Emissor NF-e e CT-e SEFAZ: Não é possível acionar o aplicativo.

Atualização (08/08/2018): O SEBRAE lançou a versão 4.01 do emissor NF-e, porém, usuários que possuem a versão 4.00 precisam remover a versão anterior do emissor antes de realizar a atualização devido ao SEBRAE alterar o endereço de download do programa. O post foi atualizado para refletir esta mudança, assim como os procedimentos necessários antes de realizar a atualização da versão 4.00 para 4.01 disponíveis na seção FAQ.

Anteriormente, além do SEBRAE, a Secretaria da Fazenda do Maranhão também havia oferecido o serviço gratuito, a partir do código fonte cedido ao governo maranhense pela Fazenda paulista, porém, recentemente, a SEFAZ/MA anunciou que estará encerrando os serviços de download dos emissores gratuitos de CT-e e de NF-e, a partir de 01/11/2017 [1], porém o Portal da Nota Fiscal Eletrônica e Portal do CT-e continuam oferecendo para download o Emissor do SEFAZ-MA.

Uma cliente contactou o suporte informando que, após deletar os arquivos temporários do Java através do Painel de Controle, o Emissor NF-e e CT-e pararam de funcionar com a mensagem:

Não é possível acionar o aplicativo.

Ao clicar em detalhes, exibia uma mensagem HTTP com erro 500 (Servidor temporariamente indisponível) ao baixar o arquivo DSGEProvider.jar.

Ao acessar o site da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, a seguinte nota foi emitida no site oficial:

Informamos que o aplicativo Emissor de NF-e disponibilizado pelo fisco foi descontinuado em 04/08/2017.

A nota informa, ainda, que os usuários que ainda possuam o programa instalado no computador poderão continuar a utilizar o programa normalmente até que atualizações das regras de validação da NF-e ou de ambiente (Java/Sistema Operacional) impeçam o seu correto funcionamento, o que explica o por quê do programa ter parado de funcionar após a cliente limpar os arquivos e applets Java instalados no computador.

O emissor NF-e do SEFAZ-SP é incompatível com o Java 8 à partir da versão 141. [2] Você pode voltar a usar uma versão anterior do Java 8, ou então migrar para o Emissor NF-e do SEBRAE-SP (recomendado).

Emissor NF-e e CT-e (SEBRAE-SP)

Segundo artigo publicado no portal do Sebrae, o controle do emissor de NF-e passa a ser do Sebrae-SP, que disponibiliza ambos os emissores (NF-e e CT-e) para download gratuitamente após cadastro em http://emissores.sebraesp.com.br/.

Após o cadastro, é possível escolher qual emissor (NF-e ou CT-e) que você deseja realizar o download.

É necessário possuir o Java instalado no seu computador para executar o Emissor. Atualmente, o Java encontra-se na versão 8u161, podendo ser encontrado para download na página do Major Geeks.

Caso seja exibida a mensagem Aplicativo Bloqueado pela Segurança do Java, é necessário adicionar uma exceção ao Local informado (http://conteudo.sebrae.com.br) nas configurações de segurança do Java.

Para adicionar uma exceção de segurança no Java:

  1. Abra o Explorador de arquivos e, na Barra de endereços, digite Painel de Controle.
  2. Caso o Painel de controle exiba ícones agrupados por Categoria, clique em Exibir por e selecione Ícones grandes.
  3. Agora, clique no ícone do Java.
  4. Abrirá uma nova janela. Selecione a aba Segurança e clique no botão Editar Lista de Sites…
  5. Na lista, adicione uma exceção de segurança para o Local informado na mensagem de Aplicativo Java Bloqueado e pressione a tecla [Enter].
  6. Ao pressionar a tecla [Enter], o Java poderá exibir uma mensagem de advertência quanto ao protocolo utilizado pelo Sebrae-SP para distribuir o Emissor. Clique em Continuar para confirmar a exceção de segurança.
  7. Ao confirmar a exceção de segurança, clique em Ok para fechar a janela. Voltará ao Painel de Controle Java. Note que o Painel exibirá a URL adicionada em Lista de Exceções de Sites. Clique em Ok para fechar o Painel de Controle Java.
  8. Agora, ao executar o Emissor NF-e, o Java substituirá a mensagem de bloqueio por uma mensagem de advertência, permitindo que você execute o Emissor. Marque a caixa Eu aceito o risco e desejo executar este aplicativo para executar o Emissor.
  9. Durante a primeira execução do Emissor, o Firewall do Windows poderá solicitar que você adicione uma exceção ao programa para permitir que o Emissor conecte-se à Internet. Marque ambas as caixas (Redes privadas e Redes públicas) e clique em Permitir acesso. Os dados do Emissor NF-e e CT-e do SEFAZ-MA/SEFAZ-SP são mantidos após a instalação do Emissor do SEBRAE-SP.

