Características técnicas e recarga de cartuchos de jato de tinta

Características técnicas

Um cartucho de tinta é composto de um container de suprimento de tinta que é descarregada na cabeça responsável pela impressão e uma tampa selando o container para que ele possa ter contato com o ar. Um dispositivo de memória semicondutora armazena informação relacionada a tinta está presente na superfície do container sendo revestido por um filme removível. (MATSUZAKI, 2002).

A qualidade de impressão é determinada pela resolução da cabeça de impressão, na qual depende da viscosidade da tinta (MATSUZAKI, 2002).

A comunicação entre o chip semicondutor de memória e a impressora é realizada através do contato entre eletrodos e o grupo de contatos. Porém, o chip semicondutor de memória é montado em um estado no qual é mantido sempre exposto, causando problemas quando o usuário vier a tocar o chip semicondutor de memória com os dedos, podendo quebrá-lo ou perdê-lo devido a eletricidade estática ou outros fatores. Quando este evento acontece, a impressora torna-se incapaz de ler a informação armazenada no chip semicondutor de memória para a correta realização da impressão (MATSUZAKI, 2002).

Realização da recarga

Uma despesa significativa associada com a operação de impressoras de jato de tinta é o custo de substituição de cartuchos de tinta quando esgotada a carga do cartucho. Durante o ciclo de vida da impressora, este custo pode ser substancial. Os componentes estruturais do cartucho de jato de tinta, porém, são razoavelmente duráveis e capazes de durar além da carga do cartucho. Como resultado, descartar um cartucho de tinta simplesmente porque a tinta esgotou é uma prática cara e desnecessária (GOLDMAN, 1993). A Ecorica vende cartuchos de tinta remanufaturados com preço de mercado entre 20% e 30% menor em relação a cartuchos novos. (MATSUMOTO, 2011).

O uso de um cartucho de tinta de cor única (ex. preto) para uso em impressão de documentos gerados por computador é hoje uma prática padrão. Por exemplo, a Hewlett-Packard comercializa cartuchos de jato de tinta #51608A para uso em impressoras Hewlett-Packard Desk Jet, Deskwriter e impressoras similares. O cartucho de jato de tinta tem sido fornecido pela Hewlett-Packard como descartável (não-recarregável). Porém, é conhecido há anos que estes cartuchos podem ser recarregados ao inserir uma seringa com tinta na abertura de ar no topo do cartucho com tinta suficiente para saturar a espuma dentro do cartucho (ONTAWAR, 1994). Um problema com esta prática, porém, é devido às aberturas de ar serem construídas somente para permitir a passagem de ar no cartucho enquanto a tinta é pulverizada, não sendo particularmente adequadas para aplicar tinta ao cartucho. (GOLDMAN, 1993).

Recentemente, a Hewlett-Packard introduziu um cartucho de jato de tinta descartável e não-recarregável (#51626A). O aumento da capacidade de tinta do novo cartucho foi acompanhada com a venda da abertura de ar tapada com uma fita plástica, que pode ser encontrada em um dos quatro lados da superfície do cartucho. Ao mesmo tempo que infla as aberturas de ar, elas não permitem acesso direto ao reservatório de tinta, que foi realocado dentro do cartucho de tinta, diminuindo a pressão de ar na câmara sob o líquido de tinta, prevenindo o gotejamento de tinta nos orifícios abaixo do cartucho (ONTAWAR, 1994).

REFERÊNCIAS

GOLDMAN, Barry M. Method and apparatus for refilling ink cartridges. US Pat. 5,199,470, 05 abr. 1993, 10p. Disponível em: https://www.google.com/patents/US5199470 Acesso em: 02 dez. 2016.

MATSUMOTO, Mitsutaka; UMEDA, Yasushi. Journal of Remanufacturing. 2011. Disponível em: http://journalofremanufacturing.springeropen.com/articles/10.1186/2210-4690-1-2 Acesso em: 02 dez. 2016.

MATSUZAKI, Makoto; SHINADA, Satoshi. Ink cartridge for ink-jet printing apparatus. US Pat. 6,416,152 B1, 09 jul. 2002, 18p. Disponível em: https://www.google.com/patents/US6416152 Acesso em: 02 dez. 2016.

ONTAWAR, Susan P.; KEEN, Fred. User refillable ink jet cartridge and method for making said cartridge. US Pat. 5,329,294, 12 jul. 1994, 11p. Disponível em: https://www.google.com/patents/US5329294 Acesso em: 02 dez. 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s