Desinstalando drivers de impressoras e outros dispositivos de terceiros manualmente do sistema

Índice

  1. Introdução
  2. Desinstalando drivers de dispositivos de terceiros manualmente
    1. PnPUtil (Windows Vista e superiores)
    2. DevCon (Windows XP e superiores)
    3. Sigma (Windows XP e superiores)
  3. Desinstalando drivers de impressora de terceiros manualmente
    1. Windows 10 (Fix it)
    2. Windows 7 e Windows Server 2008 R2 (Fix it)
    3. Windows XP, Vista, Server 2003 e Server 2008 (Fix it)
    4. Windows 2000 (Cleanspl)
    5. Todas as versões do Windows (Manualmente)

1. Introdução

Um driver é um software que permite ao sistema ou aplicativo interagir com (usar) um dispositivo de hardware específico. Genericamente falando, drivers são desenvolvidos pelo fabricante do hardware para trabalhar com sistemas operacionais específicos usando uma interface padrão especificada pela desenvolvedora do sistema operacional (ex. Microsoft). Para conveniência do usuário, muitos drivers são obtidos de fabricantes de hardware pela desenvolvedora do sistema operacional e incluídos com a instalação do sistema operacional. Além disso, a desenvolvedora do sistema operacional geralmente especifica como um driver precisa ser empacotado para que ele possa ser instalado usando o processo de instalação de drivers definido pelo sistema operacional. Alguns fabricantes de hardware escolhem não empacotar seus drivers desta forma, mas provêm seu próprio modo de instalação não-padrão. [8]

Durante a instalação de drivers de terceiros, arquivos *.inf relacionados são renomeados para Oemxx.inf e instalados no diretório “Windows Root\Inf” (ex.: C:\Windows\Inf). O Windows também cria um arquivo .PNF (versão em cache do arquivo .inf [9]) e o armazena no mesmo local. Para identificar um driver para um dispositivo, o sistema procura por estes arquivos *.inf. [1]

Em alguns casos, pode ser interessante desinstalar o driver de dispositivos de terceiros manualmente, principalmente quando a caixa Excluir o driver deste dispositivo não está disponível ao desinstalar o driver através do Gerenciador de dispositivos (ex: drivers de terceiros de Dispositivos de sistema normalmente não podem ser desinstalados por estarem em uso).

Lembrando que o procedimento abaixo aplica-se a drivers de dispositivos instalados por terceiros, ou seja, drivers nativos (que acompanham o sistema operacional de fábrica – incluindo drivers nativos desenvolvidos/publicados por terceiros) não podem ser desinstalados. Drivers distribuídos por outros meios (por exemplo, Catálogo do Microsoft Update) podem ser desinstalados, mesmo que sejam publicados/desenvolvidos pela Microsoft.

2. Desinstalando drivers de dispositivos de terceiros manualmente

2.1 PnPUtil (Windows Vista e superiores)

O PnPUtil é um utilitário de linha de comando nativo disponível nativamente no Windows Vista e superiores que possibilita a instalação, exclusão, exportação e enumeração de drivers de terceiros do sistema.

Para executar o PnPUtil, execute o Prompt de comando como Administrador e digite o seguinte comando no prompt:

pnputil /?

Este comando exibirá a ajuda e opções disponíveis do comando pnptutil.

Para enumerar drivers de terceiros instalados no sistema, digite o seguinte comando:

pnputil -e

Após a enumeração dos drivers, você poderá removê-lo utilizando o parâmetro -d seguido do nome do arquivo Oemxx.inf correspondente.

pnputil -f -d Oem01.inf

Caso o comando informe que o driver encontra-se em uso e não pode ser removido, você pode tentar desinstalar o driver à partir do Gerenciador de dispositivos e tentar novamente. Caso o driver corresponda a um Dispositivo do sistema, talvez seja necessário reinicializar o computador após a remoção do driver à partir do Gerenciador de dispositivos para que o Windows libere o driver de terceiros para remoção.

Existem outras ferramentas que também possibilitam a enumeração, adição, exclusão e exportação de drivers de terceiros, incluindo o pkgmgr (Windows Vista) e DISM (Windows 7 e superiores). Apesar do PnPUtil e pkgmgr/DISM suportarem a exportação de drivers de terceiros, recomendo a ferramenta Double Driver para esta tarefa.

