
    Zeca

    Curtir

  53. Sr Eduardo. Parabéns pelo excelente tutorial e pela enorme paciência com a galera. Agora o meu problema. Instalei o PCSX2 1.0 no meu micro (Core I3 1ª geração com 4 giga RAM +AMD Radeon 6670 + Windows 7 32 bit). O jogo Alien Force roda uma maravilha, com um joystick PS2 Usb baratinho.
    Animado, instalei o emulador num All in One HP (Core I3 2ª Geração com 6 gb e vídeo integrado Intel HD2000 – portanto sem placa dedicada de vídeo dedicada), e com Windows 7 64 bit. Também instalei o PCSX2 num notebook HP Core I5 1ª geração, com 4 giga RAM + AMD Radeon 5450 (512 mb), também com Win 7 64 bits. Nesses dois últimos equipamentos, o jogo abre normal mais não roda, pois os botões do joystick usb não funcionam. O pior é q fiz toda a configuração conforme orientado em seu tutorial, instalei o driver do próprio joystick usb, e outros drivers da web. Já conetei em várias entradas USB e nada. Curiosos é q durante a configuração do PAD 1 no emulador, todos os botões do joystick funcionam normalmente – mas quando começo o jogo, o joystick não funciona. O que será?

    Curtir

    1. Adendo: Sr Eduardo. Pode desistir. Visitei alguns foruns estrangeiros e constatei que infelizmente essas duas máquina não possuem hardware suficiente para rodarem esse emulador. É uma pena, mas já vou providenciar a desinstalação desse programa no HP All in One (core i3 + HD intel 2000) e no Laptop HP i5 U470+Radeon 5450 (512mb).
      Um abraço.

      Curtir

  54. Alguem sabe se ele emula ps1 tambem pois como o ps2 console roda o play 1 ,coloquei uma iso de play1 ele roda mas da tela preta

    Curtir

  55. Eu fiz alguma besteira.
    Eu marquei algumas opções e desmarquei outras, agora o meu jogo está rodando a 120 FPS , está ligeiramente rápido

    Curtir

    1. Você pode tentar resetar as opções do PCSX2 (indicado no começo do post) e recomeçar do 0.
      Mas provavelmente este problema é devido aos Hacks de Velocidade. Tente desabilitá-los! Ou habilitá-los caso o jogo fique muito lento.
      Tem que ir testando quais opções usar por que cada computador é diferente.
      Abç.

      Curtir

  56. Olá, estou tentando rodar o Crash Twinsanity em .iso e fica sempre na tela preta.

    Já tentei alterar tudo em relação aos gráficos no pcsx2, e nada. Versão é essa que tá no download, bios também.

    Configurações do meu pc:

    SO: Windows 7 Ultimate 64 bits
    Placa mãe: Sei lá, no dxdiag.exe aparece: (PCChips)
    Processador: AMD 64 2x Dual Core 6000+ 3.0GHz
    Memória RAM: 4GB
    Placa de vídeo: Nvidia GTX 570

    Não sei o que fazer 😦

    Curtir

    1. Fernando!
      Por sua placa-mãe (PCChips) ser uma placa de baixo-custo, desvaloriza muito a configuração que teu PC tem. A primeira que eu atiraria a faca seria nela, mas é que o Crash é problemático no PCSX2 mesmo.
      No final do POST, tem uma lista de compatibilidade que indica se o jogo X ou Y roda no emulador.
      Como seu computador possui uma boa configuração (um dia me doa sua placa de vídeo? Minha GT220 é ruim ^-^’), o problema está no Crash.
      No final do post, tem 2 links para as listas de compatibilidade do PCSX2. Isso por que não basta apenas seu computador ser potente o suficiente para emular um PS2, mas o PCSX2 precisa dar suporte ao jogo.
      Acessei a lista por ti, mas é algo que tu poderia ter feito. Hoje estou de bom humor, acho. Ouço Victor & Leo sonhando que minha ex-namorada volte e fico nessa. Fico a maior parte do tempo pensando nisso, u.u
      Na lista, ás vezes você dá sorte de ter dicas de que quem conseguiu rodar os jogos, que nos dizem quais opções eles usaram para que o jogo rodasse.
      Como o Crash é um jogo bem famoso, as dicas estavam lá. Vou passá-las traduzidas aqui (você não é obrigado a entender inglês, mas hoje em dia seria interessante pelo menos ter uma noção básica).
      Antes de continuar, recomendo você atualizar o PCSX2 para a última versão (é a 1.0.0 no momento que escrevo). A versão que você usa aparece no título da janela do PCSX2.
      NOTA: Provavelmente você conseguirá rodar o jogo, mas em ambas as listas de compatibilidade apontam problemas visuais, principalmente em relação a superfícies transparentes e sombras, que ficam distorcidas. Além disso, se o jogo possuí vídeos (como de introdução), eles não serão reproduzidos. Infelizmente não tem o que fazer em relação a isso, mas pelo menos o jogo roda, certo? 😀
      Abra o PCSX2 e clique em Configuração > Configuração de Emulação (no menu, localizado no topo da janela principal do PCSX2). Agora, clique em Correções de jogos.
      Marque a caixa “Habilitar correções de jogos manuais (não-recomendado)
      Agora, precisamos marcar 3 caixas:

      Hack de Tempo de EE: Tenta consertar travamentos e gráficos distorcidos.
      Hack para pular MPEG: Remove os filminhos do jogo.
      Hack de flag de OPH: Mais importante. Tenta corrigir a tela preta ou quando o jogo simplesmente para em uma imagem fixa sem motivo.

      Agora, clique em OK. Voltará para a janela principal do PCSX2. Entre nas configurações de vídeo entrando no menu Configuração > Vídeo (GS) > Configurações do Plug-in….
      Como sua placa é compatível com DirectX 10, pode usar Direct3D10 em Renderer no modo Hardware, usando o máximo da tua placa de vídeo.
      Clique na caixa Enable HW Hacks e clique em Configure…. Agora, selecione a caixa Alpha e dê OK.

      Lembrando que tudo é tentativa e erro. Pode tentar usar o modo Direct3D9 em modo Hardware e habilitar a opção Alpha correction (FBA) caso o jogo seja impossível de rodar devido ao número de problemas gráficos.
      Ainda assim, o modo mais compatível de todos é o modo Direct3D9 em modo Software. Mas use-o apenas em último caso. Teste com o Direct3D10 em modo Hardware antes de usar o 9, OK?
      É tudo tentativa e erro, não tem jeito! Tem que ir tentando até funcionar.
      As referências (todas em inglês) das dicas que te passei podem ser lidas em:
      http://wiki.pcsx2.net/index.php?title=Crash_Twinsanity
      http://forums.pcsx2.net/Thread-Crash-Twinsanity-SLES-52568-E–29579
      Ambos os links foram encontrados na lista de compatibilidade no final do post.
      Lembrando: Ao rodar outros jogos, desabilite as Correções de jogos que definimos! Elas são específicas para o Crash. Quando você for rodar outro jogo, eles podem apresentar problemas.
      Se ainda tiver problemas, tenta reinstalar o PCSX2 (o link para download está no começo do post). Isso por que ele traz o atualizador do DirectX, necessário para poder rodar os jogos, vídeos e músicas no PC, e o C++ 2010, que o PCSX2 precisa para rodar.
      Antes de comentar novamente (caso o problema persista), tenta atualizar o driver de vídeo. Escrevi sobre isso em http://documentosdoadm.wordpress.com/2013/01/08/atualizandoinstalando-drivers-no-windows/
      Um abraço!

      Curtir

      1. Fala Eduardo, li lá no “Sobre você”, e percebi que você também é programador. Também sou, porém programo pra desktop, em linguagem Delphi ainda :/
        Linguagem que sofre bastante preconceito, uheusaeas
        Mas também nem curto muito ela mesmo, pretendo mudar em breve.

        Enfim, foi mal por ter que fazer você realizar toda essa pesquisa por mim. Eu até tentei procurar esse jogo na lista de compatibilidade, mas sem sucesso (eu sempre consigo encontrar esses tipos de coisas, porém dessa vez não consegui).

        Então, eu fiz todos os procedimentos citados por você, mas sem sucesso. Inclusive, fiz várias alterações, desinstalei e instalei novamente, atualizei meu driver de vídeo e nada.
        No entanto, percebi que você recomendou alternar entre o DirectX 9 ou 10, certo? Aqui só aparece 9 ou 11.
        Veja:

        [img]http://img59.imageshack.us/img59/9789/pcsxr.png[/img]

        Por mais que eu realize várias alterações, não consigo de forma alguma rodar o jogo. Acho que vou baixar o God of War, que eu julgo ser bastante compatível, e testar, pra ver se não é o jogo mesmo.

        Abraços.

        Curtir

      2. Mais uma coisa, tem os dois modos de iniciar o .iso: O rápido e o completo, no menu Sistema, certo?

        Se eu iniciar pelo rápido, não funciona. Se eu iniciar pelo completo, funciona, porém eu caio na telinha que tem dois memory card e o CD logo abaixo. Eu seleciono o CD e aperto X, a tela escurece, e volta pra tela anterior… To baixando outros jogos, e irei testar. Mas caso você saiba o problema disso, fico agradecido. 😀

        Curtir

      3. CONSEGUI!!!!
        Eu havia extraído tudo do .iso e depois coloquei de novo em uma nova iso com o nero burning. Não me lembro porque fiz isso. Mas daí baixei uma .iso pronta por aí, e funcionou.

        Valeu, agora se eu encontrar problemas de fps, ou gráficos zuados, eu venho aqui tentar corrigir.

        ABRAÇO!!

        Curtir

    2. Tudo bem, é normal. Quando a placa suporta DX11, ele remove o DX10 da lista e mostra apenas o DX11. Isso é bom, por que mostra que sua placa de vídeo é top de linha.
      Trabalhei em uma empresa que usava Cobol ainda. Assim como o Delphi, dizem que é uma linguagem morta. u.u Mas a gente vai vendo que hoje o Cobol tem uma adaptação para Java (consequentemente sendo multiplataforma) e é orientada a objetos, sendo desenvolvida até hoje. O Cobol em si está morto, mas a linguagem não morreu. Acredito que possa acontecer o mesmo com o Delphi.
      Cheguei a me interessar por Delphi quando comecei a programar, mas achei o Delphi muito difícil e acabei começando com C#, depois parti pro PHP e jQuery e aqui estou.
      Mas obrigado por compartilhar sua solução! Poucas pessoas voltam para comentar seus resultados. Com certeza ajudará muita gente.
      Um abraço!

      Curtir

      1. hehe, eu também já programei em C#, mas por um pouco tempo. Como C# é muito parecido com Java, eu sinto que sei Java também. kkk

        De uns tempos pra cá, comecei a estudar PHP, e sei lá o que vai ser do futuro.

        Boa sorte aí, abraço!

        Curtir

      2. Concordo contigo em relação ao futuro. Acho que muitas empresas e revistas especializadas vendem uma linguagem como a que vai definir o futuro, mas enquanto o programa escrito em C# (ou Delphi, no teu caso) continuar funcionando nas novas versões do Windows ou não seja oficialmente morta pela criadora, vou continuar programando na linguagem que domino.
        Importante é ter o programa funcionando e você gostar de programar naquela linguagem, que seja um desafio e que ao mesmo tempo você se divirta com isso.
        PHP é um ótimo caminho! Assim como o Java, ele é multiplataforma e depende apenas do servidor (e do navegador do usuário, para que a página seja bem renderizada). Mas logo que precisar ter conteúdo dinâmico (obter dados do servidor sem atualizar a página), notará que precisará usar jQuery. Mas isso são passos naturais. o/
        Tentei programar em Java (para Android), mas não achei tão simples como o C#. Acho que não me dei o tempo necessário para aprender mais sobre a linguagem. Mas quem sabe um dia eu não volte a tentar, 😀

        Curtir

  57. eei inicia normalmente mais quando aperto em qualquer tecla do meu notebook nao faz efeito nenhum no jogo ou seja nao funciona, nao quer pegar o teclado no jogo !

    Curtir

    1. Você precisa configurar os controles! Como fazer isso está no POST.
      O mais interessante seria comprar um controle USB. Jogar pelo Teclado não é tão bom. Em Notebooks, a sensação deve ser pior ainda. Sem falar que, se você ficar forçando muito as teclas (ou segurando por muito tempo), corre o risco de uma tecla atolar ou cair, e a troca do teclado de Notebook é caro.
      Sei que é um gasto a mais, mas evita dores de cabeça no futuro e reflete em economia a curto e longo prazo. Vai se divertir muito mais com um controle (vai ter a sensação de estar em um PS2 de verdade ao jogar em Tela Cheia), sem falar que é ridículo ter um Notebook com peça caída depois.
      Abç!

      Curtir

  58. Brother, não estou entendendo, meu note é um Sony da linha Vaio.

    Processador: Intel(R) Core(TM) i5-2430 CPU @ 2.40GHz

    Vídeo: AMD Radeon(TM) HD 6630

    Memória RAM: 6GB.

    Mas, sempre quando eu executo o jogo, ele roda a 30 FPS.
    Desde cedo tentando jogar Colosseum, mas até agora nada.

    Se poder me ajudar eu ficaria muito grato.
    ^^

    Curtir

    1. 30 FPS são ótimos! E seu notebook incrível :O
      30 FPS são suficientes para rodar sem travadas, por isso, não posso ajudá-lo! Uma dica para Notebooks é conectá-lo a tomada quando for jogar (alguns Notebooks, mesmo em modo de Alto Desempenho do Windows, diminuem parte da potência do processador para poupar bateria), e habilitar o modo de Alto Desempenho.
      Pode tentar usar os Hacks de Velocidade. A opção MTVU (citada no post) pode ser interessante para o seu PC!
      Tirando isso, leia o post atentamente (que usa a configuração mais leve e compatível possível) e os comentários que já escrevi. Sei que são muitos, mas há dicas valiosas neles que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho do PCSX2. Não faz sentindo eu já repetir tudo o que disse para os outros para ti.
      Abç!

