Código 0x800B0109 ao acessar o Windows Update no Windows 2000

Após checar pelo controle Activex (que possibilita ao Windows Update poder acessar nosso computador e procurar pelas atualizações necessárias), ele retorna o erro 0x800B0109 ou 0x800B0001.

Ele ocorre porque o Windows 2000 não considera os certificados da Microsoft Corporation como sendo seguros, o que impede sua instalação.

Antes de tudo, precisamos nos certificar que possuimos as atualizações abaixo instaladas:

P.S: O Ciclo de Vida do Windows 2000 terminou em Jun/2010. Os links abaixo referenciando para a Microsoft e para o Catálogo do Microsoft Update podem deixar de disponibilizar as atualizações listadas abaixo a qualquer momento. Se isso ocorrer, comente nos comentários que repasso as atualizações para a internet novamente pela minha conta no MediaFire, ok?

Windows 2000 SP4 Update Rollup 1 v2 (KB891861): Se você não o possui instalado no computador, ao acessar o Windows Update, ele o redirecionará para http://support.microsoft.com/kb/260910. Você pode baixá-la acessando http://catalog.microsoft.update.com/. Acesse o site usando uma versão recente do Internet Explorer e procure pela referência KB891861. Ele acessará o site como Português-Brasil como padrão, mas se você possui o Windows 2000 instalado em outra língua (por exemplo, em inglês), você precisa mudar as configurações de idioma do Internet Explorer para poder baixar as atualizações em outro idioma, como descrito neste post. Você precisa possuir o Windows 2000 SP4 instalado no computador antes de instalar o Update Rollup.

Internet Explorer 6 SP1 com Outlook Express 6: O Windows Update não suporta o Internet Explorer 5, que é a versão do Internet Explorer que o Windows 2000 acompanha por padrão. Por isso, precisamos atualizar o Internet Explorer para a versão mais recente disponível para nosso computador. Download.

Windows Update Agent 3.0: Ele é necessário para instalar as atualizações no sistema. O Activex determina que atualizações estão presentes no seu computador usando o Windows Update Agent, retornando as atualizações disponíveis no servidor da Microsoft que seu computador ainda não possui. Download.

Certificados do Windows: Como o Windows 2000 SP4 possuí certificados que autenticam programas e sites da Microsoft vencido, precisamos atualizá-los para podermos acessar o Windows Update. Os certificados disponibilizados aqui foram exportados do Windows XP, somente com Service Pack 3, Internet Explorer 8 e atualizações até a data de publicação deste post. Download.

Verifique também se a data e horário do sistema estão corretos.


Nota: Caso este erro ocorreu com você, é necessário formatar o sistema para continuar! Provavelmente é devido a falha na instalação do ActiveX, que fica incompleta, e o erro persiste mesmo após seguirmos o tutorial!

Instale o Update Rollup, Internet Explorer 6 e o Windows Update Agent (Reinicie após cada instalação).

Após isso, abra o Menu iniciar > Executar e digite mmc.

No menu “Ação“, entre em “Adicionar/Remover snap-in…

Na lista, selecione “Certificados“.

Na primeira tela, selecione “Conta de computador“.

Na próxima tela, selecione “Computador local“.

Voltamos para o MMC.

Precisamos agora remover todos os certificados do Windows 2000. Entre em cada diretório e remova todos os certificados. (Certificados, não diretórios).

Para importarmos um certificado, dê botão direito no diretório no qual você deseja importá-lo e selecione “Todas as tarefas > Importar…“. Selecione o diretório de acordo com o nome do certificado no diretório onde você extraiu o arquivo Certificados.7z.

Para mostrar todos os certificados, marque a última opção (“PKCS #7“) e selecione o certificado que deseja importar.

Em “Certificate Store“, a última opção é marcada por padrão. Ele importará o certificado para o diretório que selecionamos.

Precisamos fazer isso com todos os outros certificados.

Se mostrar alguma mensagem de erro ao adicionar os certificados, registre o Serviço de Criptografia do Windows 2000 executando os comandos abaixo no prompt (referência#1, referência#2):

regsvr32 softpub.dll
regsvr32 wintrust.dll
regsvr32 initpki.dll
regsvr32 dssenh.dll
regsvr32 rsaenh.dll
regsvr32 gpkcsp.dll
regsvr32 slbcsp.dll
regsvr32 mssip32.dll
regsvr32 cryptdlg.dll

Após reiniciar o computador, experimente acessar o site do Microsoft Update disponível no Menu iniciar.

Se mesmo assim continuar com problemas para acessar o site, recomendo baixar a versão inglesa do Windows 2000 disponível para alunos de Universidades nos links abaixo (x86):

Windows 2000 Pro: http://minhateca.com.br/r_lopes/Apps/CD+imgs/Windows+2000/Windows+2000+Professional+SP4+(Serial+-+XGH9J-KBPBD-FXDKQ-K36XB-X9J6Y),191506066.iso(archive)


Windows 2000 Server: https://postsporummundomelhor.wordpress.com/2015/10/25/download-do-windows-2000-server-pt-br/

Referências

A proteção de arquivos do Windows não pôde iniciar – Suporte Microsoft – http://support.microsoft.com/kb/296241

Anúncios

4 comentários sobre “Código 0x800B0109 ao acessar o Windows Update no Windows 2000

    1. Fico feliz que pude ajudar! Também trabalho com manutenção e suporte e ás vezes vem uns computadores bem velhinhos, aí a gente acaba encontrando uns problemas pelo percurso. Mas a vontade de aprender e comentários como este nos motivam a compartilhar o que aprendemos!
      Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s