2.2 DevCon (Windows XP e superiores)

O Windows Device Console (DevCon) é uma ferramenta de linha de comando que exibe informações detalhadas sobre dispositivos do computador. Você pode usar o DevCon para habilitar, desabilitar, instalar, configurar e remover dispositivos. A ferramenta é compatível com Windows XP e superiores, incluindo o Windows 10. [2]

O DevCon está incluído ao instalar o WDK, e o Windows SDK para aplicativos desktop. Mas estes programas pesam vários MBs, e a maioria dos usuários não precisam possuir a suíte inteira instalada no sistema.

  • Para Windows XP/Vista e Windows Server 2003 (R2), o DevCon não está mais hospedado pela Microsoft, mas a versão 5.2.3718 pode ser encontrado no Web Archive. O arquivo possuí a Assinatura Digital da Microsoft, então o arquivo é genuíno.
  • Para Windows 7/8/8.1/10 e Windows Server 2008 (R2)/2012 (R2)/2016:

Após o download, mantenha a tecla Shift pressionada, dê botão direito no executável devcon.exe e selecione Copiar caminho. Agora, execute o Prompt de comando como Administrador, dê botão direito no prompt e selecione Colar. O Prompt de comando deverá exibir o caminho completo do executável devcon.exe.

  • Para enumerar drivers de dispositivo instalados no sistema, digite o comando devcon.exe dp_enum e pressione Enter.
  • Para desinstalar drivers de dispositivos, digite o comando devcon.exe dp_delete Oem1.inf (conforme a imagem abaixo) e pressione Enter.

devcon

2.3 Sigma (Windows XP e 7)

Diferente do Windows Vista e superiores, o Windows XP não acompanha nenhuma ferramenta nativa para desinstalação manual de drivers de terceiros. Caso a caixa Excluir o driver deste dispositivo não esteja disponível no Gerenciador de dispositivos, você poderá utilizar o Sigma para desinstalar o driver manualmente. O Sigma também é compatível com Windows 7 e superiores.

O Sigma é um projeto de demonstração disponível no CodeProject [1] que associa arquivos de drivers de terceiros (*.sys) ao arquivo Oemxx.inf correspondente e possibilita a remoção do arquivo Oemxx.inf do sistema.

driver_info

Aparentemente, a funcionalidade Driver Information (que lista todos os arquivos *.sys do sistema relacionado ao arquivo Oemxx.inf correspondente) é incompatível com o Windows 10. Porém, a funcionalidade Delete Infs and Drivers funciona normalmente, possibilitando a seleção manual do arquivo *.sys.

Ao selecionar o driver para remoção, você terá a opção de forçar a desinstalação do arquivo Oemxx.inf correspondente. Clique na caixa Force Inf Uninstall e selecione Uninstall para remover o arquivo Oemxx.inf.

2

O Sigma exibirá a seguinte mensagem após a desinstalação do arquivo Oemxx.inf correspondente:

force_uninstallA Microsoft sugere que arquivos relacionados a drivers de terceiros não sejam deletados após a desinstalação do arquivo *.inf devido aos mesmos serem usados por outras aplicações. [1] Por este motivo, a aplicação não deleta os arquivos *.sys correspondentes e o driver poderá continuar operante (conforme demonstrado na imagem abaixo), mas ele não será reinstalado automaticamente caso seja desinstalado através do Gerenciador de dispositivos.

1

Você também poderá remover o driver de dispositivo manualmente do registro em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class para que o Windows procure por um novo driver para o dispositivo após a desinstalação caso a opção para remover o driver de dispositivo não esteja disponível através do Gerenciador de dispositivos.

regedit

3. Desinstalando drivers de impressora de terceiros manualmente

Drivers de impressora executam como parte do serviço Spooler de impressão. Então, um driver de impressora defeituoso pode causar falha no Spooler de impressão, ou em algumas situações, impedi-lo de iniciar.

