Instalando o Windows 2000 Advanced Server no Hyper-V


Nota:
Somente versões para servidores do Windows 2000 são suportadas no Hyper-V (ver referências no final do post para ver a lista de sistemas suportados. Ocorre tela branca e travamentos.). Se você possui a versão Professional, precisará obter o Windows 2000 Server ou Advanced Server para que este post possa ser útil para você.

ScreenShot012

Windows 2000 no Hyper-V

Após migrar para o Hyper-V (antigamente usava o VirtualBox, até o lançamento do Windows 8 e ele acompanhar o Hyper-V), ao tentar instalar o Serviço de Integração no Windows 2000, descobri que o Hyper-V não possui suporte a esta versão do Windows.

Mas o Hyper-V do Windows Server 2008 R2 suporta. Isso por que o suporte para o Windows 2000 terminou apenas em 2010, após o lançamento do Windows Server 2008 R2, então a Microsoft foi obrigada a adicionar o suporte a este sistema operacional (hoje considerado “pré-histórico”) no Hyper-V. Mas como o Windows Server 2012/Windows 8 foi lançado após 2010, o suporte ao Windows 2000 foi removido desta versão.

Serviço de Integração do Hyper-V do Windows Server 2008 R2 [download].

NOTA: “Ah, mas esta é a versão do Serviço de Integração do Windows Server 2008 R2 sem SP1!”. Sim! Por que após o lançamento do SP1, o Windows 2000 perdeu suporte oficial da Microsoft e o suporte aos Serviços de Integração para esta versão do Windows foram removidos do Serviços de Integração do Hyper-V.

Para que possa instalar o Windows 2000 Advanced Server, é preciso adicionar todas as atualizações disponíveis do Windows até o momento no disco de instalação. “Ah, por que?”. Você receberá muitas mensagens de “UNEXPECT_KERNEL_TRAP” (quando o processador não sabe o que fazer com um dado) e não poderá sequer acessar o Explorer sem receber uma visita dela. Para poder incluir as atualizações, leia este post.

Você continuará recebendo telas azuis, mas diminuirá a frequência. Isso por que o Serviço de Integração atualiza o HAL (responsável por cuidar do processamento do computador), e enquanto você não o instalá-lo, mensagens de tela azul serão comuns.

Após a instalação do Windows, no menu Mídia > Unidade de DVD, selecione a ISO que você baixou no topo do post.

A instalação começará automaticamente e instalará os drivers. Após iniciar o Windows, um ou outro não será instalado, o que é normal. Após a instalação, você pode deixar de usar o adaptador de rede “Legacy” para usar o disponível para novas versões do Windows.


Documentação do Hyper-V – Sobre VMs e Sistemas Operacionais compatíveis (Inglês)http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc794868(v=ws.10).aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s