Reproduzindo DVDs em computadores antigos

Precisava reproduzir DVDs no Windows em um computador um pouco antigo:

  • AMD Duron 800MHz (Os primeiros Athlon e Duron tinham problemas críticos com a proteção contra o super aquecimento e queimavam facilmente, por isso atualmente é difícil encontrar um desses ainda funcionando [1]),
  • 128MB de RAM (compartilhado 16MB com o vídeo onboard SiS 730),
  • HDD de 80GB,
  • Placa-mãe PCCHIPS M810L (chipset SiS 730s e duas portas USB 1.1 onboard).

Este computador é da minha tia e infelizmente ela não possui condições de obter um computador melhor.

Há um tempo atrás, ele foi mandado para o conserto e foi instalado um novo HD, assim como o leitor foi substituído para um que lê-se DVD, e a Assistência Técnica instalou o Windows XP Pro SP2 nele.

Mas travava toda hora! Impossível de mexer. Atualizei para o SP3 e instalei todas as atualizações, atualizei drivers, removi TODOS os efeitos visuais, desabilitei serviços… Mas continuava inutilizável.

Reproduzir DVDs então? Impossível. (Como o técnico não notou isso na Assistência?). Como eu poderia fazer isso em uma configuração dessas? Precisava usar o Windows XP ou tentar usar o KernelEx no Windows 2000 ou 98.

O Windows XP possui novos recursos de segurança, como o Firewall do Windows e a possibilidade de ingressar em domínios do Windows Server com mais segurança e requisitos mínimos baixíssimos para uma versão do Windows lançada em 2001:

  • 64MB RAM (128 MB recomendados)
  • Processador Pentium de 233 MHz (ou AMD K6/Athlon/Duron)
  • HD com 611 MB livres (1 GB recomendado)

Bem, o computador se encaixava na lista dos requisitos mas… Como poderia melhorar a performance do Windows XP?

Um dos usos que minha tia queria para o computador, já que não possuí DVD em casa mas o computador possuí um gravador de DVD, é que ela pudesse reproduzir DVDs neste computador.

Para Reprodução de DVDs, é recomendado que o computador possua um processador de pelo menos 1GHz. Mas como o processador possui um Clock próximo a este valor (0.8GHz), pensei que poderia ser possível!

Pesquisando na Wikipédia, encontrei um artigo sobre o chipset de vídeo da placa-mãe e lá comentava que:

Há total suporte de hardware para decodificação de MPEG2 [DVD] no qual apenas 5-10% da CPU do computador é usada quando usamos os programas recomendados (Cyberlink PowerDVD 5 e VLC Media Player)

Recomendo procurar na internet se o computador que você quer reproduzir DVD possui suporte a decodificação de DVD por hardware. Caso contrário, ele terá de usar o processador. Caso o processador não seja bom o bastante, haverá travamentos e a única solução é a compra de uma placa de vídeo offboard.

Verifique também se o driver do Controlador IDE ou vídeo estão desatualizados: Em computadores antigos, é normal o HDD e o drive de CD/DVD rodar em Modo PIO ao invés do UDMA por falta de drivers. Com isso, sobrecarregamos o processador e, em computadores antigos, podemos ter uma performance 1/4 abaixo do que poderíamos ter (post).

Além disso, verifique se o computador possuí suporte a ACPI e que ele está habilitado!

O ACPI é um padrão adotado pelos fabricantes para poupar energia elétrica. A placa-mãe pode, por exemplo, diminuir a potência do processador quando ele está ocioso para poupar energia OU aumentar a velocidade do mesmo quando é necessário (por isso sua importância!).

Mudar o modo de energia requer suporte dos drivers de dispositivos. No Win2K, os drivers do dispositivos respondem solicitações do Power Manager que perguntam a capacidade do dispositivo para mudar o modo de energia (Os quatro estados de energia relacionados a dispositivos são D0, D1, D2, and D3. D0 sempre significa ligado e D3 sempre significa desligado. Cada dispositivo precisa, individualmente, decidir o que significa os estados D1 (quase ligado) e D2 (quase desligado) significa para eles (e.x., o processador pode diminuir (D2) ou aumentar (D1) seu clock de acordo com a necessidade do computador), assim como mandam solicitações de forma a instruir o dispositivo para mudar seu estado de energia. Um requerimento do gerenciamento de energia no Win2K é que todos os drivers de dispositivos do sistema devem ser responsivos as solicitações do Power Manager. Caso um driver de dispositivo legado do NT 4.0 for instalado, o Power Manager não mudará o modo de energia do sistema do modo Trabalho (modo D0 ou “Working”). [8]