Um serviço é um programa que pode ser iniciado automaticamente como parte da inicialização do sistema operacional e continua sendo executado continuamente em plano de fundo. Um serviço pode depender de outros serviços para operar. Se o serviço necessário não estiver em execução ou não for iniciado, o(s) serviço(s) dependentes também não iniciarão. Por exemplo, o serviço Spooler de impressão depende do serviço Chamada de Procedimento Remoto (RPC). Serviços podem ser manipulados através do snap-in Serviços (ex. Gerenciamento do computador) ou através do comando sc. [8]

O Spooler de impressão é um serviço que intercepta a saída da impressora de um aplicativo e a redireciona para um arquivo temporário. O Spooler de impressão também lê estes arquivos temporários (chamados de arquivos de spool) e envia-os a impressora, quando ela estiver disponível. [8]

Geralmente, um aplicativo pode gerar saída para a impressora mais rápido que a impressora pode imprimir. Sem um serviço de Spooler de impressora, o aplicativo teria que operar na velocidade do dispositivo de impressão. [8]

3.1 Windows 10

A Microsoft disponibilizou um Fix it para Windows 10 no artigo Como usar soluções de correção fácil da Microsoft (item Localizar e corrigir problemas de impressão).

3.2 Windows 7 e Windows Server 2008 R2

A Microsoft lançou um Fix it (KB2793718) para o serviço Spooler de impressão que visa corrigir os seguintes sintomas [4]:

  • Durante a instalação ou atualização de um driver de impressora de terceiros, você poderá receber as seguintes mensagens de erro:
    • Falha ao instalar driver de impressora. Não foi possível concluir operação (erro 0x00000057)
    • Não foi possível concluir operação (erro 0x000005b3)
    • Não foi possível concluir operação (erro 0x00000bc4). Impressora não encontrada
    • O Windows não pode se conectar a impressora. Não foi possível concluir operação (erro 0x00000002)
  • Quando você tenta parar ou iniciar o serviço Spooler de impressão, você poderá receber a seguinte mensagem de erro:
    • O aplicativo de subsistema de spooler encontrou um problema e precisa ser fechado
  • Quando você clica no Menu iniciar, e então clica em Impressoras e aparelhos de fax no Windows XP, ou Dispositivos e Impressoras no Windows Vista ou posterior, você poderá receber a seguinte mensagem de erro:
    • O aplicativo de subsistema de spooler encontrou um problema e precisa ser fechado
  • Quando você clica no Menu iniciar, e então clica em Impressoras e aparelhos de fax no Windows XP, ou Dispositivos e Impressoras no Windows Vista ou posterior para tentar visualizar suas impressoras, nenhuma impressora aparece. Este problema pode ocorrer mesmo se você possuir impressoras instaladas.

O Fix it (KB2793718) é um script PowerShell que automatiza a redefinição do Spooler de impressão removendo todos os drivers de impressora e filas de impressão. O script requer a versão 2.0 do PowerShell e é compatível com o Windows 7 e Windows Server 2008 R2 com a função Servidores da área de trabalho remota instalada. [4] Esta ferramenta é executada no Windows Server com a função de impressão instalada mas NÃO realizará nenhuma alteração. [5]

O script possui dois modos de operação: Light Mode e Full Mode. [5]

-light: Light mode – Corrige a maioria dos problemas de impressão.

  1. Pára o serviço de spooler e suas dependências.
  2. Não realiza backup da configuração do serviço de spooler:  HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services – Notifica o usuário -printbrm/PMC
  3. Não realiza backup da configuração de impressoras: HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Print
  4. Não realiza backup do diretório %windir%\system32\spool\printers – Notifica o usuário – Backup manual
  5. Importa monitores de impressora padrão (configuração de registro de portas USB, Porta Local, TCP/IP, WSD, e Microsoft Shared Fax)
  6. Importa a configuração padrão do serviço de spooler
  7. Importa a configuração do processadores de impressão para a arquitetura correta do computador: HKLM\System\CurrentControlSet\Control\Print\Environments\(arquitetura do computador)\winprint
  8. Detecta se os arquivos spoolsv.exe, spoolss.dll, localspl.dll ou win32spl.dll estão presentes em %windir%\system32, escreve para o log em caso de erro.
  9. Copia NTPrint.inf de %windir%\system32\DriverStore se não estiver presente em %windir%\INF. Se ele (também) não estiver presente na DriverStore, escreve para o log.
  10. Testa o caminho do valor HKLM\System\CurrentControlSet\Control\Print\Printers\DefaultSpoolDirectory. Se o valor não for um caminho válido, escreve para o log. Corrige esta condição redefinindo o valor para o caminho padrão.
  11. Exclui todos os arquivos do diretório spooler
  12. Inicia o serviço de spooler e suas dependências

-full: Full mode. Restaura o serviço de spooler e chaves de impressão para os padrões de fábrica.