      Curtir

      1. Eu quem agradeço ^^’
        Criei este blog por que ás vezes acessava alguns sites e via que quem cuidava deles não parecia se importar com os comentários que recebia ou não ajudava quem pedia ajuda ou tinha dúvida em algo que estava escrito. Então tento ajudar da melhor forma que posso, mesmo que a resposta demore pra chegar 🙂

        Curtir

    1. Enio, somente com essas informações eu não posso te ajudar! 😦 É preciso saber quando esse erro ocorre. Ex: Ao abrir o PCSX2, ao colocar um jogo para rodar, etc.
      Faz o seguinte: Lê todo o post, desde o começo. No começo do post tem o link para Download do PCSX2. Baixa ele e instala com as opções padrões, e então segue o post a risca (as imagens podem ajudá-lo!).
      Se mesmo assim o erro continuar comentando o que você fez para que o erro acontecesse, assim como o jogo que você tentou jogar (nem todos os jogos são compatíveis com o PCSX2, infelizmente!).
      Um abraço!

      Curtir

  59. Eu tenho um AMD phenom 9500 Quad-Core, 2.2Ghz e 2.25 de ram
    mas nao consigo colocar meu PCSX2 na função sse4, quando eu tento aparece uma msg dizendo que o plugin falhou ao carregar. Talvez por isso o jogo Cavaleiros do zodiaco – Hades está Lento !

    Oque eu faço ?

    Curtir

    1. Lendo artigos na Wikipedia (Inglês), os processadores Intel possuem algumas instruções 14 instruções SSE4 a mais do que os processadores AMD. Estas 14 novas instruções foram adicionadas apenas no sucessor do Phenom. Seu processador apenas suporta SSE3. (http://en.wikipedia.org/wiki/SSE4#SSE4_subsets)
      Você podia ter checado se seu processador suporta SSE4 no post, no qual ensinei a ver passo-a-passo.
      Se está lento, procure ler as dicas que passei para outras pessoas nos comentários. Sei que são muitos comentários, mas se você realmente quer rodar da melhor forma possível, você vai ter trabalho. Cada computador é diferente, então a configuração que você deve usar também.
      Tudo que posso te dizer é: Se puder, aumenta esta RAM pra pelo menos 4 GB. Se não possui placa de vídeo, está na hora de pensar em adquirir uma, mesmo que de modelo econômico. Jogos sem placa de vídeo, esquece.
      Abç!

      Curtir

    1. Ele já vem instalado por padrão no Windows XP e mais recentes.
      Você não consegue selecioná-lo na lista, isso?
      Ou o PCSX2 dá uma mensagem de erro “you need to update some directx libraries”? Se for este o caso, leia os comentários anteriores que já comentamos sobre isso.
      Um abraço!

      Curtir

    1. Opa! 😀
      Eu quem agradeço, volte sempre o/
      Acho que o que mais enriqueceu o post não foi o conteúdo em si, mas os comentários. É incrível como o pessoal ajuda compartilhando informações como fizeram o jogo X rodar no PCSX2 e tal. O pessoal que visita o blog é incrível o/
      Um abraço Dog! Até.

      Curtir

  60. Realmente muito bom. Entrei no site só para tirar uma pequena dúvida sobre o emulador e acabei lendo o post todo.
    Está muito bem explicado, até mesmo configurações que normalmente seriam deixadas de lado foram explicadas. E você ainda se prontificou para responder as dúvidas nos comentários.
    Gostei muito do blog, começarei a visitar ele frequentemente à partir de agora.

    Curtir

    1. Iury, comentários como o seu me enchem de alegria o/
      É que eu sou muito curioso, quando acho algo que não sei ou desconheço fico destrinchando até dominar pelo menos o básico haha Queria apenas jogar o PCSX2 sem travar e acabou neste post gigante e com comentários mais gigantes ainda XD
      Não sei se tu vai gostar muito do blog. Na maior parte do tempo só posto coisas pra quem trabalha na área de informática @_@ Mas de vez em quando aparecem umas coisas legais. Escrevi um tempo atrás como deixar o Windows mais rápido, por exemplo, que interessa qualquer um.
      Um abraço!

      Curtir

  61. Olá Eduardo, tudo bem?

    Bem… você tem alguma ideia de por que meu jogo ficou desconfigurado desse jeito:

    D: ?

    Uso Notebook, Dual Core 3 Ghz placa de vídeo on board 3 GB RAM (lol)… sim, fraco, mas na primeira vez que joguei não estava assim. Foi só eu reiniciar o PC e abrir o emulador de novo que ficou desse jeito.

    Já coloquei o windows 7 para alto desempenho, atualizei os drivers, até desmarquei as opções de hack de velocidade.. tem jeito de arrumar?

    Curtir

    1. Nas configurações do Plugin de vídeo, use a opção a opção Sprite. Pode tentar usar a opção Half-pixel Offset caso o problema continue. O que cada opção significa está no Post.
      Você colocou o note na tomada ao usar o PCSX2?
      E seu processador está bem encima dos Requisitos Mínimos do PCSX2 (que podem ser vistos no final do post), sortudo! haha.
      Tenta diminuir este vídeo on board aí, está muito alto. Mude-o para 256 MB no máximo. Pressione [DEL], [F1] ou [F2] ao ligar o computador (pode mudar a tecla de fabricante para fabricante) e abrirá o BIOS. Em geral, o vídeo onboard fica na seção PnP Setup e lá você pode mudar a opção VGA Size (em alguns notes, esta opção está indisponível por que a fabricante bloqueou esta opção). É preciso pelo menos 32 MB para executar aplicações 3D MÍNIMAS e 128 MB para rodar o Aero do Windows. Recomendo usar 128 MB para cima. 256 MB é um valor intermediário e funciona bem para a maioria das configurações sem tomar muita RAM do PC.
      Pode reusar os hacks de velocidade. Eles não causam anormalidades deste tipo. Eles podem causar travamentos, não destruir seu jogo.
      Recomendo pesquisar na lista de compatibilidade (os dois links da lista estão no final do post, recomendo pesquisar nos dois, principalmente no site da Wiki, que possui recomendações das configurações certas para usar para que o jogo funcione bem).
      Um abraço!

      Curtir

    1. Mas é um bug tão bobo, nem sei se vale a pena se incomodar com isso, deixa assim XD
      Pode ser que a versão que você usava antes era uma versão modificada, que já possuía algumas opções de vídeo do PCSX2 marcadas por padrão.
      Você tem duas alternativas:

      Tentar descobrir o problema: Tenta usar as opções Half-Pixel, Alpha, Alpha Correction (FBA) e Sprites e veja se algumas delas corrigem. Pode tentar mudar o Renderer para Direct3D9. Se isso não corrigir, não sei se há algo que possa te ajudar! O jogo não consta em nenhuma das listas de compatibilidade, provavelmente é um jogo raro. Sinta-se lisonjeado 😀
      Voltar a usar a versão anterior: Se tudo mais falhar, pode voltar para a versão anterior. Caso queira, pode instalar duas versões diferentes do PCSX2 no mesmo computador, apenas mudando o diretório de instalação padrão para outro. Assim, você usa a versão mais recente para os outros jogos e a versão antiga apenas com o KHRECoM.

      Desculpa a demora para responder. Estou tentando organizar meu portfólio para concorrer a uma vaga de emprego e o blog acabou ficando um pouco de lado 😦 Desculpa!
      Um abraço!

      Curtir

  62. Olha você poderia me ajudar?
    Toda vez que tento selecionar o plugin de video >aplicar > Ok
    aparece ( you need to update some directx libraries…)

    Porém Já instalei a ultima versão
    Já consultei executar>dxdiag>”Não foram encontrados problemas”
    Windows update em dia, e quando baixo o DirectX End-User Runtime
    ele aparece como arquivo desconhecido, com o nome 1.7.1.1718C….

    OBs: Win XP 32 SP3
    Intel Dual core & Nvidia Geforce

    Curtir

    1. Jhony, desculpa a demora para responder! Estou arrumando meu portfólio para concorrer a uma vaga de emprego e ando com pouco tempo para cuidar do blog 😦 Desculpa a demora.
      Amigo, o Windows XP está perdendo suporte aos poucos. Seria interessante fazer um upgrade para o Windows 7, que tal? Ele já acompanha o DirectX que o PCSX2 precisa para rodar OK.
      Se ainda não der, tudo bem. Vou obrigá-lo a fazê-lo somente em abril de 2014, quando o Windows XP perde suporte de vez u.ú
      O PCSX2 possui o instalador do DirectX embutido. Seria interessante tentar. Baixa o PCSX2 no site oficial (Standalone Installer) e instala com todas as opções padrões (que possui o C++ 2010 e Directx Web Installer marcadas).
      Se certifica que está selecionando o Plugin de video correto para o processador e a versão do DirectX correta em Renderer (o Windows XP não suporta DirectX 10, por exemplo). Por isso, usa o Direct3D9.
      Caso o problema continue, precisamos realizar a instalação manual do DirectX mesmo.
      Você está usando o Chrome para baixar o arquivo? Tenta usar o Internet Explorer.
      Se mesmo assim o arquivo continuar com este nome esquisito, abra o Meu computador. No menu (no topo da janela), clique em Ferramentas > Opções de Pastas. Entre na aba Modos de Exibição e desmarque a caixa Ocultar extensões de arquivos conhecidos.

      Agora, procure pelo arquivo baixado, selecione-o e pressione do teclado para renomeá-lo. Adicione “.exe” no final do nome do arquivo. Deverá aparecer o ícone do instalador, como na imagem abaixo:

      Antes / Depois
      Com isso, deverá conseguir executar o instalador do DirectX.
      Caso o instalador falhe, tente baixar a versão completa (a disponibilizada com o PCSX2 e no post é a versão WEB, que precisa ter acesso a internet para baixar as atualizações).
      Ela pode ser encontrada em: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=8109
      Após o download, execute o arquivo. Caso dê o mesmo problema anterior (da extensão estranha e sem ter o ícone do instalador), renomeie o arquivo e adicione .exe no final do link.
      Se tudo mais falhar, tente baixar o arquivo novamente, mas desta vez use um gerenciador de downloads, como o IDM, que pode ser encontrado em: http://internetdownloadmanager.com/
      No mais é isso que posso te ajudar. (Windows 7! Windows 7! Windows 7! tá, chega, haha. Você quem sabe a hora de mudar).
      Abraço!

      Curtir

  63. Eu li, mas não era nada disso, acabei de descobrir o problema… Quando o noot ta ligado na energia ele roda de boa, se eu tirar e deixar pela própria bateria dele fica esse lag tenso… Deve ser alguma propriedade de economia de bateria, sei lah… de qualquer forma, vlw

    Curtir

    1. Ah sim! Em comentários anteriores, comentei sobre isso. Os notebooks possuem um controle de bateria por hardware. Alguns modelos, como o HP Mini PC, diminui o clock para um pouco mais do que a metade para poupar bateria quando está fora da tomada, mesmo com a opção de Alto Desempenho do Windows.
      Abraço!

      Curtir

    1. Como assim?
      Você apenas precisa selecionar Linuz na lista e pronto! Não há o que configurar nele.
      Precisa ter a ISO no computador para poder rodar o jogo. Caso você tenha o jogo em CD/DVD, leia o final do POST que ensina a fazer uma ISO.
      Caso a lista esteja vazia, faz o seguinte: Abre Meus documentos (ou Documentos no Windows 7) e deleta o diretório PCSX2.
      Acessa o link http://pcsx2.net/download/releases/windows/viewcategory/6-windows.html e baixa o PCSX2 (Standalone Installer). Installe com as opções padrões, que acompanham o DirectX e o Visual C++ 2010. Com isso, qualquer problema de plugin que você tenha será resolvido já que o PCSX2 será reinstalado do zero. Será preciso baixar uma nova BIOS de PS2 (disponível no POST) e reconfigurar o PCSX2, mas isso é de menos.
      Se você está se referindo ao caso de você por o CD/DVD ou ISO mas o PCSX2 não a identifica, provavelmente é por que o CD/DVD está riscado demais ou por que não é um jogo de PS2. 😦
      Se entendi errado, faz o seguinte: Tira um Print Screen e hospeda a imagem no imageshack. Se não sabe tirar Print, a Internet tem diversos tutoriais ensinando.
      Abraço!

      Curtir

  64. Muito bom mesmo seu post, estou rodando persona 3 num core 2 duo com 3gb de ram utilizável e 2.2Gh. Dava só alguns lags na hora da batalha e talz, fiquei feliz pra caramba, mas eu desliguei o pc e quando liguei de novo que fui jogar tava rodando entre 15 e 25 fps na batalha… Vc faz ideia doq pode ter sido?

