Traduzindo o Windows 7 para PT-BR

NOTA: Provavelmente o procedimento abaixo funciona no Windows Server 2008 R2, mas procure na internet se não há um pacote de idiomas (MUI) específico para ele ao invés de usar o do Windows 7.

Uma cliente chegou na Assistência onde trabalhava com um Acer importado com Windows 7 Home Premium instalado. Além de resolver o problema da lentidão e realizar manutenção preventiva, ele queria que o Windows instalado ficasse em Português para que sua filha pudesse mexer no computador sem reclamar.

Não queria ter de realizar backup dos dados e reformatar o Notebook. A Microsoft suporta a instalação por cima (sem perda dos dados) ou Upgrade do Windows somente se for do mesmo idioma (não podemos instalar o Windows 7 PT-BR sobre o Windows Vista EN-US, por exemplo, somente se fosse o Windows 7 EN-US).

A solução é usar pacotes de tradução (MUI). Somente o Windows 7 Ultimate e Enterprise possuem suporte aos pacotes de tradução 😦 Do Windows XP para baixo, MUI eram distribuídas apenas para grandes empresas que possuíam diversas filiais pelo Mundo e por isso precisavam do Windows em vários idiomas.

Felizmente, podemos instalar a tradução (MUI) mesmo sem suporte oficial usando o DISM e os arquivos distribuídos gratuitamente no Download Center da Microsoft.

O DISM é uma ferramenta em Prompt de Comando que permite a Administradores de Rede adicionarem atualizações e adicionar/remover recursos do sistema em diversos computadores da rede.

Instalando a MUI

Antes de tudo, certifique-se de ter instalado o SP1 do Windows 7 e todas as atualizações.

Após a instalação do SP1, baixe o arquivo da tradução no endereço:

Windows 7 SP1 MUI (x86): http://download.windowsupdate.com/msdownload/update/software/updt/2011/02/windows6.1-kb2483139-x86-pt-br_6e1d337b2fd56669d461e82601aa51004fecbd24.exe

Windows 7 SP1 MUI (x64): http://download.windowsupdate.com/msdownload/update/software/updt/2011/02/windows6.1-kb2483139-x64-pt-br_f8035731c55d774c95c7c673aedfd42d52479294.exe

NOTA: Os arquivos acimas não funcionam com o Windows Thin PC (uma versão mais enxuta do Windows 7 para Empresas). Procure pelo arquivo de tradução para o Windows 7 Embedded SP1 no Google caso precise dele. Ele vem em *.cab, e a extração do pacote não é necessária: Basta renomeá-lo para lp.cab e copiá-lo para C:lp

Se ainda não possuir o WinRAR instalado, pode baixá-lo em http://www.rarlab.com/ (Precisamos dele para poder extrair o instalador)

Agora, dê botão direito no arquivo baixado e selecione Extrair arquivos… e no local de extração indique C:lp 

extract-exe-winrarAgora, abra o Prompt de comando (cmd) como Administrador (Menu iniciar > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Prompt de comando [botão direito do Mouse > Executar como Administrador]) e use o comandos:

DISM /Online /Add-Package /PackagePath:C:lp
# Edita idioma do boot (substituí "Starting Windows" por "Iniciando o Windows")
bcdedit /set {current} locale pt-BR
bcdboot %WinDir% /l pt-BR
# Abre o Editor de Registro
regedit

O último comando, quando digitado, abrirá o Editor de Registro. Precisamos deletar a chave que dá referência ao idioma atual do sistema para que o Windows use o idioma recém-instalado (que é o PT-BR). Para isso, use a barra lateral esquerda e navegue até a chave:

  • HKEY_LOCAL_MACHINE
    • SYSTEM
      • CurrentControlSet
        • Control
          • MUI
            • UILanguages

Dentro desta chave deverá ter duas subchaves:

  • EN-US
  • PT-BR

Delete a que não for referente ao idioma adicionado (no caso, EN-US).