Para verificar se o computador possui suporte a ACPI, acesse o BIOS pressionando DEL, F1 ou F2 (pode variar de fabricante para fabricante) ao ligar ao computador. Em Power Management Setup, verifique se ACPI está selecionado. Em computadores mais novos, ele usa o ACPI por padrão e esta opção não está mais disponível.

O modo clássico de se verificar se o computador suporta ACPI é se, ao desligar, o computador desliga ou mostra a mensagem “O computador pode ser desligado com segurança.“. Caso mostre esta mensagem, significa que o computador não suporta ACPI ou ele está desabilitado.

304529_278166832284948_1677568197_n

A placa-mãe possuía algum mal-contato no local onde colocávamos a bateria por que, após desligar o computador, todas as configurações da BIOS se perdem (mesmo após a troca da pilha e limpeza no local) e ela volta a usar o padrão anterior ao ACPI quando o estabilizador era desligado. Provavelmente terei de abrir e soldar novamente o local quando tiver tempo.

Caso a BIOS não tenha suporte a ACPI (caso não encontre na BIOS, verifique o Manual antes!), ainda podemos habilitar o APM (o antecessor da tecnologia ACPI). Ao habilitá-lo no Windows, o computador passou a desligar normalmente. Para habilitá-lo, abra o Menu iniciar > Painel de Controle > Opções de energia. Na aba “APM“, marque a caixa “Ativar suporte ao gerenciamento avançado de energia (APM)“. [7]

apm

Para reproduzirmos DVDs, temos 2 possibilidades:

Usando um reprodutor de vídeo com suporte a DVD

  1. VLC Media Player (Windows 95+) O VLC  é um player super leve, mas sua versão mais recente (2.0) apresentou travamentos na reprodução de DVD. O mesmo ocorreu com a versão 1.1.11 (última disponível para o Windows 2000 de acordo com o OldApps).No Windows 2000, pude reproduzir DVDs sem travamentos usando a versão 1.0.2 do VLC (de acordo com o OldApps, esta é a última versão para 9x, mas a informação está errada!).Para Windows 98, a última versão disponível é a 0.8.6f. Ao usá-la no Windows XP, pude reproduzir DVDs sem travamentos. NOTA: Pesquisando mais tarde sobre outro assunto relacionado a vídeo, pude encontrar uma informação valiosa no fórum do VLC: Com o lançamento da versão 0.8.4, o suporte a DirectX foi remodulado para usar o DirectX 9.0c. Como a placa de vídeo do computador que formatei possuía suporte apenas ao DirectX 7, provavelmente teria tido menos dor de cabeça usando a versão 0.8.2 do VLC, que ainda usava o DirectX 7. [6] (O VLC pulou da versão 0.8.2 para 0.8.4, como pode ser visto no changelog: http://www.videolan.org/developers/vlc/NEWS).Você pode obter versões antigas do VLC no servidor FTP: http://download.videolan.org/pub/videolan/vlc/Recomendo você testar desde a versão mais nova (2.0) até as citadas no post, da mais recente para a mais antiga. Isso por que, quanto mais atualizado o Software, melhor! ^-^’Mas somente colocando o VLC para Reproduzir DVDs não basta. Apresentará travamentos sempre em computadores antigos [3]. Precisamos desabilitar opções no VLC para que melhore a performance.Caso esteja instalando o VLC no Windows 9x, é preciso baixar uma DLL chamada unicows.dll. Ela adiciona suporte a UTF-8 a aplicativos no Windows 9x. Ela pode ser encontrada no link: http://www.mediafire.com/download/13eahpu8x8nr807/unicows.zip (Após o download, extraia a DLL em C:WindowsSystem)Após a instalação, abra o VLC e entre no menu Configurações > Preferences… Agora, precisamos marcar a caixa Opções avançadas no canto inferior direito da tela.Expanda Áudio > Módulos de saída e na lista selecione Saída de áudio DirectX.ScreenShot008Agora, caso esteja usando o VLC 2.0 ou superior, expanda Vídeo > Módulos de saída e, na lista, selecione Saída do DirectDraw. As versões mais antigas usam o DirectX ao usarmos a opção Padrão.

