Adicionando regras customizadas ao MDT/WMA

As boas práticas do USMT recomendam não editar os arquivos MigApp.XML e MigUser.XML diretamente, devido a atualizações no WADK possivelmente substituírem as alterações realizadas nos arquivos padrões de regras do USMT. Felizmente, o MDT permite a importação de regras específicas a ferramenta USMT, assim como o WMA.

Adicionando regras customizadas ao WMA

O Workstation Migration Assistant (interface gráfica ao USMT) permite a importação de regras customizadas editando o arquivo de configurações do programa (MigAssistant.exe.config), presente no mesmo local do executável do programa.

Edite o arquivo através do Bloco de notas ou Notepad++. Procure pela configuração MigrationRuleSet e adicione o(s) arquivo(s) de regras customizado(s) separados por vírgulas (não use espaços e respeite maiúsculas e minúsculas, inclusive em relação a extensão dos arquivos, caso elas estejam nomeadas em maiúsculas):

            <setting name="MigrationRuleSet" serializeAs="String">
                <value>MigUser.XML,MigApp.XML,CustomUser.xml,CustomApp.xml</value>
            </setting>

O WMA aceita caminhos completos para os arquivos de regras (por exemplo: C:\CustomUser.xml) e caminhos relativos (por exemplo: ..\CustomUser.xml). Variáveis (ex: %TEMP%\CustomUser.xml NÃO SÃO suportadas atualmente (WMA 1.10).

Adicionando regras customizadas ao MDT

Para adicionar regras customizadas ao MDT, abra o Deployment Workbench (disponível através do Menu iniciar > Microsoft Deployment Toolkit). Dê botão direito no Deployment Share que deseja editar e clique em Propriedades.

Na aba Rules, edite a caixa de texto e especifique as regras customizadas através da propriedade USMTMigFiles:

USMTMigFiles001=MigApp.xml
USMTMigFiles002=MigUser.xml
USMTMigFiles003=CustomUser.xml
USMTMigFiles004=CustomApp.xml

Primeiro você precisa especificar os arquivos xml originais que acompanham o MDT, eles são os dois primeiros da lista acima. Dpois, você especifica seu(s) arquivo(s) customizado(s).

Se desejar, você pode realizar a edição diretamente no arquivo CustomSettings.ini em DeploymentShare\Control.

Para que o MDT encontre o(s) arquivo(s) de regras customizado(s), você precisará copiá-los para DeploymentShare\Tools\[Arquitetura]\USMT.

Para não ter trabalho dobrado de manter o arquivo de regras customizado em dois locais diferentes (nos subdiretórios x86 e x64, referente a arquitetura), você pode copiar o(s) arquivo(s) de regras customizado(s) para uma única arquitetura (ex: apenas no subdiretório x64) e criar um hard link dos arquivos de regras na arquitetura remanescente (no caso, x86).

Com isso, ao editar o arquivo no subdiretório x64, a alteração será refletida automaticamente no arquivo de regras presente no subdiretório x86 (na verdade, o diretório x64 é o único local onde o arquivo de regras é encontrado no sistema, a instância que você vê no diretório x86 serão projetados por hard linking do diretório x64).

O comando abaixo criará um hard link do arquivo C:\DeploymentShare\Tools\x64\USMT5\CustomUser.xml para C:\DeploymentShare\Tools\x86\USMT5\CustomUser.xml [2]:

mklink /h C:\DeploymentShare\Tools\x86\USMT5\CustomUser.xml&amp;nbsp;C:\DeploymentShare\Tools\x64\USMT5\CustomUser.xml

Referência

  1. MDT 2010: User State Migration. Scriptimus Ex Machina.
  2. mklink. Microsoft Docs.

Um comentário em “Adicionando regras customizadas ao MDT/WMA

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.