  1. Pára o serviço de spooler e suas dependências.
  2. Não realiza backup da configuração do serviço de spooler: HKLM\System\CurrentControlSet\Services
  3. Não realiza backup da configuração de impressoras: HKLM\System\CurrentControlSet\Control\Print
  4. Não realiza backup da chave Lanmanserver\Shares
  5. Não realiza backup da chave HKCU\Printers\Connections
  6. Importa a chave de impressora padrão para a arquitetura correta do computador
  7. Importa a configuração padrão do serviço de spooler
  8. Detecta se os arquivos spoolsv.exe, spoolss.dll, localspl.dll ou win32spl.dll estão presentes em %windir%\system32, escreve para o log em caso de erro.

O Fix it (KB2793718) não encontra-se mais disponível no KB2793718 da Microsoft, porém, o código-fonte do script PowerShell executado pelo Fix it (KB2793718) pode ser encontrado no GitHub.

O script não é assinado e a PowerShell Execution Policy deverá ser alterada antes da execução do script:

  1. Inicie o PowerShell como administrador
  2. Digite o seguinte comando: Set-ExecutionPolicy Unrestricted

Os seguintes parâmetros da linha de comandos são suportados:

  • -light       Light Mode – Corrige a maioria dos problemas de impressão
  • -full         Full mode – Restaura o serviço de spooler e chaves de impressão para os padrões de fábrica
  • -force       Não solicita confirmação
  • -quiet       Não exibe saída no console. Um arquivo de log é criado automaticamente em %windir%\printreset.

3.3 Windows XP/Vista e Server 2003/2008

Geralmente, o subsistema de impressão do Windows 2003 Server se comporta da mesma forma que o Windows XP, então informação específica para Windows Server 2003 também aplica-se ao Windows XP. [8]

Para redefinir o Spooler de impressão em sistemas legados como Windows XP, Windows Vista, Windows 2003, e Windows 2008, use o Fixit 9662904. [4] Ele consiste de dois modos: Light e Full.

Light realizará mudanças ao spooler que não requerem intervenção do usuário, enquanto o modo Full redefinirá o spooler de impressão para os padrões e necessitará a reinstalação completa de drivers de impressora e impressoras. Pense na versão Light como algo que você poderá executar em qualquer sistema (servidor de impressão, servidor de terminal, estações de usuários) como uma primeira etapa de troubleshooting, e a versão Full como algo que você reservará para sistemas que possuem suas impressoras e drivers de impressoras configuradas por servidores com a função Serviços de Impressão (configurada via Diretiva de Grupo e Point and Print). Não execute a versão completa em servidores com a função Serviços de Impressão, já que ele removerá todas as impressoras. Basicamente, ele restaurará o ambiente de impressão para os padrões de fábrica do SO. [6]

Todas as aplicações devem ser encerradas antes de executar o Fix It. Alguns aplicativos poderão requisitar o spooler de impressão durante a execução e isso impedirá a execução da limpeza. O Fix It não finalizará nenhum aplicativo antes de realizar a limpeza para prevenir a perda de dados. [6]

Ao executar o Fix It em seu sistema, será exibida as telas padrões de instalação/termos de licença. Então, você deverá receber a caixa de diálogo abaixo.

Para executar a versão Light, somente clique em Next. Para executar a versão Full, você precisará marcar a caixa “Reset the print spooler to defaults”. Note que a versão Full requer a reinicialização do computador. [6]

Infelizmente, o Fixit 9662904 (50126) não encontra-se mais disponível para download à partir da Microsoft, porém, o mesmo pode ser encontrado no Web Archive. O arquivo possuí a Assinatura Digital da Microsoft, então o arquivo é genuíno.