    Curtir

    1. (pode excluir esse segundo comment, sei que é chato fazer dois comments seguidos… Mas vc deve saber o “desesperinho” que bate quando se está viciado num jogo e de repente acontece alguma coisa que te impede de jogar.) o problema acima foi no pcsx 0.9.9.5037 eu simplesmente não faço a menor ideia doq aconteceu a única coisa diferente que eu fiz antes que desse bronca foi clicar sem querer no “enable cheats” depois tirei e não mexi em mais nada, acabei de tentar configurar o 1.0 que eu não usei pq tava rodando entre 80 à 100fps mesmo com limite de frame habilitado, deixei ele melhorzinho graças a seu post, rodando parecido com oq o 0.9.9 tava antes…Esse seu post já foi uma caridade muito grande aos usuários de pcsx2 malz por tar pedindo mais, mas é no 0.9.9 que ta meu save da uma luz pliz ‘-‘

      Curtir

      1. 2:43 e 3:23 da manhã jogar Persona é vício xD
        Seu computador é bom, mas seu processador tá no talo dos Requisitos Mínimos do PCSX2. Infelizmente, para fazer um upgrade, teria que comprar uma nova placa mãe e provavelmente memórias novas (as antigas não são compatíveis com a familía de processadores Core da Intel [o Core2Duo usa DDR2, a familía Core usa DDR3]), mas pode ser algo a começar a ser pensado. Quanto mais depreciado o computador vai ficando, mais difícil de vender e menor o valor de venda.
        Para o dia-a-dia, esta configuração é mais do que perfeita. Mas começa a desejar para jogos cara. É normal ter Lags nesta configuração 😦
        Tenta seguir a risca as imagens do Post. Elas são as configurações mínimas e trazem a maior velocidade (apesar da imagem não ser tão bonita!). Usa os Hacks de velocidade também, que estão disponíveis no POST. Se certifica de ter selecionado o Plugin de vídeo de acordo com teu processador (SSE) também.
        Pode não ser algo que você mudou no PCSX2, mas sim algum programa mais recente que você instalou no PC e que está consumindo recursos do PC, deixando ele mais lento como um todo, mas a lentidão só se torna perceptível ao jogar.
        Eu escrevi 2 posts recentemente, que recomendo a leitura nestes casos:

        Melhorando o desempenho do Windows XP: Apesar do foco ser o Windows XP, muitas dicas podem ser aplicadas no Windows 7, como remover programas da iniciação, desabilitar serviços e diminuir efeitos visuais. Tudo isso melhora a performance do computador como um todo, não apenas no PCSX2!
        Instalando/Atualizando drivers no Windows: Atualizar os drivers, principalmente o de vídeo, melhora a performance de programas gráficos, como jogos ou programas de edição de imagem/vídeo. Recomendo ler todo o post e atualizar o maior número de drivers possíveis. Atualiza TUTÔ, TUTÔ o/

        Qualquer coisa, estamos aí!
        Lembrando que nossa intenção é fazer o jogo rodar acima de 30FPS, que é o confortável para a maioria das pessoas. É melhor ter 30FPS fixo do que variando entre 60 e 20FPS. A mudança é muito perceptível (e as travadas também).
        Um abraço!

        Curtir

  65. Olá Eduardo Oliveira li seu tutorial adorei só que procurei os seus plugins informado nas imagens estão mais atualizados que os meus , se puder mostrar o link para download desses plugins citados por você nas imagens eu agradeço , caso não entenda o que estou falando vou informar com detalhes , o que estou dizendo é (Primeiras configurações do pcsx2) a versão do meu GS é ‘ GSdx 5327 (MSVC 16.00, SSE2) 0.1.16 [GSdx32-SSE2] ‘ e do PAD é ‘ LilyPad svn (r5282) 0.11.0 [LilyPad] Por ai vai, vi que todos os meus plugins são diferentes dos seus, se me puder mandar o link para o download desses plugins atualizados agradeço. Abraços.

    Curtir

    1. Isso significa que seu PCSX2 está desatualizado! 😦
      Mas é bem fácil de resolver!
      Desinstala a versão atual do PCSX2.
      Entra no link http://pcsx2.net/download/releases/windows/viewcategory/6-windows.html e baixa a versão do PCSX2 (Standalone Installer). Use a instalação como vem (ou marcando DirectX e Visual C++ 2010).
      Digo também para não ir muito pelas imagens. Elas são do PCSX2 0.9.8. Como as telas (aparência) não mudou muito do 0.9.8 para o 1.0.0, não refiz o post por que dá muito trabalho “por nada”.
      Somente instale a versão mais atual, provavelmente os plugins serão até mais recentes do que os da imagem.
      Um abraço!

      Curtir

  66. Ótimo blog, Eduardo.

    Brother, eu consegui instalar o PCSX2 1.0.0 e o primeiro jogo que coloquei foi o RE Code: Veronica X que rodou legal. Os únicos problemas que ele apresentou foi o rosto dos personagem que ficava aparecendo os olhos e a boca dos mesmos inteiros (dava até nojo, parecia aula de anatomia) e a face da Claire, mesmo de costas, ficava nítidido. Daí, depois de um tempo normatizou e não dava estes problemas. O único que veio a se apresentar depois, foi nos momentos onde tem cenários pegando fogo, e na parte em que se visita o laboratório submerso. Aí, o jogo fica numa lentidão, meio slow motion, mas passando da parte, a velocidade fica normal de novo.

    Bom, mas o meu problema mesmo, é no jogo Onimusha 3. Infelizmente, o jogo roda lento, e mesmo reduzindo a qualidade do gráfico, a velocidade é lenta. Tentei encontrar uma solução para isso, alterando as configurações do plugin de gráfico, mas não deu certo. Então, o máximo que consegui encontrar para estabilizar a velocidade do jogo foi deixar no:

    Renderer: Direct 3d9 (hardware)
    Interlacing: blend tff ou Auto (são as melhores alternativas, mas o problema é como se a imgaem tivasse nublado, ou até mesmo embaçada)

    Orginal PS2 resolution: desmarcado (porque mesmo com ele marcado, o gráfico piora, mas velocidade continua lenta)
    Custom resolution: 1024×1024 (é como já vem no emulador e se eu for escolher a 2x native, roda mais lento que a Custom. Se colocar da 3x native em diante, o jogo melhora consideravelmente o gráfico, mas fica muito lento!)

    Hardware mode settings: preenchido – Texture filtering e marcados Logarithmic Z e Alpha correction (FBA) (se não marcar uma destas opções, o Samanosouke fica com parte do corpo transparente).

    É isso. Mas, o que procuro, Eduardo, é que mesmo com gráfico reduzido, que o jogo rode de acordo com a velocidade normal, tendo em vista que é um jogo rápido, por ser de Samurai, vários inimigos na tela, etc.

    Se conseguir me ajudar, fico muitíssimo grato. E parabéns pelo blog, muito bom mesmo.

    Curtir

    1. Obrigado pelos elogios 😀 Fico feliz que tenha gostado do blog.
      Pude jogar RE Code Veronica no PS2 e o jogo é muito show mesmo! (Acho que depois do 3 o RE apenas decaiu [apesar do 4 ser bom matou toda a história do RE!], mas o RE6 promete!) Concerteza é uma das melhores utilidades que o PCSX2 pode ter, rodar RE Code Veronica, hehe.
      Nunca joguei Onimusha, mas vi as imagens no Google e me lembrei muito do Devil May Cry. A produtora dele é a CAPICOM, mesma do DMC (e do RE), deve ser por isso a semelhança.

      Vamos comentar cada opção que você selecionou. Foi bom que você me mandou elas, assim a resposta fica mais completa e focada no seu problema.
      Você possui monitor CRT (aqueles de tubo)? Usamos o Interlacing, em geral, apenas para resolver problemas com estes tipos de monitores. Eles possuem uma taxa de atualização muito baixa, o que pode provocar Screen Tearing ao executarmos o PCSX2, assim como vista nublada.
      O que pode estar causando problemas é que o Windows não pôde reconhecer o modelo do seu monitor e por isso usa a taxa de atualização padrão, ou seja, a mesma usada pelos monitores CRT. (60 Hertz)
      A taxa de atualização nada mais é do que o número de vezes que uma tela atualiza a imagem. Você pode ver este processo usando uma câmera digital e apontando para uma TV de tubo. Verá como se fosse listras passando pela tela, de cima para baixo atualizando a imagem, como pode ser visto neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jvrhNV5Ys2U
      Podemos vê-lo se aproximarmos nossos olhos de um monitor ou TV de tubo. Devido a baixa taxa de atualização, os monitores CRT acabam causando males maiores a vista em relação ao LCD. Se você ainda possui um monitor CRT, troque para um LCD ou LED não apenas por luxo, mas para não ter que usar óculos cedo na vida.
      Em monitores LCD, esta taxa é imperceptível ao olho humano e cansa menos a visão (não foi a toa que monitores CRT caíram em desuso). Mas se usar uma taxa mais baixa, é a mesma coisa que um monitor CRT.
      Para verificar a taxa de atualização que você está usando, dê botão direito na Área de trabalho > Resolução de tela. Depois, clique em Configurações avançadas. Na aba Monitor, mude a taxa de atualização para a mais alta que puder (em geral, é 75 Hertz, contra 60 Hertz dos monitores CRT).

      Depois disso, tenta desabilitar o Interlacing para ver se os problemas de imagem pararam de acontecer!

      O PCSX2 não vem com nenhuma configuração padrão em Custom resolution, mas sim com a opção Original PS2 resolution marcada. Faz o seguinte: Entra em Meus documentos (ou Documentos no Windows Vista+) e deleta o diretório PCSX2.
      Depois disso, entra no site de download oficial do PCSX2 e baixa a última versão oficial do emulador: http://pcsx2.net/download/releases/windows/viewcategory/6-windows.html

      Será necessário reconfigurar todo o Emulador e encontrar uma nova BIOS. Recomendo ler o post e ajustá-lo as suas necessidades.

      O valor que você está usando em Custom Resolution pode trazer problemas ao seu monitor, por que você está fazendo ele operar em uma resolução não suportada pelo fabricante (usar a opção Custom Resolution é útil apenas para quem sabe o que está fazendo!). Em geral, existem configurações padrões de resoluções adotadas pelos fabricantes de monitores:

      600×480
      800×600
      1024×768

      Se usar esta opção, recomendo usar a mesma resolução usada pelo Windows. Pode ver a Resolução de tela atual dando botão direito na Área de trabalho > Resolução de tela.

      Desabilita o Texture Filtering. Ele apenas serve para diminuir o número de serrilhado nos personagens e no cenário, não para corrigir o problema do corpo transparente. Se você possui uma placa de vídeo econômica (como a minha 😦 Uma GT220), ela possui um processador gráfico muito fraco e o a AA (Anti aliasing) trava até em 2x (Texture Filtering mínimo!) Um lixo! (mas paguei R$ 120 há 1 ano atrás)

      Outra opção que pode ser desabilitada é a Logarithmic Z. Ela é usada apenas para aumentar o detalhe de objetos longe do alcance de visão do personagem. Desabilitando esta opção, dizemos ao PCSX2 processar apenas o que é visível. Pode ser que você veja objetos sem texturas (cinzas) e do nada eles receberem “vida” quando você vira seu personagem para outra posição muito rapidamente, isso ocorre por que o Logarithmic Z está desabilitado. Como o Onimusha possui muitos personagens (de acordo com suas palavras), o processamento voltará a se focar nos personagens e objetos próximos de ti e não no cenário.

      Pode manter o Alpha Correction (FBA) habilitado. Ele tem esta função mesmo: Corrigir problemas com superfícies transparentes.

      Estava demorando para responder teu comentário por que estou cada vez menos usando computador e por que tinha dois posts em rascunhos que levei uns 2 dias para escrever (entro apenas no início da noite e escrevia um pouco e parava por que cansava de escrever), mas são dois posts que pode ajudá-lo:

      Melhorando o desempenho do Windows XP: Apesar do foco ser o Windows XP, muitas dicas podem ser aplicadas no Windows 7, como remover programas da iniciação, desabilitar serviços e diminuir efeitos visuais. Tudo isso melhora a performance do computador como um todo, não apenas no PCSX2!
      Instalando/Atualizando drivers no Windows: Atualizar os drivers, principalmente o de vídeo, melhora a performance de programas gráficos, como jogos ou programas de edição de imagem/vídeo. Recomendo ler todo o post e atualizar o maior número de drivers possíveis. Atualiza TUTÔ, TUTÔ o/

      Se tudo mais falhar, segue as dicas que recomendei ao jogoscompletos2 e me passa um relatório do AIDA64 com as informações do teu PC. Pode ser que realmente a culpa é do Hardware (peças) do computador que não suportam jogos muito pesados. RE Verônica saiu em 2001, Onimusha em 2004. Regra geral: Quanto mais recente o jogo, mais explora do potencial do PS2 e mais pesado o jogo fica. 😦

      Somente uma dica: No final do POST, tem links para ver a lista de compatibilidade de jogos do PCSX2. “Ah, mas se o jogo tá rodando tá OK!”. Nem sempre isso é verdade.
      A lista de compatibilidade é escrita por pessoas como nós, que testaram jogos no PCSX2 e decidiram compartilhar com as outras pessoas as configurações que usaram no PCSX2 para que o jogo roda-se da melhor forma possível. Então ás vezes o jogo fica lento mas alguém já passou por isso e comentou na lista de compatibilidade uma possível solução.
      Encontrei uma pessoa que comentou no post: “Ah, o jogo tal tal tal não funciona (K-1 World GP 2006)”, e na lista de compatibilidade estava a resposta. Ou seja: O cara esperou duas semanas até eu responder “Procura que na lista de compatibilidade está a resposta”.

      Se você não usou os Hacks de velocidade descritos no post, recomendo usá-los! Faça uma ISO do CD e não use direto no leitor de CD/DVD (motivos e como fazer descritos no post!). Não apenas das opções gráficas que definem a performance do processador, mas é o conjunto de plugins e de configurações que usamos no PCSX2 como um todo. Veja também se selecionou o plugin de vídeo de acordo com teu processador!

      Só uma pergunta meio OFF: Você é Estudante de Medicina ou Enfermeiro? Vi no teu perfil do Facebook algumas coisas relacionadas a área. Quero ser Enfermeiro um dia. Algumas pessoas dizem que é suicídio e que ganha pouco, mas para mim tudo bem o/

      Um abraço! Qualquer coisa, estamos aí! (Mesmo que demore)

      Curtir

      1. Rrsrsrs, eu acadêmico de Medicina ou Enfermagem? Eduardo, nunca tinha ao certo qual curso superior queria fazer, mas sempre tive certeza que não era os da área de saúde os biológicas. rsrsrsr.

