Cisco IP Communicator sem som no Windows 10

No local onde trabalho, a Ouvidoria (entre outros setores) usam o Cisco IP Communicator e headsets para comunicação VoIP. Ao formatar uma estação com Windows 10 Pro (versão 1803) e reinstalar o Cisco IP Communicator, o microfone ficava mudo na aplicação (inclusive no Assistente de ajuste de áudio), mas funcionava normalmente no sistema.

Para verificar se o microfone está funcionando normalmente no sistema [4]:

  1. Clique em Pesquisar/Cortana e pesquise por Painel de Controle. Em seguida clique na categoria de Som
  2. Na aba Gravação, dê botão direito no Microfone e clique em Propriedades.
  3. Na aba Escutar, marque a caixa Escutar o dispositivo

Você deverá conseguir ouvir o som do microfone na caixa de som do PC. Caso isso não aconteça, tente alterar a porta USB do headset ou testar o headset em outro computador. Caso o Microfone seja P2, tente atualizar o driver de áudio ou verificar as configurações do driver de áudio, por exemplo, o Gerenciador de áudio da Realtek.

Após efetuado o teste acima, foi constatado que o Microfone estava sendo identificado e funcionando normalmente no sistema. Mas por quê ele não estava funcionando no Cisco IP Communicator? Tentei desabilitar as configurações do Modo exclusivo (aba Avançado), porém, outras colegas da usuária estavam com as configurações do Modo Exclusivo com a configuração padrão (habilitadas) e o headset funcionava normalmente.

A resposta veio através do fórum da 3CX [1]: As configurações de privacidade do Microfone impediam o acesso ao Microfone pelo Cisco IP Communicator.

Para alterar as configurações de privacidade do Windows 10:

  1. Abra o Menu iniciar e, no canto esquerdo, clique no ícone Configurações. O ícone também está disponível na lista de Programas do Menu iniciar.
  2. Em Configurações, clique em Privacidade
  3. No painel esquerdo, clique em Microfone. Clique na chave Permitir que aplicativos usem meu microfone para ativá-la. 

Por padrão, esta configuração é Desativada, de forma a permitir acesso irrestrito ao microfone. Porém, a Build 17093 do Windows 10 Insider Preview desativava esta configuração e não era possível alterá-la através das Configurações do sistema, sendo necessário habilitá-la manualmente através do registro. Outra razão para esta configuração estar desativada é o uso de scripts, como o Decrapifier.

De acordo com o portal de privacidade da Microsoft [2]:

Aplicativos Desktop não aparecem nas listas Escolha os aplicativos que podem usar a câmera ou Escolha os aplicativos que podem usar o microfone e não são afetados pela configuração Permitir que aplicativos usem minha câmera ou Permitir que aplicativos usem meu microfone. Para permitir ou bloquear aplicativos desktop, use as configurações destes aplicativos.

Apesar do Cisco IP Communicator ser um aplicativo Desktop, ao habilitar a configuração e executar o Assistente de ajuste de áudio do Cisco IP Communicator, o headset foi identificado corretamente, assim como o teste de microfone foi bem-sucedido na aplicação.

NOTA: É necessário fechar o Cisco IP Communicator para que ele identifique novos dispositivos de áudio ou alterações nos dispositivos existentes. [3] Ao fechar o Cisco IP Communicator, ele continua em execução na barra de tarefas (menu próximo ao relógio). Dê botão direito no ícone do Cisco IP Communicator na barra de tarefas e selecione Sair para fechá-lo. Caso preferir, você pode finalizar o processo communicatork9.exe através do Gerenciador de tarefas (aba Detalhes).

Para executar o Assistente de ajuste de áudio do Cisco IP Communicator:

  1. Abra o aplicativo. Caso seja a primeira vez que você esteja executando-o, ele solicitará que você informe as configurações de rede e, após a configuração de rede, executará o Assistente de ajuste de áudio automaticamente. Consulte o administrador de rede, caso você tenha dúvidas quanto a configuração das mesmas.
  2. Caso você já tenha configurado o aplicativo anteriormente, dê botão direito no comunicador e selecione Assistente de ajuste de áudio.
  3. Durante o assistente, ao Selecionar dispositivos de áudio, o comunicador deverá exibir todos os dispositivos disponíveis. ao invés de apenas exibir o item Default Windows Audio Device na lista. Selecione o headset em todos os campos (caso desejar) – em especial, o Monofone (= Microfone) – e clique em Próximo.
  4. Conclua o assistente seguindo as instruções na tela e executando os testes solicitados (em especial, o teste de Microfone). Você deverá notar que a barra de intensidade do Microfone animará de acordo com o volume da sua fala.
  5. Realize uma ligação de teste para um ramal interno para confirmar que o microfone está funcionando em ligações.

Caso o Microfone continue mudo no Cisco IP Communicator, você pode tentar:

  1. Pressionar a combinação de teclas Ctrl + H para habilitar o modo headset [3]
  2. Verificar se o botão de mudo do headset está desabilitado [3]
  3. Verificar se o Microfone encontra-se no mudo no Cisco IP Communicator (há um ícone de Microfone na tela do discador que permite silenciar o volume do microfone no programa).

Referências

  1. Microphone is not working with 3CX, but work with any other windows programs. 3CX.
  2. Windows 10 camera, microphone, and privacy. Microsoft.
  3. Using Headsets and Other Audio Devices with Cisco IP Communicator. Cisco.
  4. Som do microfone sumiu? Veja como ajustar no computador. TechTudo.

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