    ScreenShot007

    Agora, expanda Vídeo > Módulos de saída > DirectX. Desmarque a caixa Usar buffer triplo em overlays (torna as cores mais vivas, mas em placas de vídeo antigas somente sobrecarregam!).

    ScreenShot006

  2. KMPlayer Este programa me surpreendeu: Foi o único reprodutor de vídeo que funcionou no Hyper-V (em um computador virtual). O reprodutor de vídeo do Windows (dvdplay.exe) em conjunto com o FFdshow abria e reproduzia o vídeo, mas não mostrava imagem. O VLC sequer funcionou. Usando o KMPlayer, o vídeo funcionou – e o melhor: sem travar!A última versão disponível para Windows 2000 é a versão 3.1, que pode ser encontrada no FileHippo.Para Windows 98, não sei ao certo. Caso a 3.1 não funcione, o FileHippo possui um histórico de algumas versões anteriores do KMPlayer para testar.Instale o KMPlayer com as opções padrões: Ao desmarcar um dos itens, ele não instala o idioma Português-BR (somente instala o Coreano).Após a instalação, abra o KMPlayer e abrirá um assistente. No menu suspenso, selecione o idioma Brazilian_Portuguese e marque a última opção (User define setting).Iniciando o Assistente do KMPlayer - Selecionando o idiomaAgora, o KMPlayer perguntará qual a qualidade de vídeo que usaremos. Lembrando que quanto maior a configuração, melhor deverá ser seu computador. Como estamos usando um computador antigo, use a primeira opção (Performance (1 GHz)).Na próxima tela, logo abaixo, em Definir Prioridade, selecione Alta.Aumentando a Prioridade do KMPlayerAs próximas opções não interferem na performance do KMPlayer como reprodutor de DVD. Configure como achar melhor.Após o término do assistente, o KMPlayer abrirá. Caso você tenha instalado uma versão antiga, o KMPlayer mostrará uma mensagem informando que há uma atualização disponível. Para que este aviso suma, marque a opção Não procurar por actualizações e clique no botão Fechar.Desabilitando as atualizações automáticas do KMPlayer

    Recomendo ler o final do post para indicar ao Windows 2000 que toda vez que um DVD é inserido no drive de CD/DVD, ele abra o KMPlayer e inicie a reprodução do mesmo automaticamente. (A interface do KMPlayer não é muito amigável no quesito de abrir um DVD, ele apenas permite abrir o arquivo bruto, mas para abrirmos mostrando o Menu o melhor é usando o Autoplay, já que podemos usar o argumento /dvd para que ele abra o DVD mostrando o Menu).

    KMPlayer reproduzindo o filme

    Tive dificuldade em encontrar a opção de Subtítulos e de Áudio do DVD no KMPlayer em um primeiro momento. Para selecionar o idioma ou mostrar legendas, dê botão direito no vídeo e selecione Opções DVD. Nela estará a opção de selecionar Áudio e Legenda.

    Selecionando Áudio/Legenda de DVD no KMPlayer

    Caso a reprodução de DVD ainda esteja lenta, tente usar versões mais antigas do KMPlayer. Não há muito o que mexer nas configurações de vídeo que tragam ganhos significativos de performance em relação a reprodução de DVD se não as que configuramos no Assistente inicial.

  3. Cyberlink PowerDVD 5 e WinDVD Não há muito o que comentar aqui. Eles são programas pagos e especializados em reprodução do DVD, e os recomendo. Recomendo usar a versão mais próxima do ano de lançamento do computador. Por exemplo: Como pude ler no artigo da Wikipédia, a versão 5 do PowerDVD é otimizada para a placa de vídeo onboard deste computador. Logo, minha melhor alternativa é usar a versão do PowerDVD 5 (ou superior). É importante notar que o PowerDVD e o WinDVD são programas pagos e não possuem mais suporte, assim como não é possível adquirir novas licenças para versões mais antigas compatíveis com Windows 9x/2000. Logo, o único meio de usá-lo é recorrendo a pirataria. Por isso não testei nenhuma dessas duas alternativas.

