XAMPP: Serviço MySQL não inicia automaticamente

O MySQL inicia normalmente pelo XAMPP, mas ao reiniciar o computador não.

Era necessário abrir o Control Panel do XAMPP e iniciar o serviço manualmente.

Este problema começou a ocorrer após instalar uma nova versão do XAMPP em um dos nossos servidores.

xampp

Ele ocorre devido ao XAMPP não atualizar o serviço MySQL para corresponder ao novo arquivo de configuração do MySQL (que passou de my.cnf para my.ini).

Usando o Process Explorer, pude verificar a linha de comando utilizada pelo XAMPP para iniciar o MySQL. (Apenas procure na lista o processo mysqld.exe)

mysqld process explorer

Agora, abra o Registro do Windows (Menu iniciar > digite “regedit” e pressione <ENTER>) e expanda a chave:


HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMControlSet001servicesmysql

Modifique o valor ImagePath para o comando informado pelo Process Explorer.

mysql

Caso o serviço ainda não tenha iniciado, abra Serviços (Menu iniciar > digite “services.msc” e pressione <ENTER>) e verifique se o serviço MySQL está configurado para iniciação automática.


Why can’t I start up MySQL service via XAMPP Control Panel in Windows 8? – Quora – https://www.quora.com/Why-cant-I-start-up-MySQL-service-via-XAMPP-Control-Panel-in-Windows-8

Anúncios

6 comentários sobre “XAMPP: Serviço MySQL não inicia automaticamente

  1. Eduardo, tenho o XAMPP instalado no Windows Server 2012 num cliente (alguém que instalou). Mas os serviços do MySql e do Apache só iniciam quando faz login no Windows, ou seja, se precisar reiniciar o servidor, o serviço não sobe sozinho. Outra coisa, não vejo o MySql rodando como um serviço (não consta na lista de serviços do Windows). Foi instalado errado? É esse o problema? Eu procurei no Painel de Controle do XAMPP e não existe opção de transformá-lo em Serviço. Isso é um problema grande para a empresa e não consigo resolver. Obrigado

    Curtir

    1. Olá Gilberto,
      Tentei reproduzir seu problema com a minha instalação portátil do XAMPP e pude verificar que a opção de instalação como serviço está desabilitada, mesmo executando o XAMPP Control Panel (xampp-control.exe) como Administrador no Windows 7.
      O XAMPP acompanha uma versão com instalador. Provavelmente alguém instalou a versão portátil do XAMPP no servidor. Uma dica valiosa: Não atualize a versão do XAMPP instalada no servidor instalando uma nova versão por cima. Você deve exportar o banco de dados manualmente usando o PHPMyAdmin antes de migrar e reimportá-lo após a instalação da nova versão do XAMPP, caso contrário, poderá corromper o banco de dados!
      Lendo o Leia-me do XAMPP (botão Help do XAMPP Control Panel > Help > View ReadMe) e procurando a palavra “service”, pude encontrar referência a dois scripts “apache\apache_installservice.bat” e “mysql\mysql_installservice.bat”, porém, não pude encontrá-los na minha instalação, mas procurando por eles na internet, pude encontrar referências dos mesmos no GitHub (https://github.com/mickknutson/javaeecookbook/blob/master/xampp/apache/apache_installservice.bat e https://github.com/mickknutson/javaeecookbook/blob/master/xampp/mysql/mysql_installservice.bat).
      Segundo o script do MySQL, para instalá-lo como serviço, abra o Prompt de comando como Administrador. Navegue para o diretório onde o XAMPP está instalado. Por exemplo, minha versão do XAMPP está instalada no meu HDD externo, em “S:\xampp”. Para instalar o MySQL, de acordo com o script “mysql_installservice.bat”, execute o comando:

      cd /D S:\xampp\mysql
      bin\mysqld --install mysql --defaults-file="%cd%\bin\my.ini"
      

      Para instalar o Apache, digite os comandos:

      cd /D S:\xampp\apache
      bin\httpd -k install
      

      Um abraço e boa-sorte!

