Como driblar o Auxiliar de Compatibilidade de Programas do Windows

ScreenShot035

Auxiliar de Compatibilidade do Windows: não nos dá escolha de usarmos o programa ou não.

Quando um programa possui problemas de compatibilidade e existe um sucessor para ele, o Auxiliar de Compatibilidade aparece para ajudar o usuário a atualizar para uma nova versão do programa ou para instalar atualizações para que ele possa funcionar nas novas versões do Windows.

O Microsoft Virtual PC 2007, por exemplo, foi descontinuado após o lançamento do Windows Virtual PC para o Windows 7. Ao tentarmos executá-lo, ele diz que o programa é incompatível com o Windows e sugere a atualização para a nova versão do programa. Se manter atualizado é importante, se você somente está sendo teimoso, supere seu medo de mudança e atualize para uma versão mais recente, e aproveite os melhoramentos e novas funções que este “novo” programa possa trazer.

Se você não tem escolha e TEM que usar uma versão mais antiga (por exemplo, o Virtual PC 2007 roda em um computador sem suporte a virtualização no processador, já o Windows Virtual PC não), e realmente não pode atualizar para uma nova versão, é possível driblar o Auxiliar de Compatibilidade. Tudo o que precisamos fazer é abrir o diretório onde está o executável do programa e renomeá-lo para 1[nome_do_programa]1.exe, como na imagem abaixo:

ScreenShot037

Após isso, ele abrirá normalmente. Se ele não funcionar bem, dê botão direito no executável > Propriedades e na aba Compatibilidade mude para um modo que você o usava antigamente e ele funcionava bem (Windows 98, por exemplo).

PS: O Virtual PC 2007 abre, mas ao executar uma VM ele mostra tela azul por que o driver vmm.sys (usado pelo Virtual PC 2007) é incompatível com o Windows 8. Se você possui Windows x86, instale o Virtual PC, copie o diretório onde ele está instalado (C:Arquivo de ProgramasMicrosoft Virtual PC 2007), desinstale-o (removerá o driver vmm.sys), instale o Windows CE 5.0 Device Emulator (instalará o vmm.sys novamente, mas uma versão mais antiga mas compatível com o Windows 8), recoloque o diretório do Microsoft Virtual PC 2007 onde ele estava (Arquivo de Programas) e use os arquivos de registro (*.reg) do nokkin.

ScreenShot038

Microsoft Virtual PC 2007 SP1 no Windows 8


Installing Windows 98 on Windows Virtual PC – http://blogs.msdn.com/b/virtual_pc_guy/archive/2010/05/27/installing-windows-98-on-windows-virtual-pc.aspx

Anúncios

3 comentários em “Como driblar o Auxiliar de Compatibilidade de Programas do Windows

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s