Instalação do Outlive no Windows 8/10 e Linux

Índice

  1. Introdução
  2. Instalação do Outlive no Windows 8/10
  3. Instalação do Outlive no Linux (Debian)
  4. Jogando o Outlive com músicas e vídeos ao utilizar o Patch No-CD
  5. Dúvidas Frequentes
    1. Abro o jogo mas ele trava ao escolher o perfil do jogador
    2. Velocidade do scroll rápida demais
    3. Erro na hora de instalar o Outlive (não aparece a opção Instalar e sim a opção Jogar, apesar do jogo não estar instalado)
    4. Jogando Outlive com multijogadores on-line
    5. Jogando Outlive com multijogadores off-line
  6. Conclusão

Introdução

O Outlive é um jogo de estratégia em tempo real, onde o jogador deve comandar tropas militares de humanos ou tropas robóticas a fim de explorar os recursos naturais do cenário e eliminar as tropas inimigas. Lançado em 2001, Outlive foi o segundo jogo produzido pela Continuum e seu maior projeto até então. Este foi o primeiro jogo brasileiro que teve grande propagação internacional, sendo publicado internacionalmente pela Take-Two Interactive nos Estados Unidos e Europa.

Uma pequena homenagem aos desenvolvedores do Outlive

2. Instalação do Outlive no Windows 8/10

Após a instalação do Outlive, não esqueça-se de aplicar o Patch 1.01, que corrige uma série de bugs do jogo. O arquivo de instalação do Patch 1.01 pode ser encontrado na minha conta do MediaFire.

Atualmente, o Outlive possuí uma série de problemas de compatibilidade em versões mais recentes do Windows (Windows 8/10), como a instalação do DirectPlay (que tornou-se um componente opcional à partir do Windows 8) e pode apresentar lags em momentos aleatórios durante o gameplay (que são toleráveis quando ocorrem com pouca frequência), assim como incompatibilidade com placas de vídeo atuais (como novos modelos da Intel HD Graphics – existem workarounds, leia esta seção até o final). [1]

Nas primeiras versões do windows 10, o Windows exibia uma mensagem de erro informando que o Outlive precisa do Direct Play para ser executado. Porém, nas suas builds mais recentes (1703), a mensagem não é mais exibida. É exibida apenas uma mensagem de erro genérica informando que a versão instalada do DirectX é incorreta.

Esta mensagem de erro pode ser facilmente resolvida ao instalar o DirectPlay manualmente através do Painel de Controle.

  • Acesse o Painel de Controle. No Windows 8/10, abra o Explorador de Arquivos e, na barra de endereços, digite Painel de Controle.
  • Na visualização por Categoria, clique em Programas. Na exibição por Ícones, clique em Programas e Recursos.
  • Na barra lateral esquerda, clique na opção Ativar ou desativar recursos do Windows.
  • Expanda a pasta Componentes Herdados (Legacy em inglês) e marque a opção DirectPlay.

Você poderá receber a mensagem Falha na entrada em modo de vídeo 640×480 65536 cores ao executar o Outlive pela primeira vez.

Serviço Auxiliar de Compatibilidade de Programas deverá detectar que o Outlive é um aplicativo legado e habilitar automaticamente shims de compatibilidade correspondentes.

O DirectDraw era a API de “jogos” 2D do DirectX antes do DirectX 8. Apesar de descontinuada, muitos jogos antigos (incluindo o Outlive) ainda dependem da antiga API. [13] A Microsoft realizou algumas mudanças em relação a maneira como jogos DirectDraw e DirectX antigos rodam no Windows 8. [11] O Windows 8 não suporta mais resoluções em modos de cores diferentes de “true colour”. Modos de cores 8-bit e 16-bit são emulados em software, e o DirectDraw usado no Windows 8 resulta em comportamento inesperado ou baixa performance em jogos antigos. [12]

