Erro: O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior

  1. Introdução
  2. Configuração do Java
    1. Atualize a sua versão do Java
    2. Adicionando o Conectividade Social as exceções do Java
  3. Configuração do Internet Explorer (IE)
    1. Atualize a sua versão do Internet Explorer (Windows XP/Vista/7)
    2. Adicionando a Caixa Econômica Federal (CEF) ao Modo de Exibição de Compatibilidade do IE
    3. Adicionando o Conectividade Social aos Sites confiáveis do IE
    4. Habilitando o plug-in Java no IE
  4. Conclusão
  5. Referências

Introdução

Uma cliente de contabilidade telefonou para o suporte solicitando ajuda para acessar o Conectividade Social ICP através do navegador.

O Conectividade Social ICP é um sistema legado da Caixa que requer configurações específicas em versões recentes do Internet Explorer e Java para funcionar.

Caso você não se sinta confiante em realizar os procedimentos postados abaixo, fique a vontade para comentar abaixo (responderei na medida do possível) ou, caso não possa esperar, ofereço suporte pago para configuração do acesso ao Conectividade Social através da NetHouse Informática.

2. Configuração do Java

2.1 Atualize a sua versão do Java

É recomendado manter a sua versão do Java sempre atualizada. Alguns bancos (como o Banrisul) inclusive “forçam” a utilização de versões atualizadas do Java para corrigir vulnerabilidades conhecidas do mesmo.

Apesar de alguns usuários relatarem incompatibilidades entre o Java 8 e o Conectividade Social, o Conectividade Social funciona normalmente com versões atualizadas do Java, sendo necessário apenas a adição de exceções ao mesmo para permitir a execução de applets Java do Conectividade Social.

A última versão do Java disponível para Windows XP é a versão 8u151. Você pode encontrá-la para download no FileHippo. Caso seja possível, atualize para uma versão mais recente do Windows que ainda possua suporte por parte da Microsoft.

Para sistemas mais recentes, você pode verificar se sua versão do Java encontra-se atualizada (e realizar o download de uma nova versão, caso necessário) através do site oficial do Java.

2.2 Adicionando o Conectividade Social as exceções do Java

  1. Clique na aba Segurança.
  2. Em Lista de Exceções de Sites, clique no botão Editar Lista de Sites….
  3. Na janela Lista de Exceções de Sites, adicione as seguintes URLs [2]:
http://www.caixa.gov.br
https://www.caixa.gov.br
http://cmt.caixa.gov.br
http://cmt.caixa.gov.br/cse
http://conectividade.caixa.gov.br
https://conectividade.caixa.gov.br
https://conectividade.caixa.gov.br:443
http://conectividade.caixa.gov.br:80/cxpostal/cnsenvio.jar
http://conectividade.caixa.gov.br/cxpostal/msgenveloparmensagem_gepas.m
https://conectividade.caixa.gov.br/cxpostal/view/gepas/appletdownload.jar
https://conectividade.caixa.gov.br/cxpostal/view/gepas/appletdownload.jsp
https://conectividade.caixa.gov.br/registro/registrar.m?null
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/cxpostal/applet/appdownload.jar
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/cxpostal/applet/cnsenvio.jar
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/cxpostal/applet/msgenvio.jar
https://conectividade.caixa.gov.br/cxpostal/view/gepas/AppletDownload.jsp?qtdmsg=1
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/sicnsregistro/applet/assinar1.jar
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/procuracao/applet/assinar.jar

  1. Administradores de rede: Você pode automatizar este processo criando o arquivo exception.sites em %AppData%\Sun\Java\Deployment\security (Windows XP) ou %UserProfile%\AppData\LocalLow\Sun\Java\Deployment\security (Windows Vista e posteriores). Você pode encontrar maiores detalhes de como automatizar este processo em ambientes Active Directory no blog I Just do IT.

  2. Ao adicionar items http na lista, a seguinte mensagem será exibida, informando que a exceção refere-se a uma localização HTTP (insegura). Confirme a ação clicando no botão Continuar.
  3. Voltará a janela anterior. Clique no botão OK no rodapé da janela.

3. Configuração do Internet Explorer (IE)

Agora que adicionamos a exceção de execução de applets Java do Conectividade Social, precisamos nos certificar que o Internet Explorer encontra-se instalado em sua última versão, configurar o Internet Explorer para exibição do Conectividade Social em Modo de Exibição de Compatibilidade, adicionar o Conectividade Social aos Sites confiáveis e verificar se o plug-in Java encontra-se habilitados no navegador.

3.1. Atualize a versão do Internet Explorer (Windows XP/Vista/7)

Caso você utilize Windows 7, é recomendado atualizar o Internet Explorer para a versão 11. A Microsoft não oferece suporte a versões anteriores do Internet Explorer.