Após reiniciar o Windows, o sistema deverá estar traduzido em PT-BR ou no idioma que você selecionou ^-^’


Windows 7 SP1 MUI Language Packs (Official Direct Download Links) – My Digital Life
http://www.mydigitallife.info/windows-7-sp1-mui-language-packs-official-direct-download-links/

Anúncios

28 comentários em “Traduzindo o Windows 7 para PT-BR

  1. Maninho mas fácil que isso não tem, pesquisei dois dias no google tentei todos os tutoriais que encontrei de todas as formas possíveis e nada de tradução já estava desistindo. E no terceiro dia achei você e consegui rapidinho a tradução do windows 7 home premium, obrigado meu querido E. Oliveira continue dando essa força aos leigos de plantão ” valeu meu garoto “…

    Curtir

  2. Cara peguei o note da minhã irmã pra dar uma limpa e fazendo algumas atualizações acusou que o windows dela era pirata, formatei o note pra instalar o 7 home premium original que tenho, instalei normal porém quando instalei a tela de inicialização do windows ficou em inglês, todo o resto está em português, fiz todo o procedimento acima porém a tela de inicialização continua em Inglês,o que faço?

    Curtir

    1. Você possuí o SP1 instalado? (a tradução funciona somente no SP1)
      Qual a versão do sistema que você possuí instalada (Starter/Home Basic/Home Premium/Professional/Ultimate)? Ela é 32 ou 64-bits? (Você pode checar essas informações abrindo o Menu iniciar, dando o botão direito em “Computador” e selecionando “Propriedades”).
      Quando você utiliza o DISM, aparece alguma mensagem de erro no Prompt de comando?
      Ao remover a chave do registro, você removeu a chave referente ao sistema ANTERIOR, MANTENDO somente a PT-BR?
      Esta mensagem ocorre durante o DISM, na tela de logon (onde você seleciona o usuário e senha) ou quando você reinicia o computador (na tela “Iniciando o Windows”, onde o logo do Windows 7 aparece sob um fundo preto “brilhando”, como uma imagem GIF)?
      Caso o sistema não esteja mais iniciando, você pode usar o Reparo de iniciação (ligue o computador e fique pressionando até aparecer a opção “Reparar o seu computador” [junto com outras opções, como “Modo de segurança”]). Use o “Reparo de iniciação automática”. Ele deve identificar e corrigir automaticamente o problema removendo o Pacote de idiomas do sistema. Caso o Reparo de iniciação não encontre problemas, use a opção “Restauração do sistema” e restaure o sistema a um ponto anterior da instalação do Pacote de Idiomas. Não se preocupe: Nenhum arquivo pessoal será perdido (mesmo aqueles criados após o ponto de restauração), mas qualquer programa, atualizações ou drivers instalados após o ponto de restauração serão removidos.
      Caso o Windows continue não iniciando, selecione a opção “Prompt de comando” e digite o comando:

      dism /image:C: /cleanup-image /revertpendingactions
      

      (Geralmente a letra C: é atribuída ao sistema, mas o Reparo de iniciação pode ter atribuído outra letra. Caso o comando diga que a imagem não pôde ser encontrada, mude para D:, E:, F: e assim continuamente até encontrar a partição onde o Windows está instalado).
      Caso após a execução do comando (com sucesso, ou seja, ele encontrou a imagem e reverteu a instalação do Language Pack) o Windows continue não iniciando, você pode mover o arquivo “pending.xml” (que o DISM e o Windows Update utilizam para realizar a instalação de atualizações após a reinicialização do PC) para “pending.xml.old” com os comandos:

      cd C:Windowswinsxs
      move pending.xml pending.xml.old
      

      Lembrando que pode não ser a letra “C:”, vá tentando com outras letras até encontrar a partição onde o Windows está instalado.
      Com isso, o sistema deve ligar normalmente, ainda que não traduzido.
      Abraço!