Versões atuais do Windows forçam a utilização do modo de cores 32-bit por razões de composição de desktop (o processo dwm.exe requer cores 32-bit). Em versões atuais do Windows, o Windows usa um software de driver que mantém a composição de desktop e o modo de cor 32-bit mesmo na ausência de uma GPU. [6] O Windows Vista/7 desabilita o DWM automaticamente quando o jogo é iniciado. Se evitássemos que o DWM fosse desabilitado, os mesmos problemas que acontecem no Windows 8 aconteceriam no Windows Vista/7. No Windows 8/10, o DWM não pode ser desabilitado. [14]

Caso o Serviço Auxiliar de Compatibilidade de Programas esteja desabilitado ou você receba a mensagem de erro ao tentar executar o Outlive novamente, você poderá adicionar o shim de compatibilidade manualmente, alterando a chave de registro responsável por armazenar a configuração de compatibilidade de aplicativos do Windows ou aplicando o shim manualmente através do ACT (Application Compatibility Toolkit) do Windows.

Alterar a chave do registro manualmente não requer a instalação do ACT, nem conhecimento técnico sobre os shims que podem ser aplicados a aplicações antigas; por isto, este é o método escolhido para este post. Para aplicar os shims de compatibilidade necessários para execução do Outlive no Windows 8/10, faça o seguinte:

  1. Copie o conteúdo da caixa abaixo em um documento em branco no Bloco de notas.
    Windows Registry Editor Version 5.00
    
    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\AppCompatFlags\Layers]
    "C:\\Program Files (x86)\\Outlive\\Outlive.exe"="$ DWM8And16BitMitigation 8And16BitAggregateBlts Layer_ForceDirectDrawEmulation HIGHDPIAWARE DXPrimaryEmulation"
    
    

    Substitua C:\\Program Files (x86)\\Outlive com o local que você instalou o Outlive (se você não lembra onde instalou, procure por “Outlive” no Menu Iniciar, dê botão direito no atalho do Outlive e selecione “Abrir local do arquivo”). Note que contra-barras devem ser digitadas duas vezes ao invés de uma no caminho do executável do Outlive.

    As configurações abaixo serão aplicadas apenas durante a execução do Outlive. Algumas explicações [7]:

    1. Layer_ForceDirectDrawEmulation: Usa emulação de software do DirectDraw ao invés da emulação de hardware (padrão do Windows 8). Note que esta opção desabilitará a aceleração de hardware para o Outlive. Possivelmente também resolve problemas referente a velocidade do mouse/rolagem, na qual é muito rápida em computadores mais novos.
    2. DXPrimaryEmulation: Ajuda a evitar possíveis glitches com o cursor do mouse no menu de seleção de jogador do Outlive.
    3. DWM8And16BitMitigation: O Windows adiciona este shim ao executar o Outlive em modo de compatibilidade. Ela previne a mensagem de erro referente a necessidade do modo de cores.
    4. 8And16BitAggregateBlts: Previne lags devido a mitigação para o modo de cores 8/16-bits quando a emulação DirectDraw está ativa. [8] Blts refere-se a Blitting, que no DirectDraw refere-se ao processo de aplicação de uma imagem sob uma superfície. [9]
    5. HIGHDPIAWARE: Desativa o dimensionamento da exibição em configurações de DPI alto. [10] O dimensionamento de DPI é útil no dia-a-dia caso você tenha ampliado o tamanho de textos e objetos na tela para facilitar a leitura, porém, utilizá-lo durante o jogo poderá causar distorções em menus e objetos.
  2. No menu Arquivo, clique em Salvar como…
  3. Em Nome, digite um nome de arquivo qualquer para o arquivo informando a extensão .reg (ex: compat.reg).
  4. Clique em Salvar
  5. Agora, dê botão direito no arquivo salvo e selecione a opção Mesclar. O Windows deverá exibir uma mensagem de aviso perguntando se você deseja mesclar as alterações presentes no arquivo no registro do Windows. Confirme.