        Na verdade, eu faço Secretariado Executivo na UFRR e tô me formando, já. Eu peguei um emulador de PLAY 2 porque eu tava sofrendo por não estar jogando (meu colega disse que eu parecia aqueles drogados, rsrs). Peguei um emualdor de PLAY 1, mas logo abusei, por ter poucos jogos bom (pelo menos que eu conheça).

        Bom, não te falarei nada agora a respeito das suas sugestões porque tenho que faze-las com calma. E esses dias, na universidade ficou puxado as coisas, porque estou tentando reativar o Centro Acadêmico de meu Curso e o professor, pediu para minha turma apresentar o projeto da monografia, sendo que já deixamos o projeto de lado! (É porque a disciplina de monografia se divide em duas. A primeira no primeiro semestre, que é o projeto, que foi com uma professora, e a segunda discpilina no segundo semestre, que é a monografia em si, que é com outro professor).

        Mas, não tenho muitas informações referentes no meu face sobre Medicina ou Enfemagem. É estranho.

        De qualquer forma, independente do Curso que vc escolha e faça, não é problema. Desde que você consiga, com sua formação, contribuir para resolver os problemas da sociedade é o que importa.
        Se eu fosse vc, faria mesmo pra área de informática, Ciência da COmputação, Sistemas de Informação, etc. E trabalharia com o seguinte problema para monografia: Porque a banda larga não pode ser totalmente estatizada, ou mais barata, no Brasil? Ou como resolver o problema de banda larga no Brasil? Meu pensamento seria de que a internet fosse comum nas casas dos brasileiros assim como tem o plug para tomada da energia, a torneira água, e assim um plug da internet apenas pagando pela net.

        É isso. Quando mexer nas configurações de acordo com sua orientação, eu entro em contato novamente.

        Há-braços e mais uma vez, obrigado.

        Curtir

      2. Verdade, ficar sem jogar faz a gente parecer defunto, hehe. Poderia tentar um jogo de FPS. Acho mais dinâmico do que o PCSX2 por que a gente pode conversar com os amigos online ao mesmo tempo.
        Onti-ontem conversei com o pessoal do COD6 sobre calcinha pulsante. Os caras são muito doido XD Se divertimos mais na conversa do que no jogo! hehe. O coração do jogo não tá nas mortes, mas nos amigos que você faz lá. Vê uns vídeos no YouTube do Battlefield 3 e vê se gosta do que vê o/
        Eu entendo, com facul é complicado mesmo. A intenção do cara é desestressar e jogar um pouco mais aí começa os travamentos!
        O Onimusha 3 saiu, além de PS2, para PC. Você pode tentar baixar a versão desenvolvida para PC e jogar caso não dê. O PS2 fica mais lento no PC por que é uma emulação. Já o PC, por rodar nativamente (sem emulação), roda tranquilo!
        Ah, mas agora que vocês já tem o projeto pronto, basta dar uma polida e apresentar para o professor! (Menos pior! hehe) Sobre qual área vocês se basearam?
        Tinha uma foto no seu mural sobre uma lei sancionada na área médica, sobre câncer. Por isso a pergunta 🙂
        Gosto da área de informática, mas realmente não me vejo estudando 4 anos teoria em cima de teoria. Eu não tenho paixão por isso, apenas gosto de aprender e ver as coisas como funcionam por conta própria, tanto para aprender quanto para ensinar depois (como este post). Entendo que a teoria é importante, mas como trabalho na área, aprendo a teoria na prática (“ah, se eu habilitar isso aqui, acontece aquilo outro, isso significa que […]”) ou com cursos profissionalizantes, que são mais curtos em relação a facul e que foca naquilo que gostaria de aprender.
        Minha mente está na informática, mas meu coração na Saúde 🙂
        Concerteza essa monografia é bem usada. Teve colegas no técnico que abordaram este assunto no TCC, deve ser por que é “fácil” xD
        Penso como tú pensa também, que a internet deveria ser comum para os cidadãos. O Governo tá criando um projeto de Internet de 1MB por R$39,90 através da Oi, vamos ver se sai!
        Internet junto com a Rede Elétrica está sendo testado na Europa, e apresenta velocidade muito maiores que a normal (telefone). Mas a ideia que você deu de monografia é boa! Vou levar em consideração caso realmente acabe fazendo facul na área.
        OK!
        Abraço! Boa facul! Jogar é importante, só tem que tomar cuidado pra não viciar e deixar a facul e amigos de lado.

        Curtir

      3. Fale, Eduardo.
        Trago-lhe boas notícias: Consegui fazer o Onimusha 3 rodar legal! Claro que a resolução não ficou top, mas dá de jogar bem.

        BOm, eu deixei a configuração, para rodar o jogo nos seguitnes parâmetros:

        Interlacing: Auto
        Custom resolution: 600×480
        Texture filtering, Logarithmic Z e Alpha Correction: marcados.

        Tive que habilitar os hacks de velocidade e:
        Taxa de ciclo de EE: 2
        Roubo de Ciclo de VU: 0
        Detecção de Rotação INTC, Detecção de loop de espera e Hack de sinalizador mVU: marcados;

        Com isso, o jogo rodar bem, os gráficos ficaram melhor do que eu esperava (claro, não fica um gráfico top, mas dá de jogar de boa). Tô jogando agora.

        Além dele, tenho somente mais 2 jogos, que é o RE Code:Veronica e o Rule of Rose (este jogo sempre tive vontade de joga-lo, mas nunca consegui encontra-lo, na época que jogava muito, em 2005, 2006, pois a locadora que jogava não o pediu. Eu conheci através de revista, como a antiga Super Dicas Palystation, por ser no estilo clássico de Resident).

        No caso do RE Code:Veronica, eu mudo apenas a resolução: Deixo em 1366×768 (que é o limite do monitor do meu notebook). Os gráficos ficam show de bola e não trava! No caso de Rule of Rose, baixo a resolução para 800×600. E fica de boa também. Quando troco pra Onimusha, mudo para configurações que supramencionei.

        Eduardo, mas, seria bom demais, se tudo. Eu tivesse dado certo. Estou com 2 problemas:

        1 – Quando eu jogo fazendo muitos “save-state” tem uma hora que o PCSX2 para e diz que deu erro. Não lembro qual o nome da mensagem, mas o save state se perde e tenho que começar tudo de novo, caso eu não tenha salvo no memory card. COmo posso resover este problema?

        2 – Tive que comprar um novo joystick. O meu antigo tava com mau contato no cabo e já era. Aí, quando instalo o mesmo, simplesmente tenho o seguinte problema (que também tinha no antigo joystick): O analógico L3 (exceto quando aperta) tem a mesma função do direcional digital e o analógico R3 (exceto quando aperta) do quadrado, triângulo, bola e xis!!!!!! Que fóda!!! Se eu quiser jogar Splinter Cell (que eu adoro) não vou poder, porque o R3 que tem a função de girar a câmera, vai ter a função de eu estar apertando alguns botões acima. E agora? É erro de configuração, ou de programação de quem criou o joystick? Ah, a marca dele é o Integris. Já, o modelo não sei, porque joguei a embalagem fora. Não faço a menor ideia. O máximo que tenho dessa informação é um adesivozinho (existe essa palavra? rsrsrs) com os dizeres QC PASS.
        Ou se eu quiser jogar dev may cry 3 (ou como um rapaz auqi perto de casa fala deividmácrái) também vai dar problema, porque neste jogo, o direcional digital tem a função de ser menu das armas, mapa, e outras coisas. Enquando o L3 movimenta o Dante.

        Conseguiu entender estes problemas?

        Em relação ao social: Não consigo jogar jogos de primeira pessoa. Não sei porquê. Meus olhos doem, começo a ficar tonto, dá enjoo e vontade de vomitar. Sério mesmo. Certa vez, forçei a jogar assim mesmo, o Hal-Life 1 para o 1º Xbox. joguei em torno de meia hora. Saí tonto da locadora. Chegando em casa, minha pressão baixou e tive que me deitar pra ver se melhorava a situação. Desde então, nunca mais me atrevi a fazer isso. Nem quando eu tô vendo alguém jogar, jogos do gênero, faço isso. Mas, o engraçado, quando eu era mais novo, joguei muito o 007 Goldeneye para o Nintendo 64 e nunca me dava esses problemas. Depois que saiu pro PLAY 1, em diante, que começou.
        Contudo, se o jogo usar rapidamente o tiro em primera pessoa e voltar à terceira (como em RE: Dead Aim) dá pra eu jogar.

        Ah, sim, a figura sobre a questão do câncer. Poisé, Eduardo. Como eu milito no Movimento Estudantil, a questão da saúde pública faz parte da discussão dos movimentos sociais, em especial os envolvidos com a saúde mesmo. O movimento estudantil faz parte do movimento social, e como no ME existem cursos da área de saúde, então diretamente, fazemos essa questão, ainda que meu curso seja da área de humanas e administrativa. Tô tentando convencer alguns acadêmicos de Medicina da UFRR a fazermos debate sobre a saúde pública na UFRR e também lutar para sua melhoria. Ou seja, é a teoria na prática.

        Bom, se você quer mesmo ir para a Saúde, então vá, meu irmão. Porque a saúde pública precisa de pessoas que se importam com ela, para procurarmos sua melhoria. Pois, sempre digo aos demais colegas do ME, nunca faremos nada sozinhos.Temos que nos organizar e fazer em conjunto, pois unidos temos força, vez e voz.

        Olhaí, Eduardo. Essas informações de como a internet é aplicada na Europa pode ser uma forte contribuição para a distribuição dela pro Brasil.

        Enfim. Um grande abraço e tudo de bom. Depois nos comunicamos novamente, e tomara que você consiga encontrar a solução dos problemas que citei, mas, principalmente, da do joystick.

        Há-braços!

        Curtir

      4. Fico feliz que tenha conseguido rodar o jogo Cássio!
        Desculpa a demora para responder. A vida tá muito corrida pra mim ultimamente. Estou tentando fazer um portfólio com tudo que já fiz na Área de Informática, e tinham alguns projetos parados há um tempo que agora estou retomando, mas está me tomando todo o tempo livre. Espero poder enriquecer meu currículo e ganhar uma promoção.
        Queria agradecer por ter disponibilizado a configuração que usou para poder rodar seu jogo! Com certeza ajudará muitas pessoas!
        Ah, mas o gráfico é o de menos, hehe Rodando está bom.

        Você é a primeira pessoa que conheço que já jogou Rule of Rose! O jogo é muito bom mesmo! Gostei demais. Para mim, ele é uma mistura do melhor dos três mundos: RE clássico, Silent Hill e do Fatal Frame. O suspense que cada série passa pude encontrar no Rule of Rose.

        1 – Também tive problemas com Save-States há um tempo atrás. Eu mandava salvar e quando abria o PCSX2 novamente ele não estava salvo ou o PCSX2 parava de responder.
        Decidi usar uma solução clássica: o Memory Card.
        Hoje em dia, uso os Save-States apenas se tenho que sair e o local para salvar está longe. Caso contrário, salvo no Memory Card.

        2 – QC Pass é o controle de qualidade (Quality Control), hehe. Seu controle, pelo jeito, é um modelo mais avançado para quem é hardcore nos games. Geralmente, no site do fabricante ou junto ao produto tem um CD de instalação que possuí um programa próprio para configurar o controle.
        Caso não tenha vindo nenhum CD, você pode tentar configurar seu controle usando o programa padrão do Windows. Abra o Painel de Controle e, na barra de pesquisa (no topo da tela), digite joystick. Nela, selecione a opção Configurar controladores de jogos USB e selecione seu Joystick na lista.

        Caso não consiga configurar, o melhor seria devolver o controle e obter um no padrão do PS2 mesmo, para o dia-a-dia. Comprei o meu controle por R$20,00 e ele funciona bem até hoje, mesmo sendo pi-pi-pi-tchu (marca desconhecida, provavelmente pirata). Não vale a pena se incomodar por tão pouco.
        deividmácrái é tenso XD

        O meu controle também tava com problema de contato na ponta. Enrolava ele e jogava assim mesmo, é só ligar a luz vermelha do analógica e pronto, haha. Mas acabei tocando ele no lixo e comprando outro.

        Jogos em 1ª Pessoa a câmera se movimenta muito mesmo, então é normal sentir enjoos. Eu sinto apenas após 2 horas de jogatina, daí eu paro e vou fazer alguma outra coisa. Jogos de corrida também me sinto da mesma forma que tu se sente. Se forçar, consigo, mas preciso me deitar por um bom tempo depois. Mas está certo, tem que evitar jogar se você se sente mal mesmo.

        Bah, tomará que consiga convencê-los! Fazer parte do Movimento Estudantil deve ser incrível. Nunca tive a chance de ter esta experiência. Fui apenas líder de turma, mas sequer se compara, apesar das reuniões em sábados à tarde.
        O que tu deve conhecer de gente nova todo dia (vai formando um boa rede de relacionamentos [networking]) que podem te ajudar mais pra frente, e a experiência que tu vai adquirindo não tem preço; sem falar a sensação (real) de estar se fazendo algo que some na vida das outras pessoas, no caso, dos estudantes e a sociedade. Tomará que dê certo e com o tempo você vá se destacando, junto com o ME na Faculdade, como exemplo a ser seguido. 😀

        Um abraço e boa-sorte!
        Qualquer dúvida, estamos aí. 😀

        Curtir

      5. Fale, Eduardo. Cara, fiquei imaginando sua reação quando viu deividmácrái, kkkkkk. Eu agora, quando quero me referir a este jogo só uso este nome. Até um um colega meu já aderiu, e fiquei surpreso quando ele o utilizou:

        Ele: “Cássio, sou fã de Metal Gear, mas não vou jogar Metal Gear Revengeance.”
        Eu: “Por quê?”
        Ele: “Porque tá todo devidmácrái!”

        kkkkkkkkkkkkk. Ri demais. E ele nunca jogou muito a série por ser muito bruta, e o máximo que ele jogou, do gênero foi Onimusha 3. Ele tem um Play 3 e comprou God of War 3(que poraqui só o chamamos de Deus da Guerra ou Kratos. É raro ouvir alguém chamá-lo pelo nome em inglês) e ele zerou no normal e deixou de lado o jogo. Eu que meto a cara e jogo no muito bruto (very hard) quando tenho tempo.