Caso você utilize sistemas legados, como Windows XP e Vista (que não possuem mais suporte oficial da Microsoft), é recomendado atualizá-los para Windows 7 ou superior (se possível).

Caso você encontre-se “preso” há uma versão anterior do Windows, é recomendado atualizar o Internet Explorer para a versão 8 (Windows XP) ou 10 (Windows Vista).

Você pode baixar atualizações para o Internet Explorer através do Menu iniciar > Todos os programas > Windows Update.

3.2. Adicionando a Caixa Econômica Federal (CEF) ao Modo de Exibição de Compatibilidade do IE

É necessário adicionar o Conectividade Social ao Modo de Exibição de Compatibilidade do Internet Explorer para que o applet Java do Conectividade Social seja carregado no Internet Explorer 9 e superiores.

  1. No canto superior direito da janela, clique no ícone de engrenagem do Internet Explorer para exibir o menu Ferramentas.
    Você também poderá exibir e acessar o menu Ferramentas pressionando a tecla Alt do teclado (ao pressionar a tecla Alt, o menu Ferramentas deverá ser exibido logo abaixo da barra de endereços).
  2. No menu Ferramentas, clique na opção Configuração do Modo de Exibição de Compatibilidade.
  3. Na janela Configurações do Modo de Exibição de Compatibilidade, digite o endereço caixa.gov.br no campo Adicionar este site e clique no botão Adicionar. 

Caso você tenha adicionado a URL caixa.gov.br na lista, porém, ela desapareceu da lista de Configurações do Modo de Exibição de Compatibilidade após você clicar em Fechar, ou você deseja aplicar esta configuração lote através do Editor da Política de Grupo do Domínio do Active Directory, será necessário adicionar a URL da Caixa através do Editor de Diretiva de Grupo.

Para alterar a Diretiva de grupo local:

  1. Clique no botão iniciar, digite gpedit.msc no teclado e clique em “gpedit.msc” que aparecerá na parte superior do menu.
  2. No Editor da Política de Grupo Local, expanda Configurações do Usuário/Modelos Administrativos/Componentes do Windows/Internet Explorer/Modo de Exibição de Compatibilidade no painel esquerdo.
  3. No painel direito, dê botão direito na diretiva Usar Lista de Políticas de sites do Internet Explorer 7 e selecione Propriedades.
  4. Na janela Correção do Oráculo de Criptografia, selecione a opção Habilitado e, em Lista de Sites, clique em Mostrar….
  5. Na janela Lista de Sites, adicione a URL caixa.gov.br a lista e clique em OK.

Ao adicionar uma URL no Modo de Exibição de Compatibilidade do Internet Explorer via GPO, ela não será exibida na interface gráfica do usuário [3], de forma a impedir que o usuário a remova da lista. Porém, domínios da Caixa serão exibidos em Modo de Exibição de Compatibilidade no Internet Explorer.

Caso você esteja utilizando a versão Home do Windows, ela não possui o Editor de diretiva de grupo. Porém, você ainda poderá alterar a configuração da diretiva através do registro do Windows. O arquivo abaixo poderá ser executado tanto na versão Home do Windows, quanto em outras versões do Windows (por exemplo: Pro) para adicionar a URL caixa.gov.br ao Modo de Exibição de Compatibilidade do Internet Explorer (tendo o mesmo efeito da edição da Diretiva de grupo através do Editor da Política de Grupo Local documentada acima).

    1. Copie o conteúdo da caixa abaixo para o Bloco de notas:
      Windows Registry Editor Version 5.00
      
      [HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Microsoft\Internet Explorer\BrowserEmulation\PolicyList]
      "caixa.gov.br"="caixa.gov.br"
      
      
    2. No menu Arquivo, clique em Salvar como….
    3. Em Nome, digite o nome do arquivo incluindo a extensão .reg (por exemplo: PolicyList.reg). É importante declarar a extensão .reg, caso contrário, o Bloco de notas assumirá que você está criando um arquivo de texto puro e salvará o arquivo com a extensão .txt.
    4. Após salvar o arquivo, ele deverá estar com o ícone de arquivos de registro do Windows, ao invés do ícone convencional de folha de arquivos de texto.
    5. Dê botão direito no arquivo salvo anteriormente e selecione a opção Mesclar.
    6. O Windows deverá perguntar se você deseja aplicar as alterações presentes no arquivo no Registro do Windows. Clique em Sim para continuar.