FAQ

Atualização da versão 4.00 para a versão 4.01

Caso você tenha instalado no seu computador a versão 4.00 do emissor NF-e do SEBRAE-SP, ao executar o programa, você receberá a mensagem “Não é possível acionar o aplicativo”.

Anteriormente, ao ser executado, o emissor era baixado de http://conteudo.sebrae.com.br/, porém, à partir da versão 4.01, o emissor é baixado através do endereço http://emissores.sebrae.com.br/. Ao baixar a versão 4.01 do emissor NF-e através do SEBRAE-SP através do site, você receberá uma mensagem de erro referente à assinatura digital do emissor anterior não corresponder a assinatura do emissor 4.01.

Você precisará remover a versão 4.00 do emissor NF-e através do Painel de Controle do Java. Para fazer isso [3]:

  1. Abra o Explorador de arquivos e, na Barra de endereços, digite Painel de Controle.
  2. Caso o Painel de controle exiba ícones agrupados por Categoria, clique em Exibir por e selecione Ícones grandes.
  3. Agora, clique no ícone do Java.
  4. Na tela do Painel de Controle do Java, clique no botão Exibir.
  5. Selecione a linha da versão 4.0 e clique no ícone Excluir.
  6. Após a exclusão, feche o Painel de Controle do Java.

“Ocorreu um erro inesperado!” ao validar conhecimento no Emissor CT-e

A versão 3.00 build 002 do Emissor CT-e do SEBRAE SP possui um bug (erro de software) no qual o campo Indicador Papel do Tomador (obrigatório) da aba Tomador não é validado ao clicar no botão Validar no Emissor CT-e, causando o erro inesperado. Como o conhecimento não pôde ser validado, não é possível assinar nem enviar o conhecimento ao SEFAZ.

Ao receber a mensagem de erro inesperado ao validar um conhecimento, selecione qual é o Indicador Papel do Tomador e certifique-se que todos os outros campos obrigatórios do conhecimento estão preenchidos corretamente.

A cliente informou também que, ás vezes, é necessário adicionar “,,” (duas vírgulas) ao final do campo Logradouro para que o conhecimento seja validado com sucesso (neste caso, a mensagem de erro inesperado não é exibida, porém, a validação acusa erro neste campo).

Enviei um e-mail ao SEBRAE SP informando o problema de erro inesperado na esperança que ele seja corrigido em novas versões do emissor.

Atualização: Hoje (29/03/2018) recebi uma resposta do SEBRAE SP informando que este erro ocorre devido a um ajuste realizado no emissor a fim de evitar que o CT-e fique travado na situação “Em Processamento na SEFAZ”. Porém, esta correção trouxe um item vazio no Indicador Papel do Tomador.

Conclusão

Caso você continue tendo problemas para baixar ou instalar o Emissor NF-e/CT-e do SEBRAE SP, você poderá contactar o suporte oficial do SEBRAE SP por ajuda (abaixo do link de download oficial dos emissores, o SEBRAE disponibiliza um número telefônico [atualmente disponível apenas para o Estado de São Paulo] e e-mail para suporte), postar sua dúvida no campo de Comentários deste post (tentarei ajudar na medida do possível) ou, caso não possa esperar, ofereço suporte pago para instalação e configuração do Emissor NF-e/CT-e através da NetHouse Informática.

Referências

  1. Sefaz encerra download de NF-e e CT-e no dia 01/11. SEFAZ MA.
  2. Como solucionar o erro “Não é possível acionar o aplicativo”?. Blog do Emissor Gratuito de NF-e.

5 comentários em “Emissor NF-e e CT-e SEFAZ: Não é possível acionar o aplicativo.

    1. Boa noite Ana,

      Qual versão do emissor NF-e você está utilizando (SEFAZ-SP, SEFAZ-MA ou SEBRAE-SP)? O Emissor NF-e do SEFAZ-SP é incompatível com o Java 8 à partir da versão 141. Você pode voltar a usar uma versão anterior do Java 8, ou então migrar para o Emissor NF-e do Sebrae-SP (recomendado).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.