Executando comandos como Administrador no Windows

Após migrar para o Windows 8, o Menu iniciar foi removido e ainda me sinto um pouco perdido neste “novo” mundo. Por conhecer alguns atalhos de teclado, não me senti tão perdido e não dependo tanto da interface Metro. Mas senti falta de um recurso que usava muito no Windows 7: Abrir o prompt de comando do Windows como Administrador direto da barra de pesquisa no Menu iniciar. Bastava digitar cmd no Menu iniciar e pressionar Enter, e magicamente o prompt de comando aparecia como Administrador. Que bruxaria é essa?

Nos Windows anteriores, quando não existia a barra de pesquisa, sempre abria o menu “Executar…” com a combinação Windows + R, no qual podemos abrir programas pelo nome. Ele ainda funciona e o prompt de comando abre normalmente, mas não há opção alguma para executá-lo como administrador, o que me impedia de usar muitos comandos (acho que sem privilégios administrativos o único comando que funciona é o dir e o cd, só pode…).

Procurando na internet, descobri algumas soluções, listadas abaixo:

Método 1: Pela interface Metro.

A primeira é abrir a interface Metro, digitar cmd na tela de início e, após achar o aplicativo, pressionar a combinação de teclas Ctrl + Shift + Enter ou dar botão direito nele e selecionar Executar como administrador na barra que aparecer abaixo. Se você está usando o Windows 7, esta combinação ainda funciona no Executar antigo, mas não no Windows 8.

Método 2: “Executar” do Gerenciador de Tarefas

Outra solução, que descobri sem querer no tempo do Windows XP, é abrir o Gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + DEL, Ctrl + Shift + Esc ou botão direito na barra de tarefas > Gerenciador de tarefas), e no menu Arquivo selecionar Executar nova tarefa.

Eu achei ambas soluções longas demais para simplesmente abrir o Prompt de comando. Comecei a ver que na verdade, o único programa que preciso iniciar com privilégios administrativos é o Prompt de comando. Para acessar diretórios (como  %temp%), o Executar do Windows 8 (Windows + R) dava conta do recado como antigamente. Então decidi que a melhor solução era fixa-lo na barra de tarefas do Windows, e mudar seu atalho para Executar como administrador automaticamente. Desabilitando o UAC, o prompt abre instantaneamente. Ótimo! Agora somente preciso me acostumar com isso (ainda!).

Método 3: Atalho na Barra de tarefas do Windows

Para poder criar o atalho na barra de tarefas, abra o Explorador de arquivos (antigo Windows Explorer) e entre no diretório C:Windowssystem32. Dê botão direito em cmd.exe e selecione “Enviar para > Área de trabalho (criar atalho)“.

Agora, volte para a Área de trabalho, dê botão direito no atalho e selecione Propriedades. Na aba Atalho, entre em Avançado… e selecione “Executar como administrador” e dê OK.

Se você quiser, ainda na aba Atalho, é possível usar uma Tecla de atalho. Uma tecla de atalho é uma opção disponível desde o Windows 98, que permite que você abra um programa usando um atalho de teclado iniciando com Ctrl + Alt + [Letra]. Se você usar X, por exemplo, ao pressionar Ctrl + Alt + x, o Prompt de comando será aberto como administrador. Eu não me acostumei com esta opção, e preferi deixa-lo somente na barra de tarefas.

Agora, arraste o atalho para a barra de tarefas, e ele se prenderá lá. Basta clicar nele para que o Prompt de comando abra como administrador e pronto para receber “ordens”.

Método 4: Por atalho no teclado (Créditos: Rafael Delgado Martins)

O Windows possui um menu secreto que aparece ao pressionarmos a combinação de teclas “Windows + X“, mostrando opções úteis para ter acesso aos principais recursos do computador (como as propriedades ou o gerenciador de dispositivos).

Após abrir o menu secreto, apenas pressione a tecla “a” do teclado para abrir o promtp de comando (não há a necessidade de pressionar alt, apesar do item aparecer com _ embaixo).


O Executar (Windows + R) ainda pode ser usado para abrir diretórios ou programas que não necessitam de privilégio administrativo. (Ou você pode ir no diretório do programa e repetir o processo que realizamos acima com o Prompt de comando. Diferente do Prompt, outros programas que não são do Windows não precisamos criar atalho, mas no próprio executável mudarmos os privilégios. O Windows não permite mudarmos as permissões diretamente no executável porque o CMD é um arquivo do sistema. Após mudar as permissões, basta chamar o executável pelo Executar e ele abrirá como administrador normalmente).

Anúncios

8 comentários sobre “Executando comandos como Administrador no Windows

    1. Não conheço nenhum comando nativo que possibilita a exibição dos últimos arquivos utilizados. Há, no Menu Iniciar, a opção “Documentos recentes” no Windows Vista/7. No Windows Vista/7 e 10, é possível verificar quais itens foram abertos recentemente caso o programa que os abre (por exemplo, o Word) está listado como executado recentemente ou fixado no Menu iniciar e clicando na seta ao lado do nome do programa ele exibe os arquivos editados recentemente por ele. Outros programas possuem funcionalidade similar (como o Bloco de notas). No Windows 8 (incluindo o Vista/7/10), é possível dar botão direito no programa na barra de tarefas e ele exibirá documentos abertos recentemente.
      Caso você queira os últimos arquivos utilizados e não sabe qual o programa, o Last Changed Files pode ajudar. Ele exibe os últimos 100 arquivos modificados do sistema. Outra forma de monitorar os últimos arquivos utilizados no sistema é utilizando o Process Monitor, da Sysinternals. Ela é uma ferramenta mais avançada que o Last Changed Files, podendo filtrar últimos arquivos utilizados por Programa, por exemplo.

      Curtir

  1. Olá Eduardo, tento executar um programa no meu windows 8, mas não atualiza, liguei no suporte desse programa e eles me informaram que devo tirar permis
    são, poderia me ajudar nessa questão?

    Curtir

  2. Olá. Gostaria de contribuir com a matéria, compartilhando meu conhecimento. Um atalho antigo, que nos windows anteriores abria o “Windows Mobility Center” mudou no Windows 8. Este atalho é o “Windows + X”, e no Windows 8 ele abre um menuzinho com diversas opções, e entre elas: “Prompt de Comando” e “Prompt de Comando (Admin)”. Assim, o método mais prático para abrir o prompt como adm no Windows 8 é: “Windows + X” e “depois A”. Espero ter ajudado.

    Curtir

    1. Obrigado por contribuir! o/
      Havia testado este comando também, mas ao ver a _ abaixo de cada item pensei que, além de pressionar “Windows + X“, teria de pressionar “Alt + a” para acessar o prompt de comando, mas somente pressionando a letra “a” ele abre instântaneamente!
      Concerteza é uma ótima sugestão! Adicionei ela ao POST e dei os devidos créditos.
      Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s