Light Mode

  • Configura o serviço Spooler de impressão para os padrões (iniciar automaticamente, executar como Local System, etc.)
  • Remove quaisquer dependências de serviços de terceiros do spooler
  • Deleta quaisquer trabalhos de impressão de %windir%\system32\spool\printers (arquivos shd e spl)
  • Habilita o log de erros e avisos de impressão para o log de eventos (Impressoras e aparelhos de fax -> Arquivo > Propriedades do servidor -> aba Avançado -> “Registrar em log os eventos de erro de spooler” e “Registrar em log os eventos de advertência do spooler” serão marcadas)
  • Certifica-se que os monitores de porta padrão estão presentes (USB, Local Port, e TCPIP) em [HKLM\CurrentControlSet\Control\Print\Monitors] (e WSD no Server 2008/Vista)
  • Certifica-se que o processador de impressão winprint está presente para a arquitetura do computador – por exemplo: [HKLM\CurrentControlSet\Control\Print\Environments\Windows x64\Print Processors\winprint]
  • Inicia o serviço Spooler de impressão
  • Se qualquer binário essencial do Spooler de impressão estiver ausente (spoolsv.exe, spoolss.dll, localspl.dll ou win32spl.dll), o pacote tentará copiar o arquivo do dllcache – se eles não estiverem presentes no dllcache, será registrado no arquivo de log na área de trabalho
  • Se o arquivo ntprint.inf estiver ausente, será registrado no arquivo de log na área de trabalho
  • Se há um caminho inválido para o diretório de spool no valor DefaultSpoolDirectory  em [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Printers], será registrado no arquivo de log na área de trabalho

Full Mode

  • Realiza todos os passos do Light Mode
  • Deleta os arquivos *.spl e *.shd de um diretório de spool não-padrão
  • Deleta os arquivos *.spl e *.shd do diretório padrão de spool:  %windir%\System32\spool\printers
  • Deleta compartilhamentos de impressoras
  • Deleta impressoras a nível de computador de [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Printers] (exceto no Vista, NÃO deleta “Microsoft XPS Document Writer” e “Fax”)
  • Deleta conexões a nível de computador de [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Connections] e a chave “Connections” em si
  • Deleta conexões a nível de usuário em <USER HIVE>\Printers
  • Deleta Monitores em [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Monitors] (exceto Local Port)
  • Deleta cada driver em [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Environments\Windows <arch>\Drivers\Version-3] (exceto no Vista, NÃO deleta “Microsoft XPS Document Writer” e “Microsoft Shared Fax Driver”)
  • Vista: deleta todos os arquivos em %windir%\System32\spool\drivers\<arch>\3 exceto arquivos de driver associados com “Microsoft XPS Document Writer” e “Microsoft Shared Fax Driver”.  Ignora subdiretórios.
  • XP: deleta o diretório %windir%\System32\spool\drivers
  • Restaura para os padrões: [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Providers\LanMan Print Services\Servers] (AddPrinterDrivers=0)
  • Deleta [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Providers\Internet Print Provider\Ports]
  • Restaura os valores abaixo para os padrões:
    • HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Monitors\USB Monitor
    • HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Monitors\Standard TCP/IP Port
    • (XP) HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Monitors\BJ Language Monitor
    • (XP) HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Monitors\PJL Language Monitor
    • (Vista) HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Monitors\WSD Port
    • (Se o driver de Fax estiver instalado) HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Monitors\Microsoft Shared Fax Monitor

Um usuário relatou que a versão Full pode corromper a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Spooler: o serviço de spooler não iniciava até ele alterar os valores ImagePath, Description e DisplayName manualmente. [6]

3.4 Windows 2000

No passado, a Microsoft incluiu uma ferramenta gráfica [13] chamada Cleanspl no Windows XP Resource Kit e Windows 2003 Resource Kit que era capaz de verificar se o serviço de spooler estava configurado corretamente e remover dependências de terceiros que poderiam estar referenciado arquivos ausentes/corrompidos [6], além de remover arquivos e chaves de registro relacionadas a drivers de impressão, portas [12], monitores de porta e processadores de impressão são deletados [14] e trabalhos de impressão [13]. O Cleanspl do Windows 2003 Resource Kit também funciona no Windows XP. O Cleanspl é uma boa ferramenta, mas escondida no Resource Kit, raramente era usada. [6]

Algumas informações sobre o Cleanspl [10]:

  • O cleanspl.exe faz um bom trabalho ao limpar o spooler de impressão, mas ele não remove a dependência de serviço do spooler no serviço da Lexmark (leia a informação especial para impressoras Lexmark no final da seção “Todas as versões do Windows (manualmente)”).
  • Você pode usá-lo para limpar o spooler em outro computador (ex. remotamente).
  • Quando você executá-lo, ele perguntará se você deseja remover coisas atualmente integradas (e instaladas por padrão) com o Windows. Na maioria dos casos, você deverá responder No para os prompts correspondentes. A lista de monitores padrões incluem [11][15]:
    • AppleTalk Printing Devices (Quando “Serviços para Macintosh” está instalado)
    • BJ Language Monitor
    • Local Port
    • PJL Language Monitor
    • Standard TCP/IP Port
    • USB Monitor
    • Windows NT Fax Monitor (Quando um Fax Modem está instalado)

3.4. Todas as versões do Windows (manualmente)

É importante que você instale drivers de impressora desenvolvidos especificamente para a versão do Windows que você possui. Isso é particularmente importante para o Windows XP; a maioria dos CDs e disquetes distribuídos com impressoras antigas não possuem drivers compatíveis com Windows XP – verifique o web site da fabricante da impressora para a versão do Windows que você possui.

Drivers de impressoras nativos do Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 são chamados de drivers Version 3. Drivers de impressora nativos do Windows 2000 não podem ser restaurados em sistemas NT 4. Drivers de impressora do Windows NT 4 executam em kernel mode space do sistema operacional, enquanto drivers do Windows 2000 executam em user mode. Para aumentar a compatibilidade e interoperabilidade em ambientes com Windows NT 4 e Windows 2000 e posteriores, o Windows 2000 pode executar drivers em kernel mode também. [12]

User Mode drivers desenvolvidos para Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 são chamados de drivers Version 3. Kernel Mode drivers desenvolvidos para Windows NT 4 são drivers Version 2. [12]

Uma causa comum de problemas relacionados a drivers de impressora era a atualização do Windows XP do Windows 95, 98 ou ME sem antes remover a impressora e os drivers da impressora. [10] Algumas fabricantes disponibilizam drivers para impressoras legadas através do Catálogo do Microsoft Update.

Os passos abaixo removerão todas as impressoras e drivers de impressoras do computador. O subsistema de impressão estará “limpo” e pronto para a instalação de impressoras com drivers de impressora desenvolvidos especificamente para a versão do Windows que você possui. [10]

Se você possui drivers para múltiplos modelos de impressora instalados (ex. um Print Server), poderá ser necessário remover apenas os drivers de impressora defeituosos. Nos passos 2, e 7, delete somente as chaves para impressoras ou drivers de impressora que você suspeita que sejam defeituosos. Infelizmente, os arquivos que correspondem aos drivers são armazenados no mesmo diretório. Além disso, os mesmos arquivos poderão ser usados por drivers de diversos modelos de impressora. Então, deletar seletivamente os arquivos de drivers na etapa 12 poderá ser difícil ou impossível. No Windows 200 e XP, deletar as chaves de registro de drivers (passo 7), na maioria dos casos), será o suficiente, então você poderá querer pular os passos 10 a 12 se você possuí múltiplos modelos de impressora e não deseja reinstalar todas elas. [10]

1. Verifique no Painel de Controle, Programas Recursos; se há entradas relacionadas a impressora, selecione-a, e então clique em Desinstalar/Alterar. Siga os diálogos e “desinstale tudo” ou “remova tudo” conforme apropriado. Alguns “software de impressora” possuem programas e é uma boa ideia removê-los antes de continuar.

Se o serviço Spooler de impressão não estiver em execução, você não conseguirá imprimir e a janela Dispositivos e Impressoras (Windows Vista ou posterior) ou Impressoras e aparelhos de fax (Windows 2000/XP/Server 2003) estará vazia [8] e você não poderá adicionar ou remover impressoras e drivers de impressoras [10].

1

Caso o serviço Spooler de impressão esteja em execução:

2. Abra a janela Dispositivos e Impressoras (Windows Vista ou posterior) ou Impressoras e aparelhos de fax (Windows 2000/XP/Server 2003).
3. Remova todas as impressoras.
4. Clique em ArquivoPropriedades do servidor.

