É possível instalar o Windows 9x/NT 4 no Hyper-V?

Depende do seu processador. Mas oficialmente não, por que eles não estão na lista de compatibilidade do Hyper-V. Mas só por que você não possui suporte oficial, isso não significa que é impossível.

Perdi 2 dias tentando, e infelizmente não consegui. Mas pelo menos descobri o motivo por que não daria mesmo. Isso por que o Hyper-V, diferente do seu antecessor (Virtual PC) não virtualiza um processador, mas usa o processador físico do computador para rodar as máquinas virtuais, o que garante maior velocidade de processamento. Descobri isso acessando as propriedades de sistema do Windows e vendo o modelo do processador físico na VM, diferente do Virtual PC, que mostra um Pentium II com 64MB de RAM.

“Ah, entendi tudo Eduardo!”. É o seguinte: O Hyper-V é uma solução de virtualização para servidores. Diferente do VirtualBox, VMware ou Virtual PC, ele não é focado em usuários domésticos, mas sim para empresas que precisam ter vários serviços (como servidores de e-mail, impressão, etc) mas que, ao invés de ter vários servidores, possuem apenas um computador com vários servidores virtualizados com todos estes serviços. Assim, ele não procura ser compatível com versões mais antigas do Windows, mas sim para as mais recentes, que possuem suporte aos novos componentes de hardware.

Como ele não virtualiza um processador (usa o físico) e seu computador possuí um Core i3 (por exemplo), o Windows 98 é incompatível com o componente e mostra antes do boot: Ao inicializar o dispositivo NTKERN. Erro de proteção do Windows. Você precisa reiniciar o computador. Ele é incompatível com seu processador, não com o Hyper-V.

Já o Windows NT é incompatível com processadores que possuem a tecnologia Hyper-Threading, reiniciando logo que o programa de instalação abre (Erro 0x0000003E). Alguns computadores ainda possuem a opção de desabilitá-lo no BIOS (do computador, não da VM!), mas não vale a pena, por que o desempenho fica muito comprometido. Mas você pode tentar se precisa MUITO oferecer suporte a familía NT 4.

É possível encontrar pessoas que puderam instalar o Windows 98 e NT no Hyper-V. Se você possuir um processador compatível, pode ser que você consiga também. [link]

image

Se você não conseguir, você ainda pode usar o Windows 2000 no Hyper-V ou então instalar o Windows 9x no Dosbox ou VirtualBox.

IMPORTANTE: Não instale outro serviço de virtualização além do Hyper-V, como o VMware ou VirtualPC (somente o VirtualBox é compatível neste cenário). O Virtual PC apresenta tela azul e o VMware impede a instalação. Se você realmente precisa do Windows 9x em um ambiente com o Hyper-V instalado, você possui 3 alternativas:

  1. Instalar o VirtualBox em conjunto com o Hyper-V. Há perda considerável nas VMs do VirtualBox por que não há acesso aos recursos de virtualização do processador “tomados” pelo Hyper-V.
  2. Usar o Dosbox (Post que escrevi sobre isso).
  3. Instalar o VirtualPC 2007 SP1 em uma VM (com Windows Vista e anteriores) ou Windows Virtual PC (Windows 7) e usá-la para instalar o Windows 9x (funciona por que o VirtualPC 2007, Windows Virtual PC ou VirtualBox não precisam ter suporte a virtualização no processador).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s