Usando codecs

Nativamente, somente o Windows Media Player 10+ (Windows XP+) possui suporte a reprodução de DVDs. Caso você possua uma placa de vídeo com 64 MB de vídeo onboard e suporte a DirectX 9.0b, você pode usar codecs. Caso sua placa de vídeo não possua os requisitos mínimos, o WMP mostra a mensagem abaixo (após a instalação dos codecs):

O Windows Media Player não pode reproduzir vídeo de DVD
Mensagem de erro do Windows Media Player no Hyper-V (que não possui suporte a DirectX)

O Windows acompanha o WMP 6.4 (localizando em C:Arquivos de programasWindows Media Playermplayer2.exe) que reproduz arquivos *.VOB com o codec de MPEG2 instalado, mas não suporta Menus, Extras ou DVDs com dual áudio. O Windows 98/ME/2000 acompanham o Windows DVD Player para reprodução de DVDs, mas ele apresenta os mesmos problemas do WMP 6.4 (não suporta Menus de DVDs que encontramos na locadora e não possui suporte a troca de áudio).

dvdplay.exe no Windows ME

Outros players também passam por estes problemas. O problema não é apenas no player (os codecs apenas permitem reproduzir o áudio/vídeo do DVD, não adiciona suporte a Menu dos DVDs, Dual Áudio e os Extras, por exemplo, já que o Player deve suportar estes recursos nativamente).

Por isso, caso o computador não possua os Requisitos Mínimos do WMP, não use codecs, já que eles não satisfarão sua necessidade. Somente a partir do WMP 10 que o suporte a DVDs foi adicionado.

 

  1. FFdshow: O ffdshow foi descontinuado em 2004, mas ele foi acolhido por outro projeto: o ffdshow-tryouts. A versão que melhor funcionou no Windows XP com WMP 10 instalado foi a versão beta 6 (apesar de pequenos travamentos serem frequentes quando o suporte a ACPI era desligado [lembra que comentei que o computador da minha tia perdia as configurações do SETUP do CMOS quando o computador desliga?]), mas você precisa testar para encontrar a que melhor se encaixa no computador que você está usando. As versões mais antigas do ffdshow-tryouts podem ser obtidas no endereço: http://sourceforge.net/projects/ffdshow-tryout/files/Old%20files/old%20releases/generic%20builds/
    NOTAS

    • Somente à partir da versão beta 5 que o ffdshow possui suporte a DVD. Por isso, se as novas versões travarem, vá testando versões mais antigas para encontrar a que melhor reproduza DVD, mas somente até a versão beta 5. Se continuar travando, ainda é possível testar com o KMPlayer (ou realizar um upgrade de hardware, se possível).
    • A última versão disponível para Windows 98 é a versão beta 5 e para Windows 2000 é a versão beta 7.
    • Para Windows XP+, você pode obter versões mais recentes do ffdshow-tryouts no site oficial do projeto.

    Após a instalação do ffdshow (instale-o com as opções padrões), precisamos configurar o suporte ao vídeo.

    Abra o Menu iniciar > Programas > ffdshow > Video decoder configuration. Na lista, procure por MPEG2 e selecione libavcodec.

    Adicinando suporte a DVD usando o FFDshow

    É importante selecionar a caixa DVD decoding para que o FFDshow reproduza DVDs. Ao usar o libavcodec, podemos marcar a caixa Use speedup tricks (usar truques de velocidade), que diminui o uso de CPU (em troca há perda da qualidade de vídeo). [11]

    Antes de adicionarmos o suporte ao Áudio, precisamos checar se o vídeo reproduz sem travamentos. Abra o Windows Media Player 6.4 (C:Arquivos de programasWindows Media Playermplayer2.exe). Entre no menu File > Open… e selecione um arquivo *.VOB (há vários, mas os arquivos que possuem vídeo possuem uma enorme diferença de tamanho em relação aos outros).

    Abrindo um arquivo de DVD usando o WMP 6.4

    Com isso, a imagem deverá aparecer no player. Caso haja travamentos, experimente trocar o decodificador no ffdshow para libmpeg2. Caso o travamento continue, tente usar uma versão anterior do ffdshow (somente Beta 5+). Caso ainda não dê, pode ser preciso usar um outro codec no lugar do ffdshow.