Caso a mensagem de erro continue aparecendo, o DXWnd foi desenvolvido originalmente como uma ferramenta para executar aplicativos compatíveis apenas com modo janela em tela inteira. Hoje, o DXWnd evoluiu para uma suite de ferramentas de compatibilidade e correções para jogos antigos. O programa é atualizado regularmente e novas correções são adicionadas. Usar o DXWnd é um modo de executar jogos antigos em versões atuais do Windows. Através do DXWnd, tive sucesso ao executar o Outlive em um computador com Windows 10 e Intel HD Graphics; porém, ao tentar executar o Editor de mapas através do DXWnd, ele travava ao iniciar. Você pode encontrar um tutorial de instalação e configuração do DXWnd aqui no blog.

3. Instalação do Outlive no Linux

O Outlive pode ser instalado diretamente no Linux sob o Wine, uma camada de tradução para executar aplicativos Windows no Linux, BSD, Solaris e macOS. O Linux, através do Wine, possuí compatibilidade

Ironicamente, o Wine possui maior compatibilidade com o Outlive e jogos antigos (principalmente jogos 16-bit) do que as versões mais recentes do Windows. O Wine possui, inclusive, um port do Direct3D do Wine (WineD3D) para Windows, que corrige uma série de incompatibilidades do Windows com jogos antigos.

Alguns jogos não funcionarão no Wine sem um Patch No-CD. [2] As versões de desenvolvimento do Wine estão aprimorando o suporte a mecanismos de proteção anti-cópia, como DRM [4], mas em testes na última versão de desenvolvimento disponível no momento que escrevo este post (2.13), o Outlive ainda não identificava o CD ao aplicar o Patch 1.01 – mas ainda é possível aplicá-lo manualmente: descobri os arquivos e chaves de registro modificadas pelo Patch 1.01 através do AppDeploy Repackager e disponibilizei os arquivos do Outlive atualizados para a versão 1.01 na minha conta do MediaFire.

  1. Apesar do Wine possuir compatibilidade reportada com o Outlive desde 2007 [3], recomendo que instale o Wine Staging. O Wine Staging é a versão experimental do Wine, com diversos patches experimentais (como suporte experimental a DRM, suporte a ACLs, melhorias de performance no DirectX 9 e suporte a CUDA / PhysX para placas de vídeo nVidia). O procedimento de instalação do Wine Staging para diversas distribuições podem ser encontrados na página oficial do projeto.
  2. Caso você esteja usando um arquivo ISO para instalar o jogo, você pode extraí-la usando o Gerenciador de arquivos da sua distribuição ou montar o arquivo diretamente de maneira similar ao Daemon Tools. No Ubuntu, você pode instalar a ferramenta “Discos” (útil para backup e restauração de partições, alterar configurações de montagem automática, etc) [15] através dos comandos sudo apt-get update && sudo apt-get install gnome-disk-utility caso sua distribuição não possua uma solução nativa de montagem de arquivos ISO.
  3. Normalmente, o Wine realiza a associação com arquivos executáveis do Windows (*.exe) automaticamente. Caso isto não aconteça, dê botão direito no arquivo e, no menu “Abrir com”, clique em “Outro aplicativo”, selecione o Wine e marque a caixa “Usar como padrão para este tipo de arquivo”. Devido a grande variedade de distribuições Linux, este procedimento não é padronizado e pode variar de acordo com sua distribuição. Você precisará procurar na Internet sobre como configurar o Wine para arquivos executáveis por padrão para sua distribuição ou executar o comando wine através do Terminal para iniciar o instalador do jogo. Ao iniciar o Wine pela primeira vez, será solicitado que você instale os pacotes Mono e Gecko, que oferecem suporte a aplicações .NET Framework e aplicações baseadas em componentes do Internet Explorer, respectivamente. Recomendo instalá-las para aumentar a compatibilidade de aplicativos Windows com o Wine.
  4. Durante a instalação do Outlive, instale-o na raiz do diretório C: do Wine (caso contrário, você receberá uma mensagem de erro informando que o arquivo não pôde ser criado) – o jogo deverá ser instalado no diretório C:\Outlive.
  5. Após a instalação, extraia o arquivo com as alterações do Patch 1.01 para o diretório de instalação do Outlive, substituindo os arquivos atuais. O arquivo baixado inclui a versão 1.01 do Outlive com o Patch No-CD aplicado.
  6. Após a substituição dos arquivos por suas versões atualizadas, abra o Terminal e execute o comando abaixo com o usuário atual:
    wine regedit
  7. O Patch 1.01 do Outlive, no Windows, altera a versão do Outlive no registro automaticamente, porém como realizamos a atualização manualmente no Wine, precisamos atualizar o registro manualmente. Após a abertura do Editor do Registro do Wine, clique no menu Registro > Importar arquivo do Registro e importe o arquivo AppVersionEx.reg disponível no diretório de instalação do Outlive após a extração do arquivo compactado.