3.3. Adicionando o Conectividade Social aos Sites confiáveis do IE

 

  • No menu Arquivo, clique em Salvar como….
  • Em Nome, digite o nome do arquivo incluindo a extensão .reg (por exemplo: AllowEncryptionOracle.reg). É importante declarar a extensão .reg, caso contrário, o Bloco de notas assumirá que você está criando um arquivo de texto puro e salvará o arquivo com a extensão .txt.
  • Após salvar o arquivo, ele deverá estar com o ícone de arquivos de registro do Windows, ao invés do ícone convencional de folha de arquivos de texto.

Após adicionarmos o Conectividade Social ao Modo de Exibição de Compatibilidade, precisamos adicioná-lo a lista de Sites confiáveis do Internet Explorer.

 

  1. No canto superior direito da janela, clique no ícone de engrenagem do Internet Explorer para exibir o menu Ferramentas.
    Você também poderá exibir e acessar o menu Ferramentas pressionando a tecla Alt do teclado (ao pressionar a tecla Alt, o menu Ferramentas deverá ser exibido logo abaixo da barra de endereços).
  2. No menu Ferramentas, clique na opção Opções da Internet.
    Você também pode acessar as Opções da Internet através do Painel de Controle (altere o modo de exibição para Ícones grandes).
  3. Na aba Segurança, selecione a zona Sites confiáveis e clique no botão Sites.
  4. Na janela Sites confiáveis, adicione o endereço https://conectividade.caixa.gov.br http://conectividade.caixa.gov.br a lista e clique no botão Adicionar.
  5. Clique no botão Fechar.
  6. Voltará a tela anterior. Clique em OK.
3.3.1 Verificando se a página encontra-se na lista de Sites confiáveis do IE

Para nos certificarmos que a página encontra-se na lista de Sites confiáveis do IE:

  1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer parte próxima à Barra de endereço (1), conforme ilustrado abaixo:
  2. No submenu exibido ao realizar o passo anterior, selecione a opção “Barra de Comandos” (2) – como na figura seguinte. Basta clicá-la para que as Barra seja exibida imediatamente.
  3. No submenu Página, selecione Propriedades.
  4. Você pode verificar se o Conectividade Social encontra-se na lista de Sites confiáveis verificando se o campo Zona exibe Sites seguros.Caso o Conectividade Social não esteja na lista de Sites seguros, experimente abrir e fechar o navegador ou atualizar a página pressionando o botão F5.

3.4 Habilitando o plug-in Java no IE

Para que o applet Java do Conectividade Social seja carregado, é preciso que o Java esteja habilitado no IE. Para verificar isso:

  1. Abra o Painel de Controle > Java. Para que o ícone Java seja exibido, você precisa alterar a exibição para ícones grandes no canto superior direito da janela.
  2. Clique na aba Segurança.
  3. Certifique-se que a caixa Ativar Conteúdo Java para aplicativos de browser e Web Start encontra-se marcada.
  4. Clique na aba Avançado.
  5. Certifique-se que o Microsoft Internet Explorer encontra-se marcado na opção Java Padrão para browsers.
  6. Clique em OK.
  7. No Internet Explorer, clique o ícone de engrenagem no canto superior direito da janela para exibir o menu Ferramentas.
    Você também poderá exibir e acessar o menu Ferramentas pressionando a tecla Alt do teclado (ao pressionar a tecla Alt, o menu Ferramentas deverá ser exibido logo abaixo da barra de endereços).
  8. No menu Ferramentas, clique na opção Gerenciar Complementos.
  9. Na janela Gerenciar Complementos, selecione a opção Todos os complementos em Mostrar.
  10. Agora, selecione o plug-in Java na lista e clique no botão Habilitar.Repita o procedimento caso exista mais de um plug-in Java exibido na lista.
  11. Você deverá notar que o botão Habilitar deverá ter alterado seu texto para Desabilitar e que a coluna Status exibirá Habilitado na lista de complementos.

Conclusão

Após a realização dos procedimentos citados acima, ao acessar o Conectividade Social, o applet Java deverá ser exibido e carregado normalmente.

Para permitir a execução do applet do Conectividade Social, é necessário marcar a caixa Eu aceito o risco e desejo executar este aplicativo e clicar no botão Executar.

Ao permitir a execução do applet Java, será necessário permitir a execução do mesmo através do Internet Explorer. Para evitar que a mensagem abaixo seja exibida no futuro, marque a caixa Não exibir novamente para este aplicativo e site e clique no botão Permitir.

Caso você continue tendo dificuldades para acessar o Conectividade Social ICP, fique a vontade para comentar abaixo (responderei na medida do possível) ou, caso não possa esperar, ofereço suporte pago para configuração do acesso ao Conectividade Social através da NetHouse Informática.

Referências

  1. Erro: O Conectividade Social requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior. Certificard.
  2. Conectividade Social. Infonova.
  3. How to add web site to Compatibility View List via GPO. AsiaTech: Microsoft Azure & Development.

5 comentários em “Erro: O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.