Proxy para MMS no Windows Media Player e VLC

No local onde trabalho, é utilizado proxy para bloquear páginas que nós, colaboradores, acessamos na internet. Todo o tráfego que tem como destino a internet deve passar pelo servidor proxy.

Rádios on-line, em geral, utilizam outro protocolo (MMS) que, por padrão (no Windows Media Player), não obtém as configurações de Proxy do Internet Explorer.

Em geral, os administradores não bloqueiam o acesso a rádios on-line no proxy ou Firewall. Assim, configurando o player com o proxy geralmente é o suficiente para que possamos ouvir a rádios on-line.

VLC

Para rádios que utilizam o formato M3U8 (como a Atlântida RS), é necessário utilizar o VLC, já que o Windows Media Player não possui suporte a este formato de reprodução contínua de áudio.

Para isso, expanda o menu Ferramentas > Preferências.

Ferramentas > Preferências VLC

Agora, na barra lateral esquerda, selecione Entrada / Codificadores. Em Rede, digite o endereço e porta do servidor proxy no formato:

[usuário:senha]@[ip/endereço]:[porta]

Configurações proxy do VLC

Usuário e senha são opcionais. Caso o servidor proxy não necessite autenticação, não é necessário informar usuário e senha. O proxy ficaria no formato [ip/endereço]:[porta]

Windows Media Player

Para configurarmos o Proxy no Windows Media Player, pressione a tecla <ALT>, expanda “Ferramentas e clique em “Opções…“.

Windows Media Player 12 - Ferramentas > Opções

Agora, abra a aba “Rede“. Em “Configurações do proxy de streaming“, selecione na lista o protocolo “RTSP“.

Caso você tenha implementado o WPAD (descoberta automática de proxy) na sua rede interna, selecione a primeira opção (Autodetectar configurações do proxy). Caso contrário, marque a opção “Usar o seguinte servidor proxy” e digite o número IP/endereço e porta do servidor proxy.

Rede > Configurações de Proxy (RTSP) do WMP

Dê OK para fechar a janela de configurações. Agora, no Windows Media Player, pressione a tecla <ALT> e selecione a opção Arquivo > Abrir URL… e informe a URL no formato “mms://”.

Caso o proxy necessite autenticação, o Windows Media Player perguntará o usuário e senha antes de iniciar a reprodução.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s