      Curtir

  3. Cara, muito obrigado. Eu estava com o Windows Thin PC em Inglês e estava apanhando pra instalar a tradução. Graças as tuas dicas instalei e funcionou perfeitamente.Só precisou alterar o layout do teclado, fuso-horário, formato da data e hora (Painel de controle: Relógio, Idioma e Região)

    Curtir

    1. Bah, que bom!
      Lembrando que o uso do ThinPC em empresas somente é permitido se você possui um contrato Software Assurance com a Microsoft.
      Em computadores domésticos, não vejo muito sentido em usá-lo.
      Ele usa menos recursos por que vem com um monte de serviços desabilitados por padrão, mas é possível usar o Windows 7 Pro e desativar serviços que você não usa. A performance muda muito pouco de uma versão para outra do Windows 7 (se você souber adaptá-la as suas necessidades).
      Um abraço!

      Curtir

  4. eu não to conseguindo baixar o arquivo .exe para windows x64 SP1, to desesperado, em nenhum site dá certo pra mim baixar esse arquivo, já tentei com o Mozilla, Google Chrome e Internet explorer, mas quando clico no link aparece uma página de erro, como se a mesma não existisse. se vc puder me ajudar ficarei muito grato! abraços!

    Curtir

    1. Alexandre,
      Os links estão ativos aqui. Você está baixando em casa ou em uma empresa?
      Pode ser que você esteja usando um servidor DNS que não possui o endereço da Microsoft e mostra uma página de erro ou que você esteja atrás de um servidor Proxy (comum em empresas) que bloqueia o download de executáveis.
      O Serviço DNS é responsável por converter nomes amigáveis (por exemplo, google.com.br) para o endereço real do computador na rede (8.8.8.8). Caso o servidor DNS não possa converter download.windowsupdate.com para seu endereço válido na internet, a mensagem de página não encontrada pode aparecer. Podemos verificar esta possibilidade abrindo o Prompt de comando como Administrador (Menu iniciar > digite cmd > Dê botão direito no resultado e selecione “Executar como Administrador”). Na tela que aparece, digite o comando:

      tracert download.windowsupdate.com
      

      Ele te mostrará exatamente o caminho que seu computador percorre até acessar o site que você digitou no comando.

      Como você pode ver no print acima, meu computador passa pelo meu modem (192.168.1.1), pelos servidores da GVT (minha prestadora de acesso a internet) e depois é redirecionado ao site da Microsoft. Caso este processo dê falha (quando não saiu do modem e sequer chegou a operadora de serviços da sua região), provavelmente você está em uma empresa e o pessoal de TI bloqueou o acesso ao download.windowsupdate.com. Este é o caso de um servidor Proxy. Comente com eles sobre o caso e peça para que desbloqueiem o acesso a este site.
      Caso você não esteja em uma empresa mas o tracert não pode resolver o nome, um vírus (ou você mesmo) pode ter definido um servidor Proxy. Podemos verificar esta possibilidade abrindo o Menu iniciar > Painel de Controle. No topo da página, clique em Exibir por e selecione “Ícones grandes“. Na lista, selecione “Opções da internet“. Entre na aba “Conexões”. Bem embaixo, em “Configurações da Rede Local (LAN)“, clique no botão “Configurações da LAN“. Certifique-se que a janela esteja como a minha (sem nenhum servidor Proxy configurado e selecionado para detectar automaticamente a configuração):

      Caso você não possa alterar as configurações, provavelmente um vírus definiu uma GPO (Política de grupo) bloqueando o seu acesso as configurações do servidor Proxy. Neste caso, você pode usar o SubinACL Auto para restaurar as configurações de GPO. Usamos uma GPO em empresas para limitarmos o acesso a certos recursos do Windows, como o Programas e Recursos, para que os colaboradores não desinstalem programas de uso da empresa. Podemos usar uma GPO para bloquearmos acesso ao Prompt de comando, Painel de controle, etc.
      Mas no caso de vírus eles podem usar uma GPO para bloquear a Central de Ações (que exibe mensagens relevantes, como o estado da proteção Antivírus) e o Firewall do Windows, diminuindo a segurança do Windows para que eles possam continuar mais tempo não identificáveis.

      Outra mensagem que pode aparecer no tracert e que pode resultar em página não encontrada:

      Acima, é o caso do servidor DNS. Veja que o Windows não pôde resolver o nome download.windowsupdate.com e, com isso, o acesso ao site mostra “página não encontrada”. Podemos resolver isso alterando o servidor DNS da nossa máquina.
      Abra o Menu iniciar > Painel de Controle. Selecione ícones grandes no topo da janela caso não esteja com esta opção e selecione “Central de Rede e Compartilhamento“. Na barra lateral esquerda, selecione “Alterar configurações do adaptador”. Selecione a placa de rede que você usa para acessar a internet (pode ser sem fio ou cabeada) e selecione Propriedades.