Agora, o Outlive deverá ser executado normalmente no Linux com o Patch 1.01 aplicado.

4. Jogando o Outlive com músicas e vídeos ao utilizar o Patch No-CD

No Linux, é necessário utilizar o Patch No-CD devido a problemas de incompatibilidade do Wine com a tecnologia anti-cópia do Outlive. No Windows, alguns jogadores preferem executar o jogo sem a necessidade do CD (até pela necessidade de conservar o CD, devido ao mesmo ser considerado uma relíquia nos dias de hoje) e não gostariam de recorrer a montagem do arquivo ISO (cópia do CD salva no disco rígido) do jogo toda vez que forem executá-lo. Você deverá instalar o Patch 1.01 ANTES de substituir o executável do Outlive com o Patch No-CD. Você pode encontrar o Patch No-CD do Outlive no Dropbox, Google Drive, Mega ou GameCopyWorld. Caso você esteja utilizando Linux e tenha seguido o tutorial de instalação do Outlive no Linux disponível na seção 3 deste post, não é necessário baixar o Patch No-CD (ele já está incluído no arquivo compactado disponibilizado na seção).

Porém, ao utilizar o Patch No-CD, os jogadores notarão que as animações/vídeos do Outlive, assim como as músicas de fundo, deverão estar ausentes durante a jogatina. Devemos lembrar que o Outlive foi lançado em uma época que ocupar pouco espaço em disco era uma necessidade devido a escassez de espaço em disco. Por isso, a desenvolvedora optou por ler os arquivos de vídeo e música direto do CD, ao invés de copiá-los para o disco rígido durante a instalação. Ao utilizar o Patch No-CD, o jogo poderá ser executado sem a necessidade do CD; porém, os arquivos de áudio e vídeo disponíveis no CD não estarão disponíveis e, consequentemente, não serão reproduzidos no jogo.

Uma forma de contornar este problema é copiando os arquivos para o disco rígido e alterando as chaves de registro utilizadas pelo Outlive para encontrar o diretório de músicas e vídeos para redirecioná-la para o disco rígido ao invés do CD de instalação do jogo. Para fazermos isso:

  1. Insira o CD dou Outlive no leitor de CD/DVD ou emule/abra o arquivo de imagem do Outlive.
  2. Copie os diretórios Music Video do CD para o local de instalação do Outlive (se você não lembra onde instalou, procure por “Outlive” no Menu Iniciar, dê botão direito no atalho do Outlive e selecione “Abrir local do arquivo”). Poderá ser exibido um aviso, perguntando se você deseja substituir o conteúdo do disco rígido com o conteúdo presente no CD de instalação do Outlive. Confirme a mesclagem/substituição.
  3. Antes de realizarmos a alteração no registro, precisamos identificar a arquitetura do sistema instalado (32 ou 64-bits). Para descobrir a arquitetura do seu sistema, abra o Windows Explorer (Explorador de arquivos) e, no topo da janela, clique em “Propriedades do Sistema”. Outra alternativa é dando botão direito em “Computador” e selecionar “Propriedades”, ou através da combinação de teclas “Windows + Pause Break”. A versão do sistema (64-bit ou 32-bit) será exibida em “Tipo de sistema”.
  4. Pressione a combinação de teclas WindowsR.
  5. A janela Executar deverá ser exibida. Na janela, digite regedit e clique no botão OK.
  6. Na barra lateral esquerda, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WOW6432Node\Continuum Entertainment\Outlive (para sistemas 64-bit) ou HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Continuum Entertainment\Outlive (em sistemas 32-bit).
  7. No painel direito, altere os dados dos valores pathCdMusic e pathCdVideo para o local de instalação do Outlive, lembrando de manter \Music \Video no final dos valores (conforme pode ser visto na imagem abaixo).

