Instalando o .NET Framework 3.5 sem internet no Windows 8/10

wininet_137Caso você encontre problemas durante a instalação do .NET Framework, pode haver uma corrupção nos arquivos do sistema que impede a instalação de componentes opcionais e/ou atualizações do Windows. Escrevi um post que mostra passo-a-passo como reparar sua instalação do Windows usando SFC e RestoreHealth. Recentemente, a Microsoft disponibilizou a atualização KB3005628 ao Windows 8.1/Server 2012 que evita os erros 0x800F0906 e 0x800F081F durante a instalação do .NET Framework 3.5.

A Microsoft tornou o .NET Framework 3.5 (para simplificar a instalação de versões anteriores do .NET Framework, as versões 3.0 e 2.0 foram incluídas ao .NET Framework 3.5 [1][2]) um Recurso sob demanda à partir do Windows 8, ou seja, será instalado apenas se o usuário precisar dele, com o objetivo de diminuir o espaço ocupado pelo Windows após a instalação. [2] A intenção é “motivar” os desenvolvedores a migrarem suas aplicações para o .NET Framework 4.5, na esperança de aposentar as versões anteriores do .NET Framework. [2]

Isso é ótimo – se você não possui uma internet ruim. O download é de 300 MB, e terá de ser refeito caso você formate o computador ou restaure o Windows.


Adicionando o .NET Framework 3.5 a instalação do Windows

O .NET Framework 3.5 está disponível no DVD de instalação do Windows como um componente opcional. [3] Ao atualizarmos o Windows 7 para o Windows 8 e o recurso .NET Framework 3.5 está habilitado, ele é automaticamente instalado no Windows 8 para manter a compatibilidade com aplicativos. [3]

Para começarmos, insira o DVD de instalação do Windows no Drive de CD/DVD. Agora, precisamos iniciar o DISM. O DISM permite adicionarmos/removermos componentes do Windows, tanto localmente quanto no DVD de instalação do Windows.

Para adicionarmos o .NET Framework a nossa instalação do Windows limitando o acesso do DISM a internet, abra o Prompt de comando como Administrador e use o comando:

dism /online /enable-feature /featurename:NetFX3 /All /source:D:\sources\sxs

wininet_137Substitua a letra D:\ pela letra da unidade de DVD de instalação do windows. Você pode confirmar a letra da unidade em Meu computador.

Você pode adicionar o parâmetro /LimitAccess ao final do comando para impedir que o DISM conecte-se a internet para obter os arquivos de instalação.


REFERÊNCIAS

  1. Instalando o .NET Framework 3.5 no Windows 8 – http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/vstudio/hh506443.aspx
  2. Windows 8 and .NET Framework 3.5 – Ask the Core Team – Microsoft TechNet Blogs – http://blogs.technet.com/b/askcore/archive/2012/05/14/windows-8-and-net-framework-3-5.aspx
  3. .NET Framework 4.5 is default and .NET Framework 3.5 is optional – MSDN – http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/hh848079(v=vs.85).aspx
  4. Enable or Disable Windows Features Using DISM – Microsoft TechNet – http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh824822.aspx
Anúncios

23 comentários sobre “Instalando o .NET Framework 3.5 sem internet no Windows 8/10

  1. Eu fiz tudo certinho , fiz o scannow pelo Cmd como administrador , Fiz oq falaram pelo Gpedit.msc mais mesmo assim o meu deu erro olha ai :
    Microsoft Windows [versão 6.2.9200]
    (c) 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

    C:Windowssystem32>DISM /online /enable-feature /featurename:NetFX3 /All /Sourc
    e:F:sourcessxs /LimitAccess

    Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação
    Versão: 6.2.9200.16384

    Versão da Imagem: 6.2.9200.16384

    Habilitando recurso(s)

    Erro: 3017

    Falha na operação solicitada. É necessário reinicializar o sistema para reverter
    as alterações feitas.

    O arquivo de log do DISM pode ser localizado em C:WindowsLogsDISMdism.log

    C:Windowssystem32>

    Curtir

    1. Homero,
      Escrevi um post neste blog ensinando a corrigir erros durante a instalação de componentes opcionais. No final do post, há uma tabela informando a solução para alguns problemas comuns que podem ocorrer, incluindo a mensagem de Acesso negado. Geralmente este erro ocorre devido ao antivírus (tente desabilitá-lo e tente novamente) e problemas de permissões no drive C:\ (você pode usar o Windows Repair All-in-One para restaurar as permissões padrões do sistema).
      Caso o problema persista, comente naquele post informando o conteúdo dos arquivos de log 😉
      Um abraço!

      Curtir

  2. eu tenho um notebook novo itautec com windows 8 original, e nao consigo o net 3.5 porque ele diz q nao estou conectado a internet, mesmo eu estando conectado! eu estou tentando instalar por esse metodo, mas da o mesmo erro do renato mendes
    vc poderia disponibilizar o link para download da midia do windows q vc baixou?

    Curtir

  3. VOCÊ PODERIA DISPONIBILIZAR PARA DOWNLOAD A PASTA sxs DO WINDOWS 8 QUE NÃO ESTEJA CORROMPIDA PARA EU PODER FAZER A INSTALAÇÃO VIA PENDRIVE DESTE “RAIO” DE NET FRAME WORK 3.5 QUE POR TREMENDA BURRICE OS JEGUES DA MICROSOFT REMOVERAM DA INSTALAÇÃO NORMAL DO WINDOWS JÁ TENTEI DE VÁRIAS FORMAS INSTALAR VIA CMD MAS DA O ERRO PROVENIENTE DE ARQUIVOS CORROMPIDOS DO DISCO DE INSTALAÇÃO. AGRADEÇO DESDE JÁ.