        Bom, acho que naõ vai dar pra eu trocar o controle, porque ele veio numa embalagem fechada e, mesmo assim, ele tem entrada tanto USB quanto para Play 2. Então, vou ter que comprar OUTRO joystick, pra ver se ele não dá erro que já mencionei.

        Poisé, eu, infelizmente, já perdi muito jogo bom de tiro, como Black, os Call of Duty da vida, Medalha de honra da vida, Battlefield da vida… Mas, a saúde em primeiro lugar. Eu já nem me empolgo se deixei-os de jogar ou não. Nem ligo pra jogos de 1ª pessoa. Faço é detestar hoje em dia. É tudo a mesma coisa?! Enfim, posso estar falando besteira.

        Eduardo, no momento estou fazendo uma varredura nao meu notebook. E, até agora, o meu anti virus, Avira, já detectou 12 virus. Tô fazendo isso, porque estes dias o avira detectou um virus. Eu mando excluir e some. Quando eu ligo o notebook noutro momento, novamente, outro virus é detectado, excluo e some. E sucessivamente. Então, Eduado, o que farei, depois de feito a verredura, vou usar o CCleaner, após manda-lo para quarentena, e ver se desaparece de vez essas pragas. Se vc tiver alguma dica pra me passar, neste sentido, qual seria a sua contribuição?

        Há-braços.

        Curtir

      6. Tinha te escrito um comentário gigante! Mas o navegador travou e perdi tutô u.ú

        Deividmácrái me fez rachar demais mesmo, nunca tinha ouvido, kkkkkkkkkkkkkk Vou começar a usar também.

        Verdade, o Metal Gear Revengeance mudou muito em relação aos anteriores, mas acredito que seja um Spin-Off (jogo fora da série principal). Queria ter um PS3 só para jogar este jogo e outros exclusivos que ainda estão por vir 😦

        Também sempre jogo no mais difícil, morro direto, mas não desisto! Gosto quando o jogo é feito pra me derrotar e não o contrário. E quanto mais o jogo demora (e seja divertido), mais sinto que meu dinheiro valeu a pena. Estou jogando Hitman: Absolution e viciei demais, tanto pela complexidade da história (e do desenrolar dela) quanto em relação ao jogo. Jogo no Purista e morro direto, mas tudo bem XD

        Mas pra ti ver como cada região fala de jeito diferente. Aqui no Sul falamos apenas “God of War” mesmo.

        Pois é :/ Talvez você possa vender este controle para um amigo ou dar para um parente menor que possuí vídeo-game, já que devido a Entrada para PS2 o controle deve funcionar normalmente como um controle normal. O que você pode tentar é comprar um adaptador Entrada PS2 > USB e conectar o controle no PC pela porta do PS2. O problema é que é quase o custo de um controle USB normal só o adaptador, o que pode não compensar o investimento (eu posso estar errado e o controle continuar funcionando da mesma forma. Só testando em um vídeo-game para saber e ver se vale ou não a pena comprar um adaptador).

        Ahh, nisso você tem razão: os jogos de tiro não mudam muito um para o outro. Somente o Battlefield merece destaque por permitir controlar tanques e aviões nas partidas on-line, mas tudo se resume a gráficos nos jogos atuais. Poucos apresentam uma história que te prendem. Jogo apenas pelos amigos que a gente vai fazendo com o tempo.

        Eu demorei para responder teu comentário justamente por que queria tentar te ajudar.
        Escrevi um post sobre exclusão manual de vírus; ele é um pouco grande (remover vírus nem sempre é rápido nem fácil) mas espero que te ajude!
        http://documentosdoadm.wordpress.com/2013/02/11/removendo-virus-manualmente/

        Um abraço!

        Curtir

    2. Eduardo, agora sou eu quem se desculpa pela demora na resposta. Eu estou em reta final de curso, como tinha te falado, mas as coisas apertaram. Tanto que tenho que concluir a monografia, estourando, no fim deste mês, porque dia 12 de abril é a data de entrega (E ainda estou no segundo capítulo de 4 ou 5!) e preciso aplicar o questionário com a galera.
      Sem contar que eu peguei a presidência do meu Centro Acadêmico e estou tentando organiza-lo, tanto social, quanto administrativamente, porque ele estava parado há 03 anos. Isso, no social (quando teve a última eleição), no administrativo, desde 2001! Aí, tenho que ir ao cartório e passar por todo esse trâmite jurídico. Sem contar que eu tô chamando uma reunião de todos os Centros Acadêmicos da Universidade.
      Enfim.
      Poisé, Deividmácrái pegou mesmo e é assim que nos referimos aos jogos da série, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Num tem mais jeito. Tanto que o meu colega (o que também aderiu o novo nome) esses dias me falou: “Cássio, vem aqui em casa me ajudar a conseguir o rank Big Boss do MGS 4. E aproveita pra jogar a demo do Deivid, pois eu baxei aqui pra testar e tal.” kkkkkkkkkkkkk. Uma comédia.

      Rapaz, eu confesso que olhei por alto o seu post sobre a remoção de vírus. Percebi que tenho que ler com atenção e no momento, não estou podendo, por motivos que já citei. O anti-virus fez a varredura e jogou pra quarentena. Depois disso não deu nenhum outro alerta. Mas, eu vou ler sim o post, por precaução.
      Aqui no norte, temos algumas variações nos nomes. Por exemplo, no Pará, pelo menos na cidade que morava, chama-se Plei 1, Plei 2, Plei 3, etc. pro “Pleisteitiu”. E não o chamamos de “Pleistêichian”. Pro Xbox, varia, “Tanto Xisbox”, quanto “Éksbox”. É que nem os fãs de X-Men (como eu). Uns chamam pelo nome em inglês mermo (no meu caso), e outros como Xis-Men.
      Já aqui em Roraima, a galera chama pro Playstation de PS 1, PS 2, PS 3… (Pê éssi). É também o pro nome do console de “pleisteitiu”.
      Deus da Guerra, Medalha de Honra, “Rálo” (HALO), Metál Guí, etc. são os mais comuns pra tradução literal, e os que conheço que o pessoal chama. Antigamente, chamavam pro Final Fight, do Super Nintendo (ó, aqui esse negocio de chama-lo de SNES, nunca existiu. Só sabíamos disso, por causa das revistas que assim se referiam) de Briga de Rua. O Castlevania do Plei 1, num era “Kassélvânia”, era CÁS-TLÊ-VÂ-NIA mesmo !, kkkkkkkkkk. Eu, este meu colega que aderiu o deivid, e outro carinhosamente chamado de Boga (sim, isso mesmo, desde muleque) temos uma imortal dúvida, quando em 1998, lançado o Residente evil 2 (que por sinal, começamos a jogar a série RE neste título. O RE 1 apenas víamos os “corajosos” joga-lo e não tínhamos coragem. Até porque, na época, o medo que o RE 1 gerava era demais. Fui joga-lo anos mais tarde). Como jogávamos em locadoras, sempre tinha um gaiato que puxava assunto conosco, quando estávamos nos viciando em RE 2. Nisso, teve uma pessoa que disse que “Resistente evíl” é muito bacana (cara, é muito bacana, esse jogo, o resistente evíl)… a gente morreu de rir, mas não lembramos, ainda que façamos um esforço mental igual ao Professor Xavier, de quem falou essa peróla que até hoje, quando queremos nos referir à série RE, chamamos resistente, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      O colega que aderiu deivid, me falou esses dias, “Cássio, baxei os 10 Gb do Resistente 6. Quando puder, vem aqui jogar.”. kkkkkkkkkkkkk.

      Bom, Eduardo, te contei uma pequena história minha. Depois eu escrevo mais e sobre informática,, rsrsrs.
      Obs.: Por aqui, o Wii, coitado, é raro conhecer alguém que o possui.

      Curtir

      1. Bah, eu entendo. Meu primo se formou em Enfermagem e a monografia dele ficou com cerca de 60 páginas.
        O Centro Acadêmico tem relação com o Movimento Estudantil? Fico feliz por ti! Devido ao tempo que o Centro ficou parado ter que correr atrás da papelada agora deve ser um saco. Somente o curso que você está cursando (Secretariado) ou outros cursos fazem parte?
        Ah, e vocês conseguiram convencer os acadêmicos de Medicina para que fizessem uma reunião sobre a saúde que você comentou há um tempo atrás?
        “Pleisteitiu” e “Pe éssi” deve ser muito legal XD Tenho uma amiga de Goiás e a gente vive falando do sotaque um do outro do telefone, um tentando convencer o outro que está errado. Acho essas mudanças demais, engraçadas até O
        No Sul também chamamos o Playstation de “Plei”, hehe. Acho que só paulista mesmo fala “Pleisteitchion” como deve ser.
        “Xis-Men” e “Xisbox” são novidades pra mim XD Onde moro falamos o X como “Éks” mesmo. Na rua onde moro tem muito barzinho, então falar Xis-Men o pessoal vai pensar que é um tipo de Xis novo, sei lá, hehe.
        Interessante que vocês traduziam os nomes. Aqui onde moro, o Super Nintendo era chamado de “Nintendinho”.
        Resistente Evíl? Que tenso XD uhashusauhas
        Tinha locadoras aqui perto de casa de Super Nintendo. Eu e meu primo faxinávamos a casa o dia inteiro para ganhar 50 centavos pra jogar vídeo-game do outro lado da rua.
        Assim como os nomes que acabam marcando, a infância é sempre uma parte boa que gosto de lembrar. Pelo que pude ver, você passou por poucas e boas também, hehe.
        Um abraço Cássio, boa sorte com a Monografia!
        Caso o vírus volte a incomodar, é só ler o post que te recomendei. Qualquer dúvida, estamos aí.

        Curtir

    1. Opa Wellington!
      Comentários como o seu me deixam muito feliz, fico feliz que pude ajudá-lo o/
      35FPS são mais do que suficientes para poder jogar sem travadas (desde que ele não mude o tempo todo), mas uma atualizada no hardware pode ajudar o/
      Um abraço!

      Curtir

    1. Pedro, acredito que você também é autor deste comentário. Eu não pude entender bem sua pergunta… Como assim, substituindo?
      No post, tem um vídeo (gif) mostrando como adicionarmos controles no PCSX2:

      Você aperta, espera um pouco (até o botão “afundar”) e clica. Aparecerá na lista do lado. Depois, você seleciona outra tecla que quer configurar (como no vídeo acima, que depois de configurarmos um botão, configuramos outro) e faz o processo novamente, até preencher toda lista.
      Por conveniência, vou repassar a imagem do controle e dos botões para configurar abaixo:

      Espero que consiga amigo! Qualquer dúvida, estamos aí!
      Um abraço!

      Curtir

    1. Não, não é cópia amigo. Você não encontra este texto do POST em lugar algum na internet. Eu NUNCA, NUNCA copiaria coisa alguma de ninguém, e sempre que faço citações aponto a fonte, como você pode ver no final do POST.
      O modo como escrevi e apresentei o conteúdo é diferente da documentação oficial do PCSX2 (e fui muito além dela, tem muitos outros posts que li e deixei como referência). Procurei adaptar o POST a realidade do nosso país, no qual computadores com dois núcleos estão se tornando populares e placas de vídeo onboard ainda são comuns. Procurei SIM ler o que outras pessoas escreveram para poder explicar melhor e entender o que cada opção do PCSX2 faz, afinal, não tenho todo o conhecimento do mundo! Citei estas pessoas no final do POST e sou grato pelo esforço delas que me ajudaram, e graças a este esforço delas que pude escrever este POST e que está ajudando muitas pessoas (provavelmente você também!).
      Escrever sobre um assunto que outras pessoas já escreveram não caracteriza-se como cópia, ok? Cópia é você pegar um texto da internet e dizer que é SEU. Este texto é MEU por que EU escrevi, EU estudei os links das referências (com devidos créditos!), EU o mantenho atualizado e EU quem respondo os comentários das pessoas que precisam de ajuda, e procuro ajudar quando posso. Mas tive de estudar a documentação para poder escrever algo condicente e saber o que cada opção fazia, tanto para escrever quanto para ajudar.

      Curtir

  67. Ai cara, tou com um problema horrível aqui. Comprei uma máquina com as seguintes características… Windows 7 64bit
    Adaptador gráfico :Intel(R) HD Graphics
    6gb de memoria RAM.
    Intel(R) Core(TM) i5 CPU M 480 @ 2.67GHz, 2660 MHz. Até ai, beleza! Baixei o pcsx 1.0.0 instalei e tal, configurei tudo do mesmo jeito que você ensinou ai no post.. Só que quando eu coloco pra rodar o game, apareçe um recado de que o programa encontrou um problema e parou de funcionar.. Já reconfigurei tudo, instalei e reinstalei de novo e o problema persiste.. Sabe dizer o que houve? O game que tou tentando rodar é o NASCAR Thunder 2004. Já tá em formato ISO e tudo. O que houve? Por favor, me ajuda ai mano. E outra, tou com dúvida sobre como rodar o game em imagem ISO, KKKK, vai ver, esse é o problema. Abração!

