Gravando o som que sai das caixas de som do PC usando o Gravador de Som do Windows

Meu pai se inscreveu em um curso on-line no qual é realizado vídeo-conferências ao vivo (mas os participantes que não puderam assistir ao vivo podem assistir até uma semana após a realização da mesma) no qual os professores respondem as dúvidas dos alunos do curso ou fazem vídeo-aulas.

Usamos o IDM como gerenciador de downloads (com ele é possível baixar vídeos da internet), mas o IDM não funciona no site por que ele é todo em Flash.

Meu pai não possui muito tempo livre e viaja muito, por isso possuí MP3 no carro para ouvir nas viagens. Sua intenção era baixar os vídeos (com o IDM) e convertê-los para MP3 com o Prism para poder ouvir no carro mais tarde.

Infelizmente, o IDM não conseguia encontrar o vídeo no site (caso ele precisa-se gravar o vídeo, teria de usar o CamStudio para gravar a tela). Ele comentou que quando usava Windows 98 (sim, meu pai é velho já, na casa dos 50) ele usava o Gravador do Windows para poder gravar o som do computador.

Nos dias de hoje, isso ainda é possível? Sim, mas eu nunca havia feito. Pesquisando como fazer isso usando o Audacity, descobri que funciona para qualquer outro programa que suporta gravação de som, inclusive o Gravador de Som nativo do Windows.

Mas antes de continuar, instale o último driver de som disponível para seu computador. Isso é importante por que o driver genérico do Windows pode não suportar a Mixagem Estéreo para sua placa de som, recurso que nos permite gravar tudo que é direcionado para as caixas de som. Para aprender a instalar/atualizar o driver de som, escrevi sobre isso há um tempo atrás: http://postsporummundomelhor.wordpress.com/2013/01/08/atualizandoinstalando-drivers-no-windows/

Após a instalação do driver de áudio, dê botão direito no ícone do som próximo ao relógio e selecione Dispositivos de Gravação (no Windows XP e anteriores, entre no Painel de Controle > Som > aba ‘Gravação’).

"Dispositivos de gravação"Na lista, desabilite todos os dispositivos, deixando apenas Mixagem Estéreo habilitado. Caso não encontre-o na lista, dê botão direito nela e clique em Mostrar dispositivos desabilitados.

ScreenShot014NOTA: Caso não possua esta opção (mesmo mostrando os itens desabilitados), infelizmente sua placa de som não possui este recurso 😦 Alguns fabricantes não incluem este recurso em suas placas por que muitas pessoas usam a Mixagem Estéreo para poder gravar sons de forma não autorizada (pirataria).

Agora, pressione as teclas <Windows<R> e digite soundrecorder. (Caso possua Windows 7 e anteriores, ele pode ser encontrado no Menu iniciar > Acessórios > Gravador de Som).

Abrindo o Gravador de Som pelo ExecutarColoque um som para tocar (seja de uma página Web ou de um reprodutor de música) e verá que o Gravador de Som identificará como se houvesse um Microfone real. ^-^’

ScreenShot016A intensidade (volume) que a gravação será salva depende do Som que você selecionou no Windows.

ScreenShot017

Agora você pode gravar todo o som que sai das caixas do teu computador ^-^

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s