Drivers do HP ProBook 4430s para Windows 10

Índice

  1. Introdução
  2. IDT High Definition CODEC
  3. Qualcom Atheros AR3011 Bluetooth(R) Adapter
  4. Synaptics PS/2 Port TouchPad
  5. Teclado
  6. Referências

Introdução

Esse post tem como objetivo abordar a instalação do Windows 10 em notebooks HP ProBook 4430s, que não possui suporte oficial ao Windows 10 e, portanto, apresenta alguns problemas de compatibilidade de drivers com essa versão do Windows. A versão do WIndows 10 abordada nesse post é a versão 21H1, a última versão do WIndows 10 disponível até a data de publicação desse post. Apesar do post ser focado no modelo de notebook HP ProBook 4430s, provavelmente os passos abaixo podem ser aplicados em parte ou em sua totalidade em notebooks que possuem os componentes abaixo. Exemplos de notebooks que possuem configuração similar ao HP ProBook 4430s é a série de notebooks HP ProBook, HP Pavillion G6 e HP Envy M-6.

2. IDT High Definition CODEC

Após realizar a atualização in-place do Windows 7 para o Windows 10 (21H1) em um notebook HP ProBook 4430s, apesar do áudio funcionar com o driver de áudio genérico do Windows (High Definition Audio Device), o microfone não funcionava. Porém, a HP não oferece suporte oficial ao Windows 10 para esse notebook e, portanto, o driver de áudio não estava disponível para download e, durante a instalação in-place, o Windows 10 desinstalou o “IDT Audio” e, consequentemente, o IDT High Definition CODEC Driver.

Procurando na Internet sobre o problema, pude encontrar uma postagem no TenForums discutindo sobre a compatibilidade do IDT Audio com o Windows 10. O usuário @sweckform2 postou um link com um driver da IDT Audio modificado para o Windows 10, porém, o link para download não está mais disponível.

Porém, nessa mesma discussão, pude encontrar a postagem do @r4in, que recomendou a realização do seguinte procedimento [1]:

  1. Desinstale todos os drivers IDT atuais, reinicie e exclua quaisquer arquivos residuais (diretório C:\ProgramFiles\IDT) e chaves de registro (HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\IDT).
    1. Se a exclusão do diretório “C:\Program Files\IDT” falhar, talvez você precise parar e excluir o serviço “Andrea ST Filters Service” (AESTFilters) com o comando: sc stop AESTFilters && sc delete AESTFilters
  2. Baixe o arquivo sp57776.exe (IDT High-Definition (HD) Audio Driver 6.10.6367), extraia o instalador, dê botão direito no arquivo Setup.exe e selecione a opção Propriedades. Na guia Compatibilidade, marque a caixa de seleção Executar este programa em modo de compatibilidade, selecione Windows 7 e clique em OK.
  3. Instale o driver executando o arquivo Setup.exe.

Após a reinicialização, o driver foi reconhecido e instalado normalmente como “IDT High Definition CODEC Driver” no Gerenciador de dispositivos.

Porém, ele havia definido como padrão a saída de microfone externa ao invés do Conjunto de microfone integrado. Para que as aplicações utilizem o microfone integrado por padrão, dê botão direito no ícone de volume na barra de tarefas e selecione Sons. Dê botão direito no conjunto de microfone embutido e selecione as opções Definir como Dispositivo Padrão e Definir como Dispositivo de Comunicação Padrão.

Se, por algum motivo, após a instalação do IDT Audio, o áudio não funcionar ou falhar na saída HDMI, na janela Sons, selecione o dispositivo de reprodução padrão e, na guia Reprodução, clique na guia Avançado e altere o Formato Padrão para 24 bit(s), 96000 Hz. [2]

3. Qualcom Atheros AR3011 Bluetooth(R) Adapter

Após a instalação do WIndows 10 no notebook HP ProBook 4430s, que possui adaptador Bluetooth(R) embutido, exibia o código de erro 43 (“O Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas.”) no campo de texto Status do dispositivo nas Propriedades do adaptador Bluetooth no Gerenciador de dispositivos.

Pude encontrar a solução em uma discussão no fórum da Microsoft Community [3]:

  1. Baixe o driver SP58499 do site da HP. A descrição do driver diz que esse driver corrige o erro 43 no Gerenciador de dispositivos do adaptador Bluetooth e que é é compatível apenas com Qualcom Atheros AR3012/AR9462/QCA9265 Bluetooth 4.0 + HS Adapter (versão 8.0.0.206) no Windows 8 x86/x64, porém, o driver também é compatível com o Windows 10 x86/x64 e acompanha também o driver do Qualcom Atheros AR3011 Bluetooth(R) Adapter, que precisará ser instalado manualmente após a instalação do driver.
  2. Execute o instalador do driver e extraia o conteúdo do arquivo no diretório padrão (C:\SWSetup\SP58499).
  3. Após a exração do arquivo, navegue até o diretório C:\SWSetup\SP58499\Win8, dê botão direito no arquivo Bluetooth_Suite_win8.EXE e selecione a opção Propriedades. Na guia Compatibilidade, marque a caixa de seleção Executar este programa em modo de compatibilidade, selecione Windows 8 e clique em OK.
  4. Instale o driver executando o arquivo Bluetooth_Suite_win8.EXE. Caso você já tenha instalado alguma versão anterior do driver, você precisará removê-la antes de executar o instalador. Verifique se existe o programa Qualcomm Atheros Bluetooth Suite (64) na lista de Programas e Recursos do Painel de Controle e desinstale o driver atual.
  5. Após a instalação do driver, reinicie o computador.
  6. Se o seu notebook possui o Qualcom Atheros AR3011 Bluetooth(R) Adapter, o Gerenciador de dispositivos continuará exibindo o código de erro 43. Isso ocorre porque o Windows continua utilizando o driver anterior, ao invés de usar o driver recém-instalado. Você precisará realizar a instalação forçada do novo driver:
    1. Dê botão direito no adaptador Bluetooth no Gerenciador de dispositivos e selecione a opção Atualizar driver.
    2. Selecione a opção Procurar drivers no meu computador.
    3. Selecione a opção Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador.
    4. Desmarque a caixa de seleção Mostrar hardware compatível.
    5. Na lista de Fabricantentes, selecione Qualcomm Atheros Communications. Na seção Modelos, selecione Qualcomm Atheros AR3011 Bluetooth(R) Adapter Versão: 8.0.0.206 [03/08/2012] e clique em Avançar.
    6. Será exibida uma mensagem informando que o Windows não pôde verificar se o driver do dispositivo é compatível com o hardware atual. Para continuar a instalação do driver, clique no botão OK.

