Instalador completo do Internet Explorer para Windows 3.11, 95, 98, ME, NT, 2000, XP, 2003 e Vista/Server 2008

Se você ainda usa o Windows 3.11, 95, 98, NT 3.51, NT4, ME, Windows 2000, XP, Vista ou Server 2008, ainda há esperança de obter os instaladores completos do Internet Explorer! Repassei os instaladores que possuo para minha conta no Mediafire, para poder eterniza-lo. Ele é útil para pessoas que ainda possuem um computador muito antigo que ainda rodam versões antigas do Windows, mas que ainda querem mantê-lo atualizado.

Internet Explorer 5.01 com Outlook Express 5 para Windows for Workgroups 3.11 e NT 3.51 (PT-BR)

Microsoft Internet Explorer High Encryption Pack 5.01 (16-bits) (PT-BR)

Versão em português brasileiro do famoso navegador Internet Explorer (IE). Esta é a última versão disponível para Windows 3.1. (Contribuição de Fernando Costa) A versão disponível para download no Vetusware foi uma versão customizada distribuída para assinantes do UOL. Mas as únicas coisas customizadas que ele tem é a troca do logo animado do IE (que recebeu o logo do UOL) e uma conexão dial-up de discagem para os servidores do provedor da UOL. Ela faz também diversas atualizações para o Windows 3.11, instalando as últimas versões existentes para conexão em rede TCP/IP. A instalação manual do protocolo TCP/IP no Windows 3.11 está disponível em outro post aqui do blog.

Pude encontrar na internet o High Encryption Pack que adiciona ao Internet Explorer suporte a criptografia de 128-bits (necessária para acessar sites de bancos, por exemplo).

Internet Explorer 5.5 SP2 com Outlook Express 5.5 para Windows 95 (PT-BR)

Esta é a última versão do IE disponível para Windows 95.

O Internet Explorer 5.5+ possui suporte nativo a criptografia de 128-bits sem necessitar do High Encryption Pack.

Internet Explorer 6 SP1 com Outlook Express 6 para Windows 98, NT4, ME e 2000 (PT-BR)

Internet Explorer 7/8 para Windows XP

A Microsoft recentemente removeu do Download Center as páginas de Download do Internet Explorer 7 e 8 para Windows XP, mantendo ativo  somente downloads para o Windows Server 2003. O Download do IE 7 e 8 ainda estão ativos no Download Center (assim como o IE 6), somente não estão listados no catálogo, sendo possível baixá-los por link direto. Seguem os links:

Windows Internet Explorer 7 para Windows XP (PT-BR)

Windows Internet Explorer 8 para Windows XP (PT-BR) – Requer a instalação do Service Pack 3 (SP3) do Windows XP.

Caso você possua o sistema operacional em Inglês, você pode instalar o MUI Pack do Windows Internet Explorer 7 para traduzir a interface gráfica (UI) do Internet Explorer 7.

Internet Explorer 7/8 para Windows Server 2003

Windows Internet Explorer 7 para Windows Server 2003 x86 (Multi-idiomas)

Windows Internet Explorer 8 para Windows Server 2003 x86 (Multi-idiomas)

Windows Internet Explorer 7 para Windows Server 2003/XP x64 (Multi-idiomas)

Windows Internet Explorer 8 para Windows Server 2003/XP x64 (Multi-idiomas)

Caso você possua o sistema operacional em Inglês, você pode instalar o MUI Pack do Windows Internet Explorer 7 para traduzir a interface gráfica (UI) do Internet Explorer 7.

Internet Explorer 9 para Windows Vista/Server 2008

A Microsoft removeu o download do Internet Explorer 9 do Download Center, mas ainda é possível baixá-lo do Archive.org. Seguem os links:

Internet Explorer 9 para Windows Vista/Server 2008 SP2 x86 (PT-BR)

Internet Explorer 9 para Windows Vista/Server 2008 SP2 x64 (PT-BR)

O Internet Explorer 9 requer a instalação manual das atualizações KB971512 e KB2117917 antes da instalação do navegador (você deve reiniciar o sistema após a instalação dessas atualizações para instalar o Internet Explorer 9).

Conclusão

Se você desejar, você pode baixar versões mais antigas do Internet Explorer no Vetusware (IE 4 e IE 5 BR estão disponíveis para Windows 9x/ME/NT4, incluindo o High Encryption Pack) e no OldApps (possuí versões mais antigas do IE disponíveis, mas somente em inglês).

Além do OldApps, o Evolts possui um arquivo com os principais navegadores da Internet de antigamente, incluindo o Internet Explorer (somente em inglês).

Algumas atualizações ainda podem ser distribuídas através do Catálogo do Microsoft Update. Caso você possua o Windows em outro idioma (por exemplo, em Inglês), você precisará alterar o idioma de navegação para acessar o Catálogo do Microsoft Update e baixar atualizações específicas para o seu idioma.

 

11 comentários em “Instalador completo do Internet Explorer para Windows 3.11, 95, 98, ME, NT, 2000, XP, 2003 e Vista/Server 2008

  1. olá amigo, no site do Vetusware existe a versão em português BR do Internet Explorer 5.01 em 16 bits para o Windows 3.11. Vale a pena conferir. Foi uma versão customizada distribuida para assinantes do UOL. Mas as únicas coisas customizadas que ele tem é a troca do logo animado do ie (que recebeu o logo do UOL) e uma conexãp dialup de discagem para os servidores do provedor. Uma coisa mais legal ainda é que ele faz diversas atualizações para o Windows 3.11, colocando as últimas versões existentes para conexão em rede tcpip.

    Curtir

  2. Valeu amigo! Vou ficar de olho no blog a partir de agora, ainda preservo um PC de 1999 com Windows 2000 “fullcionando” e sempre baixando coisas “novas” kkkk

    Curtir

    1. Legal! Também gosto de colecionar coisas retrôs (meu sonho é comprar um GameBoy Color modificado com luz interna para poder jogar à noite, e um PS Vita). Também quero encontrar um dia um Sony PCG N505X a venda (ele custava US 4.000 dólares em 1997), um notebook com incríveis 6GB de HDD, 64MB de RAM com leitor de CD e Disquete externos. Vinha com Windows 95 de fábrica e PCMCIA (assim dá pra colocar uma placa Wi-Fi nele). Acho que faria Dual Boot do Windows 95 com o Puppy Linux. Kkk Se você também curte esse tipo de coisa, tem o canal “The Retro Future” no YouTube que fazem reviews de vídeo games portáteis e computadores/notebooks antigos.

      Curtir

  3. Cara, muito obrigado! Instalei o Windows 2000 na minha VM, porém não achava o IE 6 SP1 em português de jeito nenhum! Valeu mesmo!

    Curtir

    1. Fico feliz em ajudar!
      Aqui no blog tem outros posts que podem te interessar, por exemplo, os passos necessários para acessar o Windows Update (é necessário instalar o Update Rollup e a lista de certificados raiz), o instalador do Windows Media Player 9, entre outras dicas.
      Um abraço, e boa sorte na tua jornada retro! 😉

      Curtido por 1 pessoa

  4. valeu mesmo! vc foi o único que disponibilizou o internet explorer 6 sp1 em portugues. eu só encontrava em inglês.

    Curtir

    1. Verdade clécio!
      Uma das maiores dificuldades que tive quando quis “brincar” com o Windows 9x/2000 foi encontrar o instalador do IE6 em PT-BR.
      Fico feliz que pude ajudar!
      Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.