      Curtir

      1. Eduardo, vc conseguiu criar o ambiente q tenho EXATAMENTE como está. PARABÉNS! É isso mesmo o q acontece no servidor do cliente, com total fidelidade. Eu tenho q baixar então a versão com instalador ou é possível instalar esta “portátil” e depois de instalado baixar os scripts para instalar como serviço tanto o Apache quanto o MySQL? Pelo q entendi, existe uma versão “não portátil” que vem com os 2 scripts (.BAT). Isso?
        Cara, vc me deu não uma luz, mas um holofote!!! Te agradeço demais, pois em tudo o q pesquisei, não achei NADA q se aproximasse à sua explicação e orientação. Te devo esta! Muito obrigado!

        Curtir

        1. Gilberto, fico feliz por ajudar!
          Você pode executar os comandos que citei no cliente e eles deverão instalar tanto o Apache quanto o MySQL como serviço.
          Não posso dizer com certeza, mas provavelmente estes arquivos de instalação existem apenas na versão com instalador do XAMPP – tenho dois instaladores da versão portátil do XAMPP, e em nenhum deles existem na minha instalação, apesar dos arquivos serem citados no leia-me. Pude encontrá-los no GitHub e eles apenas chamam os comandos nativos do MySQL e do Apache que passei pra ti para realizar a instalação como serviço. Você pode, inclusive, baixá-los do GitHub e copiar o arquivo mysql_installservice.bat para S:\xampp\mysql e apache_installservice.bat para S:\xampp\apache e executá-los como administrador. Eles executarão os mesmos comandos que passei para ti. Inclusive, no GitHub, está disponível arquivos para desinstalação deles como serviço (mysql_uninstallservice.bat e apache_uninstallservice.bat), caso um dia você precise desinstalá-los.
          Quanto a instalar a versão com instalador por cima da versão portátil: Não recomendo, a não ser que explicitamente necessário. Isso por que uma instalação por cima pode substituir arquivos de configuração modificados por quem instalou o XAMPP no servidor (por exemplo, pode ter habilitado módulos no Apache ou extensões do PHP). No caso de módulos e extensões não-oficiais (desenvolvidos por terceiros), podem existir problemas de compatibilidade após a migração para uma nova versão. Tudo depende da complexidade do ambiente. É necessário avaliar os riscos antes de realizar qualquer migração. Se possível, leia o changelog de cada versão do XAMPP antes de atualizar para verificar como uma atualização/migração pode afetar seu ambiente.
          Se você um dia quiser arriscar e atualizar, recomendo os seguintes procedimentos:
          1 – Você pode encontrar a versão atual no arquivo “readme_en.txt” no diretório de instalação do XAMPP, no meu caso, “S:\xampp\readme_en.txt”. Tendo a versão atual em mãos, baixe esta mesma versão em específico do XAMPP no site oficial.
          2 – Instale a nova versão em outro diretório, por exemplo: S:\xampp2
          3 – Use o WinMerge para comparar o diretório de instalação antigo (S:\xampp) com a versão do instalador (S:\xampp2). Verifique se há diferenças em arquivos de configuração essenciais, como: my.ini (MySQL), httpd.conf (Apache) ou php.ini (PHP). Você poderá precisar habilitar extensões ou módulos do Apache após a migração, caso a pessoa que instalou o XAMPP no servidor tenha habilitado algum deles. Lembre-se que, em especial módulos para o Apache de terceiros, pode possuir problemas de compatibilidade com novas versões do XAMPP. Caso use apenas módulos e extensões nativas, a atualização (em teoria) é segura.
          4 – Por precaução, inicie o Apache e MySQL da versão anterior (S:\xampp), acesse o PHPMyAdmin (http://localhost/phpmyadmin) e exporte todos os bancos de dados antes de migrar.
          5 – Desinstale a versão atual, renomeie o diretório antigo do XAMPP (S:\xampp) para (S:\xampp-11-03-2017 – normalmente uso datas no nome para lembrar-me quando realizei a atualização e como backup, caso algo dê errado, é possível reverter para o ambiente anterior), delete o diretório da versão do instalador (S:\xampp2) caso exista.
          6 – Baixe a versão com instalador atual do XAMPP e instale no mesmo local anterior (S:\xampp), habilite extensões e módulos se necessário, e reimporte todo o banco de dados. Teste todas as funcionalidades do sistema ou site que o XAMPP está executando.
          Em ambientes Windows Server, em especial, eu prefiro usar o IIS e instalar o MySQL separadamente. O IIS possuí um assistente de instalação automático para PHP. A principal vantagem do IIS nestes ambientes é devido a atualizações automáticas de segurança através do Windows Update.

          Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s