      Na lista, dê dois cliques em “Protocolo da internet versão 4 (TCP/IP)” e clique no botão “Usar os seguintes servidores DNS“.

      NOTA: A imagem acima é apenas uma referência. Não deixe a sua configuração de rede como na imagem acima! Você perderá o acesso a internet!
      Use os endereços:
      Servidor DNS preferencial: 8.8.8.8
      Servidor DNS secundário: 8.8..4.4
      Ambos são os servidores DNS da Google.

      Caso o botão já esteja marcado e os dois servidores DNS já estejam configurados (caso esteja apenas um configurado, pode definir apenas o secundário como 8.8.8.8 e manter o preferencial como está), clique no botão “Avançado…“, entre na aba “DNS“, em “Endereços de servidor DNS, por ordem de uso” clique no botão “Adicionar” e adicione o endereço 8.8.8.8. Clique no botão Adicionar novamente e adicione 8.8.4.4 e tente o comando tracert novamente.

      Se ainda assim não der, tente desabilitar a proteção antivírus e responder a este comentário com a mensagem que o tracert mostra.
      Um abraço!

      Curtir

  5. Não é necessário fazer nada disso. Basta baixar o arquivo *.exe referente a sua arquitetura e depois extrair o *.cab usando o 7zip. Tem que ser a opção (abrir arquivo > .*) e então extrair o maior arquivo e depois renomea-lo como quiser, desde que a extensão seja cab. qualquercoisa.cab por exemplo.

    Vá-se então no Painel de Controle, idiomas e instalar idiomas. Selecione o arquivo *.cab e mande instalar. Depois marque a caixa para alterar tudo para aquele idioma. O sistema reinicia e pronto! O Windows estará traduzindo 🙂

    Curtir

    1. D, realmente seu método também funciona, mas é válido apenas para a versão Ultimate do Windows 7.
      Isso por que somente o Ultimate tem a opção nativa de trocar o idioma (a opção no Painel de Controle).
      Nas outras edições do Windows, a única forma de instalar o pacote de idiomas é modificando o registro.
      Mas vou deixar sua dica nos comentários para quem possa se interessar!
      Um abraço e obrigado pela contribuição!

      Curtir

  6. Após este procedimento, fiquei com duas opções de windows 7 na hora que ligo o computador. A primeira opção abre o windows em português, já a segunda resulta em erro. Como remover esta opção de selecionar o sistema operacional?

    Curtir

    1. Pietro, remover a outra opção pode ser arriscado (é preciso editar o arquivo “boot.ini” que como o nome indica é um arquivo de configuração que o Windows usa para iniciar o S.O). O que te recomendo é remover apenas a tela de escolha. Com isso, as duas opções continuarão presentes, mas o Windows iniciará automaticamente pela que funciona.
      Pressione as teclas “Windows” + “Pause Break” (ou abra o Menu iniciar > Botão direito em Computador > selecione “Propriedades”). Agora, na barra lateral esquerda, clique em “Configurações avançadas do sistema”. Na nova janela que se abrir, clique na aba “Avançado”. Em iniciação, clique no botão “Avançado…” (Não estou certo se este realmente é o texto do botão por que não estou no computador agora). Na nova janela que se abrir, desmarque a caixa “Tempo a esperar para iniciar o sistema operacional” (tempo padrão de 30 segundos) e na lista selecione o Windows em português que inicia corretamente.
      Com isso o Windows iniciará sem mostrar a tela de escolha e carregará automaticamente.
      Mas achei estranho isso acontecer contigo! Instalei em 3 PCs e isso não aconteceu comigo! Mas tudo bem.
      Queria te pedir desculpa pela demora. Estava procurando emprego e neste meio tempo ajudando minha mãe no Brechó.
      Espero que não seja “tarde demais”.
      Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s