    Jennifer Lawrence e Bradley Cooper em “O Lado Bom da Vida” (filme muito bom!). Note que o vídeo foi testado no Hyper-V, que não possui suporte a DirectX. O Windows usa o padrão de cores de 16-bits no Hyper-V, por isso a imagem parece desbotada.

Reproduzindo o DVD automaticamente ao inserir um DVD no drive de CD/DVD no Windows 2000

O Windows 2000 também conta com o recurso Autoplay do Windows XP, mas não aparece a mensagem perguntando o que desejamos fazer: Ele apenas executa o programa padrão (dvdplay.exe).

O Autoplay é importante por que facilita o uso do computador para quem não possui muito conhecimento em informática. Ao invés de ensinar minha tia a abrir o VLC, clicar no menu Arquivo > Abrir arquivo de DVD e selecionar o drive de CD/DVD, é muito mais fácil ensiná-la apenas a colocar o DVD na unidade e deixar o computador fazer o resto. Ajuda até a poupar tempo!

Para podermos usar o VLC por padrão no lugar do reprodutor do Windows, abra o Menu iniciar > Executar e digite regedit.

Abrindo o Regedit no Windows 2000

Use a barra lateral esquerda e navegue entre as chaves até chegar a:

HKEY_CLASSES_ROOTDVDplayCommand

Antes de continuar, recomendo selecionar a chave Command e clicar no menu Registro > Exportar arquivo de registro. Com isso, caso você queira voltar a usar o DVD Player do Windows, você precisará apenas dar 2 cliques no arquivo que você salvou.

Exportando o arquivo de registro

Para mudarmos o programa que o Windows abrirá por padrão para reproduzir DVDs, dê dois cliques na chave Default e substitua %SystemRoot%system32dvdplay.exe /play %1 por:

%ProgramFiles%VideoLANVLCvlc.exe %1

Mudando o reprodutor de DVD padrão do Windows 2000 pelo VLC usando o regeditPara o KMPlayer, use [4]:

%ProgramFiles%The KMPlayerKMPlayer.exe %1 /dvd /fullscreen

Remova fullscreen caso o DVD trave em tela cheia (apenas ao usar o modo normal o vídeo não travou aqui).

Acesso ao dispositivo, diretório ou arquivo especificado não é permitido.

Caso você receba a mensagem “Access to the specified device, path, or file is denied“, abra o Menu iniciar > Executar e digite cmd /k echo %ProgramFiles%.

Expandindo variável no Prompt de Comando

Anote a saída que o prompt de comando te passar (no meu caso, C:Program Files, já que o Windows está em Inglês) e volte ao Registro.

Edite novamente a chave Default e substitua %ProgramFiles% ou %SystemRoot% pela saída que o prompt te passou, colocando-a entre aspas caso haja espaços na palavra. Deverá ficar parecida com a foto abaixo:

ScreenShot012

Com isso, ao colocar o DVD na máquina, o Windows deve reproduzir o DVD assim que colocarmos o mesmo no leitor de CD/DVD.

 


 

  1. Revista PNP, Edição 17 – Junho / 2010 – Reciclando micros antigos usando o Windows 2000 ou… Faça seu próprio “netbook”.
  2. Readme for Windows Media Player 10 – Windows Media (Microsoft) – http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/player/10/readme.aspx
  3. DVD playback on slow system – VLC forums – http://forum.videolan.org/viewtopic.php?f=2&t=98447
  4. How to autoplay DVD movies? – The KMPlayer’s Forums – http://www.kmplayer.com/forums/showthread.php?p=83514#post83514
  5. How to disable planar YUV media types? – The VideoLan Forums – http://forum.videolan.org/viewtopic.php?p=54228#p54228
  6. DVDPLAY in Win98 will not play any DVD with Subtitles. – MSFN Forum – http://www.msfn.org/board/topic/72176-dvdplay-in-win98-will-not-play-any-dvd-with-subtitles/
  7. ATX que desliga como AT – HMR (Hardware, Manutenção e e Redes) – http://hardwaremanutencaoeredes.blogspot.com.br/2007/01/atx-que-desliga-como-at.html
  8. Inside Windows NT Kernel – Windows IT Pro – Novembro, 1999 – http://web.archive.org/web/20061129202826/http://www.windowsitpro.com/Articles/Index.cfm?ArticleID=7486
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s