Erro 1722 ao realizar a instalação do Google Chrome

Uma cliente telefonou para o Suporte técnico informando que não conseguia instalar o Google Chrome em seu computador: o instalador on-line simplesmente não iniciava e sequer exibia mensagem de erro.

Normalmente, obtemos o instalador do Google Chrome para empresas no formato MSI, que permite a instalação off-line do navegador. Diferente do instalador Standalone (off-line em formato Executável) e do instalador on-line, o instalador MSI exibia uma mensagem de erro durante a instalação:

Error 1722. There is a problem with this Windows Installer package. A program run as part of the setup did not finish as expected. Contact your support personnel or package vendor.

Diagnosticando o problema, suspeitamos que ele está relacionado ao adware Footjane Chrome, que instalou no computador uma versão modificada do Google Chrome. Apesar do ícone do Google Chrome ser exibido no Menu iniciar, o programa simplesmente não era iniciado.

Suspeitamos que o antivírus da cliente tenha detectado a ameaça e inutilizado o Footjane e, consequentemente, a instalação do Google Chrome, mantendo no Registro do Windows referências da instalação do Google Chrome, apesar do mesmo não estar instalado no computador.

Ao removermos todas as referências do Google Chrome do Registro do Windows e excluindo os diretórios relacionados ao Google Chrome, conseguimos realizar a instalação do Google Chrome normalmente.

Caso você não se sinta confiante em realizar os procedimentos postados abaixo, fique a vontade para comentar abaixo (responderei na medida do possível) ou, caso não possa esperar, ofereço suporte pago para a instalação do Google Chrome através da NetHouse Informática.

Removendo os diretórios remanescentes do Google Chrome

O Google Chrome cria diversos diretórios durante e após o primeiro uso. Basicamente, precisamos excluir os diretórios que armazenam o executável do Google Chrome e o diretório que abriga o perfil do navegador.

Lembre-se: ao excluir o perfil do navegador, o cache do navegador, cookies, senhas salvas, extensões, entre outras configurações de usuário, serão perdidas. Você não é obrigado a excluir o perfil do navegador, porém é recomendado que o faça para restaurar o Google Chrome para os padrões de fábrica (caso alguma configuração de usuário esteja interferindo na inicialização do navegador).

Você pode acessar cada um dos diretórios abaixo pressionando a combinação de teclas + R que exibirá a janela Executar. Na caixa Abrir, digite cada um dos diretórios abaixo e clique no botão OK.

Os seguintes diretórios armazenam configurações específicas de usuário:

  • %UserProfile%\AppData\Local\Google
  • %UserProfile%\AppData\Local\Footjane
  • %AppData%\Footjane
  • %AppData%\Google

O seguinte diretório armazena o executável do Google Chrome:

  • C:\Arquivos de Programas\Google

Nota: o executável do Google Chrome pode estar localizado no perfil do usuário (%AppData%\Google) caso o usuário tenha usado o instalador on-line sem permissões administrativas.

Restaure as permissões do Registro do Windows e remova políticas maliciosas

O Windows Repair All in One é uma ferramenta que inclui uma série de correções comuns para a maioria dos problemas conhecidos do Windows, incluindo o Firewall do Windows, Internet Explorer, Windows Update, etc.

  1. Recomendo baixar a versão Portable da ferramenta. Após realizar o download, extraia o arquivo *.zip baixado e execute o arquivo Repair_Windows.exewr_v4
  2. Na aba Repairs – Main, clique em Open Repairs.DeepinScreenshot_select-area_20170909100609
  3. Na lista da aba Repairs, selecione as opções:
    1. Restaurar permissões do registro
    2. Registrar arquivos do sistema
    3. Remover políticas maliciosas
  4. Clique em Start Repairs para iniciar os reparos.

Use o Windows Installer CleanUp para remover o GoogleUpdate

Após restaurar as permissões do registro, podemos usar o Windows Installer CleanUp para excluir programas (também conhecido como “produtos”) manualmente do banco de dados do Windows Installer (ele não remove os arquivos instalados pelo produto, apenas a referência do produto no banco de dados, como se ele nunca tivesse sido instalado), possibilitando a reinstalação do programa.

Procure por todos os produtos relacionados ao Google Chrome, como o “GoogleUpdate”. Você pode selecionar mais de um item da lista pressionando a tecla ‘Ctrl’.

Após selecionar os produtos que deseja desinstalar, clique no botão ‘Clear All’.

Use o RegScanner para excluir todas as referências a Google

Após remover manualmente o Google através do Windows Installer CleanUp, precisamos realizar uma busca por todas as chaves do registro para remover todas as referências ao Google Chrome.

Poderíamos realizar este procedimento através do Editor de registro nativo do Windows, porém, ele não permite a exclusão em lote de chaves e valores do registro.

Para esta tarefa, recomendo o RegScanner da NirSoft. Você encontrará o link para download no rodapé da página. Baixe a arquitetura do programa referente a sua versão do Windows (32-bit ou 64-bit). Para verificar a arquitetura do Windows, pressione a combinação de teclas <Win>+<Pause Break> ou dê botão direito em Computador > Propriedades.

Ao iniciar o programa, digite “Google” (sem aspas) em Matching e clique em OK. Após a pesquisa, selecione as chaves e valores relacionados ao Google Chrome (você pode selecionar mais de um item da lista pressionando a tecla ‘Ctrl’) e pressione a tecla ‘Delete’ para removê-las do registro.

É normal não conseguir excluir algumas chaves de registro relacionadas a extensões bancárias (ex: Truster Rapport), devido a proteção que elas possuem para evitar a remoção das mesmas por programas maliciosos.

Referências

  1. 142126 – Trouble Installing Google Chrome MSI Package. Chromium.
  2. 381425 – Google Chrome MSI installler Failed. Chromium.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s