    Curtir

    1. Daniel, bem que eu queria, mas o diretório possui mais de 300 MB! (Apenas do Windows 8 x64). Além disso, possuo apenas a versão x64 do sistema operacional, teria de fazer o upload da versão x86 também. O melhor que você tem a fazer caso possua um serial original em mãos é baixar a ISO do Windows 8 no The Pirate Bay distribuída pela Ponto Frio (não sei se é distribuída a versão x86, mas a x64 é) e tentar usá-la para instalação offline ou obter outra mídia com um conhecido.
      Pode usar o instalador online do .NET Framework caso não possa fazer nenhuma das 2 alternativas.
      Desculpa não poder ajudar. Tenho uma net de 1MB e o upload do diretório levaria uma vida! Além disso, não possuo autorização da Microsoft para distribuir o diretório, podendo ter este blog deletado e ter de responder na Justiça por distribuir conteúdo protegido por direito autoral.
      Um abraço!

      Curtir

  4. Gente vc`s tem que saber onde esta o cd de instalação a unidade ex: DISM /online /enable-feature /featurename:NetFX3 /All /Source:D:\sources\sxs /LimitAccess tem o D depois de Source vc tem que mudar se for necessário o G pela Unidade aonde esta o cd de instalação do windows

    Curtir

      1. Sim!
        Está informação está bem destacada no post (2º parágrafo). O Windows 8, diferente do 7, não instala o .NET Framework 3.5 durante a instalação para ocupar menos espaço em disco. Quando você tenta executar um programa feito usando o .NET Framework 3.5, o Windows 8 precisa baixá-lo da internet para poder executar o programa.
        Mas quem possui o disco de instalação do Windows 8 pode instalar sem acesso a internet. Este post é apenas uma alternativa para quem não quer baixar o .NET Framework da internet ou possui uma internet muito lenta ou limitada (como 3G).
        Caso possua o disco de instalação do Windows, realize o passo-a-passo deste post. Caso contrário, será necessário baixar da internet já que o Windows 8 não traz ele instalado por padrão, ele está apenas no DVD.
        Abraço!

        Curtir

  5. Não Funciona.
    Microsoft Windows [versão 6.2.9200]
    (c) 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

    C:Windowssystem32>DISM /online /enable-feature /featurename:NetFX3 /All /Sourc
    e:D:sourcessxs /LimitAccess

    Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação
    Versão: 6.2.9200.16384

    Versão da Imagem: 6.2.9200.16384

    Habilitando recurso(s)
    [===========================65.8%====== ]

    Erro: 0x800f081f

    Não foi possível localizar os arquivos de origem.
    Use a opção “Origem” para especificar o local dos arquivos necessários à restaur
    ação do recurso. Para saber mais sobre como especificar um local de origem, veja
    http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=243077.

    O arquivo de log do DISM pode ser localizado em C:WindowsLogsDISMdism.log

    C:Windowssystem32>

    Curtir

    1. Parece que o DISM não está conseguindo ler os arquivos do disco de instalação do Windows.

      Se falhar, instale o .NET Framework pela internet (usando o Assistente do Windows) ou obtenha uma nova cópia do disco do Windows 8 (esta pode estar corrompida ou muito arranhada!). Caso você não consiga, escrevi um post sobre como corrigir problemas relacionados a instalação de componentes opcionais do Windows.

      Um abraço!

      Curtir

    2. Você precisa habilitar as configurações para instalação de componentes opcionais.

      Seguindo:

      Tecle Win+R e digite: “gpedit.msc” (sem aspas e depois tecle ENTER)

      gpedit

      Na janela que abre em “Configurações do computador” vá em “Modelos administrativos” e depois no submenu “Sistema”.

      então na janela do lado direito abra o seguinte item:

      “Especificar configurações para a instalação de componentes opcionais…”

      2796659

      Marque a opção “Habilitado”, clique em “OK” e feche a janela.

      Depois é só refazer os passos para a instalação!

      Enjoy

      Curtir

      1. Nossa segui só essa dica e deu certo!!!
        Nem precisei resolver o (DISM /online /enable-feature /featurename:NetFX3 /All /Source:D:sourcessxs /LimitAccess)
        Só façam isso e instalem com o instalador normal do net 3.5. Sou muito grato. tentem ai. edu põe isso no blog em destaque lá encima. jamais querendo me meter no seu blog é claro. mas axo que vai ajudar mais gente como eu. parabens pelo blog!!!!!

        Curtir

      2. @LeonardoGP e @Caliel,
        Antes de tudo, gostaria de agradecer a contribuição de vocês. 🙂
        Eu havia editado e adicionado a contribuição do Leonardo ao post, porém, testando esta diretiva, ela simplesmente não funcionou: O Windows continuou tentando obter o instalador à partir da Internet. Definir a diretiva como o Leonardo informou é a mesma configuração padrão do Windows.
        Acredito que para muitos a diretiva tenha funcionado devido a um fator externo (como o antivírus) ter bloqueado a instalação do .NET Framework e, na segunda tentativa, a instalação ocorreu normalmente, mas não devido a ativação da diretiva (efeito placebo). Tanto que para a diretiva ser definitivamente aplicada ao computador é necessário executar o comando gpupdate /force.
        De qualquer forma, manterei a contribuição do @LeonardoGP na esperança que ela ajude alguém. 😉
        Obrigado pela contribuição!
        Um abraço!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s