Agora, ao executar o jogo, as animações e música de fundo deverão ser reproduzidas mesmo ao utilizar o Patch No-CD sem a imagem emulada ou CD no drive.

5. Dúvidas Frequentes

5.1. Abro o jogo mas ele trava ao escolher o perfil do jogador

De acordo com o blog Outlive Brasil, esse problema ocorre pois seu driver de video não é compativel com o jogo. O driver que mais apresenta esse erro é da familia Intel Graphics HD.

Você poderá tentar aplicar os shims de compatibilidades citados na seção 2 deste post (Instalado o Outlive no Windows 8/10), ou poderá tentar desabilitar a aceleração de hardware para todos os programas através da Ferramenta de Diagnóstico do DirectX (DXDiag) do DirectX 6 (as versões atuais do DXDiag que acompanham o Windows não possuem a opção de desabilitar a aceleração por hardware do DirectDraw).

  1. Baixe a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX (DXDiag) do DirectX 6. Ela está disponível no MediaFire, Dropbox ou Mega.
  2. Após o download, extraia o arquivo baixado (você pode usar o 7-Zip ou WinRAR para esta tarefa) e execute o arquivo DXDiag.exe como Administrador (dê botão direito no arquivo executável e selecione a opção Executar como administrador).
  3. Na aba Exibição *, onde * refere-se ao número de monitores disponíveis (poderá ser exibida mais de uma aba caso você possua mais de um monitor), desabilite a aceleração DirectDraw e Direct3D na seção Recursos do DirectX.

5.2. Velocidade do Scroll rápida demais

Scroll refere-se ao ato de arrastar o mouse para os cantos da tela de forma a navegar sob o mapa.

Você poderá tentar aplicar os shims de compatibilidades citados na seção 2 deste post (Instalado o Outlive no Windows 8/10), ou poderá tentar desabilitar a aceleração de hardware para todos os programas através da Ferramenta de Diagnóstico do DirectX 6 (detalhes na seção 5.1 deste post).

5.3. Erro na hora de instalar o Outlive (não aparece a opção Instalar e sim a opção Jogar, apesar do jogo não estar instalado)

Este erro ocorre normalmente quando o jogo foi instalado e posteriormente desinstalado. Quando o usuário vai reinstalar o jogo, a opção de instalação não é exibida, apenas a opção de jogar. Para consertar isso é necessário excluir do registro do sistema a chave do Outlive e só depois tentar instalar o jogo. Para isso:

  1. Antes de realizarmos a alteração no registro, precisamos identificar a arquitetura do sistema instalado (32 ou 64-bits). Dê botão direito em Meu computador e selecione a opção Propriedades. A arquitetura do sistema deverá ser exibida em Tipo de sistema.
  2. Pressione a combinação de teclas WindowsR.
  3. A janela Executar deverá ser exibida. Na janela, digite regedit e clique no botão OK.
  4. Na barra lateral esquerda, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WOW6432Node\Continuum Entertainment\Outlive (para sistemas 64-bit) ou HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Continuum Entertainment (em sistemas 32-bit).
  5. Dê botão direito na sub-chave Outlive e selecione a opção Excluir. Tomem cuidado para não alterarem mais nada no editor!

Agora, ao executar o instalador do Outlive, a opção de instalação deverá estar disponível. Caso a opção não seja exibida, você também poderá tentar restaurar o sistema para uma data anterior a instalação do Outlive.

5.4. Jogando Outlive com multijogadores on-line

Para jogar Outlive on-line, o grupo Outlive usa o GameRanger devido aos servidores oficiais do jogo (CGS – Continuum Game Server) ter saído do ar há anos.