    Curtir

    1. Pode ser o que você realmente comentou no final do seu comentário: “rodar o game em imagem ISO”. Se outro programa estiver tentando acessar a unidade de CD ao mesmo tempo que o PCSX2, isso pode acontecer (por ex, tentar gravar o CD usando o Nero e mandar o PCSX2 ler o CD). Lê o final do Post que lá ensina a fazer uma ISO.
      Verifica se o driver de vídeo que você selecionou é correto (de acordo com o SSE suportado do seu processador), e o do CDRom também (Linuz). Ah, e usa o Windows Update também para instalar novas correções!
      Queria ter um computador igual ao seu, haha 😀 só adicionaria uma placa de vídeo OFFBOARD aí, apesar das que vem com a familía Intel Core iX vem com a placa “dentro” do processador, sendo bem rápidas. Entra no site da Intel e procura por atualizações. Seleciona na lista algo como “Intel 1st generation > HD Graphics” e baixe o driver mais recente para Windows 7 x64.
      Aparentemente, seu PC é um notebook (devido ao M no nome do processador). Use as configurações de Alto desempenho e coloque-o na tomada. Se ler os comentários anteriores, verá que alguns notebooks diminuem a potência do processador para poupar bateria, mesmo que indicamos como alto desempenho nas configurações de Energia do Windows. Isso por que este controle é por hardware (peças), e não do Windows.
      Procura desabilitar o Antivirus, pode ajudar.
      Um abraço!

      Curtir

  68. Nossa, rapaz… Passei horas procurando por algum tutorial do gênero, estou muito satisfeito, rodou perfeitamente aqui.
    Thanks!

    Curtir

  69. cara só não entendo uma coisa pq não tá pegando direito,as config do meu pc é assim
    8 gb de ram
    intel core i3-2120 (3.30 GHz)
    minha placa de video tem o pixel shader de 4.0 diretcX 10.1

    e ainda assim alguns jogos como Lego Batman não pegam 100% Pq??????

    Curtir

    1. Não foi você quem me perguntou se o PCSX2 rodava no XP? (http://documentosdoadm.wordpress.com/2012/07/14/configurando-o-pcsx2/#comment-763).
      Se sim, é por este motivo. Atualize para o Windows 7 ou 8 (de 64-bits, para poder usufruir de todo o processamento e memória que possui).
      Atualize o Windows utilizando o Windows Update. Verifique, nas atualizações opcionais, se há novos drivers para sua placa de vídeo. Se puder, acesse o site da fabricante e baixe o driver de lá, não do Windows Update, por que o distribuído pelo Windows Update geralmente não é o mais recente em relação ao distribuído pela fabricante da peça.
      Leia o post e deixe os gráficos no mínimo dos mínimos e leia as dicas que já passei para as outras pessoas.
      E LEGO Batman tem uma versão para PC. Use esta e não a do PS2. Emulação sempre é mais lenta em relação a um jogo nativo para Windows.
      E não adianta você me dizer o que a placa tem se não me diz o modelo dela. Provavelmente ela é boa, por ter estas tecnologias, mas se for uma GT-220, por exemplo, que é um modelo econômico, esquece, travadas serão eternas, hehe. Digo por experiência própria, possuo uma configuração parecida com a tua (seu processador e memória são melhores 😦 e travadas sempre acontecem.
      É difícil ter uma jogatina 100% sem travadas, mas sim ter algo jogável, sem que trave muito. Esta é a intenção do POST.
      Um abraço!

      Curtir

  70. ajudou muito meu pc com processador dual core 1.8 e 256 mb de video roda em 40 fps os 1ºs jogos de ps2 mas, na maioria nao passa de 25 fps vou colocar um processador core i3 550

    Curtir

    1. Amigo, este processador é da 1ª geração do Core i3 e, apesar de ser um bom salto em relação ao dual core, é melhor estar disposto a gastar um pouco mais para pegar um processador da 2ª ou 3ª geração. Logo logo a 1ª geração estará ultrapassada! O meu está ficando (tenho um i3 530) e alguns jogos apresentam gargalos no PCSX2. Lembrando que o Core i3 possui apenas 2 núcleos físicos! (o i5 possui 4, e o i7 possui 6).
      Um abraço!

      Curtir

  71. Olá , muito obrigado por ter postado a nova versão estava querendo o emulador a um bom tempo, eu gostaria de saber se com essa mesma configuração eu consigo faser com que Sotc (Shadow Of The Colossus) “rode” bem no meu computador

    Curtir

    1. Com certeza! A configuração do post é a mais simples possível, e é a mais leve que pude encontrar.
      Mas procura ler o post, ler cada detalhe e adaptá-lo a sua realidade. Rodará? Rodará! Mas com gráficos muito abaixo do que seu computador pode suportar (poderia ter gráficos mais bonitos mas não possui por má configuração), por exemplo. Você precisa analisar a configuração do teu computador e encaixá-la com o post.
      Jogo Shadow of the Colossus bem tranquilo aqui. Não com as configurações do post, um pouco melhores, mas elas são um “norte no horizonte”, indicando o caminho a ser seguido para configurar o PCSX2.
      Qualquer dúvida, estamos aí.
      Um abraço, ótima escolha de jogo! o/

      Curtir

  72. Maninho á descrição completa do meu Notbook é esse aqui >>

    http://www.hbuster.com.br/Produtos/–hbnb-1401100

    eu tô tentando rodar Ico a 60 fps mas ainda não comsigo e já fui nos haks de velocidade e almentei tudo fexei todos os proçessamentos que tinha no computador. bom em poucas palavras meu notbook está em perfeito estado, mas minha duvida é existe algum programa pra poder puxar mas do proçessador ? ou almentar os Frames do emulador ? á e mas uma duvida se tiver como pode me explicar se tem alguma possibilidade de mecher nas configurações da placa de video pra poder melhorar o desenpenho do pcsx2.

    Curtir

    1. Bom dia Emanuel! Tudo bem? o/
      Não existem programas que melhoram o processamento (a única forma é comprando peças novas. Processamento não é apenas a velocidade de algo, mas as tecnologias empregadas para melhorar a velocidade. Veja, por exemplo, o SSE, explicado lá no plugin de video. Você selecionou o certo?). O que existem são programas que melhoram o desempenho do computador, como o CCleaner e o MVRegClean (instale e execute estes dois, recomendo!).
      O comentário que escrevi ao Lisiano Silva é válido para você também, tudo o que disse a ele: http://documentosdoadm.wordpress.com/2012/07/14/configurando-o-pcsx2/#comment-138
      Faça um upgrade para o Windows 8. Ele possuí muitos aprimoramentos no DirectX e é tão leve quanto o Windows 7.
      Você pode mudar as configurações do 3D para que possa aliar gráfico com performance ou mudar manualmente o que achar interessante. Habilite o Buffer Triplo (consome mais bateria) e desabilite o V-Sync e notará um aumento considerável na performance.
      Pressione a tecla Windows + R e digite MSCONFIG. Entre na aba Inicializar e deixe apenas o Antivírus.
      No seu caso, você também pode abrir o BIOS do notebook (pressione DEL, F1 ou F2 no boot continuadamente. Ou na tecla onde diz “Press [XXX] to open SETUP. Nela, procure pela opção de aumentar a memória de vídeo para 256MB (máximo que seu notebook suporta). Após isso, salve pressionando F10. Depois, abra o PCSX2 e, nas configurações do Plugin de vídeo, desmarque “Allow 8-bit textures” caso esteja marcada, por que sua placa de vídeo tem uma memória invejável para um notebook. Foi uma ótima compra, concerteza!
      Se você quer performance, tem que abrir mão do gráfico. Não existe saída.
      E não seja tão exigente com seu notebook. 30 FPS são mais do que suficientes para rodar um jogo sem notar travadas, desde que o FPS seja constante.
      Você NUNCA vai conseguir 60FPS por que não seu notebook não tem memória suficiente. (PCSX2 precisa do mínimo 2 GB, você tem 2GB mas compartilha 256 com a placa de vídeo, logo = 1792 MB ~ 1.75GB). Está abaixo dos Requisitos Mínimos, mínimos!
      É melhor ter 30 FPS do que ter variações entre 60 e 25 FPS, por exemplo. Nosso olho nota esta troca (mesmo que em performance não trave) e isso tira toda a concentração.
      Seu processador já está ultrapassado para os padrões atuais. A família Pentium já foi substituída a anos pela Core 2 Duo e agora pelos processadores da família Core iX. Mas continua sendo um excelente processador por ser Dual Core (apesar de não contar com tecnologias do Core 2 Duo, como Hyper-Threading, no qual você possuí 2 processadores físicos mas o computador vê 4, o que aumenta a performance!) e por ter um ótimo Clock (2.1GHz), mas abaixo do necessário para o PCSX2 (3.2GHz) e uma família superior (Core 2 Duo) a do seu processador.
      Amigo, se você está conseguindo rodar o jogo sem travar, sorria, seja feliz! Tanta gente que gostaria de rodar o PCSX2 mas não consegue. E você provavelmente está tendo uma performance muito boa, ainda mais para um notebook!
      Está rodando acima do 30 FPS? Ótimo. Não está? Siga os conselhos que passei no POST.
      E tome cuidado para não mudar muito os hacks de velocidade, por que podem trazer incompatibilidade e deixar o computador mais lento. (Por exemplo, o hack MTVU, só é útil para processadores Core i5+, caso contrário, deixará o jogo mais lento, por que usará mais do que o processador pode suportar!).
      Leia o Post novamente e os comentários. Pode ajudar. Mas desista dos 60 FPS. Seu processador e Memória não possuem capacidade para tanto.
      A placa de vídeo é usada no PCSX2? É. Mas fica em segundo plano. Velocidade de Leitura/Escrita da memória (sua memória é DDR2, já existe o padrão DDR3 há uns 2 anos…) e Processamento são mais importantes.

      Curtir

  73. *-* aqui fiz tudo certinho de mesmo jeito que você ensinou …
    só que quando vou abri o jogo ele nao abre , fica na quela tela de opções do PLAY 2 , oque eu posso fazer ? 😦
    parabéns pelo post bem oraganizado , bem explicado , adimirei o trabalho continue assim :)melhorando cada veiz mais ! vlw

    Curtir

    1. No final do post, leia as “Considerações Finais” de como fazer uma ISO do CD e como usá-la no PCSX2.
      O que pode estar acontecendo é que o PCSX2 não está identificando seu CD de jogo como de PS2, então ele pula para o menu.
      Se puder, teste o CD em um PS2 de verdade. Se o problema se repetir, provavelmente é isso. Nas locadoras, quando o CD não pegava, a gente limpava ele até funcionar, hehe. Pode funcionar.
      Obrigado pelos elogios o/ Concerteza, vamos melhorar para cada vez ajudar mais as pessoas o/
      Um abraço!

      Curtir

  74. Eduardo, boa noite!

    Acontece algo estranho, resolvemos um e surge com o tempo outros. Baixei o NFS Pro Street, mas não consigo jogar porque aparece uma mensagem: “no memory card (PS2) inserted into MEMORI CARD slot1.” e a partir daí fica congelando. Mas os gráficos iniciais do jogo rodam perfeitamente e velozes. Sabe o que pode ser? Joguei tranquilo God of War I e II.

    Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Opa, Douglas, bem-vindo de volta! Infelizmente é por algo ruim 😦
      Nunca vi este problema antes, mas pode ser que o memory card do PCSX2 acabou se corrompendo ou está cheio e o jogo não consegue lê-lo, mostrando este erro (mas o God of War roda sem problemas, o que é estranho).
      Vamos deletar o cartão de memória e fazer um novo! (OBS: Você perderá todos os jogos salvos!)
      Abra o PCSX2 e entre em “Configuração > Cartão de Memória

      Selecione um por um na lista e clique em “Excluir

      Selecione, na lista, a “Porta-1“. No lugar do botão Excluir, aparecerá o botão “Criar…“. Clique nele.

      Agora, digite um nome para o Memory Card (usei “murce”), deixe a opção padrão (8 MB, até por que nunca vi cartões com outras capacidades e 8 MB são mais do que suficientes. É a opção mais compatível, também) e DESABILITE a Compactação NTFS. Ela diminui o espaço dos arquivos no disco rígido, mas em troca você perde em performance, tanto no PCSX2 quanto no Windows (quando for acessar o Memory Card), por que ele, antes de ler, tem que “descompactar” o arquivo (como acontece com o WinRAR) e isso leva tempo. Sem compactação, ele lê o arquivo sem passar por este processo. Se 8 MB são muito espaço, desista do PCSX2, ok? u_u’

      Com isso, o jogo deve voltar a funcionar normalmente. Caso não volte, precisamos restaurar as configurações do PCSX2 (será preciso reconfigurar tudo novamente!), acessando o menu “Configuração > Apagar todas as configurações…“.

      Um abraço amigo! Espero que funcione tudo logo para que você possa aproveitar a jogatina.
      Se tiver dúvidas se um jogo é compatível com o PCSX2 ou não, no final do POST tem um link para a lista oficial de compatibilidade. (A propósito, o NFS Pro Street aparece como OK lá).
      Qualquer coisa, estamos aqui. o/

      Curtir

  75. Douglas, fico feliz que pode resolver o problema! E agradecido por você ter voltado para comentar o que fez para que pudesse funcionar. Tenho certeza que seu comentário ajudará muitas pessoas!
    Um abraço!

    Curtir

  76. Eduardo, boa noite!

    Gostaria de parabenizar seu site e empenho em não apenas escrever um tutotial, mas em dar suporte no entendimento do mesmo.

    O meu problema é parecido com o do Luciano Novi Pires. Não sei se elçe resolveu ou desistiu de achar uma solução.

    Fiz a instalação conforme o seu tutorial e não tenho problema com a resolução nem velocidade dos jogos, nada trava. Mas nao consigo configurar o movimento do boneco no joystick, nem no teclado. Em nenhum dos dois consigo definir a direção do boleco, apenas os golpes, etc. Fiquei pesquisando dois dias direto uma possivel solução, mas não encontrei. Pois muitos tutoriais não temos resposta.