Você também pode exibir as Propriedades do Servidor de Impressão executando o seguinte comando como Administrador [17]: printui /s /t2

5. Selecione a aba Drivers.
6. Para cada item da lista, selecione a entrada e clique em Remover.

propr

Cada impressora instalada em um computador precisa possuir um driver da impressora instalado naquele computador. Quando você compartilha uma impressora de rede em um sistema operacional da família Windows NT (ex. Windows NT 4, 2000, XP), o driver da impressora pode ser obtido automaticamente pelo cliente do servidor de impressão durante o processo de instalação da impressora no cliente. Esta funcionalidade é parte do recurso Point and Print.

Um servidor é um computador executando algum sistema operacional que implementa o protocolo Microsoft Network Printing (ex. um computador com Windows ou baseado em UNIX executando o Samba) que possui uma ou mais impressoras compartilhadas para uso por outros computadores. [8]

O computador realizando uma requisição através da rede (ex. uma impressora compartilhada) para outro computador é chamado de computador cliente. [8]

Se tanto o cliente quanto servidor possuem a mesma versão do Windows instalada, nenhum procedimento precisa ser realizado no servidor para este recurso funcionar. Porém, se o cliente possui uma versão do Windows diferente, o driver para aquela versão precisará ser instalado no servidor de impressão, de forma que ele fique disponível para transmissão ao cliente. A instalação de drivers de impressão para outros sistemas operacionais instalados desta forma é chamada de Drivers adicionais. A aba Compartilhamento das Propriedades da impressora possui uma janela para instalação de Drivers adicionais. [8] O diálogo para adicionar Drivers Adicionais possui uma lista fixa de sistemas operacionais conhecidos. Então, se o cliente executa Windows XP e o servidor de impressão for Windows NT 4.0, você não poderá adicionar um Driver Adicional para uma impressora para seu cliente no Windows NT 4.0 [7].

Se o Spooler de impressão não estiver em execução, ou se você quer se certificar que não há drivers de impressora remanescentes, você pode seguir as instruções abaixo ou usar o Cleanspl ou Fix it.

Cuidado! Seja cuidadoso ao usar o regedit – se você deletar as chaves/valores errados, o Windows pode parar de inicializar!

7. Para abrir o Editor de registro do Windows, na na barra de pesquisas do Windows, procure por Executar ou pressione as teclas Win + R no teclado. Em seguida, digite regedit e pressione “Enter”.

8. No Editor do Registro, navegue para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Environments\Windows NT x86\Drivers. Nesta chave, existirão as sub chaves te Version-x (normalmente 2 ou 3) (uma ou outra poderá estar ausente – não tem problema). As sub chaves deverão conter informações sobre a configuração do driver de impressão. Delete todas as sub chaves dentro de Version-xmas não as chaves em si.

O artigo da base de conhecimento KB2394829 (artigo passo-a-passo) e KB312052 listam mais algumas chaves de registro para deletar, mas isso geralmente não é necessário.

9. Devido aos drivers de impressão executarem como parte do serviço “Spooler de impressão”, precisamos pará-lo antes de remover os drivers manualmente. Para parar o serviço Spooler de impressão temporariamente [3], na barra de pesquisas do Windows, procure por Executar ou pressione as teclas Win + R no teclado. Em seguida, digite services.msc e pressione “Enter”.

10. Na janela de Serviços, procure por Spooler de Impressão.

  • Para parar o serviço, clique com o botão direito e selecione Parar.
  • Para iniciar o serviço, clique com o botão direito em Spooler de impressão e selecione Iniciar.

11. Abra o Explorador de Arquivos.


12. Navegue para %systemroot%\System32\spool\printers\ e exclua todos os arquivos existentes, incluindo diretórios e subdiretórios. [16] Por padrão, esta é a localização que o spooler de impressão armazena trabalhos de impressão.
13. Navegue para %systemroot%\System32\spool\drivers\w32x86 (Windows 32 bits) ou %systemroot%\System32\spool\drivers\x64 (Windows 64 bits). 
14. Dentro do diretório w32x86 (ou x64), existirão diretórios chamados 2 e 3 (um ou outro poderá estar ausente – não tem problema). Delete todos os arquivos existentes. Delete todos os arquivos e subdiretórios dos diretórios 2 e 3, mas não os diretórios em si. Dentro de W32X86, poderão existir outros diretórios iniciando com hewlett_packard, hphp ou outros; delete estes diretórios também e reinicie o serviço Spooler de impressão (veja os passos 9 e 10).

