Obtendo o instalador off-line e MSI do Google Earth

O Google Earth não distribuí o instalador MSI do Google Earth, somente o instalador executável, que pode ser encontrado na página de suporte do Google Earth (incluindo versões anteriores). Caso você apenas precise do instalador off-line, o disponível no link da página de suporte é o suficiente. Ele realiza a instalação sem acessar a internet e sem exibir avisos ao usuário, exibindo apenas o progresso.

Para obtermos o instalador MSI (para instalação via Active Directory), alguns tutoriais diziam para usarmos a versão on-line do instalador, que salva todos os arquivos baixados em %TEMP%._msige61. Após a instalação, era necessário copiar todos os arquivos de “%ProgramFiles(x86)%GoogleGoogle Earth” para ._msige61program filesGoogleGoogle Earth. Após a cópia, seria necessário modificar o arquivo “Google Earth.msi” usando o Orca e remover todas as referências a “plugin_ax.dll” (que falha durante a instalação manual). A principal desvantagem deste método é a não instalação do Plugin do Google Earth no navegador (Internet Explorer).

UI Google Earth MSI

Além disso, este método só funciona com a última versão disponível do Google Earth, já que a Google disponibiliza via instalador on-line somente a última versão disponível dos seus produtos.

Caso você precise disponibilizar uma versão mais antiga do Google Earth na sua organização, a versão 6.2.2 por exemplo, não será possível através deste método.

Outro método que pude encontrar no ITNinja seria utilizar o instalador off-line disponibilizado no topo deste post e extraí-lo via 7-Zip, que produziria um efeito similiar ao instalador on-line, com a diferença de podermos usar qualquer versão neste método. Mas, pelo menos nas versões mais recentes do Google Earth, não é possível extrair o instalador deste método. Ele extraí os arquivos com nomes aleatórios (7-Zip) ou falha na extração (WinRAR).

O método que recomendo para obter o instalador MSI do Google Earth é instalá-lo normalmente pelo executável. Após a instalação, abra o diretório C:WindowsInstaller. Organize os arquivos por “Data de modificação“. O último arquivo modificado no diretório é o instalador MSI do Google Earth.

Sem título

A principal vantagem deste método é manter a integração do navegador e não necessitar modificações manuais no arquivo MSI, assim como aplicar-se a qualquer versão do Google Earth (não somente a última disponível, como ocorre ao usarmos o instalador on-line).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s