vSphere Client: “Cannot complete login due to an incorrect user name or password”

Este erro apareceu logo na nossa primeira tentativa de acessar nosso servidor ESXi através do vSphere Client.

Digitamos o usuário (root) e a senha corretamente, mas ainda não tínhamos acesso ao servidor através do vSphere Client. O acesso via SSH também dava falha de autenticação. Mas, ao acessarmos o servidor localmente, tínhamos acesso completo as configurações do servidor ao pressionarmos <F2> com a mesma senha! Tentamos, inicialmente, reiniciar o servidor, obter um novo IP via DHCP… Nada!

Na comunidade SpiceWorks, recomendaram o formato domíniousuário em User name, sem sucesso. Tentamos também no formato domínio@usuário, como sugerido no blog vFrank. Como não possuímos um servidor de domínio (ainda), utilizamos o IP do servidor ESXi.

Em um dos comentários no blog vFrank, pude encontrar uma dica para quem possuí AD: Verifique se a senha do usuário não está expirada.

Outras dicas que pude encontrar no blog ITXPerience era criar, na zona reversa do DNS, um registro PTR para o IP do servidor ESXi. Esta dica não aplica-se a nossa estrutura por não possuirmos um servidor DNS ainda.

Como última tentativa, decidirmos acessar as configurações do ESXi localmente (pressionando <F2>) e mudarmos a senha para outra menos complexa, que não utiliza caracteres especiais (como @ e .), somente letras (maiúsculas e minúsculas) e números.

Tanto o acesso via SSH quanto pelo vSphere Client foram restaurados com a nova senha! Utilizamos apenas ‘root’ como usuário e utilizamos o IP do servidor em IP address / Name.

Continuo com problemas, e agora?

Uma informação que ajudaria muito seriam os logs. É possível visualizar os logs através do vSphere Client 4.0 e superiores em Home > Administration > System Logs e do vSphere 5.1 e do Web Client 5.5 em Home > Log Browser. [2]

Os logs do host ESXi são armazenados em /var/log/vmware. No KB2110014 [1] e KB1021804 [2] da VMware você encontra uma descrição dos arquivos de log gerados pelo vCenter Server. Os principais são:

Log Descrição
vmware-vpx\vpxd.log Log principal do vCenter Server, consistindo de todas as conexões vSphere Client e WebServices, eventos e tarefas internas e comunicação com o vCenter Server Agent (vpxa) (1) (2)
vmware-vpx\vpxd-alert.log Informações não-fatais do processo vpxd (1) (2)
vsphere-client VMware vSphere Web Client (1)
SSO VMware Single Sign-On (1)

Nota: a medida que cada log aumenta, ele é rotacionado em uma série de arquivos numerados componente-nnn.log (2)

Referências

  1. VMware Knowledge Base – Location of VMware vCenter Server 6.0 log files (2110014)
  2. VMware Knowledge Base – Location of vCenter Server log files (1021804)
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2 comentários em “vSphere Client: “Cannot complete login due to an incorrect user name or password”

    1. Matheus, tudo bom? Poderia dar mais detalhes do teu ambiente? Tentou alterar a senha para outra menos complexa (sem caracteres especiais, apenas números e letras maiúsculas e minúsculas)? Há integração com o AD? Se sim, tentou criar o registro do host ESX na zona reversa do DNS? Atualizei o post com informações de como encontrar e visualizar os arquivos de log do host ESX, que podem ajudar você e outros leitores a diagnosticarem este (e outros) problemas no host ESX.
      Um abraço!

      Curtir

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