Ao abrir o GameRanger, é bem provável que ele adicione o Outlive como um dos seus jogos automaticamente. Caso ele não tenha feito isso:

  1. Na tela principal do GameRanger, acesse o menu Edit > Options no topo da janela.
  2. Na aba Games, procure por Outlive na lista.
  3. Agora, você precisa selecionar a localização do executável do jogo especificada durante a instalação do jogo (se você não lembra onde instalou, procure por “Outlive” no Menu Iniciar, dê botão direito no atalho do Outlive e selecione “Abrir local do arquivo”).

5.5. Jogando Outlive com multijogadores off-line

O Outlive utiliza o protocolo IPX para partidas entre multijogadores off-line através da rede. Infelizmente, este protocolo não está disponível em novas versões do Windows.

A solução mais fácil para este problema seria usar o IPXWrapper (http://www.solemnwarning.net/ipxwrapper/), que possui compatibilidade com o OL e emula o IPX em versões mais recentes do Windows. Ao invés de usar o GameRanger, ele permite a conexão diretamente através do OL (para partidas em rede local). Para instalar o IPXWrapper, baixe o arquivo ZIP e extraia-o no mesmo local que você instalou o Outlive (se você não lembra onde instalou, procure por “Outlive” no Menu Iniciar, dê botão direito no atalho do Outlive e selecione “Abrir local do arquivo”).

Será necessário remover o IPXWrapper ao executar partidas on-line através do GameRanger, devido ao IPXWrapper interceptar as mesmas bibliotecas utilizadas pelo GameRanger para partidas on-line

Você precisará também executar o arquivo “directplay-win64.reg” ou “directplay-win32.reg” de acordo com sua versão do Windows. A maioria dos computadores vendidos no varejo vem com Windows 64-bit de fábrica. Para descobrir a arquitetura do seu Windows, abra o Windows Explorer (Explorador de arquivos) e, no topo da janela, clique em “Propriedades do Sistema”. Outra alternativa é dando botão direito em “Computador” e selecionar “Propriedades”, ou através da combinação de teclas “Windows + Pause Break”. A versão do sistema (64-bit ou 32-bit) será exibida em “Tipo de sistema”.

Agora, ao abrir o OL e ir em “Vários jogadores” > “Rede local”, não aparecerá “Falha na conexão”, mas listará todas as salas criadas na rede local. Você poderá criar uma sala no computador da sua irmã ou no seu e ela aparecerá automaticamente na lista do outro computador.

Caso não reconheça a sala, será necessário liberar o OL no Firewall do Windows. Ao abrir a opção “Rede local” no OL, pressione a combinação de teclas “<ALT> + <TAB>” (TAB é o botão próximo ao “Q” – nem todos os teclados tem TAB escrito, normalmente é uma tecla com duas flechas em lados opostos). Você verá um aviso do Firewall do Windows, solicitando que você libere a conexão do OL. Selecione ambas as caixas (Rede pública e Rede privada) e clique em “OK”. A configuração poderá ser diferente dependendo do seu sistema (ex: alguns antivírus incluem Firewall, então você deverá liberar o OL no Firewall do seu antivírus, não do Windows).

Conclusão

Os passos descritos neste post poderá não funcionar em todos os modelos de placas de vídeo ou versões do Windows (principalmente em atualizações de builds do Windows, algo comum no Windows 10).

Caso você encontre dificuldades para executar o Outlive em novas versões do Windows, o Outlive conta com um grupo não-oficial do Outlive na qual você poderá perguntar sua dúvida e a comunidade como um todo tentará ajudá-lo a resolvê-la (também sou membro da comunidade e acompanho as perguntas realizadas no grupo regularmente). Lá você também encontra jogadores, vídeos de partidas, tutoriais, mapas, entre outros.

