Adicionando suporte a drive de CD/DVD ao MS-DOS

Precisava instalar o Windows 98 em um computador antigo. Mas, após carregar os drivers de CD/DVD, ele parava em uma mensagem “MODE Prepare” e não saía dali. Lembrei do tempo que não existiam CD’s bootáveis e decidi usar um disquete com o MS-DOS, para ver se ainda tinha esperanças.

Ao iniciar a imagem do MS-DOS 6.22, ele não identificava o drive de CD/DVD (o que não é nenhuma surpresa, para dizer a verdade). Procurando na internet, pude encontrar uma solução: Um programador russo, chamado Jack R. Ellis (o criador do Hiren’s Boot), desenvolveu um driver de CD compatível com o MS-DOS (e que suporta DVD também!).

MS-DOS 6.22 PT-BR com suporte a CD/DVD (acompanha disco suplemental [EN-US]) [download]: Esta é a versão do MS-DOS com suporte a CD/DVD incluído. Ela está no formato *.img. Se você precisa dela em outro formato (como *.img), somente renomeie a imagem do disquete (*.img) para *.vfd.

NOTA: O download acima já possui a última versão do MS-DOS com suporte a CD/DVD. Mas se você deseja usar outra versão do MS-DOS, continue lendo! Este post pode será útil para você.

Precisamos realizar o download do WinImage e do xcdrom (xgcdrom24.zip) para poder editar a imagem do MS-DOS. Se o link estiver off-line, baixe o MS-DOS acima e extraia o arquivo xgcdrom.sys dele.

Após a instalação, abra a imagem com o WinImage e extraia os arquivos:

autoexec.bat
config.sys

Abra o config.sys com o Bloco de notas e adicione, na última linha:

devicehigh=A:xgcdrom.sys /d:xgcd01 /c0

Podemos usar device ou devicehigh. A diferença entre elas é que a primeira usa parte da memória disponível ao MS-DOS (que reconhece apenas 640KB). Já o devicehigh carregará o drive em uma memória reservada (primeiros 64KB da memória são reservados, usada somente para drivers essenciais), chamada High Memory Area (HMA). A usamos para que possa ter mais memória disponível para aplicativos comuns.

/d: Nome de identificação do driver (pode ser qualquer um, desde que você use o mesmo no autoexec.bat. Não use espaços ou acentos!), necessário para podermos chamar o driver depois.

/c[0-6]: PCI-Bus onde o xgcdrom.sys procurará o drive de CD/DVD. Se por acaso seu drive não for identificado mesmo após seguir a risca o post (e após testar com a versão disponível para download do MS-DOS), experimente mudar este valor para um número maior.

Agora, abra o autoexec.bat com o Bloco de notas e antes de chamar o instalador do MS-DOS (setup) adicione a linha:

lh a:mscdex.exe /d:xgcd01

lh ou loadhigh: mesmo princípio do device ou devicehigh. Carrega o mscdex.exe (MS CD-ROM Extension, programa da Microsoft que permite o acesso do MS-DOS a unidades de CD/DVD) na memória reservada.

/d: Comentamos sobre ele no config.sys. O mscdex.exe sabe qual driver carregar devido a referência do driver de CD/DVD no config.sys.

Agora, extraia o arquivo xgcdrom24.zip e mova os arquivos que modificamos e o driver (XGCDROM.SYS) para a imagem.

Aproveita e procura pelo mscdex.exe. Se você não pode encontrá-lo na sua versão do MS-DOS, baixe a disponível do post e extraia dela para adicionar na sua.

Bem, é isso! O MS-DOS deve estar lendo CD’s agora. Se isso não ocorrer, edite /c0 no config.sys para um valor entre 1 e 6 (como comentado anteriormente). Um abraço e boa-sorte!


Manually creating a boot disk with real-mode DOS CD-ROM driver support

BCDL – Bootable CD Loader

HMA – Computer Hope

Microsoft DOS lh and loadhigh command

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s