4. Synaptics PS/2 Port TouchPad

Durante a primeira verificação de atualizações do Windows Update, o Windows 10 baixou uma atualização de driver para o Synaptics PS/2 Port TouchPad (versão 19.0.12.0 [11/06/2015]), porém, após a reinicialização requerida após a instalação do driver, o LED que indica que o TouchPad está desativado acendeu e não era possível reabilitar o TouchPad através de duplo-toque no LED. Foi necessário conectar um mouse USB externo para reverter o driver através do Gerenciador de dispositivos.

O único driver que instalou e funcionou normalmente é o Synaptics PS/2 Port TouchPad (versão 17.0.8.9 [04/09/2013]). Esse driver é a última atualização disponível para o Synaptics PS/2 Port TouchPad para o HP ProBook 4430s (Windows 7).

Ele está disponível no pacote SP63779 no servidor FTP da HP. Após o download, execute o arquivo e siga as instruções do instalador para realizar a instrução do driver. Não é necessário executar o instalador em modo de compatibilidade. Antes de instalar o driver, poderá ser necessário remover o driver instalado através do Windows Update através da remoção do programa Synaptics Pointing Device Driver na lista de Programas e Recursos do Painel de Controle.

5. Teclado

Após realizar a atualização in-place do Windows 7 para o Windows 10, o teclado do notebook HP ProBook 4430s passou a não responder ao pressionar contínuo de teclado (por exemplo, ao manter a tecla da seta para a esquerda pressionada, o cursor do mouse voltava apenas uma letra), além de não reconhecer quando múltiplas teclas eram pressionadas em um curto intervalo de tempo (por exemplo, ao escrever a palavra “contínuo”, era digitado “cnto”).

Eu não sei se esse problema está relacionado a atualização in-place do Windows 7 para o WIndows 10 ou a algum problema de incompatibilidade com o Windows 10, mas pude solucionar o problema seguindo as instruções de um artigo da TheGeekPage.com:

  1. Alterar o valor DWORD PollingInterations da chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\i8042prt\Parameters para “1200”(“2ee0” em Hexadecimal).
  2. Desinstalar o driver Teclado Padrão PS/2 na seção Teclados do Gerenciador de dispositivos.
  3. Reiniciar o computador.

Referências

  1. IDT Audio Drivers 6504 & 6492. TenForums.
  2. IDT High Definition CODEC Driver for Windows 10. HP Support Forums.
  3. Windows 10 Atheros Bluetooth driver FOUND!. Microsoft Community.
  4. Fix: Slow Keyboard lagging in Windows 10. TheGeekPage.com.

3 comentários em “Drivers do HP ProBook 4430s para Windows 10

    1. Boa tarde, Claudio!
      Eu não cheguei a testar o leitor de biometria no Windows 10, acabei migrando para o Linux Deepin e logo em seguida realizei downgrade para Windows 7 porque precisava do Office 2016 para trabalhar.
      Apesar de não ter testado o leitor de biometria no Windows 10, seguem alguns conselhos:
      1. Acredito que o maior problema de incompatibilidade em si não seja em relação ao driver para o leitor de biometria, mas sim ao software da HP que interage com o leitor de biometria. Ao realizar a atualização in-place (sem formatação) do Windows 7 para o Windows 10, o Assistente de instalação do Windows 10 informou que o HP ProtectTools Security Manager seria desinstalado durante o processo de atualização porque ele era incompatível com Windows 10. Eu sei que existe uma nova versão do HP ProtectTools Security Manager e que essa versão é compatível com Windows 10, porém, ela não está disponível para download na página do HP ProBook 4430s.
      2. Em relação ao driver do leitor de biometria, é possível encontrar atualizações do driver do leitor de biometria no Snappy Driver Installer (SDI), porém, entramos novamente no ponto #1. Eu tentei realizar a atualização do driver do leitor de biometria no Windows 7, porém, o leitor de biometria parou de se comunicar com o HP ProtectTools Security Manager, então perdi a funcionalidade de login e preenchimento de senha com o leitor de biometria, ou seja, seu maior desafio será encontrar uma versão do HP ProtectTools Security Manager compatível com Windows 10 e uma versão de driver do leitor de biometria (Validity) compatível com essa nova versão do HP ProtectTools Security Manager. No meu caso, o leitor de biometria apenas voltou a funcionar em conjunto com o HP ProtectTools Security Manager quando realizei downgrade (reversão) do driver atualizado para o driver do leitor de biometria oficial, disponível para download na página de suporte do HP ProBook 4430s.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.