Referências

  1. Perguntas e Respostas. Outlive Brasil.
  2. Outlive will install fine with Wine BUT now asks I insert CD. WineHQ Forums.
  3. Outlive. WineHQ.
  4. News. Wine Staging.
  5. GameRanger – start game from steam. Reddit.
  6. 16-bit cannot be selected for color format. guru3D Forums.
  7. JKDF2/JKMOTS w/ Windows 8?. JK Hub Forums.
  8. Compatibility Fixes for Windows 10, Windows 8, Windows 7, and Windows Vista. Microsoft.
  9. Blitting Basics. MSDN.
  10. DPI Aware Managed Applications on Windows 8.1. Premier Field Engineering Developer Blog. Microsoft.
  11. Play No One Lives Forever on your modern PC. Play Old PC Games.
  12. Getting W:A to work on Windows 8. Worms Knowledge Base.
  13. ddhack. Google Code.
  14. Unoffical DWM Compatibility Shim for Starcraft: Broodwar and Warcraft 2: Battle.Net Edition. Aqrit’s Old Game Fixes.
  15. Thunar .iso mount/unmount missing. Manjaro Linux Forum.

11 comentários em “Instalação do Outlive no Windows 8/10 e Linux

    1. Na época, lembro de ter instalado o GameRanger – seguindo as instruções do WineHQ – https://disq.us/url?url=https%3A%2F%2Fappdb.winehq.org%2FobjectManager.php%3FsClass%3Dapplication%26iId%3D11518%3A5yjdF2qxnLHKllqm0zogqowtVSo&cuid=5921780 – e havia conseguido instalar o GameRanger, iniciá-lo e iniciar o chat em uma sala. Porém, ao iniciar o jogo da sala, eu não conseguia conectar. Mas acredito que este problema tenha acontecido devido a internet que havia contratado na época (usava Vivo) e/ou um problema relacionado ao redirecionamento de portas – http://disq.us/url?url=http%3A%2F%2Fwww.gameranger.com%2Fsupport%2Fnetwork%2F%3Fi_ip%3D168112924%26pp%3D1%26r_ip%3D0%26rt%3D3%26x_ip%3D656780783%3AomB_HCbI72nJOpA_bgFmAUguUpU&cuid=5921780 -, visto que também não consegui conectar após voltar a usar Windows. Troquei de operadora de internet recentemente mas ainda não cheguei a testar se o GameRanger está funcionando. De qualquer forma, acredito que é válido você fazer o teste do GameRanger com o Wine.

      Curtir

  1. Uma coisa que tem que cuidar na instalação no Linux é se vc tem outros diretorios/drives mapeados. Eu tinha um drive C:/ padrão e um drive Z:/ apontado para o root do linux (sei lá por que!)

    No wine, eu fiz um trace do que o instalador estava tentando fazer. Ele sempre ia para Z:/Outlive/ em algum momento e tentava criar o arquivo lá. Aí dava aquele erro do Não pode criar arquivo. Não interessa onde vc instala, ele tenta ir para [DRIVE]:/Outlive.

    Removi o drive Z:/ e tudo funcionou corretamente.

    Curtir

      1. Michel, você consegue alterar os parâmetros de configuração do Wine executando o comando “winecfg” (sem aspas) no Terminal. Normalmente as distribuições criam um atalho para esse utilitário na Dash do sistema, basta procurar por “Wine” na barra de pesquisa.

        Curtir

        1. Olá Eduardo, muito obrigado por responder o meu comentário.

          Mas ocorre um problema, que quando eu retiro o diretorio Z:\ (que é mapeado como a raiz do meu sistema linux).

          Na hora de executar o programa Setup.exe
          $> wine Setup.exe

          Aparece um erro no terminal de que não acha o caminho \UNIX\Pastadojogo\Setup.exe

          Mas quando eu coloco a raiz do meu sistema Linux como o Diretorio A:\ no winecfg, e digito o comando do wine, ele entro no jogo normalmente, e na hora de escolher aonde instalar só aparece o C:\ (Até aqui tudo bem)

          Mas ocorre que quando eu clico no C:\ e mando Instalar, o wine retornar a mesma mensagem da foto que tem no post “Não foi Possivel Criar arquivo”

          Tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

          Curtir

        2. Você está executando a instalação através do CD/arquivo ISO montado ou você extraiu/copiou o CD para um diretório? Recomendo que você realize a instalação através do CD de instalação/montagem do arquivo ISO. Você pode montar o arquivo ISO no sistema através do “gnome-disk-utility” (o procedimento de instalação desse utilitário está disponível no post para distribuições baseadas no Debian, como o Ubuntu).