    O controle aparece em Device Diagnostics e em pad1 fiz conforme encinado, mas os botoes que direcionam o boneco embora sejam configurados para direita-esquerda-frente e trás, não funcionam no jogo (God of Wor 1 e 2) unicos jogos que tenho no momento. Mas funciona normalmente em outros emuladores (neo geo, sn, etc) o que entrega ser um problema especifico com o PS2X.

    Já mudei a porta usb, tentei configurar tambem no teclado mas nada.

    Será que você consegue me ajudar?

    Desde já agradeço, independente da resposta.

    Curtir

  77. o jogo roda mas o som tah bem ruim e lento quase insuportável e ja ta configurado do jeito que vc falo , tem alguma outra sugestão prah mim?
    ps o jogo também ta meio lento, mas bem pouco

    Curtir

    1. Luh, qual versão do Windows você usa?
      Siga as sugestões que repassei ao jogoscompletos2 ( http://documentosdoadm.wordpress.com/2012/07/14/configurando-o-pcsx2/#comment-174 ) e me repassa as configurações que o programa AIDA64 te passar.
      Experimenta, se após mudar para Software ficar lento, mude para Hardware e use Directx 9.
      PS: Como administrador do blog, posso ver o e-mail da pessoa que enviou o comentário. Ao pesquisar pelo seu e-mail no facebook, ele indicou que o perfil pertence a Malu Vieira. E o comentário que respondi ali encima é de uma pessoa com e-mail de Malu Vieira (gmail.com). Você e “ela” são as mesma pessoa? o/
      Um abraço!

      Curtir

  78. muito bom o post, de longe o melhor que eu encontrei, o problema é que eu baixei a BIOS q vc recomendou, mas não tá funcionando , e o outro que eu tinha baixado também não funcionou. Vc pode me ajudar pfv?? ;__;

    Curtir

    1. Claro Malu, vamos tentar fazer funcionar. o/
      Eu repassei a BIOS novamente para a internet, desta vez em um arquivo que você somente indica onde o PCSX2 salva o BIOS e ele a instala sozinho. ( http://www.mediafire.com/?9yi1w3tp67v8rsm )
      Após o download do arquivo, abra-o, mas não extraia ainda!
      Antes, abra o PCSX2, e entre na aba “Seleção de Plug-in/BIOS“.


      Depois, lá no topo, mude para a aba “BIOS” (aquela que parece uma aranha gigante do mal @_@).


      Nela, a gente pode ver, lá em baixo, em “Caminho para pesquisa de BIOS, um endereço parecido com este abaixo:
           C:UsersEduardoDocumentsPCSX2bios
      Agora, anote-o e volte ao programa de extração do BIOS (não feche o PCSX2!). Digite o endereço que você achou e pressione “Extrair“.


      Agora, volte ao PCSX2 e clique em “Atualizar lista” na mesma tela do BIOS e selecione a única disponível na lista.
      Quando eu escrevi sobre a parte do BIOS, escrevi muito por cima por que já havia escrito e pesquisado muito sobre as opções de vídeo e já estava podre de cansado e louco para terminar de escrever o POST e me livrar de uma vez por todas do PCSX2. @_@
      Um abraço! Se precisar, estamos aí. ^^’

      Curtir

  79. Olá cara, muito bom o post! Eu to com um probleminha aqui, em que estou tentando abrir o jogo a partir da iso, o jogo é The Getaway Black Monday, ele abre tudo normal, mas depois ele só aparece o video do jogo e não aparece o menu. Será erro da isso? Valeu!

    Curtir

    1. Ele está na lista de jogos suportados amigo! (No final do Post tem um link com os jogos compatíveis). Se não aparece o Menu, provavelmente deve ser problemas com o plugin de video. Você selecionou o Plugin de video correto? (Escolher o SSE correto é importante!). Leia o post novamente na parte do vídeo (e todo, se puder) e veja se volta a funcionar.
      Tenha certeza de estar usando uma versão recente do Windows (preferência ao Windows 8 ou 7) e do PCSX2. Elas trazem atualizações para o DirectX, tecnologia da Microsoft que permite ouvirmos música e vermos vídeo no computador. As do Windows XP estão defasadas a anos!
      Um abraço!

      Curtir

    1. Pega! Mas a performance fica muito prejudicada, principalmente devido suporte descontinuado ao DirectX do Windows XP e sua falta de otimização para utilização de processadores que possuem mais de um núcleo!
      Está na hora de pensar em atualizar o Windows, ok?
      Um abraço!

      Curtir

  80. Valeu, me ajudou a resolver essa questão. Bom tenho um problema com o jogo que quando abre ele é executado em uma velocidade muito rapida mas quando inicia a missão ele fica muito lento. Acho que é porque meu processador é de 3.00 Ghz.

    Curtir

    1. É que depende do processador também, Clock não significa muita coisa nos dias de hoje. Um Pentium 4 de 3GHz perde para um Dual Core de 1.86GHz, devido as tecnologias empregadas no processador mais recente e por poder processar mais informações ao mesmo tempo por ter 2 núcleos. http://www.cpubenchmark.net/common_cpus.html
      Leia os comentários que escrevi anteriormente e o post, e ajuste o PCSX2 de forma que rode o mais fluído possível no seu computador.
      Um abraço!

      Curtir

  81. Opa! De madrugada e querendo jogar vídeo-game? Feriadão, eta coisa boa o/
    Eu não sei se pude entender bem seu problema… Quando você pressiona uma tecla no teclado, o jogo não responde, isso?
    Editei um pouco o post (corrigindo erros de português. Mudei o navegador para o Opera e ele tem corretor ortográfico incluído. Como ninguém pensou nisso antes?), e revi a parte que escrevi sobre a configuração dos controles.
    Quando usamos a opção Lock, habilitamos uma função que apenas alguns controles mais caros possuem [ o meu de 20 pila não tem, por que é pipipitchu (pirata) 😦 ].
    No RE4 (você provavelmente já jogou), quando escapamos de uma rocha, precisamos apertar continuamente o botão X (como neste video: http://www.youtube.com/watch?v=ogCh2FAjt3I, aos 5:20). Ao invés de ficarmos apertando, nós simplesmente seguramos o botão X (Lock, em português, prender ou segurar) e o PCSX2 considera isso como apertarmos continuamente o botão. Assim, não estouramos nosso dedo nos matando apertando o X o mais rápido que pudermos, simplesmente seguramos… Mas isso tira um pouco da graça do jogo. Use isso somente se for noob, ok?
    Primeiro, você viu se o seu teclado aparece em Device Diagnostics? http://documentosdoadm.files.wordpress.com/2012/07/screenshot0018.png
    Se ele não estiver aparecendo (o que é improvável. Se você pôde escrever este comentário, é por que ele está funcionando. Mas pode ser que você esteja usando aqueles adaptadores que convertem USB para PS/2). Se estiver, remova e use direto na USB. Se seu teclado for PS/2 já, este conselho não serve.
    Para poder configurar um botão, abra a aba Pad 1. Agora, clique no “UP” e defina a seta para cima. É preciso aguardar alguns segundos para que você possa apertar a tecla (o botão ‘afunda’, como na imagem abaixo [no Left dá para ver melhor este afundamento]. Quando ele desafundar, você pode apertar). Aos poucos a lista vai preenchendo, como pode ser visto na imagem abaixo também.

    Lembra também que alguns jogos não aceitam usar os botões direcionais do controle, somente os analógicos (geralmente o analógico esquerdo). Tente mudar os controles usando, ao invés do Up, Down, Left… do D-Pad para usar as opções do Left Analog Stick.
    Em último caso, compra um controle. É baratinho e pode ser encontrado em qualquer loja de informática. Troca com o pai: Lava a louça por 1 semana e em troca ganha o controle, sei lá. Se já trabalha, gasta R$ 20 em um controle. É um investimento pra vida toda. Principalmente quando vem amigos na casa da gente pra jogar PES.
    Todo o trabalho que tenho aqui no blog é para ajudar as pessoas amigo. Me esforço muito para manter as matérias atualizadas e para ajudar quem precisa. Também gosto de acessar sites que quando sentimos falta de algo ou temos dúvidas o autor vem e esclarece pra gente. É muito bom! o/
    Um abraço e bom feriado!

    Curtir

  82. Valeu pelo site porque a maioria dos sites o que posta nunca mais volta para ver os comentários. Se eu souber de alguém que queira instalar o PCSX2, indicarei o seu site.

    Curtir

  83. Olá, estou tentando jogar pelo teclado mas quando quero escolher a direção em que o jogador olha, não entra. Já tentei o Look Input, o Look Direction e o Look Buttons, e mesmo assim, nada.

    Curtir

  84. velho vc ajudou bastante deu alguns erros nos graficos mas tipo rodas de tanks invisiveis mas nada q impessam de jogar (afinal o jogo eh de RPG q se dane as rodas XD)

    Curtir

    1. É isso aí! RPG tem muitos problemas no PCSX2 mesmo, por que a maioria é feita por sprites (foi comentado um pouco no post sobre isso). Talvez ativar o patch pra sprite e o usado pro Wildarms possa ajudar.
      Um abraço e boa jogatina, com ou sem roda o/

      Curtir

  85. Amigo, 1x no drive para DVD não é 1350 kB/s, 150Kb/ps seria de um cd não? Muitas vezes os jogos não rodam bem diretamente pelo drive de CD/DVD não porque eles não leem bem mais porque não mantém a velocidade de leitura continuadamente, ou seja, começam rápidos mas depois diminuem a velocidade para fazer menos barulho, poupar energia e não aquecer muito. Isso porque a velocidade de leitura para jogos no ps2 é A PARTIR de 2x (2700Kb/ps).

    Curtir

    1. Você está certo, obrigado por avisar! Corrigi o POST. Eu adicionei a informação meses depois de escrever este POST, e quando procurei no Google sobre a velocidade de leitura usei a palavra “CD” ao invés de DVD. Pesquisando com os termos certos, encontrei a velocidade que você citou.
      Outro motivo também de não ler bem é por que a leitura dos CD’s e DVD’s são a laser, e com o tempo o leitor vai se desgastando, o que leva o drive a fazer mais esforço (e barulho) para ler os dados no CD/DVD. Não acredito que tenha algo a ver com economia de energia ou barulho, por que até hoje os computadores (principalmente portáteis, raros hoje em dia que ainda vem com Drive de CD/DVD) fazem um barulho daqueles ainda… hehe.
      Um abraço!

      Curtir

  86. cara mto bom o post está ajudando mta gente, mas eu não consigo configurar meu controle, eu faço td como diz ali, mas na hora que boto o game, nao funka nada, e o controle pega normal em otros emuladores, :/

    Curtir

  87. Colega meu pc é este ,Intel dual core E5500 2,8 ghz cada nucleo,4 gb de,memoria ram ddr3, Mividia geforce 1gb , Windows 7 ultimate, to com problemas na hora que inicializa o jogo mesmo, quando passa filmes dos jogos o fps fica em 59 e 60 mas quando começa o jogo mesmo o cai pra 15 ai ele fica lento a musica fica toda distorcida, ja troquei para direct x 9 software e hardware, depois voltei pro directx10 hardware , o gs fica entre 70% e 95% com o jogo rodando mas muito lento, ja estou cansado de tentar rodar o emulador e não conseguir, acho que com este pc roda não roda?

    Curtir

    1. Se você ver no final do Post os requisitos mínimos, verá que seu processador ainda não possui o clock ideal (3.2GHz) e o modelo do seu processador é o mínimo do mínimo para usar o PCSX2. Mas faz o seguinte: Lê os comentários que escrevi para os jogoscompletos2 e me repassa as configurações do seu computador. Desabilite todos os filtros no plugin de video (deixe como na imagem do post, e use Hardware (Directx10) por possuir uma placa de video Nvidia offboard), e use o Windows Update para atualizar seu driver de video e o Windows (as atualizações para os drivers são dadas como “opcionais”). Feche todos os programas em segundo plano (menos o Antivirus). Use programas como MV Reg Clean e CCleaner para limpar o computador. Remova programas desnecessários da inicialização.(Abra o CCleaner, vá em Ferramentas e selecione “Programas iniciados com […]“). Pode remover todos da lista (menos o Antivirus), e reinicie o computador. E você está usando ISO no lugar de CD, certo? Se não, faça uma ISO do seu DVD, como explicado no final do POST. Veja também se usou os hacks de velocidade como no Post e pode experimentar aumentar uma das barras ou desabilitar algum que talvez você não ache interessante (o post apenas serve para guiá-lo a melhor configurar o PCSX2, não necessariamente para ser identico ao meu. Meu computador é diferente do seu, logo algumas opções para você serão diferentes das minhas).
      O PCSX2 tem que ir testando cada opção para ver qual fica melhor para você. Eu fiquei horas futricando no PCSX2 e escrevendo o POST, uma tarde inteira para tentar descobrir o que cada opção fazia e pesquisava na internet o que não sabia para trazer o melhor para vocês, e fico feliz que estou vendo que pude ajudar muita gente já e espero poder ajudar você também.
      Leia as outras sugestões que repassei para os colegas também, e outras que eles mesmos sugeriram nos comentários.
      Se mesmo assim não der, está na hora de pensar em comprar uma nova placa mãe (R$200 uma MSI) e processador (no minímo da família Core i3 da Segunda Geração), e o problema se resolverá por si só. Mas terá que abrir os bolsos para isso.

      Curtir

  88. cara o meu deu mesmo problema q o de pedro fiz a mesma coisa q vc disse e saio a tela preta depois q eu mudei para software mais deu muito lag aki como nao da pra botar hack de aceleraçao no modo software oq eu faço pra tirar o lag? (ja tenho o direct x)

    Curtir

    1. Compra uma nova placa de video e/ou processador (principalmente este último). Não há nada que possa fazer além disso ou de seguir as dicas que estão no post ou que já recomendei para outras pessoas.
      Um abraço.