No diretório prtprocs é armazenado os processadores de impressão, plug-ins de spooler responsáveis por receber os dados do programa e convertê-los para um formato compatível com a impressora (ex: PCL, abreviação de Linguagem de Programação de Impressão, em Português). Alguns exemplos de formatos de dados de trabalhos de impressão são RAW e EMF. O significado de RAW depende do processador de impressão. O processador de impressão do Windows winprint suporta RAW, TEXT e EMF. O WinPrint realiza pouco processamento com trabalhos de impressão RAW. Basicamente, ele assume que o trabalho já está na linguagem de página do dispositivo (PDL) e simplesmente envia o dado “as-is” (como está) para a impressora pelo protocolo apropriado. O RAW requer pouco processamento do servidor. Alguns recursos são providos por processadores de impressão customizados, como marcas d’água, formato de papel, retenção de impressão/impressão segura. Embora alterar processadores de impressão de terceiros para o WinPrint forneça funcionalidades básicas de impressão, os usuários poderão experimentar problemas como páginas em branco, colunas e textos desalinhados, entre outros sintomas. [18]

15. Para reiniciar o serviço Spooler de impressão, volte na janela deServiços. Clique com o botão direito em Spooler de Impressão e selecione Iniciar. [3]

Se você possui uma impressora Lexmark, os passos abaixo poderão ser necessários. Alguns drivers de impressão da Lexmark instalam um serviço chamado LexBce Server (LexBCES), e tornam o serviço Spooler de impressão dependente deste serviço. Se há um problema com o serviço da Lexmark (LexBCES) ou um driver de impressora Lexmark, o serviço Spooler de impressão poderá não inicializar [11]. As dependências do serviço Spooler de impressão são armazenadas no registro em HKEY_LOCAL_MACINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Spooler\DependOnService. [10] O comando sc config abaixo tornará o serviço Spooler de impressão dependente apenas do serviço Chamada de Procedimento Remoto (RPCSS), que é o padrão. Para corrigir isso [9]:

  1. Abra o Prompt de comando como administrador.
  2. Digite sc config spooler depend= RPCSS (note o espaço após depend=) e pressione Enter. Isso provavelmente tornará a impressora Lexmark não-funcional mas pelo menos permitirá a impressão à partir de outras impressoras. Contate o suporte da Lexmark ou visite www.lexmark.com ou www.catalog.update.microsoft.com para obter uma versão atualizada do driver de impressão Lexmark.
  3. Reinicie o serviço Spooler de impressão (siga os passos 9, 10 e 15 desta seção).

Referências

  1. Uninstalling inf files related to a driver file. CodeProject.
  2. Quick Method to install DevCon.exe?. SuperUser.
  3. Como limpar a fila de impressão no Windows 10. TecMundo.
  4. You experience Print Spooler error messages after installing or upgrading a Third-Party print driver. Microsoft Support.
  5. jdickson289/Print-Reset-Tool. GitHub.
  6. Microsoft Fixit for Printing. Ask the Performance Team Blog.
  7. Installing Additional Drivers on an older version of Windows. Bruce Sanderson’s Windows Web.
  8. Glossary. Bruce Sanderson’s Windows Web.
  9. Printing FAQ. Bruce Sanderson’s Windows Web.
  10. How to clean up printer drivers. Bruce Sanderson’s Windows Web.
  11. You cannot add a printer and you receive printer spooler error messages in Windows XP. Microsoft Support.
  12. Print Management Guide. Microsoft Print Migrator 3.1.
  13. Upgrading and Repairing Microsoft Windows (2nd Edition). Scott M. Mueller, Brian Knittel. 2005, 128pp. ISBN: 0789736950.
  14. How to Use CLEANSPL.EXE to clean spooler registry Keys. ChicagoTech.net.
  15. Error Message: Spoolsv.exe Has Generated Errors and Will Be Closed by Windows. Microsoft Support.
  16. Erro na fila de impressão quando desaparece o controlador de impressora. Suporte da Microsoft.
  17. [Samba] Configuring Point’n’Print automatic printer driver deployment not working in samba 4.4.5. lists.samba.org Mailing Lists.
  18. Disabling Advanced Print Features. Ask the Performance Team Blog.

Um comentário em “Desinstalando drivers de impressoras e outros dispositivos de terceiros manualmente do sistema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.