          Porque instalar pela ISO montada/CD de instalação e não pelo arquivo ISO/CD descompactado no sistema? Por padrão, o Wine monta o diretório “home” do usuário e monta automaticamente todos os drives de CD/DVD (virtuais ou físicos), tornando-os disponíveis no ambiente do Wine. Ao remover a letra Z:, você remove o acesso do Wine ao diretório do sistema que os arquivos de instalação do Outlive estão localizados, por isso ocorre esse erro.

          Após montar a ISO no Unix (ou gravá-la em um CD), execute o “winecfg” com o seu usuário atual (sem usar “sudo” ou “su”) e verifique se ela foi identificada como uma letra de unidade no Wine. Se uma nova letra de unidade foi exibida na lista, você deve conseguir instalar o Outlive através do seu gerenciador de arquivos (como o Nautilus) dando duplo-clique no arquivo de instalação do Outlive (Setup.exe) ou você pode acionar o instalador através do Terminal.
          Ao executar programas no ambiente do Wine, eu recomendo que você use o caminho relativo ao executável no ambiente do Wine, e não do ambiente UNIX, para evitar que mensagens de erro que você recebeu aconteça. Por exemplo, ao invés de executar “wine Setup.exe”, que vai executar o instalador através do caminho “\UNIX\Pastadojogo\Setup.exe”, execute o comando “wine G:\setup.exe”, onde “G:\” é a letra de unidade/diretório atribuída pelo Wine (conforme a imagem abaixo).

          Se você não possuí o arquivo ISO, recomendo que você mova o diretório de instalação do Wine para o diretório home do usuário atual. Exemplo: se o seu diretório home é “/home/michel”, crie um subdiretório chamado “outlive” (“/home/michel/outlive”) e mova os arquivos de instalação para lá. Execute o Terminal e digite os seguintes comandos:

          cd /home/michel/outlive
          wine Setup.exe

          Como o diretório “home” do usuário normalmente é mapeado no Wine, a mensagem de erro acima não deverá ser exibida. Porém, recomendo que você realize a instalação pela ISO ou CD de instalação do jogo, visto que tê-la em mãos significa ter uma cópia fiel do CD de instalação do jogo e a qualquer momento você poderá gravá-la em um CD ou montá-la em uma máquina virtual ou no seu computador. Além disso, ao montá-la, o Wine identifica o ponto de montagem e torna o disco virtual automaticamente disponível para o ambiente Wine, prevenindo que a mensagem de erro que você recebeu aconteça.

          Também não recomendo que você realize a instalação do Outlive através de um drive na rede. Caso os arquivos estejam em um compartilhamento de rede, copie-os para o seu computador local e execute a instalação através dos arquivos locais. O Windows possuí restrições em relação a execução de arquivos executáveis através da rede e a tendência é que o Wine replique essas restrições no futuro para que tenha um comportamento similar ao Windows nas mesmas condições.

          Curtir

        3. Eu estava executando o Wine em um Setup.exe de um diretório extraído e não montando.

          Montei a ISO com o gnome-disk-utility, e rodei o Wine dentro da pasta montada e funcionou perfeitamente.

          Obrigado por ter dedicado seu tempo me ajudando e explicando como o Wine funciona, me auxiliou pra valer!

          Curtir

    1. A configuração do DxWnd pode ser encontrada em https://eduardomozartdeoliveira.wordpress.com/2018/04/26/usando-o-dxwnd/

      Antes do DxWnd, você tentou adicionar o arquivo de registro de compatibilidade do post? No meu caso, foi o suficiente para que o OL fosse executado. No post do DxWnd, citei ainda outras alternativas, caso o DxWnd não funcione com você. As opções padrões do DxWnd devem ser o suficiente para executar o OL.

      Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.