      Curtir

  89. cara vlw msm me livrei dos outros 2 aceleradores e começou a rodar normal (eu quis dizer gta 4 postei sem conferir depois que percebi ja tinha postado)

    Curtir

  90. cara o meu tb apareceu a tela preta mais a minha placa de video é muito boa pq aguenta batllefield 3 gta 5 tenho varios aceleradores de pc como direct x e uns outros 2 ou 3 q esqueci o nome tenho todas as atualizaçoes do windows mais msm assim nao pega decidi baixar uma versao anterior mais a textura dele ficou orrivel e com muito lag no menu ficou tudo normal mais depois q eu boto pra jogar os bonecos ficam cinzas e sem nenhuma textura mas essa é a versao antiga se vc souber como resolver um desses problemas responde ai pf

    Curtir

    1. Se está rodando o Battlefield 3, seu computador provavelmente é bom (Seu computador não tem como rodar GTA V por que ele ainda não saiu, ok?). Mas não basta ter somente uma boa placa de video em relação ao PCSX2. Para o PCSX2, se você possui um bom processador, os jogos rodaram extremamente bem, independente de ter uma placa de video ou não.
      Pedro, faz o que recomendei ao jogoscompletos2 nos comentários e me passa as configurações do seu computador.
      Se você está tendo problemas no video, o problema provavelmente está relacionado ao plugin de video, e como recomendado no post, tente mudar o processamento para Software [se possui um bom processador] no plugin de video e usar uma versão anterior do Directx. E outra, use a versão mais recente do PCSX2, não posso ajudá-lo se não o fizer (versões mais novas de programas surgem para resolver problemas descobertos pela comunidade); e, se possível, do Windows também. E você tem certeza que selecionou o plugin de video de acordo com o processador? Provavelmente não.
      Procure reler o post sobre as configurações do Plugin de video, e leia o que cada opção faz. Tem algumas opções que você pode marcar que pode ajudá-lo.
      E quais outros 2 ou 3 aceleradores você possui? O único disponível para o Windows é o Directx. Está se referindo a programas como CCleaner? Se sim, ok. Se não, remova-os.
      Se souber tirar PRINT SCREEN (como foi feito no post. Se não sabe, pesquise na internet), tire do plugin de video para que possamos ver quais são as configurações de video que você está usando.
      E remova estes “2” ou “3” aceleradores que possui, mantendo apenas o Directx, que é o único que o PCSX2 usa.

      Curtir

  91. ola amigo eu intalei o programa
    mais quand vo da play pra roda o game fica só um tela preta..
    e so sai o som do game..
    oq faççço pf me ajuda

    Curtir

    1. Amigo, provavelmente é por que seu computador não possui uma boa placa de video. Experimenta mudar para “Software” no plugin de Video e aumenta o número de CPU’s para o video de acordo com o núm. de núcleos do seu processador. Tudo isso está detalhado no post. Mas antes disso, experimenta abrir o Menu iniciar > Todos os Programas > Windows Update e baixa todas as atualizações, inclusive as opcionais (que muitas vezes contam com atualizações para seu driver de áudio e video).
      Se possível, baixe o AIDA64 (link no post) e faça um relatório com as configurações do seu PC. Depois, copie o conteúdo do TXT em um novo comentário. Experimenta atualizar o Directx (leia os comentários acima para obter o link) e siga as sugestões do pessoal que já comentou. Pode ajudar. Um abraço!

      Curtir

    2. O meu tava assim tb. Ai usei essas conifg. ai do tutorial. minha placa é on board, usei software. o jogo rodou normal, só q na hora de escolher os personagens escolha ai trava nao entra na luta (jogo K-1 world gp 2006). Me ajudem ai.

      Curtir

      1. Amigo!
        Faz como recomendei ao jogoscompletos2 logo acima do seu comentário (me repassando as configurações do seu computador).
        Este jogo não é 100% compatível com o PCSX2 (pode ver na lista de compatibilidade da Wiki do PCSX2). É preciso usar processamento por Software para que não dê tela preta.
        É preciso habilitar o Hack de XGkick para VU (VU XGkick hack) caso os personagens fiquem cinza na hora de lutar. Para fazer isso, abra o PCSX2 e bem no topo, clique em “Configuração > Configurações de Emulação“.

        Depois disso, entre na aba “Correção de jogos” (a que possui um CD e uma Vacina, logo ao lado do ícone de Hacks de Velocidade [que é uma pílula]) e selecione a opção “Habilitar correções de jogos manuais” e selecione a opção “Hack de XGkick para VU” na lista.

        Você pode ler os outros comentários que escrevi para que possa ler dicas de como melhorar o desempenho do teu computador (pode ser que, quando o jogo abre, o computador não aguenta o tranco. Por isso te pedi as configurações do seu PC, assim podemos ver se ele suporta ou não o PCSX2).
        Em último caso, você vai ter que comprar uma nova placa mãe e processador se quiser ter uma experiência legal com o PCSX2! Uma placa de vídeo também é importante, já que a sua é on-board, pode ser isso.
        Lembre-se que o jogo possui status azul, então o jogo abre mas apresenta problemas no jogo. Pode não ser seu PC (caso ele rode bem outros jogos), mas simplesmente o fato deste jogo não ser suportado totalmente!
        Um abraço!

        Curtir

        1. Minha estava preta. Agora ta normal. entra no jogo escolho os personagens. so nao entra na luta fica nessa tela musica continua tocando normal. so nao entra na luta.

          Curtir

        2. Você desconsiderou tudo que te disse no comentário. Te pedi as configurações e disse que, se não funcionar, seu computador não suporta o PCSX2 (caso nenhum outro jogo rode) ou, em último caso, o jogo, por não ser 100% compatível, pode apresentar problemas que impeçam a jogatina.

          Curtir

        3. Notebook
          windows 7 64bit
          Adaptador gráfico Intel(R) HD Graphics
          4gb de memoria
          Intel(R) Core(TM) i5 CPU M 480 @ 2.67GHz, 2660 MHz

          O jogo k-1 gp world 2003 funciona normal, o k-1 gp world 2006 antes tava com tela preta ai usei esse tutorial ai de cima, agora ele roda normal. so q na tela de personagens eu seleciono o jogador ai fica so nisso nao entra. outra coisa como faco pra fazer um dvd de play 2 rodar no emlador?

          Curtir

        4. Parabéns pela compra! Este Notebook é muito bom, e com certeza o problema não está nele.
          Eu não possuo o jogo para testar aqui (e não pretendo obtê-lo de forma pirata e admito que não sou grande fã de jogos de luta [apenas de ver na TV]), mas como o 2003 funciona, provavelmente o jogo não funciona bem por que não é 100% compatível! Sinto muito.
          No final do Post, tem uma seção de “Considerações Finais” que ensina a fazer uma ISO de um DVD.
          Um abraço!

          Curtir

        1. Não. Poderia dizer como conseguiu para ajudar as outras pessoas que visitarem o blog ao invés de somente pedir ajuda!
          Leia o Post e os outros comentários, não vou repetir tudo especialmente para você.

          Curtir

      2. Minha versao era essa :Pcsx2 1.1.0 rev 5478 [KingTodd], agora instalei essa:pcsx2-5496-windows-x86, por isso funcionou. pra ficar mais rapido nao achei, é dificil de encontrar, vc disse em explicar so pra mim, so acha o texto copia e colca ai. Valeu

        Curtir

  92. cara, to com um problema aqui, como so to com 3 jogos, o deus da guerra 1 2 e 3 o 1 e dois aparecem o seguinte erro: arquivo não encontrado erro: isofilesystem. e o 3 começa a rodar, aparece playstation 2 todo embaraçado e nao faz mais nada depois disso, ja tentei varias bios, troquei o plugin do iso… e não consgui nada… o que acha que pode ser??

    Curtir

    1. Você tá usando CD ou ISO? Se for ISO, tenha certeza de desmontá-las no DAEMON TOOLS antes de usá-las (ou seja qual for o programa que você usa). Não selecione para iniciar do Drive de CD/DVD Virtual, mas da própria ISO. Criei uma nova seção no post, chamada “Considerações finais”, onde mostra como selecionar uma ISO no PCSX2 e como fazer uma de um CD ou DVD. Use o plugin “LinuzISO” e a BIOS disponibilizada no post (2.20), uso-os desde a versão 0.9.6 e nenhum jogo apresentou problemas até hoje.
      Leia também a seção no post que diz sobre os requisitos minimos, e veja se seu computador se encaixa. Tenha certeza de estar usando a última versão do PCSX2 disponível (1.0.0), se não estiver, a atualize. Em dúvida, a atualize mesmo assim, por que a mensagem pode indicar que algum componente do PCSX2 possa estar faltando (feche o PCSX2 antes de atualizar, ok?). Se não souber as configurações do seu computador, leia o comentário que escrevi para o “jogoscompletos2” ( http://documentosdoadm.wordpress.com/2012/07/14/configurando-o-pcsx2/#comment-173 ) e faça o mesmo que recomendei a ele.
      Um abraço e bom fim de semana!

      Curtir

  93. Mano esse emulador eh muito bom msm !
    E usando o ultra ISO eu consigo converter varios jogos de ps2 para jogar no meu pc, e valew pelas dicas. . .

    Curtir

    1. Concordo, é o melhor emulador pra PS2.
      Já usei o Ultra ISO, mas hoje em dia uso o Power ISO. O melhor é passar o jogo pro PC por que a leitura pelo drive de CD/DVD é mais lenta. Queria comentar sobre isso no post, mas poucas pessoas saberiam realmente fazer.
      Um abraço!

      Curtir

  94. Na verdade, consegui resolver aqui fuçando em bios da net, e resolvendo alguns bugs do emulador, tudo oq tu falou acima eu ja tinha feito :D, mais obrigado, tem jogo que nao roda mesmo assim.
    Vo com prar um ps3! Valeu!

    Curtir

  95. Diminua as configurações de video (pode ser de acordo com os prints). Pode tentar atualizar o driver de video e áudio, usar o Windows Update, fechar todos os programas enquanto joga, atualizar o directx (use o Link que passei para o Ismael Rocha) ou, em último caso, usar a virtualização por software do plugin de video (explicado no post).
    Lembre-se também que você está tentando rodar em um notebook, que tem uma performance menor que um computador com a mesma configuração, por possuir componentes com menor ventilação, sem falar em sistemas internos (independente do S.O, na própria placa-mãe) que pode diminuir a performance do processador para poupar bateria (Por ex, o HP Mini PC fora da bateria, o clock [potência] do processador é diminuída pouco mais do que a metade, de 1.2GHz para 800MHz).
    Mude o modo de Energia do Windows para “Alto desempenho” e coloque o notebook no adaptador de energia, pode ajudar. No configurador do driver da placa de video (Botão direito em um lugar vazio na área de trabalho > Painel de controle da NVIDIA. Se não encontrar esta opção, acesse o site da nvidia e baixe o driver mais recente para sua placa de video), entre no menu “Alterar as configurações da imagem com a Visualização” em “Configurações 3D” e mude a barra de rolagem para “Desempenho”.

    Curtir

  96. Olá, poderia me ajudar? Tenho um vostro 3500 placa de vídeo nvidia 310m de 512, processador i5, porém os jogos ficam com fps 30, tentei de toda forma possível e não consegui…

    Curtir

    1. Editei o post e adicionei uma última seção, chamada “Meu computador atende os requisitos mínimos e o jogo está na lista verde ou azul. Pode me ajudar?”. Leia e repasse as informações que o AIDA64 dar nos comentários.
      Experimenta também tentar alterar o plugin de video e áudio. Você TEM certeza que selecionou o plugin de video de acordo com seu processador, como explicado bem no começo do POST?
      Um abraço!

      Curtir

  97. OI amigo, nao to conseguindo configurar, quando termino as configuraçoes aparece uma frase assim;you need to update some directx libraries…
    Dai ignoro e da erro no plug-in. tento baixar o directx e nao da pra instalar, diz um diretorio n e confiavel ou coisa parecida. me ajuda ai mano. brigadoa

    Curtir

  98. Obrigado, procurei demais e não tava conseguindo, mas este seu post me ajudou muito!
    valeu mesmo cara, continue assim! abraço

    Curtir

    1. Fico feliz que o post tenha te ajudado Gabriel! Dá um trabalho enorme escrever um post e pesquisar sobre cada opção, mas comentários como o seu nos motivam a fazer isso!
      Um abraço!

      Curtir

      1. cara eu nao consigo mover o personargem no naruto shippuden ultimate ninja 5 usando o teclado me ajuda cara nao sei mas oque fazer ?

        Curtir

        1. Na lista de compatibilidade do PCSX2 (Wiki), o Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 se encontra na lista e há vídeos na internet de pessoas que conseguiram fazê-lo rodar. (Sequer você deve ter lido o post, principalmente a parte dos requisitos mínimos e da lista de compatibilidade antes de comentar no post ou ler os outros comentários. Não precisaria ter esperado por uma resposta, que estou respondendo sem vontade alguma por que já tiveram outras pessoas que tiveram o mesmo problema que o seu e você sequer fez o esforço de ler).
          Leia o comentário que escrevi ao Gabriel Santana ( http://documentosdoadm.wordpress.com/2012/07/14/configurando-o-pcsx2/#comment-382 ) e veja se os controles estão configurados. Em último caso, compre um controle de PS2 para PC. Promete que vai lavar a louça por uma semana para seu pai, um mês, sei lá.
          R$20 é pouco e vale a pena o investimento, e quando tiver um amigo em casa, um joga no controle e o outro pelo teclado. Mas a jogabilidade pelo teclado é muito ruim! É a mesma coisa que tentar jogar PES no teclado.
          Um abraço!

          Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.