Como tornar o CD de instalação do Windows bootável usando o CDBurnerXP

Precisava instalar o Windows 9x em um computador, mas queria algo mais moderno. Por que não o Windows ME? Apesar de ser acusado de problemático, usei ele durante 2 meses antes de migrar para o Windows XP e não lembro de ter encontrado grandes problemas (apenas com a Restauração de Sistema que nunca funcionava).

Possuía o CD com o Windows ME guardado há um tempo mas, para minha surpresa, ele não era um CD bootável. Seria preciso iniciar o MS-DOS pelo disquete e chamar o instalador do Windows ME pelo mesmo (após usar o FDISK para criar a partição e o FORMAT para formatá-la).

Mas o computador em questão não possuía unidade de disquete. E agora?

A solução mais plausível nestes casos é a criação de um CD bootável (poderia ter instalado pela rede, mas não possuía nenhum outro computador perto para tal e o computador a ser formatado era antigo, provavelmente não possuía boot pela rede).

Boot, do Inglês, significa iniciação. O disco de instalação do Windows XP, por exemplo, é bootável por que precisamos apenas inserir o CD no drive de CD/DVD, indicar no BIOS para que o computador inicie pelo CD e voilá, a instalação começa. Isso não existia na época do Windows 9x, precisávamos usar disquetes para podermos iniciar a instalação manualmente (bons tempos de jogar Croc apenas 1 hora por dia, que era o tempo que meus pais deixavam, haha).

O maior problema disso tudo é encontrar uma ISO do Windows ME bootável em PT-BR para download (quase impossível nos dias de hoje), mas não gostaria de apelar para a pirataria.

Mas, pesquisando na internet, pude encontrar um modo de tornar meu CD bootável. Não me lembro da referência (estou escrevendo este post meses após a instalação do Windows ME [substitui a escolha pelo WinFLP tempos depois]. Apenas lembrei do caso por que encontrei o CDBurner na lista do Programas e Recursos).

Para continuar, precisamos realizar 2 downloads:

  • CDBurnerXP. Ele tornará nosso CD bootável.
  • Imagem de boot por disquete do Windows. Escolha a imagem de boot de acordo com o Windows que está instalando. Como estou instalando o Windows ME, preciso selecionar a opção Windows ME > Download Boot Disks na barra lateral esquerda do site). Note que a imagem está em formato .IMG. Isso é importante! (O CDBurnerXP suporta apenas este formato).

Após a instalação, abra o CDBurnerXP e escolha a primeira opção (Disco de dados).

ScreenShot001Agora, coloque TODO o conteúdo do disco que você deseja tornar bootável (no meu caso, o disco do Windows ME) na lista do CDBurnerXP.

ScreenShot002Após a cópia dos arquivos, entre no menu Disco > Opções de boot. Nela, selecione Make Disc Bootable e selecione a imagem de boot baixada. Em Tipo de Emulação, selecione a opção de acordo com o tipo de imagem (há um tipo específico para o Windows 9X e para o Windows XP, por padrão a do Windows 9X está selecionada e é esta que usei para o Windows ME).

ScreenShot003Agora, pode criar uma ISO do CD ou gravá-lo! Quando colocar o CD no drive, a instalação não iniciará automaticamente, como ocorre no Windows XP e 2000 com imagem de boot embutida. Você será redirecionado ao prompt do MS-DOS e a instalação deve ser realizada da mesma forma que realizamos com disquetes, com a diferença que não precisamos de um 😀

Espero que tenha funcionado! Qualquer dúvida, estamos aí.

Um abraço e tudo de melhor sempre!

Deixe um comentário

